DUNAMIS – A GERAÇÃO EXPLOSIVA DE JOÃO BATISTA #CUMA?

13
2860
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Mikaella Campos

Assine o Blesss
Em grego, a palavra dunamys significa ‘poder’, mas na internet ela ganhou sentido um tanto “moderninho” para falar de um movimento evangélico meio estranho. Um grupo de cristãos de várias denominações se auto intitula pertencer a geração de João Batista.
Com um vídeo de “impacto”, a turma do Dumanis Xperience: Voz Profética usa o Youtube para chamar os jovens para um “poder sobrenatural e transformação”, participando de uma série de congressos promovida pelos criadores.
Tive contato com as primeiras informações sobre o grupo no domingo, quando meu irmão Daniel me chamou no Facebook indignado com o vídeo que acabara de assistir. O primeiro sentimento que tive: o pragmatismo está ganhando um novo integrante.
Em meio a imagens de jovens treinando para uma luta, testando saltos e uma caminhada pelo deserto, o vídeo passa um texto ainda mais estranho. “Existe um anseio pela manifestação do reino de Deus na Terra. Existe um calor que vem do deserto e ecoa pelas ruas da cidade. Existe uma geração de João Batista que prepara a vinda do Rei. Não morrerei, mas viverei e declararei as obras do Senhor. (SL 118;17). Você é a voz que o mundo quer ouvir”.
Na descrição do vídeo no Youtube, mas informações sem sentido. “”Existe uma geração de João Batista que prepara a vinda do Rei. Uma geração está se levantando para proclamar a mente e o coração de Deus e você faz parte disso. Você carrega o Espírito Santo dentro de você, você carrega o poder para trazer vida onde está morto. Junte-se a esse grande exército, junte-se a essa grande Voz Profética que está transformando o Brasil e o mundo! Você é a voz, que o mundo quer ouvir.
Parti para buscar informações no Facebook e já contei com a ajuda de Misa (Antongnoni Misael). Na página do evento havia a informação: “Dunamis é um movimento cristão que instiga e equipa universitários e jovens profissionais a um estilo de vida de avivamento e reforma dentro das esferas da sociedade, causando transformação onde atuarem. O Dunamis entende que a realidade dos céus deve ser levada além das quatro paredes eclesiásticas e por isso enxerga a sociedade como seu campo de atuação. Enfatizando tanto o poder sobrenatural, quanto a formação do caráter de Cristo, o movimento encoraja esses jovens a viver tal caráter, operar as obras de Jesus e ser Sua representação no mundo, trazendo assim a realidade dos céus na terra… Dunamis era um poder que se manifestava em dons, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja… Nós acreditamos que a sociedade se divide em oito esferas: Igreja / Família / Governo/ Educação / Negócios / Comunicação / Ciências / Artes e entretenimento”.
No site do Dunamis, um dos fundadores da ideia, Teófilo Hayashi, diz em vídeo que o objeto é fazer congressos em diversas cidades para levantar jovens “avivalistas”.
Não estou querendo fazer uma crítica sem propósitos, mas sabe o que é estranho nisso tudo? A falta de Bíblia. Pois é, os caras falam coisas soltas, tentando atrair participantes com um ensinamento falho, sem embasamento bíblico.
Não posso negar que o grupo faz vídeos bem produzidos, porém, o conteúdo é vazio, apesar de parecer interessante aos olhos ao dizer que vai apresentar um “poder explosivo do Espírito Santo e levar um avivamento ambulante”.
Vamos estudar com calma esse movimento Dunamis. Essas são apenas as primeiras impressões.

***

Nota do blogueiro: Não entendo o porquê de tanta complicação para entender o que Jesus quer de cada um de nós. Os vídeos institucionais tentam justificar a marca Dunamis através de uma suposta revelação de Deus. O irmãozinho sonha que Conferências se multipliquem Brasil a fora. Sonha que Pocket’s invadam as universidade. O sonho é que o reino de Deus seja implantado através do movimento em busca de que se acelere a vinda de Cristo – sério??
Ao final do primeiro vídeo ele diz: “faça parte desse movimento“. Tá explicado!! É só mais um movimento que busca entrar em evidência e reconhecimento.
Acho que se cada um de nós fizer o dever de casa, movimentos, marcas, logotipos, serão mais irrelevantes do que são. Isto é, quando ser discípulo de Jesus parece não ser uma missão natural, ou, quando juntos cada pedra viva que somos não parecer mais ser a Igreja, ou, quando ser enviado a mundo como Cristo veio ao nosso, não parecer mais ter sentido algum, aí sim, infelizmente surgirão centenas de movimentos, redundantes, pragmáticos, e fundamentados em revelações pessoais.
P.S.: Não precisamos de revelações e visões específicas onde Deus revela o que já está revelado em sua Palavra!!
Antognoni Misael
***
Mikaella é amiga, jornalista da Gazeta e colunista do Arte de Chocar e Púlpito Cristão.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá amigos do PC, acredito que vocês pegaram um pouco pesado desta vez. Acompanho o blog e adoro os posts.
    Críticas são muito bem-vindas (não faço parte do movimento), mas acredito que uma tentativa de contato mais próximo com os idealizadores do Dunamis seria a forma correta de proceder, para que se possível, aconselhá-los, a luz da palavra.
    Tenho certeza que a opinião de vocês seria bem-vinda por eles.

    Acho feio criticar toda e qualquer forma ou tentativa de alguém de fazer algo para mudar o quadro da igreja, que se encontra péssimo.
    Ao invés de criticar, poderiam arregaçar as mangas e ajudar quem tem fome e sede de justiça, como nós, como acredito que vocês tenham.

    No amor de Cristo.

  2. Pelo vídeo parece que o Rodolfo está nessa. É interessante esse Rodolfo. A impressão é de que ele têm um certo conflito entre sua musica e sua figura artistica num sentido mais amplo, com o ambiente religioso. Ele não quer largar o osso então fica buscando uma forma de encaixa-la em algum contexto que não o incomode e o faça parecer fora de sintonia com o meio, ou seja, o cara não sabe se ele faz tipo careta ou de geração y, acaba que discursa uma coisa mas faz outra.
    Quanto ao resto, eu tenho pena da juventude nos nossos dias, é uma esquisitice atrás da outra, os conflitos naturais dos jovens a muito se foram em substituição a um repertorio bem mais abrangente de mentiras e mais mentiras.

  3. Bom dia!

    Acho que ao invés de ficar criticando ou fazendo post's com intenção "combater" esse tipo de movimento, você deveria tentar ajudar de alguma forma.
    Acredito que você poderia divulgar o trabalho que muita gente faz com muito esforço como por exemplo o da Igreja que fica abaixo de um viaduto na Cidade de Deus.
    Sou membro da Igreja Batista Alfa e Ômega e estamos congregando tem um ano debaixo de um viaduto.
    Vejo as dificuldades que passamos para continuar ensinando os jovens a viver uma vida de santidade aprendendo a ter intimidade com a palavra de Deus e ainda por cima, vejo o esforço tremendo que é para alcançarmos a galera que vive se drogando e se prostituindo pelos bailes na comunidade.

    Acredito que sua intenção seja combater a falta de caráter de algumas pessoas que infelizmente procuram enriquecer e buscar a glória para si mas gostaria muito de ler sobre esse tipo de assunto também.

    Só uma ideia.

  4. Engraçado, o que vocês críticos fizeram para me tirar do tráfico de drogas, do crime assim como tantos outros? Provavelmente nada, pois hoje em dia com esses blogs ficou muito mais fácil criticarem tudo que se ouve, ao invés de pregarem salvação e transformação as pessoas perdidas. Agradessam a Deus e a pessoas com ousadia e intrepidez como essas, pois hoje talvez eu pudesse estar fazendo sua família refém para lhes roubar e até pior, agradesso a Deus pela minha transformação e salvação. Muitas pessoas morrendo nas ruas e vocês críticos nada fazem, acordem e saiam da apostasia.

  5. Aos críticos, bando de hipócritas. O que vocês fizeram para me tirarem do tráfico de drogas e do crime? Nada né, pois é foi o que pensei. Agradeço a Deus por ter usado pessoas como essas para pregarem a palavra de Deus pra mim, pessoas com ousadia e intrepidez, capaz de sair de trás do computador e de seus "blogs" para pregarem o evangelho a "toda criatura". Talvez se não fosse por pessoas assim hoje eu poderia estar fazendo sua família refém para roubar-lhe, ou enchendo seus filhos ou familiares de drogas até morrerem. O que acham disso!
    Abram seus olhos e saiam do seu comodismo, preguém o evangelho pra toda a criatudo, ou isso não é mandamento do Senhor Jesus Cristo. Obrigado Senhor pela ousadia de pessoas como essas, pois hoje estou sendo transformado e buscando minha salvação através da sua graça e misericórdia.

  6. Caros leitores,

    "Tive contato com as primeiras informações sobre o grupo no domingo, quando meu irmão Daniel me chamou no Facebook indignado com o vídeo que acabara de assistir. O primeiro sentimento que tive: o pragmatismo está ganhando um novo integrante."

    Esse parágrafo desqualifica totalmente a postagem do Misael. Eu não conheço o Dunamis, mas já ouvi alguns vídeos e senti presença do espírito. Agora, dar uma opinião baseada em uma primeira impressão demonstra uma imaturidade grande. Espero que isso tenha ocorrido apenas neste post.

    Abraços!

  7. Antes de criticar deve conhecer de perto a forma e a metodologia de trabalho, vejo o Dunamis como um investimento na juventude. Não sou a igreja do futuro, sou a igreja do presente, infelizmente nossa juventude cristã e desvalorizada e muitos são vistos como frequentadores e não como membros do corpo de Cristo. Uma Igreja que não investe em seus jovens e uma igreja morta e sem a alegria de Deus.Sou Pr. de jovens e minha cidade e sei muito bem como muitos estão se comportando nos dias atuais. Então faça isso querido irmão, procura conhecer o movimento antes de criticar blz.

  8. 1 Timóteo: 1. 4. e que parem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam discórdias em lugar de propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé. 5. O alvo dessa orientação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. 6. Alguns, contudo, se desviaram desses princípios, e se entregaram a discussões sem valor algum, 7. intentando ser mestres da Lei, quando não compreendem nem o que propalam nem os assuntos sobre os quais fazem afirmações com tanta convicção.
    Retira esse post e peça perdão a Deus pelos seus comentários…Ore e busque a edificação do espírito.Me recordo que quando criança frequentava a igreja batista e avivamento e dons do espírito era motivo de isolamento…hoje vivemos sim uma igreja em apostasia total…temos sim que clamar a vinda e Cristo e viver o caráter de Deus…temos que buscar o primeiro amor novamente e deixarmos de ser a igreja de efesos do apocalipse…acorda acorda..eu te perdoo por ler essa falácia…Deus te abençoe

  9. Quanto dorrrrr,,,,,procure se informar e veja a transformação que esse movimento tem feito em tantas vidas! O maior grupo cristão dentro das universidades do País e o futuro maior centro missionário do Brasil!! Fica falando mal com base em vídeo e foto!?!?! Pelo amor,…. vc precisa mto da vida desse seu livro que vc chama de bíblia! E faz o favor de responder os comentários!

    • Amigo Henrique: Não se trata apenas da capacidade de agregar pessoas, mas da habilidade para guiá-las e ensiná-las corretamente, e isso o Dunamis não tem demonstrado.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui