UMA PALAVRA AOS JOVENS CALVINISTAS QUE TEM ZOMBADO DE ARMINIANOS E PENTECOSTAIS NAS REDES SOCIAIS

37
632
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

pecados_virtudes_soberbaPor Renato Vargens
A Internet pode ser uma bênção, disso não tenho a menor dúvida, todavia, confesso que me impressiona o número de jovens que foram contaminados pelo “vírus da arrogância.” fazendo da web um instrumento de divisão eclesiástica.
Pois bem, a força desse vírus é letal, mesmo porque, ele tem a capacidade de adoecer o coração do homem, fazendo-o pensar que é maior e melhor do que muita gente.
Nessa perspectiva tenho visto jovens desdenhando de pastores, líderes e missionários, desprezando-os publicamente demonstrando com isso que acreditam ser melhores do que estes. Se não bastasse isso, muitos destes, calvinistas de carterinha (sem contudo terem lido uma obra sequer de Calvino) em nome de uma espiritualidade falsa ridicularizam homens de Deus pelo fato destes não professarem a mesma corrente teológica. Para nossa vergonha já testemunhei garotos zombando de pastores arminianos ou pentecostais. Há pouco vi um menino ridicularizando o pastor Antônio Gilberto que com certeza é um dos maiores teólogos da Assembleia de Deus no Brasil.
Particularmente confesso que fico assustado com a forma autoritária com que alguns jovens se dirigem àqueles que pensam diferente nas Redes Sociais. Outro dia soube de uma caso de um rapaz que afrontou desrespeitosamente um dos mais capazes e saudáveis pastores brasileiros numa rede social. Noutra ocasião testemunhei um adolescente seminarista chamando a atenção de forma áspera e desrespeitosa homens e mulheres com idades para serem seus pais simplesmente porque pensavam diferente daquilo que ele acreditava ser correto. Há pouco soube de outro adolescente com pouquíssimo tempo de conversão, que ao ler sobre um fato ocorrido em uma Igreja bem conhecida no Brasil, exigiu do pastor explicações. Isso mesmo, o menino escreveu para o pastor, um experiente líder brasileiro exigindo respostas.
Prezado leitor, acho maravilhoso com que os jovens emitam suas opiniões. Eu vibro com isso! O meu coração se enche de alegria em observá-los servindo ao Senhor. Contudo, acho que alguns destes estão pisando na bola ao tratar desrespeitosamente àqueles que pensam diferente.
A WEB está lotada de meninos que são bênçãos na mão do Senhor e louvo a Deus por isso, todavia, neste vasto mundo virtual também encontramos um número significativo de jovens que nunca fizeram nada positivamente, mesmo porque, nem idade para isso tem. Todavia, foram contaminados velo vírus da arrogância tornando-se assim “Profetinhas da Internet”.
O meu amigo, o pastor Juan de Paula com muita propriedade disse que alguns desses profetas virtuais nunca foram para um campo missionário, nunca plantaram uma igreja, nunca expulsaram demônios, nunca tiveram rebanho, nem tampouco lideraram um grupo pequeno no lar com 5, 6 pessoas e querem ser mestres virtuais.
Complicado isso não é verdade?
Isto posto, gostaria de dar algumas sugestões àqueles que desejam eliminar de seus corações esse pernicioso vírus:
1-) Você pode ser Calvinista, mas, isso não te dá o direito de zombar e ridicularizar Arminianos.
2-) Você pode não concordar com algumas práticas pentecostais, mas isso não te dá o direito de afrontar desrespeitosamente santos homens de Deus que acreditam e defendem o pentecostalismo.
3-) Você pode discordar do pensamento, da teologia, e da fé dos seus irmãos, sem contudo, permitir com que a sua discordância redunde em ataques “ad-hominem”.
4) Lembre-se que as Escrituras ensinam que “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda” Pv.16:18
Pense nisso!
Renato Vargens
***
Renato Vargens é pastor, escritor, tem visão calvinista, e é parceiro do Púlpito Cristão e escreve em seu blog pessoal.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

37 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente; gostei do texto. Cresci numa igreja presbiteriana, me afastei aos 15 anos. Aos 37 anos eu e minha esposa fomos transformados por Cristo numa igreja pentecostal. Hoje sou presbítero na Assembléia de Deus e lamento muito ao ver a arrogância e desdém com que somos tratados pela maioria (infelizmente)dos irmãos reformados. Porém, quando os internautas ridicularizam os pentecostais, também o fazem em função do vasto material que vc mesmo (Renato) divulga periodicamente na internet. Abraço

  2. Não concordo com muita coisa dita, Brincadeiras com arminianos e pentecostais até acho meio chato, agora se alguém seja ele pastor renomado ou não fala algo que contradiz o que é bíblico é dever de TODOS corrigi-lo e cobrar que ele estude mais as escrituras.
    Tem um certo exagero no ridicularizar e na soberba também sou calvinista e por diversas vezes até mesmo em redes sociais recebi piadinhas do tipo fulano caiu ralou a perna para uns pode ser trágico mais para calvinista é predestinado, e nem por isso são chamados de soberbos e tals.

  3. É exatamente o que penso! Certa vez ouvi uma frase que resume muito bem isso:
    "No que é essencial, a unidade. No que não é essencial, a liberdade. Mas em todas as coisas o amor."

  4. Ficou "vago" a questão. Que tipo de ofensa ou desrespeito ?

    Quais foram as questões de conflito ?

    O respeito cristão deve prevalecer no meio e fora dele. Afinal todos não confessam a Cristo ? Não deveriam cumprir seus mandamentos ?

    Imagino eu que a discordância clássica é a predestinação, o que vai mudar na minha vida ou na do outro ? Cada um não deve professar a sua fé no Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo ?

    Eu estou focado no que Deus espera de mim , não no que os outros pensam de mim.

  5. Nada disso surpreende, visto que, de acordo com a Escritura Sagrada, nada se colhe se nao tiver sido plantado. Ora! Esta colheita e' resultado do plantio feito pelos proprios pastores (com rarissimas excessoes, que contadas nao devem encher uma mao)ao longo dos ultimos 40 anos.
    Estao reclamando de que?
    Pense nisso!

  6. Concordo com a stefhany.

    Ficou vago sabermos quais foram, suponho que as vezes, o motivo que causou divergências entre eles. Mas claro, nada é motivo para desrespeito!

    Outra coisa que não concordo plenamente, a aparente "discriminação", pensar que por tal cristão, pequenino que seja, não ter o direito de discordar e debater, por nunca ter "expulsado demônio, plantado igreja".
    Defender "não idéias", mas a "verdade", não depende do quanto faço para Deus.

    Poxa vida, tinha que ter corrido para as duas pontas da corda esse Artigo querido Pastor. Tanto "A Defesa da Verdade" quanto o "Amor pelo Próximo"!

    A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.
    Martinho Lutero

  7. DIFERENÇAS ENTRE OS ARMINIANOS E OS CALVINISTAS, ACREDITO QUE OS ARMENIANOS VAÕ PARA O CEU E OS CALVINISTAS NÃO VÃO.
    NUNCA A TEORIA DA PREDESTINAÇÃO FOI PREGADA COMO CALVINISTAS DIZEM,E PODEMOS PERDER SIM A SALVAÇÃO.
    QUER DIZER QUE POSSO FIZER DISSOLUTAMENTE E IR PARA O CEU? AONDE ESTA ESCRITO ISSO?
    ME RESPONDA SE ESSE PULPITO CRISTÃO É PRESBITERIANO? QUERO SABER?

  8. Confesso que não encontrei ainda na Bíblia a afirmação: "Somente entrarão no Reino de Deus os Calvinistas." Tampouco encontrei nas Sagradas Escrituras: "Somente entrarão no Reino de Deus os Arminianos".
    É impressionante como a Igreja, que deveria estar UNIDA nos princípios elementares, deixa-se perder com as coisas acidentais. Quem pode afirmar que um Arminiano ou um Calvinista não irá para o Céu?
    Enquanto discutimos qual a corrente teológica mais se aproxima da verdade (não digo que isso não é importante), existem milhões de vidas indo para o inferno todos os dias e eu pergunto: o debate está salvado alguém?
    Acorda Igreja: se não tivermos amor, nada disso nos servirá.
    Em Cristo Jesus.

  9. Infelizmente o que eu vejo com esse texto é que religião é mesmo igual a politica, ficam o tempo todo criticando e apontando os erros uns dos outros, mas, quando o povo acorda e começa a exigir respostas claras sobre suas ações e enganos todos se unem em defesa uns dos outros, provando assim que todos são farinha do mesmo saco.O fato é que pastores, teólogos, bispos, missionários, papa ou qualquer outro, não estão isentos de criticas e julgamento se esse for feito com base na verdade das escrituras. O que vejo é que o povo esta acordando para a verdade e vocês estão preocupados com isso, pois da ingenuidade das pessoas vem o vosso sustento. Não sou calvinista, Calvino não morreu por mim. Não sou arminiano, Armínio não me deu a vida eterna. Não sou reformado, pois Jesus disse que reforma não resolvi nada(remendo novo + vestes velhas = um buraco maior no futuro). Não sou pentecostal, nem tão pouco neo pentecostal, pois tais termos nem sique pertencem ao evangelho. Sou apenas oque fui chamado para ser, discípulo e testemunha do evangelho da graça de Cristo Jesus.Graça, discernimento, sabedoria e paz do Senhor Jesus a todos

  10. Quanto ao que é o pentecostalismo, aconselho aos leitores que, ao invés de ficarem se gladiando sobre assunto que muitas vezes ignoram, leiam o texto de Frederick Dale Bruner: Teologia do Espírito Santo (Editora Cultura Cristã). Mas, leem mesmo.Deixem a Bíblia falar por si mesma. Há uma grande diferença entre intérpretes da Bíblia Sagrada e articulista. Estes são como advogados: Defendem um psicopata ao ponto de torná-lo tão "inocente" que os culpados mesmos são suas vitimas.
    Vamos analisar este parágrafo:
    "O meu amigo, o pastor Juan de Paula com muita propriedade disse que alguns desses profetas virtuais nunca foram para um campo missionário, nunca plantaram uma igreja, nunca expulsaram demônios, nunca tiveram rebanho, nem tampouco lideraram um grupo pequeno no lar com 5, 6 pessoas e querem ser mestres virtuais".
    João Batista nunca operou um sinal, milagre, sequer (João 10.41). Logo, não expulsou demônios etc., então não era original, no julgamento do articulista. Segundo, ser mestres, evangelistas, pregadores, missionários virtuais, faz de alguém uma fraude? O que classifica alguém como uma fraude, falso mestre, são os tipos de ensinos que professam e propagam; não importa como fazem.
    Muitos testemunhas de jeóva tem rebanho, templos, vão ao campo, e…o que são realmente?
    O pentecostalismo é uma fraude. Portanto, seus líderes, se tem compromisso com a verdade que mudem de ensino e se for necessário, de religião.
    Eu fui regenerado dentro de uma assembléia de deus, um amigo meu foi dentro de uma igreja católica; ambos saímos das tais e fomos para igrejas protestantes. Um jovem foi regenerado dentro de uma discoteque, quando o Espírito Santo falou-lhe em seu coração quanto o que ele estava fazendo; saiu dali e foi procurar uma igreja.

  11. Lembrando que é preciso sim corrigir alguém que contradiz as escrituras, seja esse alguém líder religioso ou não, mas é preciso fazê-lo da maneira correta. O que muita gente faz, especialmente pelas redes sociais, é ofender a pessoa. Um erro não justifica o outro, é preciso ter sabedoria na ora de repreender.

  12. Boa, gostei desta matéria! Embora vim compreender os termos arminianos e calvinistas depois que li esta matéria e pesquisei um pouco na net, achei formidável a abordagem, principalmente por surgir muitos criticando o meio evangélico sem base bíblica para tanto. E é preocupante o modo de como fazem suas críticas ferrenhas, e ainda assim ganham muitos adeptos, pois em alguns casos chegam a destoar da própria palavra de DEUS. Achei muito proveitoso este material, pois lança luz sobre este comportamentos obscuros de alguns neófitos, pois são presas fáceis de lobos devoradores.

  13. Quem são os calvinistas? Quem são os arminianos? Não são todos cristãos? Então para que a discórdia? O homem está sempre tentando separar aquilo que Deus quer unir… Se a Palavra é uma só, por que faz o homem questão de infligir aos outros seus dogmas? Se alguma religião cristã está mais correta que a outra, nunca teremos certeza. Não nessa vida. Então, foquemos em conhecer pessoalmente a Palavra e em nos preocupar menos com tantas "regras" religiosas. Não se pode fugir da essência: amar a Deus sobre todas as coisas, reconhecendo o sacrifício de Jesus, e amar o próximo como a si próprio. Deus nos abençoe.

  14. Infelizmente, esses jovens não prezam pela Unidade na diversidade. Esses dias, fui na CPAD e encontrei um calvinista que ficou impressionado por eu ter nas mãos somente livros de reformados com Spurgeon, Schaeffer, entre outros. Conversamos bastante, e apesar das discordâncias acabamos por marcar um encontro pra discutirmos a respeito. Realmente, quando você tem a experiência de cuidar de um rebanho, e não fica somente "profetando" atrás de um teclado, é que se aprende a ter RESPEITO e CONSIDERAÇÃO, por aqueles homens, que são tão relativos quanto nós! Um abraço.

  15. Paz do Senhor Thiago!

    Isso aí… concordo com vc meu irmão. Acho que falar atrás de um teclado é fácil. Falar olhando nos olhos são apenas alguns que tem unção pra isso.

    Vamos permanecer em oração sempre.

    Deus abençoe!

  16. Na verdade temos de obedecer as sagradas escrituras. Pois acho que nem Calvino e nem Arménio interpretaram a Biblia corretamente. E muitos os consideram como infaliveis. São apenas homens, com desejos e pecados.Vamos orar e pedir discenimento ao noisso bom Deus.

  17. SE O DEBATE NÃO ESTA SALVANDO ALGUEM ENTÃO POR QUE ESTA CRITICANDO O QUE ESCREVI.
    ENTENDA QUE ESCREVI, LEIA CORRETAMENTE QUE ESTOU CONTRADIZENDO OS SANTOS QUE PREGAM CALVINISMO, ENTENDEU?

  18. Distintos irmãos, graça e paz!

    Não acreditamos que pessoas, mesmo se dizendo cristãos, que se utilizam de ataques para defender seus pontos de vista, estejam vivendo o cristianismo que o Mestre deixou como modelo para seus seguidores.
    Em verdade, quem assim procede, certamente está precisando de libertação, tanto material quanto espiritual.
    "O fanatismo e a intolerância não têm pátria nem religião".
    Essas pessoas que estão trilhando por esse caminho, sem dívida alguma, são dignas de oração e misericórdia, em caráter de urgência.
    Assim pensamos, pois se as mesmas, lessem, mas também tivessem guardado as admoestações de Tiago 3. 13- 18, certamente não estariam embriagadas com esse veneno pernicioso e maligno.

    Em Cristo,

    Tadeu de Araújo

  19. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

    1 Coríntios 1:27-28

    Baseado nisso, eis que chega diante de Deus um calvinista e Deus lhe fala, "o que tens para me dizer?
    Calvinista: Senhor, apesar de tudo que eu fiz de errado, se estou aqui é porque o Senhor quis.
    Ai aparece o arminiano e Deus pergunta: E você, o que tem para me dizer?
    Arminiano: Senhor se estou aqui é porque o Senhor já sabia que eu sou gente boa mesmo sendo rebelde e recusando sua voz.
    Ai Deus olha para mais dois na fila e fala, e vocês que fazem aqui?
    E o católico diz: Sua assessoria não avisou da minha chegada, mas eu falei tanto com eles.
    Deus, "não estou sabendo de nada, e você ai?
    Ai o Espirita diz, Senhor, tenho um enorme relatório com todas as minhas obras o Senhor quer dar uma olhada?
    E Deus levanta a sobrancelha e o fita com ar de interrogação e diz, "deixa eu ver que está ali atrás.
    Ai aparece um matuto com um capinzim na boca e Deus pergunta, e você que me diz?
    Matuto: óia seu Deus, eu ouvi falar do sei fiu e fiquei sabendo de umas coiza que ele falô e achei tudo muito bão e resolvi sequi ele, e agora estou aqui, só isso que posso fala pro Senhor…

  20. tem que joga ,,, no ventilador mesmo.se fica parado no tempo
    como se faz as presbiterianas que fica so levando pancada, nao saira do lugar e pode ate regredir ,enquanto falsos doutores de leis mosaicas estao chegando a mais de 12 milhoes de membros confusos em suas igrejas,Deus odeia covardes e muitos calvinistas sao covardes,medrosos e ainda desanimam outros

  21. Para leigos, neófitos, qualquer mal entendidos da parte deles é porque o seu contrário "não tem salvação"!
    Como recebemos a salvação? Como sabemos que temos a salvação?
    Leiam: http://www.eleitosdedeus.org/calvinismo/cinco-pontos-calvinismo-presb-fabio-correia.htm
    Sedes amadurecidos no conhecimento biblico; e não como crianças precisando de leite.
    Já leram de John F. MacArthur Jr, Os Carismáticos, ed. Fiel?
    Já consultaram o site http://solascriptura-tt.org/seitas/pentecostlidmo?

  22. Olá, Junior, boa noite!

    Primeiramente… Eu queria te ensinar uma coisa se você me permite. Quando escrevemos algo em "MAIÚSCULO", significa que estamos gritando, e se falamos gritando com alguém o tempo todo, significa que não temos educação, e a educação é um dos primeiros estágio de que estamos no caminho certo, quando nos convertemos em Cristo de verdade, e de fato, vivemos em amor e comunhão com os irmãos.

    O amor é mandamento de Deus, e não uma escolha de quem vive o evangelho, e fora que falar gritando com os outros é uma grande falta de respeito, acho que você não leu direito o texto supra sitado.

    E em segundo lugar… O debate é somente para edificação um do outro, e não é de fato para salvar vidas!

    E você, com qual intenção você entra em debate no site onde se discute assunto referente ao reino, além de gerar conflito e desconforto?

    E por último, porque eu já estou me cansando disso tudo. Quando você entrar em uma conversa ou em um debate, lembre-se:

    "João 15:9-13

    Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
    Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
    Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
    Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
    Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos."

    Se Jesus Cristo fosse entrar nesse site, é dessa forma que Ele faria ( se vocês me permite a comparação ), e se temos que seguir os passos de uma pessoa que seja somente de Jesus Cristo.

    Pense nisso!

    Fica na paz.

  23. Deus não é Calvinista, Arminiano, Pentecostal, tudo isso é só religião é só o "sagradinho nosso de cada dia" os religiosos defendem seus dogmas como quem defende um time de futebol. Achar que Deus se encaixa nesses padrões que os homens criaram pra Ele é de um reducionismo grotesco, qualquer um que despreza outro ser humano seja por que razão for, nada sabe de Deus, é cego e vive em trevas. Só Jesus puro e simples pode mudar o homem por meio do Espírito Santo sistema religioso é escravidão, tanto evangélico quanto umbamdista, católico são todos iguais, só ritual sobre ritual. Sejam Livres ou Morram Tentando. Religião é LIXO!

  24. Calvinismo, arminianismo etc, são formas que descrevem doutrinas sistematizadas. Isto não é errado. Paulo falou sobre "meu evangelho", Jesus falou sobre "o batismo de João". Neste caso, para os da falácia religiosa, tanto Paulo quanto Jesus defendeream doutrinas de homens. Este negócio de "eu fico com a Bíblia", na verdade são evasivas, porque assim falando, podem dizer o que quizerem, até defenderem ovnis pela Bíblia.
    João 1.13 é doutrina calvinista. Repito: calvinismo simplesmente denota uma doutrina que foi sistematizadapor João Calvino.
    Arminianismo é proganda enganosa: "Se crêr será salvo", "se crêr tem vida eterna" (João 3.16). "Agora que você creu, cuida senão perece: é vida que perece".

  25. caro junior, creio que você nao entendeu bem as premissas do calvinismo. sou da Assembéia de Deus e Calvinista! Predestinação a salvação nao é teoria, há muitos textos que nos indica essa veracidade, a salvação não é algo que vc tem hj e amanha perde por pecar, oque o calvinismo diz é que se vc se diz "salvo", mas no fim se perde, é porque vc nunca foi realmente salvo e nunca nasceu denovo. Pesquise mais e tire suas conclusoes, mas nao julgue algo que vc nao conheçe. Aqui está um texto para vc começar a refletir Jo 6:43,44. Ou explique Rom 9:19 ao 25 excluindo o calvinismo. Boa reflexao para vc.
    Fique com Deus, amigo

  26. De modo algum! Sou protestante conservador calvinista. É que, aproveitando o tema, "pentecostalismo", indiquei a outra matéria, por ser relevante e postei ali também alguns comentários.
    Graça e paz em Cristo Jesus.

  27. Só mais um detalhe: Quando o autor da matéria ouviu jovens arrogantes "provocarem" tais pastores arminianistas "coincidentemente" o irmão também ouviu seguidamente do mesmos uma exposição arminianista "aos mesmos jovens"?
    Fique atento com "três cantos"! Eu fui pentecostal.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui