Evangelização: uma questão de semântica

0
703
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por José Bernardo

Muitas vezes ouvimos as pessoas escaparem de um debate de definição com a frase ‘isso é apenas uma questão de semântica’. Derivado do gr. ‘sema’ que significa ‘sinal’, semântica é o estudo dos significados dos sinais, inclusive palavras, que utilizamos para nos comunicar. Isso não pode ser desprezado. Um debate semântico é fundamental em qualquer esforço comum.

Assine o Blesss

Há uma discussão transversal a vários campos do conhecimento: se a palavra gera o pensamento ou o pensamento gera a palavra. Meu conhecimento empírico é de que a palavra gera o pensamento. Não conseguimos pensar se não temos a palavra (signo e significado) que expresse aquele pensamento. Por outro lado, se temos a palavra, o pensamento será determinado pelo significado que está associado a ela em nossa memória.

Um momento em que enfrentamos esse problema foi quando desenvolvemos na AMME o programa evangelístico ‘Caminho da Paz’ que ajuda adolescentes a enfrentarem o bullying, de longe a principal estrutura maligna que afeta as pessoas nessa idade. O problema é que nossa cultura não tem uma palavra para bullying, então esse tipo de violência não é pensado, não é percebido. A palavra utilizada para identificar o fato é ‘brincadeira’, o que não confere o significado de violência e, portanto, não gera a resposta correta. Enfrentamos esse problema fundamental utilizando a expressão ‘Violência Repetida entre Colegas’, que às vezes reduzimos como ‘VRC’. Aqui não vou falar do penoso trabalho de inserir um ‘sema’ em uma cultura.

O maior desafio que enfrentamos na AMME evangelizar, é justamente com o termo ‘evangelizar’. O significado dessa palavra para a comunidade evangélica é ‘distribuir folhetos dizendo Jesus te ama’. Isso faz com que aqueles que evangelizam estabeleçam alvos, planos e ações que ficam aquém da evangelização bíblica. Também faz com que os crentes teóricos classifiquem a evangelização como ineficiente, ineficaz e não bíblica.

Em nosso ministério definimos evangelização como ‘tornar conforme o Evangelho’ – isto é, a pregação da palavra de Deus que produz fé e salvação holística ‘sozo’. Evangelização, então, não tem a ver com aumentar o número de membros, ou insultar as pessoas, ou debater religião. Evangelizar só tem a ver com a transformação que Deus, em sua soberania, decidiu promover usando a Igreja como instrumento. É difícil levar a Igreja a cumprir sua missão bíblica sem levar a semântica a sério.
………….
José Bernardo é o fundador e presidente da AMME – Agência Missionária de Mobilização Evangelística www.ammeevangelizar.org

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui