A FÉ QUE SE ADAPTA EM TODA E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA

0
820
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Fabio Campos
Texto base: “… pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância”. – Filipenses 4.11 (NVI)
O grande escritor Irlandês, C. S. Lewis (1898 – 1963), disse certa vez que, “só o risco real testa a realidade de uma fé”. Existem momentos que a fé professada em nossos escritos e discursos precisa ser “desfrutada” na prática. Crer contra a esperança é algo que excede toda compreensão humana. Trata-se do viver não por vista, mas pelo o que crê, ainda que tudo esteja contrário.

Minha maior tristeza como cristão não é a falta de bens ou de conforto mas a privação da alegria de Cristo que me faz viver contente em toda e qualquer situação. Uma vez experimentada a alegria da salvação, nenhuma outra, ainda que mais esplêndida aos homens – poderá ser comparada com a alegria dada por Deus através do Seu Filho Jesus Cristo.
Quando Paulo escreveu sua missiva à igreja de Filipos, aparentemente, sua situação era das piores. Estava preso sob a guarda dos romanos. Passava por um momento de “privação” de recursos. A carta, entretanto, é escrita pelo apóstolo, dentre outras coisas, para agradecer os filipenses pelo recurso levantado e encaminhado para ajudá-lo.

Assine o Blesss

Receba nossos posts em seu e-mail

Informações relevantes sobre o cotidiano, segundo a ótica cristã. Insira seu email:

Delivered by FeedBurner

Entendendo isto, ao ler o texto novamente, confesso irmãos, que me angustiei. Minha satisfação em Cristo não estava completa. O verso 12 saltou-o das escrituras e me esbofeteou: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade”.
Pensei comigo! – Meu Deus!, “que segredo este que Paulo descobriu”? 
O verso 11 responde: “… aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstancia”. Este, talvez, seria um “exercício” que Paulo estrategicamente empreendesse em situações que demandasse esta postura. Mas a força de Paulo estava na alegria que ele possuía em Cristo: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Fp 4.4).
Os dias são realmente maus. O pânico nos faz dizer: “Ninguém merece confiança” (Sl 116.10). A situação do mundo e, principalmente, de nosso país, é terrível. Mas aos filhos de Deus resta apenas confiar na Providência do Pai. Não temos outro bem além de Cristo.
O pastor americano John Piper diz que “a fé não é a garantia de prosperidade, mas de estar satisfeito em Deus e viver feliz na abundancia ou na escassez”. Será que você está passando por grandes necessidades ou está descontente por não ter o que deseja? Muitas vezes queremos que Deus mude a situação; mas por vezes, Ele não mudará, apenas nos ensinará a “adaptar-se” e “viver contente e em toda e qualquer situação”. A felicidade depende de acontecimentos, mas a alegria depende de Cristo.
Paulo nos mostrou que é possível. Dizia que “podia todas as coisas, pois Cristo o fortalecia”. Primeiro Deus opera em nós para depois operar por nosso intermédio. O sofrimento é uma das didáticas do Senhor (1 Pe 5.10). O propósito principal de Deus não é nos fazer feliz (conforme o nosso padrão), mas semelhantes a Seu Filho Amado Jesus. Isso envolve sofrimento. 
Aquele que busca a Deus para ser feliz e não para ser transformado, não busca a Deus, mas o seu prazer hedonista. O final disto é desgraça e frustração. Busque a vontade de Deus. Talvez de inicio lhe traga tristezas, mas no final trará os seus frutos de justiça. Se recorrermos a força de nosso próprio braço, fracassemos; nossa força deve vir d’Aquele que tudo pode.
Deus nunca nos abandonará! Ele nos susterá com a sua mão poderosa. Realmente precisamos, em momentos de turbulências, aquietar e pedir, antes de tudo, a alegria de Deus que nos fará forte na situação ao invés de tão somente solucionar o nosso problema.
Assim como fez Paulo, nós, portanto, devemos fazer o mesmo, ou seja, ele sabia que o Senhor não deixaria de lhe dar o que fosse necessário e fortalecê-lo para enfrentar qualquer situação. Por isso ele disse: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
Que em tudo, Deus nos ajude!
Considere este artigo e arrazoe isto em seu coração,
Soli Deo Gloria!
***
Do blog do autor, via Ministério Beréia
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui