A irresistível Graça, a arrogância de alguns evangélicos, e o grito de Janis Joplin

15
662
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

arroganciaPor Antognoni Misael
Assusta-me ainda a quantidade de ditos crentes arrogantes espiritualmente. Estes insistem em encontrar mérito espiritual em si. Entendem que a salvação foi fruto de sua sábia escolha, interpretam a vida como uma “guerra espiritual”, demonizam coisas e pessoas, e além do mais, agem com extrema intolerância quando o assunto é DEUS, com aqueles que não conhecem a Graça de dEle. Aliás, fico a pensar, será que estes ditos cristãos, compreenderam que Graça é um favor imerecido?!
Meu caro amigo cristão, não temos nada de diferente em nós mesmos em relação a um perdido. A ficha precisa cair!
Como um exaustivo pesquisador de música, aqui acolá encontro gente clamando por Deus sem saber chamá-lo (faltou só o toque de Graça dEle). O “buraco da alma” que há nestas pessoas que desnorteadamente buscam um sentido pra viver também jazia em nossos corações. Foi a Graça! Só isso!
Procuro em toda Escritura alguém que com suas próprias forças deu um passo para Deus antes que Ele o fizesse pelos Seus, e não acho esse personagem.
As pessoas que mais conviveram com a exteriorização de seus sentimentos e visões de mundo foram as que mais nos deixaram pistas desta sede pela razão da existência. Os poetas, músicos, os artistas das chamadas artes elevadas (pintura, escultura) sempre tentaram através da perfeição e do belo, expressar uma lógica que preenchesse o vazio espiritual da humanidade. O “buraco da alma” é a sina humana, é a fôrma da Graça de Deus, é a chave do que abre a porta para o amor ao próximo, ao pobre, ao perdido.
Um Cristão que não sabe compreender em que plano acontece os desajeitados pensamentos de um pecador, pouco sabe sobre a Graça de Deus.
A minha oração é : “que a Tua Graça que me alcançou, me fazendo abrir os olhos para o real sentido da minha existência, possa também alcançar àqueles que carecem de Ti”.

***
Música ‘Work Me, Lord’ (Janis Joplin) – Dica de Pollyan Soares. Do Arte de Chocar para o Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

15 COMENTÁRIOS

  1. Po mano!
    Me fez chorar, cara! Isso nao se faz…
    Véi, que linda demonstraçao da Graça. Que coisa linda ver o verbo agindo muito além das fronteiras da Religiao. O vento sopra onde quer, amigo! O verbo é soberano!
    O que vejo nessa musica nao é algo muito mais profundo que o "altar ao Deus Desconhecido". E se Paulo viu uma manifestaçao do Verbo naquele altar, porque nao podemos reconhecer que essas pessoas estao clamando a um Deus que nao conhecem, mas que desejam desesperadamente se relacionar com ele?
    Escrevo essas linhas com lagrimas nos olhos, pois nao consigo deixar de tentar imaginar quantas pessoas estao igualmente clamando a este "Deus desconhecido". "A ardente expectaçao da criatura é a manifestaçao dos filhos de Deus", disse Paulo, quem na qualidade de filho de Deus manifestou aos Atenienses que Deus nao os deixou sem testemunho, e por isso mesmo os chama ao arrependimento e a um relacionamento com Ele.
    Véi, demais! Eu poderia ficar escrevendo até amanha… mas vou fazer melhor que isso; vou orar por aqueles que estao sendo tocados pelo Espirito de Deus de uma maneira fantastica, estao desesperados por conhecer a Jesus, mas ainda nao podem experimentar a felicidade e satisfaçao que carregamos na alma porque ainda estamos inertes em quanto à nossa missao.

    Bravo, Misael! Bravo!

  2. O engraçado é que só vemos calvinistas tendo esse comportamento arrogante! São sempre eles!aliás foram eles que diluíram a vida cristã com a atrofia da doutrina da predestinação.pode testar entre as pessoas.A grande maioria de mundanos n modo de viver a vida cristã é oriundo de uma igreja calvinista.É só procurar um deles para ajudar com oração e ver o resultado.Não tem Um,que pratique!tanto é assim,que quando aparece alguém,é crente antigo,com mais de 60 anos no mínimo.E olha que me converti no ministério do Rev. Antonio Elias.que aliás,rava mas ele foi evangelista em lombo de cavalo.Sabia o que é depender do Espírito.Não viveu encastelado na zona sul,visitando restaurante.Tanto é que tais crentes quase nunca manifestam nenhum DOM,mesmo aqueles mais discretos.Podemos compará-los aos espíritas kardecistas,pois professam liberdade sem conhecer uma experiência vívida com O LIBERTADOR.Fica só discurso.a paz!!

  3. Ó TENHO Q AGRADECER TODOS OS DIAS POR ESSA IMERECIDA GRAÇA TER ME ALCANÇADO…GRAÇA QUE SAROU OS MEUS GRITOS E QUE ME FEZ NOVA CRIATURA!

  4. PARABENS ANTOGNONI MISAEL MUITO BOM O TEXTO,.
    JESUS NOS ENCONTROU CEGO E PERDIDO. COMO UM CEGO E PERDIDO PODEM ENCONTRAR O CAMINHO ??;. UM PERDIDO POR MAIS QUE TENTE NAO CONSEGUE ACHAR, SOMENTE O DEUS DA GRAÇA PODE NOS ACHAR.,

    QUANDO PREGAM A VERDADE DO EVANGELHO MERECE SER DITO.

    GRAÇA E PAZ

  5. Leonardo,

    respeito sua emoção. Mas, sua cegueira é tremenda!

    Onde Paulo viu a manifestação de Deus no altar ao deus desconhecido dos atenienses??? Aff.

    Paulo usa de sabedoria para falar àquele povo, dizendo que o deus desconhecido (nenhum especifico) era o Deus que Ele anunciava. Paulo disse isso pois ficaria mais facil de ser ouvido.

    Segue:

    E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto SUPERTICIOSOS;
    Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
    O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
    E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
    Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
    Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
    Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
    Atos 17:22-29

    E me desculpe mas por estas palavras de Paulo eu acho que vc está igual aos atenienses.

  6. Essa talvez tenha sido a opinião mais infeliz que li esta semana.

    E aqui onde moro, no sul do Ceará, encontro inúmeros exemplos que testemunham justamente o contrário dela: de pessoas não-calvinistas, legalistas, ex-pentecostais, metidos a cheios de dons que se desviaram da igreja e se meteram com drogas, prostituição, perderam a fé e nunca mais voltaram à igreja.

  7. Somos o que somos e Deus respeita a nossa individualidade por se tratar de um Deus grande e soberano e não um ditador teológico que escarnece em seus cultos filosóficos.
    Temos a grata condição de vivermos em paz com Deus amando-o do jeito que somos e que ele verdadeiramente é.
    Não precisamos de um Deus Raul, mas quem sabe Handrix que não alimenta um sentimento porco de minha casa minha vida, em meio a habitação BNH celestial, onde o pobre vai morar eternamente num barraco, e rico em mansões de ouro e cristal.
    Vivamos em prazer de vida com as misericórdias dele que é a causa de não sermos consumidos.

  8. Certamente voce não entendeu ,ou não quis entender o que eu disse.Contudo não mude para pentecostais x tradicionais,porque o papo é outro.Também conheço calvinistas que adulteram dentro de igrejas presbiterianas e com conhecimento de membros e pastores,e ninguém fala nada!E tem mais! Duvido que haja uma igreja tradicional que faça oração em casas de família pelo tempo que for necessário,mesmo que seja longo.Ninguém que precise de ajuda pode encontrá-la nestas igrejas,a não ser um olá e vai em paz,só isso.Além do mais um membro com intimidade com a prática da oração simplesmente não existe em tais igrejas.se duvida conte quantos há aí na sua cidade.vai ter uma surpresa!

  9. Cara, muito bom o seu texto. Simples e direto. Lembro de uma passagem do livro do Timothy Keller, O Deus Pródigo, em que ele diz algo mais ou menos assim: se não alcançamos as mesmas pessoas perdidas que Jesus alcançava com sua palavra, muito provavelmente não estamos pregando a mesma palavra que ele.
    Por falar nisso, para quem não conhece, esse é um livro que fala muito bem sobre a graça de Deus, por meio da parábola do filho pródigo. Entretanto, o foco está no filho mais velho que, erroneamente, achava que por obedecer o pai seria merecedor de seu amor. Ledo engano, ele só o tinha pela graça do pai e não por merecimento.

  10. Triste mesmo, é ver essa guerrinha de palavras, acusações…um apontando o dedo pro outro e pisando na graça da qual nenhum de nós é merecedor. Irmãos contra irmãos por causa de doutrinas…um querendo ser mais sábio que o outro…quanta presunção e altivez de espírito, quando na realidade, esse post era pra causar o inverso.
    Do que adianta tanto "conhecimento" e tão pouca humildade pra reconhecer que ninguém tem mérito algum…
    O conhecimento é bom, desde que ele nos cause esvaziamento pela consciência da nossa miserabilidade humana e caída. Do contrário, poderemos nos encher tanto a ponto de ficarmos inchados.
    Todo ego inchado tem o dedo enriste. Vamos refletir sobre isso…

  11. Pode ser que eu não o tenha entendido mesmo, irmão, e peço desculpas se foi o caso.

    Mas o que vi foi que sua opinião generaliza uma atitude anticristã atribuindo-a a pessoas calvinistas, como se isto só existisse no meio delas.

    Por outro lado, não foi o que você entendeu que eu quis dizer, pois eu não estou defendendo calvinistas acusando pentecostais, mas mostrando que falhas não são restritas a um grupo.

    Não mudei o tema para "pentecostais x tradicionais": você mesmo o fez. E ainda o alimenta quando ventila seu preconceito arrogante com estas palavras: "Duvido que haja uma igreja tradicional que faça oração em casas de família pelo tempo que for necessário,mesmo que seja longo. Ninguém que precise de ajuda pode encontrá-la nestas igrejas, a não ser um olá e vai em paz,só isso. Além do mais um membro com intimidade com a prática da oração simplesmente não existe em tais igrejas."

    Lamento muito por suas eventuais experiências ruins com tradicionais, as quais, da mesma forma que também as tenho com pentecostais, carismáticos e tradicionais, não criam uma regra para dizer que um grupo é melhor ou pior que o outro, como você pareceu defender. Apenas são membros diferentes de um mesmo corpo. Dos quais você precisa tanto quanto eu, pois não podemos nos desfazer daquilo que foi comprado com o sangue do Senhor Jesus, porque Ele achou precioso a seus olhos.

    O Espírito sopra onde quer, e ninguém sabe de onde ele vem ou para onde vai (João 3.18), mas certamente não soprou no seu comentário, pois o fruto do Espírito é amor, mansidão, justiça, paz e coisas assim.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui