10 características de um verdadeiro pastor

Em tempos de apostasia em que muitos pastores tem desonrado o santo ministério, nos convém afirmar algumas características dos pastores sérios e tementes a Deus.

3
4951
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Vivemos dias difíceis onde um número significativo de pastores tem sido reprovados, por Deus, pela Igreja e até mesmo pela sociedade. Alias, quase todos os dias ouvimos notícias de que algum pastor cometeu algum escândalo, vilipendiando assim Cristo e seu evangelho.

Todavia, como sabemos, nem todos os pastores podem ser considerados “farinha do mesmo saco”, mesmo porque, Deus em sua infinita bondade e graça tem preservado um grande número de pastores que não se encaixam no perfil de desonestos e safados.

Assine o Blesss

Isto posto, resolvi elencar 10 características de um pastor sério, senão vejamos:

1- Um pastor sério ama a Deus acima de todas as coisas e tem por prazer glorificar ao Senhor em seu ministério pastoral.

2- Um pastor sério ama sua igreja, cuida do rebanho com esmero dedicando-se a instruir àqueles que o Senhor os confiou no caminho da verdade.

3- Um pastor sério não é mercenário, não mercantiliza a fé, nem tampouco “comercializa” o “rebanho” visando lucros pessoais.

4- Um pastor sério é um homem de oração e não ousa conduzir a igreja sem buscar direção do Senhor.

5- Um pastor sério é aplicado no estudo das Escrituras e quando sobe ao púlpito, alimenta o povo de Deus com sólida palavra deixando de lado modismos e conceitos que afrontam as verdades bíblicas.

6- Um pastor sério valoriza o discipulado,  o ensino bíblico e a comunhão entre os santos.

7- Um pastor sério é humilde de coração, não é dado a ostentação e entende que seu ministério é servir a igreja com os dons e talentos que o Senhor lhe deu.

8- Um pastor sério se preocupa com os fracos na fé, com os desviados e com todo aquele que paulatinamente tem se afastado dos caminhos do Senhor.

9- Um pastor sério defende o rebanho de lobos ferozes que com suas doutrinas espúrias tem levado muitos a caminhos de apostasia e morte.

10- Um pastor sério ama sua igreja, chora por ela, se entristece com o tropeço dos crentes, se alegra com a vitória de cada um e se faz presente nos momentos mais nevrálgicos daqueles que o Senhor os confiou.

É claro que não existe pastores perfeitos, todavia, se o seu pastor possui a maioria dessas características, louve ao Senhor pela vida do seu pastor, senão, acho melhor, procurar uma outra comunidade cristã.

Por Renato Vargens
Redação Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

3 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito das postagens do Pr. Renato.
    Não vejo esse texto como culto à personalidade. Vejo sim, verdadeiras características de um verdadeiro Pastor. Não é uma questão de listinha. Me preocupo quando alguém gratuitamente ataca outro por defender que um Pastor deve ser qualificado para boa obra que o Senhor o confiou.
    Fiquem na Paz do Senhor.

  2. Vejo que leu pelo menos um de meus comentários sobre a imbecilidade de se fazer listinhas.

    O que você vê não é o que há

    Sim é uma questão de listinhas, pois não existe receita, mas obediência por isso existe a bíblia, caso você queira fazer um bolo vá buscar nas listinhas.

    E sua preocupação e do tipo visão de púlpito e não realidade de chão de igreja, portanto não vale absolutamente …nada.

    E para seu delite deixo claro que não ataquei ninguém, somente levantei a questão sobre este método ineficiente e vazio.

    Por fim você mesmo é um idolatra, possivelmente se fosse outro “pastor” você nem mesmo se importaria:

    “Vejo sim, verdadeiras características de um verdadeiro pastor”. Isso sim é bajulação e culto a personalidade.

    Além do mais usei uma serie de texto do livro chamado bíblia – você conhece?- para sustentar a “exortação”

    Se você não sabe interpretar um texto tão simples que mexeu com seu ego, como consegue ler as escrituras que fazem uma demolição em nosso “eu”.

    Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
    E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
    E isto faremos, se Deus o permitir.
    Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
    E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
    E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
    Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
    Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
    Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
    Hebreus 6:1-9

  3. Não podemos classificar um homem pelo seu status ou modéstia: um homem que se dis ser Pastor, tem que ter muito mais que modéstia e status, ele tem que ter humildade como Jesus teve aqui na terra! Pregar a palavra, o evangelho de Jesus é muito fácil, o difícil é viver conforme o que vc prega! Hoje, infelizmente a pregação esta voltada para o capitalismo, prosperidade financeira. O verdadeiro Pastor tem que levar a verdade sobre a salvação, o que temos que fazer para conquistarmos a vida eterna, preparar as ovelhas para a vinda de Jesus, esta cada vez mais perto do fim, a maioria das pessoas não sabem qual caminho tem que seguir, pois as pessoas estão evangelizando com mentiras, falsas profecias, falsos milágres! o povo está tão carente da presença de Deus, que, tudo que falam eles acreditam, daí: onde entram os aproveitadores ( falsos profetas, ou falsos Pastores) na vida dessas pessoas, lamentando covardemente as desgraças dos que mais precisam de uma mudança, de um milagre verdadeiro.
    O verdadeiro interesse da maioria dos Pastores dos dias de hoje é: Receber o DÍZIMO, Aí está o que mais interessa e é responsável pela a falsa profecia….é lamentável, mas é a pura verdade!
    O que é dízimo? Imediatamente você poderá imaginar: Dez por cento dos meus rendimentos para os cofres da igreja. Mas, será que o Pai Eterno ainda exige que pratiquem alguma ordenança da lei do Antigo Testamento (da qual foi instituído o dízimo), mesmo depois que o seu amado filho se entregou a si mesmo em sacrifício vivo e pela aspersão do seu sangue no madeiro nos remiu dos pecados?
    Antes de Cristo, as escrituras eram sombras do que se realizaria nele. No Evangelho de Cristo, “Ele” nos ensina que não precisamos mais entregar dízimo para garantir as necessidades cotidianas de coisas materiais (alimento, vestimenta, etc.) como era na lei, mas a prioridade hoje é buscar primeiramente o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6.25 a 33). E para receber a graça e as bênçãos do Senhor não precisamos pagar mais nada (Mateus 10.7 a 10). É “Ele”, quem nos dá a vida, a respiração, e todas as coisas (Atos 17.25). Esta verdade sempre foi omissa pelos pregadores.

    Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amaras ao teu próximo com a ti mesmo” (Gálatas 5.14)

    Se você quer dar uma oferta de amor, quer fazer um compromisso individual com o Pai, é você e Ele, mas não vá na onda do Macedo, Malafaia, Valdomiro e de todos os líderes das demais igrejas evangélicas de que o dízimo é obrigatório pois não é!

    Olhe ao seu redor que encontrará um milhão de situações para usar os recursos que o Pai lhe deu. Basta ficar atento e com o coração aberto para isso. Existem tantos necessitados ao nosso redor, tantas viúvas que passam dificuldades, tantos desempregados. Os seus recursos financeiros são bênçãos de Deus. Use-os com sabedoria e não só para você, já que há pobres e necessitados bem diante dos seus olhos.

    “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1.27)

    “Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA!”

    Desejo a todos, que o nosso Deus e único Pai, nos conforte e supre todas as nossas nescessidades! Muito boa tarde. Deus sempre no comando!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui