Você faz parte de uma igreja perfeita?

0
1128
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Mark Jones
Você está em uma igreja fiel. Mas alguém reclama sobre isso, aquilo e aquilo outro e, por causa dessas coisas, quer sair. O que você diz?

#1 Eu concordo que a igreja não é perfeita…

Assine o Blesss
#2 Essa igreja é perfeita, por que você sairia de uma igreja perfeita?

Receba nossos posts em seu e-mail

Informações relevantes sobre o cotidiano, segundo a ótica cristã. Insira seu email:

Delivered by FeedBurner

#1 e #2 são possibilidades, mas eu me simpatizo com o #2. Por quê?
Baseados no que a Escritura ensina sobre as igrejas locais do Novo Testamento, nós temos de ser realistas de que todas as igrejas possuem vários problemas (Apocalipse 2-3). A Confissão de Fé de Westminster chama a atenção, corretamente, para igrejas mais ou menos puras. No entanto, até a igreja de Corinto, com todos os seus problemas – e eram muitos -, era chamada de “a igreja de Deus em Corinto” (1 Coríntios 1.2).
Então, sim, nós poderíamos focar no fato de que a igreja por todo o mundo é assolada por problemas. Mas, também, poderíamos nos focar na realidade de que igrejas bíblicas e fiéis, nas quais existam as três marcas (de Atos 2.42), são, todavia, perfeitas.
Como isso é possível?
Há maneiras diversas de se entender o “ser perfeito”: perfeição da sinceridade; perfeição das partes; perfeição comparativa; perfeição evangélica; perfeição legal; perfeição sacerdotal. O que quero dizer?
Nós somos a menina dos olhos de Deus (Zacarias 2.8), seu tesouro mais precioso (Êxodo 19.5; Malaquias 3.17; 1 Pedro 2.9). Em Cristo, totalmente justificados e aceitos perante Deus, nós somos perfeitos – legalmente falando. E até mesmo em nossa santificação, há um tipo de perfeição que existe em meio ao povo de Deus, o qual possui o Pai, o Filho e o Espírito Santo habitando em seu coração (Mateus 5.45; confira o grego de Filipenses 3.15 [teleioi]; também veja Francis Turretin, Institutas, 17.2.4).
Cristo entregou a si mesmo pela igreja, com o fim de santificá-la, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, “para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5.25-27). Essa é a realidade presente.
Quando as pessoas estão descontentes com a sua igreja local, lhes faria bem uma dose saudável de realidade vista da perspectiva de Deus e de Cristo. Se Ele ama a igreja, apesar das deficiências, quem somos nós para odiá-la? Ele não conhece os pecados e os defeitos da igreja melhor do que nós? E, ainda assim, Ele a ama mais do que nós somos capazes. Você não pode amar a Cristo e odiar a sua noiva. E onde o Espírito de Cristo habita entre o seu povo, ali Cristo habita como se Ele estivesse fisicamente presente. Você deixaria a igreja mesmo com Cristo presente?
Cristo é o cabeça da igreja, mas nós, sua noiva, somos descritos como “a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1.22-23). Pense nisso! Nós somos a plenitude do Deus-Homem. Sem nós, Cristo seria vazio. Agora, se isso for verdade, e eu acredito nisso, como uma igreja fiel e bíblica pode não ser perfeita?
Nós devemos, também, ter em mente que o pecado na igreja é necessário para que nós lidemos com os nossos próprios pecados. Nós devemos amar o povo de Deus – com todas as suas imperfeições – todo o tempo. Tente convidar a pessoa mais desagradável da igreja para um almoço. Quando alguém faz algo estúpido ou irritante, você não deveria mostrar paciência, amor e compaixão (Gálatas 5.22)?
Nós podemos aplicar isso a pastores fiéis. Realmente, eles são pecadores e cometem erros. Mas eles são pecadores dados por Deus para a sua igreja. Esses pastores alimentam as ovelhas de Deus fielmente, pregando o Salvador perfeito. Você faria bem em recordar de que se Deus lhe deu um pastor fiel, então ele é o pastor perfeito para você. De fato: a fraqueza dele pode ser um benefício para você (veja 2 Coríntios). Convenhamos: com tantos charlatões por aí mascarados de pastores, quando na verdade são ladrões e roubadores, não é muito inadequado dizer que você tem um pastor perfeito, se ele faz o que Paulo ordena a Timóteo, em 1 Timóteo 4.16.
As pessoas que estão procurando pela igreja perfeita muitas vezes ouvem que, se elas a acharem, então não será mais perfeita, uma vez que quem está procurando é pecador e agora está lá. Mas, talvez, quando essas pessoas estão se sentido mal humoradas, rejeitadas, não amadas ou subestimadas, etc, deveria se dizer a elas que já estão em uma igreja perfeita, porque, afinal de contas, não importa muito o que elas pensam, mas o que Cristo pensa.
E talvez, só talvez, se começássemos a olhar para a nossa igreja pela perspectiva do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nós seríamos menos prontos a criticar um lugar que, na verdade, é perfeito para nós.
No fundo, minha inclinação natural e minha tentação é focar no #1 (os problemas e pecados da igreja). Mas eu preciso me concentrar no #2. Caso contrário, eu me deprimiria, desistiria e reclamaria o tempo todo. Você faz parte de uma igreja perfeita? Espero que sim.
***
Traduzido por Victor Bimbato no Reforma 21
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui