Governo de Goiás distribui bonecas transgênero para crianças da rede pública

A prefeitura de Novo Gama não quis se pronunciar sobre o assunto. Ao todo, 12 mil brinquedos "transgêneros" foram distribuídos na cidade.

0
727
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Governo de Goiás distribuiu na última quarta-feira, alguns brinquedos em diversas cidades do estado, com características e roupas “femininas”, mas órgão genital masculino. Por conta disso, alguns pais criticaram a medida, dizendo que seus filhos receberam bonecas transgênero.

Neliane Macedo, de 30 anos, mãe de duas meninas, uma de cinco anos e outra de 11, que ganharam as bonecas no colégio estadual onde estudam, disse que foi constrangedor quando uma das filhas retirou a roupinha e questionou o motivo pelo qual havia um órgão masculino no brinquedo aparentemente feminino, já que tinha blush e batom.

Assine o Blesss

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um pai da cidade de Novo Gama mostra uma boneca vestida com camisa rosa e amarela, com uma faixa na cabeça e o órgão genital masculino.

“Você abre a boneca e tem batom, o nome da boneca está aqui, é menina, está de batom, mas aí, você vai tirar a roupa da boneca para dar para seu filho, sua filha, brincar. E olha só, tem cabimento um negócio desses?”, diz o homem enquanto mostra o brinquedo, que tem um pênis.

Assista:

“Mamãe, homem não usa batom. O papai não usa batom” — perguntou a menina. A mãe da criança contou ainda que a filha ficou confusa e queria retirar o órgão. “Ela me perguntou se podia retirar o ‘piupiu’ da boneca”, disse.

— Sou super a favor em explicar, mas a escola deu essas bonecas sem nenhum aviso. Cada família é uma família. Nós somos cristãos e eu ensino as minhas filhas a respeitar as pessoas, independente de como são, mas assim, foi bem constrangedor — concluiu a dona de casa.

Além da discussão sobre identidade de gênero, outros pais questionaram o fato de algumas bonecas terem ânus. “Isso é patético. Para que esse trem aí se ela não vai defecar?”, questionou uma mulher. “Alguém poderia me explicar essa palhaçada? Por que as bonecas femininas têm um buraco e as masculinas não? Que idiotice é essa? Eu com 43 anos, sempre pensei que essa parte era igual”, escreveu outra pessoa nas redes sociais.

A prefeitura de Novo Gama informou ao site O Globo que as bonecas foram distribuídas pelo Governo do Estado e que não iria se pronunciar sobre o assunto. Ao todo, 12 mil brinquedos foram distribuídos na cidade. A entrega faz parte do tradicional ‘Show de Natal’ promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) em parceria com o Governo de Goiás.

Em nota única, o Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás não comentaram a polêmica. Segundo eles, o objetivo da ação foi presentear as crianças. O Governo ainda não revelou a empresa responsável pela criação dos presentes ou o valor gasto na compra dos brinquedos.

 

Com informações O Globo
Imagem: reprodução/ Facebook

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui