Pensando e Vivendo fora do quadrado

0
759
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Samuel Torralbo
Um dos objetivos de Deus através de Cristo Jesus, foi possibilitar ao homem a oportunidade de viver de maneira abundante, ou seja, fora do padrão limitado estabelecido pelo mundo, uma vez que o pecado limitou a criatividade e a expressão da vida em todos os seus aspectos e significados.
De modo que, a expectativa de Deus é de que os seus filhos glorifiquem o Seu nome vivendo de maneira expressiva, significativa e produtiva, o que torna um desafio para todo cristão pós moderno que vive em um tempo onde tudo parece já vir formatado, estabelecido e semi pronto (uma espécie de vida num formatado Ctrl+C e Ctrl+V), onde a criatividade e a espontaneidade correm mais risco de extinção do que os Pandas Gigantes no centro sul da China. De fato, o contexto atual nutre uma força desconstruidora de novas ideias, de novas motivações e expressões sinceras e verdadeiras que embelezaria e facilitaria a vida.

Assine o Blesss
É surpreendente a atitude de Jesus diante de um cego em Betsaida – “E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.” (Marcos 8.12). É obvio que, existiram outros momentos que Jesus curou dentro de aldeias, mas nesse caso especifico Jesus retirou o cego do meio em que estava para cura-lo e abençoa-lo. De modo que, dependendo do ambiente em que estiver o discípulo de Cristo Jesus o convite será para que o mesmo tenha coragem de romper com os paradigmas antigos, para poder respirar novos ares e viver novos horizontes.
Todavia, não é uma tarefa fácil romper com os paradigmas já estabelecidos, normalmente haverá perseguição, cruzadas, e enfrentamentos que provarão a essência do verdadeiro cristão. Porém, um verdadeiro discípulo de Cristo Jesus é também conhecido por não se conformar com o contexto viciante e limitador que o cerca, buscando sempre viver e pensar fora do quadrado.

Certamente, a necessidade é avassaladora por cristãos que ousem romper as guarnições e proteções da fronteira do quadrado estabelecido muitas vezes pelas formatações culturais e religiosas. As perdas são incalculáveis, por exemplo, quando é incutida na mente de um jovem pregador a ideia de que a pregação só acontece dentre de quadro paredes (num lugar chamado templo), atrás de um púlpito, com roupa, voz e sermão previamente elaborados segundo o script da cultura religiosa do lugar.

As perdas são insondáveis quando o Reino de Deus é limitado a uma performance de culto e serviço que estão mais atrelados ao contexto histórico social do lugar do que propriamente ao significado do Reino de Deus segundo o conhecimento do Espírito de Cristo.

É evidente que somos influenciados pela cultura e a sociedade que nos cercam, porém é inaceitável por causa da grandeza do Evangelho de Cristo Jesus, um cristão permitir-se viver dentro do quadrado estabelecido por poderes cujo interesse é tão somente manipular e estagnar a vida.

De modo que, um dos propósitos do Evangelho de Cristo Jesus é possibilitar a todos os filhos de Deus a oportunidade de respirar, viver e pensar fora do quadrado, onde o Evangelho possa andar de mãos dadas com a espontaneidade do ser, ao mesmo tempo em que exista a falência do sistema que sempre vendeu a ideia de que somos apenas mais um produto do meio, com um número de série e uma alma em falência, contrariando assim o principio bíblico que sempre revelou um Deus que valoriza e se interessa pela nossa individualidade e que quando nos chama, o faz através do nome próprio – “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não tem”.
***
Samuel Torralbo é pastor, escritor e colabora com o Púlpito Cristão.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui