Otimismo não é fé!

3
479
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

optimismPor Josemar Bessa
Vivemos numa época em que a igreja confunde pensamento positivo com fé. Mas é sutil, ao olharmos para os problemas da vida, da sociedade, da igreja… acharmos que o otimismo simplesmente é a chave…
Quem tem menos chance de sobreviver a um campo de prisioneiros de guerra? Provavelmente nenhum de nós experimentou tal situação… Quem tem menos chance de sobreviver?
Um otimista!
Espere antes de discordar. Segundo o general Stockdale, que foi mantido em cativeiro por oito anos durante a Guerra do Vietnã e foi torturado inúmeras vezes antes de finalmente ser liberto e voltar para casa, foi principalmente – quase em sua totalidade – os otimistas que não saíram de lá vivos.
Que explicação ele dá para isso? Ele diz: “Eles foram os únicos que disseram – ‘Nós vamos estar em casa até o Natal’. E o natal chegava e nada tinha acontecido. Então eles diziam, ‘Nós vamos estar em casa até a Páscoa’. E a Páscoa chagava e nada. ‘Estaremos em casa até o dia de Ações de Graças…’ Nada! E então seria no Natal novamente… E eles morreram de um coração partido e desiludido”
Mero otimismo é completamente diferente do que podemos chamar de fé realista: – “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” – Romanos 14:8
Em completo contraste com o que podemos chamar de falso otimismo, Stockdale atribui a sua sobrevivência a fé realista. Ele diz: “Você nunca deve confundir a fé que você por fim pode prevalecer sobre aquela situação, com o “otimismo” que faz esvair toda a disciplina para enfrentar os fatos mais brutais de sua realidade atual, seja o que ela possa ser no momento”.
Isso que é que podemos chamar de O Paradoxo Stockdale – A fé supera o otimismo! Ou seja, abandonar a ideia que é apenas uma miragem no deserto. Que temos balas de prata para matar o monstro… que tudo simplesmente vai se ajustar… mas que somos chamados a perseverar em meio as aflições – “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência” – Tiago 1:3 – “…e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” – Romanos 5:2-4
Devemos aplicar esse princípio as nossas vidas, nossos ministérios… Muitas vezes tudo que os cristãos fazem é entreter otimismo sem fim na “próxima grande coisa” – na próxima “grande estratégia” – no próximo “grande método” – no próximo “grande avanço”… em suas vidas, igrejas… A consequência é o aumento do número de cristãos, pastores, igrejas… desiludidos. Como disse Stockdale, “morrendo de corações partidos”.
Só podemos evitar isso abandonando todo otimismo centrado na próxima grande coisa, ministério, personalidade… no próximo grande sermão, técnica, estratégia, contextualização, filme, música… achando que isso será o ponto de virada para corrigir nossa vida, igreja… Tudo isso nos tira da realidade e por fim explode em nossa cara.
Devemos enfrentar a realidade brutal em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas igrejas, em nossa sociedade… Tendo uma fé inabalável na Palavra de Deus. Na Sua promessa que não pode falhar de que ela nos fará perseverar: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” – Judas 1:24 – Irá edificar a Sua igreja: “…edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” – Mateus 16:18 – Fará tudo cooperar para o bem daqueles que Ele chamou soberanamente: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” – Romanos 8:28 – Quer vivamos, quer morramos:“Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” – Romanos 14:8
Otimismo não é fé. Mas a fé é otimista.

***

Assine o Blesss

Fonte: Josemar Bessa. Divulgação: Púlpito Cristão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o texto. Infelizmente, o método da palavra positiva tem entrado em nossas igrejas, e muitos cristãos acabam morrendo como diz Stockdale, mas morrem naufragando em suas decepções por não verem suas palavras se cumprirem, a determinação de sua vitória parece que não tem resultado, e muitos abandonam a fé por se sentirem enganados ou se acharem indignos ou não amados por Deus. Quanto mal essas técnicas psicológicas e humanas têm feito a igreja. Lamentável.

  2. O CINISMO
    O cinismo toma conta de um PAÍS RICO, de GOVERNANTES sem moral que escancara a falta de escrúpulos em esconder os seus roubos ou falcatruas juntos as grandes empresas de comunicação como REDE GLOBO E GRANDES JORNAIS, ganhando muito para esconder da sociedade ordeira que paga as contas.
    FOI sabido por poucos e através do CONTINENTE EUROPEU E O JORNAL CORREIO DA MANHÃ DE PORTUGAL, que o EX – PRESIDENTE LULA esta sofrendo.
    O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente.
    AS NOTÍCIAS de mais esse desfalque não foram noticiadas aqui no BRASIL, por que a brigada de incêndio da corrupção de DILMA despejou muito dinheiro nos grandes JORNAIS E TELEVISÃO, e manda um recado para os pequenos JORNAIS se falar desta noticia, eu DILMA ROUSSEFF mando fechar esse PASQUIM, E ASSIM A NOTÍCIA ROLOU.
    A PRÓPIA DILMA mandou enviar essas noticias para a EUROPA isto sim só porque LULA em entrevista com o RATINHO que custou caro até para o SBT, LULA mostrou interesse em voltar a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA, e disse que voltaria se DILMA tirasse o HOMEM de SÃO FÉLIX DO XINGU DO ESTADO DO PARÁ BRASIL, JOÃO DE DEUS FERREIRA eu serei candidato o SBT não deu direito de resposta para (JD) falar a verdade, mais dá direito a todo tipo de corrupto iguais a LULA falar mal de homens honestos.
    DILMA O MAL ESTÁ EM SEU REDOR E A DESMORALIZAÇÃO DE VOCÊS É TAMANHA (GG) não está bom, queremos mais, segue cenas das vergonhas citadas.
    DILMA cega não põe venda que os alejados tomam conta
    Por: Domingos
    O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente.
    A acção interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula.
    A missiva avisava os reformados que um convénio estabelecido entre a Segurança Social e o até então desconhecido Banco BMG lhes permitia a partir de então pedirem empréstimos a juros baixos e sem qualquer burocracia àquela instituição bancária, com o desconto das parcelas sendo feito directamente nas reformas.

    Até aí não haveria problema, não fossem dois detalhes, que chamaram a atenção dos promotores. O BMG, único banco privado a ser autorizado na altura a realizar esse tipo de empréstimo, conseguiu a autorização em menos de duas semanas, quando o normal seriam vários meses, e as cartas, simples correspondência informativa, eram assinadas por ninguém menos que o próprio presidente da República, algo nada comum para esse tipo de aviso.

    Para o Ministério Público, não há dúvida de que Lula e o então ministro da Segurança Social, Amir Lando, que também assinou as cartas e é igualmente acusado na acção, usaram a correspondência para obterem promoção pessoal e lucro político e que a acção do presidente da República favoreceu a extrema rapidez com que o BMG conseguiu autorização para operar o negócio, desrespeitando as normas do mercado. A 13.ª Vara Federal, em Brasília, a quem a acção foi distribuída, ainda não se pronunciou sobre o pedido do MPF.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui