Ducha e o Cristo vermelho

3
832
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Lya Alves

Ducha é artista plástico nascido no Rio, em 77. Em 26 de maio de 2000, se infiltrou num evento no Cristo  Redentor – ninguém sabe como – com cinco convidados. Instalaram, sem  autorização institucional, gelatinas vermelhas nos 18 refletores que iluminavam o monumento. A  iluminação vermelha teve a duração de 45 minutos, sendo desmontada pelas autoridades. Junto com  Ducha estavam: André Amaral, Bob N, Clara Zuñiga, Geraldo Marcolini e Laura Lima. Ninguém foi preso,  mas ganharam o primeiro lugar no Prêmio Interferencias Urbanas de Santa Teresa.
Observando a intervenção do artista e de tantas outras, fico pensando em quantas mudanças pode ter o mesmo Cristo: vermelho para Ducha; verde para a Rio+20, verde e amarelo após a reforma; amarelo e vermelho apoiar a campanha de combate à Hepatite; várias cores e iluminação especial que simulava batimentos cardíacos no domingo do dia dos pais em 2009; rosa, para comemorar o outubro rosa, e muitas outras mais. Inevitável pensar: quando vamos parar de fazer imagens de Deus e adorar ao Deus vivo? Mas não fazemos isto apenas com a imagem de Deus. Em outros tempos, o diabo era vermelho, usava cavanhaque de judeu , tinha chifres e cauda em forma de seta. O diabo hoje usa terno, gravata e gel no cabelo, o diabo hoje em dia é um burocrata.
“E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” (Gênesis 11:3 e 4)
O texto acima fala sobre a torre de Babel, e sobre o princípios de Babel.
Tijolo por pedra. Substituir pedra por tijolo era um princípio de Babel. A Bíblia diz que somos pedras vivas ( Pedro 2:5), o Senhor fala que é a Rocha , a pedra de esquina (Salmos 118:22, marcos 12:10, 1 pedro 2:7, entre outros textos). Substituir pedra por tijolo é simplesmente substituir pessoas por coisas fabricadas pelo homem. Sejam doutrinas, sejam templos construídos por mãos humanas. A igreja que adere ao “princípio Babel” valoriza mais as construções humanas do que a obra-prima da criação, feita pelas mãos de Deus: o homem.
Tijolo por pedra 2 . A burguesia gospelenta se arrepia de ouvir: “vai, vende tudo que tens e me segue”. Comunhão é convívio, mas eles, os grã-finos do Evangelho, resolvem isso muito bem com seus clubinhos gospelentos os quais chamam de igrejas. Numa igreja burguesa ninguém tem necessidades, todos estão fartos, e vivem atolados em futilidades provenientes de suas vaidades. Não é de estranhar a proliferação de igrejas em áreas da zona Sul e carência de igrejas no Nordeste ou em áreas mais pobres. A questão é simples. Jesus está onde sempre esteve: com os pobres, os humildes, os famintos, os necessitados, os excluídos, os marginalizados. Mas estas “Louis Vuitton Churchs” fazem ação social para pagar seus pecados e terceirizar a obra missionária. Claro, ação social justifica qualquer barbárie, de adultério a desvio de dinheiro. A igreja que vive o princípio Babel precisa da ação social como ideologia para manter o culto a estrutura. mas quando se trata de Evangelho, o padrão é compartilhar, conviver, porque o padrão é Cristo, e o padrão de Cristo é ser um com o Pai, cujas bases do Trono são justiça e equidade. Ação social, assistencialismo, responsabiliade social são ideologias do inferno burocrático. A missão da igreja é manifestar o amor, implantar o Reino e isto através de atos concretos e não de discursos debaixo de holofotes. claro que doar cestas básicas , levar o sopão na madrugada, oferecer cobertores e outras formas de ação social são válidas, necessárias, e são sim uma demonstração de amor. Mas os espíritas fazem isso, os católicos fazem os budistas fazem, os ateus fazem. A nossa justiça precisa exceder a dos fariseus. Comunhão é convivência, e a igreja burguesa não quer conviver com os pobres do Reino porque é alienada da comunhão com Deus. Com quem vão conversar sobre suas posses? Com que vão ostentar as cirurgias e as griffes e o ensino no exterior e as viagens caras? Com os pobres?
Se há alienação é necessária uma ideologia que a justifique. A igreja burguesa nada mais é do que um agente ideológico da Babilônia que hoje se chama igreja brasileira. Formula mentiras para desviar a atenção dos propósitos eternos, para tapar o sol com a peneira. A mesma peneira por onde um dia passarão e serão cirandados pelo diabo, ao qual servem.
Como consolo nos resta saber que a prostituta está despida e todos podem ver a vergonha da sua nudez:
“Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha. E lançarei sobre ti coisas abomináveis, e envergonhar-te-ei, e pôr-te-ei como espetáculo. E há de ser que, todos os que te virem, fugirão de ti, e dirão: Nínive está destruída, quem terá compaixão dela? Donde te buscarei consoladores? ” (Naum 3:5-7)
Se queremos avivamento na igreja, precisamos admitir que a igreja morreu. Porque só pode ser avivado oque está morto. Enquanto ficarmos cantando vitórias e arrotando triunfalismos, permaneceremos mortos. Enquanto nos alimentarmos com as doutrinas de Babel ao invés de nos alimentarmos do pão da vida estaremos contaminados com as pragas da Babilônia e entorpecidos pelo seu vinho.
“E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. “
Apocalipse 18:2-4
A comunhão que precisamos não é uma comunhão qualquer, é a comunhão com Deus, com seus propósitos e princípios. Em Babel havia comunhão de idéias, mas não havia comunhão com Deus. Precisamos voltar aos princípios e práticas do Evangelho. Precisamos ser um com Cristo e não um com lideranças corruptas. Na Babilônia ninguém é inocente.
Em Cristo
Lya Alves

Lya Alves é missionária, graffiteira, artistaarte educadora, desenhista da história em quadrinhos Guerreiros de Deus , e colaboradora do Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Veja as outras postagens de Lya Alves no Púlpito Cristão.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

3 COMENTÁRIOS

  1. Lya, parabens pelo texto, maravilha de reflexao! So' sinto que a maioria nao se sensibiliza com isso, a prosperidade esta acima de tudo. Voce vai ver isso pelo numero de comentarios a respeito do cristo avermelhado e pelas "pedradas" que vai colecionar pela reflexao sobre a igreja.

  2. Maninha,se prepare para as pedradas!Eu também tive um embate como o seu ontem mesmo na escola dominical da minha igreja!!O sujeito citou Froid(escreve-se assim? ou assim Freud?),e eu rebati citanto Cristo,mas ele não gostou.Certamente, penso eu,esta opinião se cristalizou em voce ao longo de muita decepção a ver os líderes de fachada,se aproveitando da igreja,sem contudo implementar nenhuma ação cristã genuína para com os irmãos.É por isso que penso que a igreja brasileira já acabou, que resta é a casca.Somente os membros ainda fazem algo,como trabalhos individuais,que vez por outra são implementados,por pastores remanescentes do evangelho vivo,de antes.É o caso da Cristolândia hoje em dia.Se não fosse assim,o exemplo de assistência da fábrica da Esperança tinha gerado muitos outros frutos,mas os pastores queriam somente se promover,como um deles disse ao Caio Fábio:agora é a "minha vez de brilhar"!Imagine um cafajeste deste calibre pastoreando uma igreja!!E com a mídia apoiando,pois o tal tenta a todo custo se passar por ativista de direitos humanos!!É a hipocrisia como imagem de uma vaidade pessoal,travestindo-se de piedade com uma máscara de modernidade espiritual!Gostaria de algum modo minimizar esta dor,mas ela é sintoma de que ao menos alguma parte do corpo ainda não gangrenou.Que o senhor Jesus te conduza no caminho da piedade genuína que voce está vivendo e aumente mais ainda sua entrega a nosso salvador,para assim mantermos nossa sanidade humana!!A paz!!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui