REFORMA DO DISCIPULADO

0
625
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Antônio C. Costa

Tenho recebido convites das mais diferentes igrejas e cidades brasileiras para falar sobre justiça social. Ontem falei sobre o tema, num auditório lotado de estudantes de teologia, na FAECAD, seminário da Assembléia de Deus, aqui no Rio. No próximo domingo, prego sobre o mesmo assunto na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte.
A igreja está mudando. Jovens do Brasil inteiro estão consumindo esse tipo de pregação. O processo me parece irreversível. Por que? Porque as Escrituras falam dez vezes mais sobre justiça social do que sobre sexo. Os argumentos dos que pregam a favor do compromisso dos cristãos com os oprimidos são irrefutáveis e facilmente encontrados na Bíblia. Soma-se a isso, o fato de vivermos num país de muita pobreza, com a qual os cristãos se deparam todos os dias. Muitos começam a indagar: o que significa ser cristão num país de miséria?
O que espero que mude nos próximos anos? Espero que a igreja não ponha a causa do pobre à frente da evangelização. Só nós evangelizamos. Ninguém mais. Se a igreja deixar de cumprir sua missão evangelística, quem o fará em seu lugar? Não apenas isso. A maior necessidade do homem é a de reconciliação com Deus. Deixar de proclamar o evangelho por conta do foco exclusivo na justiça social vai representar lá na frente, igreja sem povo, e sociedade de estômago cheio e coração vazio.
O que deve mudar não é o compromisso com a pregação do evangelho. Vamos continuar a investir em missões, abrir grupos pequenos e plantar igreja. O que tem que ser modificado é o discipulado. Lembremo-nos que o chamado é duplo: “Fazei discípulos… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Como o discipulado deveria funcionar?
Penso que deveria ser através de um diálogo franco. Indo direto ao ponto. Papo reto. Algo mais ou menos assim: “Irmão, você agora é discípulo de Cristo, que o chama para imitá-lo. Viver a vida que ele viveu significa acima de tudo amar. Sua missão no mundo a partir de agora é amar. Amar é viabilizar a vida do próximo, libertando-o do que o impede de servir, na plenitude do seu ser, a Deus e ao próximo.

Isso significará para você pregar, porque não há liberdade sem Cristo. Socorrer o pobre, porque a fome, a doença, a desinformação, trazem dor e impedem o ser humano de usar seus dons e talentos na proporção do que poderia fazer. Agir politicamente, porque más políticas públicas matam, boas políticas públicas salvam. Vão cruzar o seu caminho vidas preciosas cuja libertação depende de ação política. Enfim, você nasceu de novo. Recebeu um coração de carne. O evangelho ensina que todo aquele que passou por essa experiência transformadora sofre e chora quando vê o seu semelhante em agonia.

Portanto, se prepare. Porque andar com Cristo a gente sabe como começa, mas nunca, como termina. Esse amor que ele implantou em seu coração poderá levá-lo a cruzar oceanos para anunciar o evangelho e ir para as ruas protestar. O preço é sempre alto”.

***

Assine o Blesss

Fonte: Palavra Plena, via Arte de Chocar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui