O lixão de Itaoca x Marcha pra Jesus

9
732
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Lya Alves

Assine o Blesss

No dia 13 de julho enfim realizamos o Evangelismo profético na Fazenda dos Mineiros, local também conhecido como “lixão de Itaoca” na cidade de São Gonçalo. Ouvimos alguns tiros ao chegar, normal para a comunidade. Uma vez que o local é esquecido pelo governo, os traficantes não precisam se esconder nem esconder suas armas. Passamos por eles e chegamos na Oficina de Vida, projeto iniciado pelo Pastor Edson em 2004 e nossa base missionária.

Pela manhã tivemos turmas de EBD infantil, oficina de dança e oficina de origami. O origami foi uma surpresa boa, em nossa sociedade fastfood as crianças não são ensinadas a ter paciência. Assim, quando viram que o fruto da paciência pode gerar brinquedinhos lindos de papel, ficaram maravilhadas. Enquanto as oficinas aconteciam, no templo chamado “Casa do Pai”, os demais participantes estavam realizando um culto para os pais das crianças onde pessoas renovaram seus votos com o Senhor, outras foram curadas e todos fomos tratados pela mão poderosa de Deus. Depois disso, a intercessão pelo evento. Foram momentos gloriosos onde Deus falou com cada um. Jesus nos disse que faria uma entrada triunfal ali na Fazenda dos Mineiros, na simplicidade do jumentinho. E foi assim mesmo. Simples, mas poderoso, a simplicidade divina em movimento.

Depois do almoço, fomos para o evangelismo profético, de casa em casa. Pé no chão, Bíblia na mão, amor no coração e …sinais! Pessoas foram abraçadas, curadas, libertas, salvas! O amor de Deus pairava sobre nós como chuva torrencial! Não temos palavras para explicar oque Deus fez ali através de sua Igreja. Percebemos claramente que uma das condições para a manifestação do Reino de Deus é a unidade. Haviam várias igreja ali representadas, mas ninguém levava a bandeira de sua igreja em particular, eram apenas pessoas, apenas irmãos que se uniram para fazer a vontade do Pai.

São Gonçalo é a maior cidade evangélica do mundo por concentrar o maior número de igrejas por metro quadrado. Mas o lixão de Itaoca é um local esquecido pelo prefeito atual Neilton Mulim e pela prefeita anterior, a evangélica Aparecida Panisset. Posar de servo na Marcha pra Jesus todo mundo quer, libertar os cativos e alimentar os famintos não é tão marketeiro assim. Naquele local, naquela mini-ÁFrica pessoas passam vivem com cerca de R$ 40,00 por mês, passam fome, vivem do lixão e comem os restos podres que a sociedade despeja no lixão, meninas de 11 anos engravidam pro falta de orientação. Não há saneamento básico, crianças brincam no chorume tóxico do lixão e bicho em ferida criança é normal, não há água limpa pra beber. Os nomes dos jovens mortos no tráfico ficam estampados nos muros na entrada, e os fuzis são ostentados como objeto de poder por jovens que entre outras coisas, carecem de auto-estima.  As casas são de pedaços de madeira e plástico em cima do mangue. No dia em que realizamos o evangelismo estava acontecendo a Marcha pra Jesus. Será mesmo que o povo do lixão precisa que dinheiro público vá para os astros pop gospel? Porque ao caminharmos pelas ruas o povo nos pedia roupas, alimentos, água, remédios, tudo. Será que pagar a elite gospel para entoar louvores é mais importante? Tudo oque posso dizer é que naquele lugar nossas vidas mudaram para sempre. Nunca mais seremos os mesmos.Certa vez duas procissões entraram em Jerusalém. Uma foi uma procissão de camponeses, a outra, um desfile imperial. De um lado, Pôncio Pilatos entrava em Jerusalém com sua cavalaria e soldados imperiais. Do outro lado, Jesus proclamava o Reino de Deus. A marcha de Jesus fazia o contraste entre o “Reino” de César e o Reino de Deus, como que mostrando uma realidade alternativa em Jerusalém, que na época  era um centro de dominação,marcado por 3 características principais: a opressão política; a exploração econômica e a legitimação religiosa. O sumo sacerdote e as autoridades do templo tinham como obrigação lealdade e colaboração com Roma. Deveriam, manter a paz e a ordem e garantir que os impostos fossem pagos. Na verdade, eram intermediários entre o sistema de dominação local e o de dominação imperial. A procissão de Jesus foi antiimperial e pacífica, uma crítica a colaboração entre religião e à violência do Império. De um lado, pão e circo, de outro lado, o Reino de Deus.

Bem, voltando ao evangelismo profético, começamos por volta das 13:30h. Curiosamente, do outro lado da cidade estava começando a Marcha pra Jesus na Praça Zé Garoto em São Gonçalo. Em 2011, foram gastos 79 mil Reais com a Marcha para Jesus em SG, fato investigado pelo MP. Em 2013 sabe-se lá quanto foi gasto.  A história se repete: de um lado da cidade, Jesus fazia através de sua igreja, uma entrada triunfal e antiimperial, de outro, os religiosos que envolvem o povo no pão e circo. A função da igreja nunca foi promover entretenimento. A função da igreja nunca foi colaborar com o Império de forma alguma. A semana santa mostra Jesus num confronto que começa no domingo de Ramos e termina em morte e ressurreição. Jesus nunca deu crédito à multidão de oportunistas que buscava seus milagres, nem aos sacerdotes que cooperavam para opressão do povo, nem a partidos políticos de sua época. Poderia ter sido rei, mas deixou bem claro que Seu Reino não é deste mundo e não submeteria pessoas a nenhum sistema de opressão.

Bem, queridos, acabou o tempo do entretenimento. Se você quer pão e circo, não será por meio de Jesus. Uns desejam música para os ouvidos, outros ouvem a voz do Espírito Santo. Se você está preocupado com grandes estruturas e opulência de sistemas opressores, a Babilônia lhe cai bem. Se você quer pular de alegria ouvindo o mugido das vacas de Basã(Amós 4:1) para esquecer sua omissão, a opulenta Marcha para Jesus lhe cai bem. O governo que apoia a Marcha para Jesus é o mesmo que esquece a comunidade do lixão. Os milhares de fiéis que se reuniram para acompanhar a marcha não sabem oque fazem. Mas creio que você corre o risco de ouvir de Deus: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas” . Amós 5:23

Por outro lado, se você quer implantar o Reino, o próximo evangelismo profético será em outubro de 2013, em breve divulgaremos o dia. Convoque sua igreja, entre em contato conosco e prepare as doações, não podemos chegar lá de mãos vazias diante de um povo faminto.

Fotos do evangelismo: aqui

Em Cristo,

Lya Alves

Lya Alves é missionária, graffiteira, artistaarte educadora, desenhista da história em quadrinhos Guerreiros de Deus ,  colaboradora do Púlpito Cristão.

Veja as outras postagens de Lya Alves no Púlpito Cristão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

9 COMENTÁRIOS

  1. Paz, me alegra que estejam evangelizando por estás comunidades, pela gracas de Deus, junto com minha esposa vivemos no Chile e vamos no mês de setembro, mas uma vez evangelizar neste lugar.

    Temos um projeto missionário chamado Paixão por Missão,onde já estamos indo para nossa quinta viagem missionário conto com suas orações

    Nosso facebook
    https://www.facebook.com/pages/Paix%C3%A3o-por-Miss%C3%A3o-Pasi%C3%B3n-por-Misi%C3%B3n/229880683694299

    Nosso Blog
    paixaopormissao.blogspot.com

    Jefferson Peixoto

  2. EM JO 22.21 DIZ UNE,SE AELE E TEM PAZ E ASSIM TE SOBREVIRA O BEM.ACEITA,PECO,TE ALEI DA SUA BOCA E POE AS SUAS PALAVRAS NO TEU CORACAO. SE TE CONVERTERES AO TODO PODEROSO SERAS EDIFICADO; AFASTA A INIQUIDADE DA TUA TENDA QUERO FAZER PARTE DESSE MINISTERIO FAZER O IDE DO SENHOR

  3. Alô,Lya!!A melhor coisa que poderia dizer é que gostaria de ter escrito esta post!Vou entrar em contato com a missionária da igreja para participarmos junto contigo e os irmãos!Mas se não der farei o possível para estar aí.Receba um abraço fraternal em Jesus Cristo,pois é isso que é servir Jesus,ao contrário dessas vacas de Basã "ministras de louvor,pastoras,etc".de mentirinha,só aparência.

  4. GOSTEI DISSO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE VOU TENTAR A AJUDA DO PESSOAL DO RODA VIVA AQUI NA CHÁCARA DO CÉU(BOREL)ONDE EU FIZ UM ´QTIMO CURSO DE BELEZA(MAQUIAGEM ,MANICURE E PEDICURE,DEPILAÇÃO COM CERA,DESING DE SOMBRANCELHA E CORTE DE CABELO M F)

  5. Òtima idéia, Wanessa, estou vendo com a Sara a possibilidade de iniciarmos o curso de modelagem, corte e costura e com o andré a possibilidade de iniciarmos uma oficina de serigrafia por lá.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui