Evangelização bíblica

0
155
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por  Mauro Rehder Meira

Evangelização é a suprema vocação de todo verdadeiro filho de Deus. A evangelização pode ser entendida como o anúncio das virtudes de Deus. 1 Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”. Percebemos nesse texto que aqueles que são chamados à salvação, tem o propósito de anunciar ao mundo as virtudes de Deus, que chama pecadores, das trevas, para a sua maravilhosa luz; portanto, só estão habilitados a anunciar, aqueles que foram chamados, pois conhecem as virtudes e a maravilhosa graça de Deus.

Assine o Blesss
A principal motivação bíblica para evangelizarmos as pessoas não é, a princípio, que elas sejam salvas, mas que Deus seja glorificado. A glória Deus é a maior motivação que temos para realizar todas as coisas desde as mais simples até as grandiosas, inclusive evangelizar (1 Coríntios 10:31). Deus tem compromisso e prazer com a sua própria glória; fomos criados para glorificar a Deus (Isaías 43:7). A maior manifestação da glória de Deus na história, sem dúvida foi quando Deus estava em Cristo, crucificado no madeiro, reconciliando consigo o mundo. Na cruz percebemos a manifestação gloriosa do seu eterno amor pela sua igreja, pela qual se entregou (Atos 20:28).
1 João 4:9-10 “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. Essa é a mensagem central do evangelho, é a essência do evangelho de Jesus Cristo, e essa mensagem deve nortear e dirigir a nossa evangelização.
Evangelizar não é convidar pessoas para vir na igreja, não é dar o seu testemunho, não é dizer que Deus é amor, não é dizer que Jesus quer ser seu melhor amigo, não é orar pelas pessoas, não é visitar as pessoas e não é ajudar as pessoas. Podemos e devemos fazer todas essas coisas como procedimentos complementares à nossa evangelização pessoal; entretanto, evangelizar, biblicamente falando, é apresentar o evangelho; é anunciar as boas novas, é fazer com que a pessoa evangelizada, entenda a sua real situação diante de Deus e o que Deus fez em Cristo na cruz, a fim de que ela seja aceita por Deus e tenha novamente comunhão com o seu criador. Por isso é necessário conhecer o evangelho a fim de apresentá-lo de maneira apropriada aos perdidos, pois a mensagem do evangelho é que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, nada mais (Rm 1:16).
Evangelizar é chamar pecadores ao arrependimento e à fé em Cristo, através da pregação da palavra Deus. A mensagem inicial de Jesus ao pregar o evangelho de Deus era: arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1:14-15). Evangelizar é chamar pecadores a obedecerem a Deus, mas percebemos que hoje em dia, essa mensagem em sua essência, se perdeu, em meio a tantas técnicas e modelos de evangelismo, que mal fazem cócegas no coração do homem morto em delitos e pecados; pois a mensagem apresentada por muitos não passa de psicologia e auto ajuda recheada de humanismo, fazendo o bem estar do homem o fim principal de todo suposto esforço evangelístico. Essa é uma abordagem deturpada e superficial da evangelização, comumente encontrada, infelizmente, em muitas igrejas.
Esse tipo de evangelismo pode ser qualquer coisa menos evangelismo e pode passar qualquer mensagem menos a do evangelho. Precisamos depressa, nos dedicar cada vez mais ao estudo das sagradas escrituras a fim de estarmos sempre prontos para compartilhar o evangelho, que é a razão da nossa esperança (1 Pe 3:15).
Se você tivesse a oportunidade de passar uma tarde com uma pessoa que não conhece o evangelho, você saberia evangelizá-la? Saberia por onde começar, quais versos ler, por onde caminhar com ela pelas escrituras, saberia como apresentar o evangelho e tirar suas dúvidas, respondendo com clareza aos seus questionamentos? Ou ficaria confuso sem saber o que dizer? Se não sabemos compartilhar de maneira bíblica o evangelho, temos que repensar nossa fé, pois como glorificaremos a Deus se não somos dedicados a fazer aquilo para o qual fomos chamados a fazer? (Mt 28:19-20)
Se vivemos para glorificar a Deus, como não haveremos de saber compartilhar com o mundo a mensagem da glória e do amor Deus, mensagem essa que o mundo urgentemente precisa ouvir? Evangelizar revela amor. Revela amor a Deus, pois desejamos a exaltação da sua glória e evidenciamos obediência a sua palavra, revela amor ao próximo, pois não há maior ato de amor para com os perdidos do que anunciar a única verdade que os pode salvar e, finalmente, revela o amor de Deus, pois evangelizar é a melhor maneira de revelar o amor de Deus ao mundo, pois Deus escolheu salvar pecadores, por meio da loucura da pregação (1 Co 1:21), por isso, devemos evangelizar. Pregue a palavra! (2 Tm 4:2).

***
Ministério Bereia

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui