Cobertura espiritual, isso é bíblico?

19
3763
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Thomas Magnum 

A cada dia o sincretismo religioso no meio evangélico fica mais absurdo e assustador. Porque muitas vezes o indivíduo não sabe onde está entrando, se num templo evangélico ou num centro espírita ou ainda num sei lá o que, que tem a palavra gospel no meio. Uma das mais novas modinhas doutrinárias das igrejas neopentecostais é a cobertura espiritual. Ou poderíamos chamar também como personal prophet. O crente agora tem um guru que vai guiar suas decisões e escolhas na vida, e nisso temos as mais absurdas colocações a ponto até de interferir na vida conjugal de um casal. Essa prática tem crescido muito em solo brasileiro, e vemos muitos grupos antes históricos no meio evangélico agora abraçarem cegamente o movimento da cobertura espiritual. 
Interessante ressaltar uma semelhança indissociável com os espíritos guias do espiritismo. O fiel vai comprar um carro, tem que perguntar ao seu líder, vai namorar, tem que ter autorização de seu líder, vai sair pra jantar com a esposa, tem que ter a aprovação de seu líder. E aí vemos um desenvolvimento herético de um tipo de cativeiro da vontade, exercido por parte de muitos líderes desses grupos que geralmente se subdividem em pequenos grupos ou células, como forma estratégica para manterem os membros sob o controle do líder maior. 
Um dia desses conversando com um rapaz de uma dessas igrejas, me pediu uma indicação de um bom livro teológico, ao lhe indicar, ele me disse que não podia ler aquele autor ou autores que não fossem Kenneth Hagin, Benny Hinn, T.L. Osborn, Rebecca Brown ou John Bevere que é o mais novo no ranking. Ou seja o rapaz foi proibido de ler algumas coisas que confrontem os ensinos de tais profetas do erro. 
Ao conviver com pessoas que saíram de grupos neopentecostais pela graça de Deus, pude constatar de perto, tais pessoas serem amaldiçoadas por seus antigos líderes, ficarem isoladas e abandonadas por antigos amigos que ainda pertencem ao grupo. Ao sair de tais grupos existe realmente um impacto psicológico e emocional, que é uma característica de seitas heréticas, que excluem e desprezam e muitas vezes perseguem antigos membros do grupo, causando um dano emocional reparado somente pela misericórdia e graça de Deus. 
O controle mental impulsona tais pessoas a fazerem e viverem dessa forma, em conformidade com esse evangelho malfazejo e maldito (Gálatas 1.8). Devemos avaliar qualquer ensino religioso com a palavra de Deus, vejamos: 
– A Bíblia diz que o Espirito Santo é nosso guia. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13

Assine o Blesss

– Nos diz que o próprio Deus guia seu povo. Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho. Salmos 25:9 

– Que os filhos de Deus tem o Espírito de Deus. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14 
– Que a palavra de Deus deve ser nosso guia. Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. Salmos 119:24 
É claro que não há pecado algum em sermos aconselhados, porque a Bíblia nos recomenda isso. Mas, vejamos uma advertência Bíblica sobre o domínio do povo de Deus: 
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” I Pedro 5:2-3. 
Temos realmente um crescimento de uma terapia espiritual multifacetada por idiotices e ridicularizações do intelecto humano. Deus nos dotou de racionalidade para julgarmos nossas decisões e exercermos senso crítico em nosso andar diário. Devido a essa idiotização coletiva vivemos nessa neurose religiosa que está muito distante da santa palavra de Deus.
O líder cristão deve ser usado por Deus para instruir seu povo em amor e exemplo, não por domínio. Voltemos ao Evangelho Cristocêntrico, mas uma vez o movimento neopentecostal descentraliza Cristo e exalta uma religião humana, antropocêntrica, egocêntrica, hedonista e sincrética. Que Deus nos guarde e nos ajude a propagarmos o verdadeiro e puro evangelho de Cristo. 
 *** 
Sobre o autor: Thomas Magnum é formado em teologia e graduando em jornalismo, pesquisador na área de religiosidade brasileira, é casado a oito anos com Kelly Gleyssy e mora em Recife. Fonte: Bereianos. Divulgação: Púlpito Cristão.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

19 COMENTÁRIOS

  1. "Interessante ressaltar uma semelhança indissociável com os espíritos guias do espiritismo".
    Amigo, se quiseres ter credibilidade naquilo que comentas e criticas, é bom saber o que dizes, caso contrário tuas afirmações soam como levianas e falsas e perdes a credibilidade daquilo que comentas.
    Certifique-se primeiro o que é o Espiritismo e quem são os seus adeptos, o que fazem e no que creem. Não julges nem digas o que não sabes ou sabes apenas de "ouvir dizer". Essa afirmação que fizestes é falsa e totalmente desvirtuada da realidade. Informe-se primeiro para não cometer inverdades.

  2. Vou deixar minha humilde opinião sobre o post! do renomado Thomas Magnum a quem admiro, tenho forte respeito gosto muito de seus posts e tenho aprendido!

    Excelente artigo! Concordo com suas palavras no que diz respeito de nos guiar em tudo por opiniões humanas, meu guia espiritual é o Espirito Santo que habita em mim!

    Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
    João 14:26

    Em meu pouco conhecimento sobre os pequenos grupos também conhecidos como Célula, digo que: Células não servem ou pelo menos não deveriam servir para dar aos Discípulos lideres espirituais humanos e sim mostra-lhes o seu verdadeiro guia espiritual. O Espirito Santo é a Ele que temos que pedir opinião em tudo que vamos fazer! Quanto aos autores citados são excelentes autores homens e mulher de Deus! não me lembro de ter lido em seus livros que devemos pedir a opinião de homens em nossa decisão! Costumo ler esse e outros autores e costumo reter apenas o que concorda com a Palavra de Deus!

    Paz do Senhor!

  3. Muita pretensão dos cristãos triunfalistas e arrogantes dos últimos tempos desejarem fazer as coisas que somente o Espírito Santo é suficiente para fazer…

    Levar somente a nossa cruz já parece pesado o bastante, a ponto de o próprio Jesus Cristo dizer: "Tome a sua cruz…" (Marcos 8:34), não mandou tomarmos a do outro, tomando suas decisões, dirigindo os seus passos. Isso é função do Espírito Santo, que compreende nosso íntimo, conhece nossas fraquezas como ninguém e tem o poder e a paciência necessários para nos suportar gente como nós.

    Nosso fardo deve ser entregue a Cristo, não foi a outra pessoa que Ele Se referiu quando disse: "Vinde a Mim […] e Eu os aliviarei…" (Mateus 11:28). Só Ele tem poder e sabedoria para fazer isso!

    Mas é assim mesmo: Querem profetizar o que Deus não mandou, querem fazer de Deus um serviçal pronto a atender todos os nossos caprichos, querem tirar Jesus do centro do Evangelho e fazer com que este gire em torno do próprio ego humano, querem adaptar o Evangelho para que seja feita a nossa vontade e não a de Deus, e agora querem até guiar as vidas dos outros da maneira como acham certo e não como o Senhor exige.

    Honestamente, deviam tentar alcançar o status de Deus é no que diz respeito a amar sem limites, a fazer o bem sem esperar recompensas, a perdoar incondicionalmente, a exercer a misericórdia e ser bom até para o injusto, a ser santo e não se corromper por nada nesse mundo, a ser fiel nas suas promessas, a ter o caráter e a moral de Jesus Cristo.

    Se não alcançar o Seu status, pelo menos tentar ser obediente aos poucos mandamentos que Ele nos deixou: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. (Lucas 10:27)

    Se fizessem somente isso, seria a prova mais nítida que o Espírito Santo, de fato, habita dentro deles.

  4. entao…todas essas palavras,textos e sentimentos eu e minha esposa sentimos na pele quando saimos deste tal movimento graças a DEUS ele nos tirou de lá,fomos perseguidos,difamados,excluidos por aqueles que nos diziam serem irmao,mas o SENHOR JESUS enxugou toda lagrima e hoje estamos cicatrizados,mas segue meu conselho quem já é ou esta sendo agora participante de uma igreja q trabalha com celulas,encontros que fazem regreçao até o ato sexual de seu pai e mae,teoria da prosperidade,cobertura espiritual humana…fujam,corram,libertesem hoje mesmo e nao olhem para traz nem para dizer ADEUS,JESUS vai te levar a um outro ministerio onde vc sera tratado,curado e liberto destas falsas doutrinas

  5. Marco Alves

    Eu acho que seu post ficou manco, de uma perna só. Você não procurou mostrar (talvez por falta de conhecimento mesmo, e não digo teórico, mas prático) o outro lado da moeda.

    O lado em que existem muitas pessoas realmente compromissadas em fazer outros crescerem na graça e no conhecimento de Jesus, ao que intitulamos "discipulado".

    É claro que há certos "líderes" que tentam exercer domínio sobre os crentes através da "cobertura espiritual". Mas há pessoas que precisam ser acompanhadas sim. O que você espera que um líder (que é palavra originária do inglês "leader" e que significa "aquele que guia") diga a que a uma pessoa lutando contra o alcoolismo? "Ah, você pode ir ao bar sim!". É isso? Ou você espera que o líder diga, você não deve ir ao bar, mesmo que esteja comprometido em beber apenas um refrigerante".

    Espero que você perceba a visão unilateral que você guiou os leitores do seu post.

    No mais, não discordo que não deve haver domínio, sob forma alguma. Mas você deveria ter apresentado o outro lado sob um ponto de vista sólido e bíblico.

    Graça e Paz.

  6. Os neopentecas fizeram "jogo" de palavras, cobertos pelo espírito ( de Deus ) com "cobertura espiritual" ( dos "líderes", claro ).

    Tudo isso somado a ausência de leitura bíblica por parte dos liderados.

  7. Thomas,
    Que texto excelente. Antes de começar quero dizer que frequento igreja há bastante tempo, mas digo que entendo o significado de SER CRISTÃO há 5 meses. E digo que ainda congrego numa dessas igrejas, pois ainda não chegou a minha hora de sair. Quero sair com total respaldo bíblico e ainda conheço pouco sobre ela.
    Como disse acima, seu texto foi excelente. Seus pontos foram todos muito bem expostos. E realmente é assim. Digo que não discordo que devemos pedir ORIENTAÇÃO para nossos líderes/irmãos em alguns casos que dizem a respeito de nossa vida espiritual, inclusive nessa parte de relacionamentos(parece que os jovens cristãos são "imãs-de-Dalila"). Mas sou contra a DETERMINAÇÃO/DOMÍNIO. Já vi situação hilárias e anti-éticas como gritos de líderes com discípulos, pregações que faziam exposição de discípulos para mais de 700 pessoas, competição entre as equipes formadas e divisão da igreja.
    Mas o que mais irrita é a proibição para visitação de outros templos e controle até no louvor. E ouso a dizer que nesses 5 meses de conversão escutei palavras mais edificadores em "outras igrejas" do que na igreja que eu vou. Além que as células e outros eventos são usados como catapulta para chegar nos grandes "pilares da igreja": prosperidade e psicologia da liderança.
    E vc colocou muitas pessoas(inclusive eu) no espelho quando diz sobre a saída dessas igrejas. Realmente se faz exclusão, segregação e pior, muitos ignoram as pessoas. Muita gente é hipócrita.
    Oro a Deus pelos meus irmãos que estão lá e que não tem tanto conhecimento possam enxergar que isso está errado, até por isso ainda estou lá. É fácil julgar e não tentar ajudar. E que as coisas mudem, meu coração dói e eu chego até a chorar com tanta hipocrisia e falso evangelho.
    Que a Igreja Brasileira mude.

  8. Pablo Santos
    REBELDIA, pecado que fez Lúcifer, o anjo de luz, tornar-se satanás, o pai da mentira, aquele que veio para roubar, matar e destruir, e levar o homem para o abismo, e pra termos noção do seu poder ele usou e ainda usa a Palavra de Deus para enganar aqueles que não estão CHEIOS do Espírito Santo de Deus. Com toda a minha limitação, oro por vocês. Ainda bem que ELE, o Senhor Deus nos ama incondicionalmente, e derrama a cada novo dia as suas misericórdias.

    “Toda a alma esteja sujeita às autoridades; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra." (Rm. 13:1-7)

    “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas” (Hb 13:17)

    “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria…” (I Sm 15:23)

    "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11-12)

    "Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;" (2 Crônicas 20:20)

  9. A paz Do Senhor amados: fui batizado na primeira igreja batista na Bahia em 1983; Escola bíblica dominical, escola de treinamento e cultos, sempre aos domingod, terças e quintas-feira. Sempre foi benção. Por este tempo, conheci uma jovem da igreja; Chamei o pastor e falei que estavamos pensando em namorar ele me disse vamos orar juntos. Passamos algumas semanas orando, afinal os jovens querem logo uma resposta, principal mente quando estão querendo de mais o que buscam. O meu pastor nos chamou no gabinete, orou por nós dois e nos casou em 1986. Até hoje estamos casados; glória A Deus. Cobertura Espiritual tive primeiramente de Deus e conforme o texto de I Pedro 5:2-3 tive e tenho cobertura espiritual do meu pastor. não confundamos cobertura e honra como modismo neupentecostal, mas de Deus; orando uns pelos outros. Se voce ora por alguém voce está apresntado ele também a deus, pois em voce habita o Espírito Santo.Façamos como disse o Apostolo Paulo Sejam meus imitadores como eu sou de cristo. Vamos sair às ruas e ganhar pessoas para o reino e a Deus apresentar frutos, ou não somos árvores frutíferas? Enquanto estamos julgando estes ou aqueles grupos O diabo tá fazendo a festa. " Um dia o dono da Plantação virá e ele separará o joio do trigo. Eu, eu não vou me preocupar com a teologia desse o daquele vou ler a bíblia ela me revela o que tenho buscado. Eu sou George Simões, Mestrando em teologia pela FATECBA. Mas antes de tudo Servo de Deus, e esse título ninguém pode tirar! Quanto as conclusões: Cada um escreve o que quiser, mas só produz os frutos do Espírito os que permanecem em Cristo!

  10. É veijo que cobertura espiritual,nâo para um ou outro entender , mas para aquele que busca em espirito em verdade , eu tenho cubrido muitas pessoas em minhas oraçôes ,ate mesmo em cura de infermidades , pedindo para o espirito santo estar fortalecendo para passar pelo tratamento e tem dado certo, e dicipular nâo é negociar a vida o mandar vida de um pessoa , mas insinar o que é nâo dar brecho para os deseijos da carne mundana, porq a palavra de DEUS diz seijas santos ,entâo segnifica que podemos ser santos ,isso é cobertura espiritual, mas sabemos que tem o livre arbito e podemos escolher

  11. Graça e Paz a Todos, A Palavra do Senhor que esta em 2 Coríntios 3:4-6 que Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. Sou pastor e tenho orado muito para que Deus possa nos dar experiências e discernimento no Espírito Santo, pois Ele como diz o Senhor Jesus é o Espírito da Verdade (João 14:16 e 17). Eu acredito na submissão a uma liderança enquanto essa estiver de acordo com a Palavra de Deus, infelizmente muitos Cristãos não leem a Bíblia e se deixam levar por todos os ventos de doutrina. Jesus quanto selecionou Seus discípulos, não os procurou entre os mais graduados, mas, sim entre os humildes. abraços e que a Paz e a Verdade de Deus em Jesus Cristo sejam abundantes a todos os amados. Leiam esse post:http://www.missaoamistad.com/mb-02/mb-02-especificas.php?t=3&n=4&grupo=noticias&cod=16

  12. Parabéns Thomas Magnum, muito bom. Sou de uma igreja que trebalha em células (P.G) e a cobertura espiritual não se aplica bem dessa forma. Não concordo com os lideres que manipulam o rebanho de Deus, eles não tem o direito de fazer isso e sim de fazer o seu real papel "orientação" mesmo que muitas vezes seja por experiencia de vida. O líder não deve proibir como você bem citou, mais sim ensinar os princípios bíblicos para que ele tenha capacidade de caminhar sozinho, afinal não teremos sempre do nosso lado algum líder para nos orientar. Se observamos Jesus, percebemos um comportamento de submissão ao pai, ele ensina aos discípulos submissão ao mestre (líder, pastor). O profeta Eli mostra em 1º sam 1.14-18, um exemplo de cobertura espiritual (meu ponto de vista) ao abençoar Ana que chorava amargamente por não conceber filhos a Elcana (seu marido), ao ser abençoada foi visitada pelo anjo do senhor e então deu a luz a Samuel. A benção de Eli foi muito importante. Assim entendo cobertura espiritual como benção. Ass. Carlos Henrique.

  13. Amém! ’Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.' 1 Tessalonicenses 2:4

  14. Como é triste ver pessoas com esse pensamentos enquanto na palavra fala que na multidão de aconselheiro a sabedorias meus amigos e irmãos por isso tem muito cristãos vivendo na independência e se separando endividado e por ai vai cuidado pois foi o próprio deus quem escolheu uns para o ministério específico afim de correto ordenamento dos santos não sou eu é palavra de DEUS.

  15. O povo de Israel sempre esteve debaixo de uma cobertura espiritual de um líder um pastor que intercedia por eles afinal toda ovelha tem que ter um pastor se não é considerado ovelha desgarrada vamos analisar as escrituras

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui