O atentado de Nice e o Islamo-Jacobismo

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Por Flávio Gordon
No prefácio à segunda edição de As Religiões Políticas, Eric Voegelin fez a seguinte reflexão sobre o problema do nacional-socialismo, que me parece ser muito pertinente para o islamismo contemporâneo:

“Deixemos de lado os aspectos legais e éticos da questão e nos concentremos por um momento no elemento religioso. Uma consideração do nacional-socialismo de um ponto-de-vista religioso deve começar com o pressuposto de que há mal no mundo; e não apenas como um modo deficiente de ser, como um negativum, mas como substância e força genuínas que devem ser combatidas. Mas aqui nós tocamos em questões maniqueístas e, em geral, um representante da igreja organizada preferirá deixar sua igreja e todo o mundo serem destruídos pelo mal do que queimar seu dedo num problema de dogma. Nesse temor de desfazer-se do dogma, [uma ação] que deve ser motivada por uma experiência genuína do mal, eu vejo um dos motivos da de resto perturbadora falta de resistência espiritual por parte dos círculos eclesiásticos em face do nacional-socialismo (…) Se se pudesse compreender o insight sobre a existência de uma substância que não é apenas moralmente má, mas também religiosamente má e satânica, seguir-se-ia um segundo insight, qual seja o de que ela só pode ser enfrentada por uma força religiosa benigna igualmente forte. Não se pode combater uma força satânica com moralidade e humanidade apenas”.

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Há exatos 227 anos, os jacobinos deram início ao projeto radical de descristianização da França e, com ela, do Ocidente. Hoje, com os atentados em Nice, os revolucionários islâmicos colhem os frutos dos sucessos jacobinos e se esforçam para cumprir o mesmíssimo objetivo. Como afirmou John Gray no extraordinário Black Mass: Apocalyptic Religion and the Death of Utopia, “Os jacobinos foram os primeiros a conceber o terror como um instrumento de aperfeiçoamento da humanidade (…) O Islã radical pode ser mais bem descrito como islamo-jacobinismo“. É como se, num enredo trágico, o triste 14 de julho de 2016 em Nice fechasse um ciclo histórico de uma concepção de mundo, segundo a qual o terror funciona como uma espécie de pastiche do apocalipse, uma tentativa de destruir para purificar. Os jacobinos inventaram o terror que “purifica”. Hoje é o dia deles: o dia internacional do terror. Era natural que os terroristas islâmicos quisessem “celebrar” a data na terra de origem.
libano ataque terrorista
Tanto em 14 de julho de 1789, quanto neste 14 de julho, o que temos diante de nós é uma guerra religiosa. Ou, melhor dizendo, uma guerra movida, em épocas distintas, por duas religiões políticas (a religião civil rousseauniana e o islamismo, religião política quase que por definição) contra o Cristianismo, a única religião a ter como princípio constitutivo a separação entre as coisas do espírito e as coisas da carne, entre o que cabe a Deus e o que cabe a César. Recomendo, para quem quiser se aprofundar no assunto, um antigo texto que escrevi no meu blog O Brasil e o Universo.
Voegelin tem razão. O Ocidente sem Cristianismo não é nada! Sem seu fundamento espiritual, ele não passa de um arranjo provisório, instável, mera vastidão sem alma, pronta a ser ocupada pela religião política de ocasião. O que estamos presenciando, de novo, e desta feita talvez de forma derradeira, é uma total falta de resistência espiritual, para falar como Voegelin. Queremos combater uma força satânica com moralidade pública e humanismo apenas. Pior, com moralismo político e afetação de superioridade civilizacional.
“Não podemos nos igualar aos bárbaros” – dizem os sábios em seus estúdios de cristal, disfarçando a covardia sob a capa da magnanimidade. Não querem lidar com o mal. Não querem sujar as mãos na realidade impura. São gnósticos, crentes que o mal será superado mediante a aquisição de um conhecimento esotérico e elitista. Esperam parir o bem que em si imaginam conter. Dispensam a graça divina. Cantam da mais alta torre e, por delicadeza, como versou Rimbaud, perderão a vida.
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Com as informações o portal Senso Incomum, via Consciência Cristã
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