A Provável Causa de Muitos dos Nossos Problemas

12
488
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Augustus Nicodemus Lopes
Fico me perguntando se uma das explicações para alguns dos problemas que afligem as igrejas evangélicas – qualquer que seja a sua linha – não é o fato de que tem muita gente, nos bancos e nos púlpitos, que nunca nasceram de novo.
Eu não estou dizendo que pessoas que são genuinamente regeneradas pelo Espírito, que foram iluminadas salvadoramente por Deus e que foram perdoadas e aceitas por Deus, justificadas de seus pecados e adotadas na família de Deus, – sim, não estou dizendo que elas não sejam capazes de cometer pecados, e pecados graves. Há vários exemplos disto na própria Bíblia. Mas, como Davi, estas pessoas se arrependeram, choraram seus pecados, se penitenciaram e voltaram atrás – como Pedro após negar Jesus.
Mas, é que fica realmente difícil compreender como uma pessoa que foi iluminada pelo Espírito, conheceu a graça de Deus em Cristo, experimentou o perdão de pecados, teve acesso ao trono da graça mediante Jesus, seja capaz de espalhar mentiras, agredir irmãos, levantar calúnias, falsear a verdade, espalhar a cizânia, viver na prática da imoralidade, ser movida pelo ódio, pelo amor ao dinheiro e ao poder, sem jamais demonstrar um mínimo de remorso, de arrependimento ou tristeza pelos seus atos. E isto, anos a fio.
Teoricamente, é possível alguém ter uma capa de religiosidade e, por dentro, ser um lobo devorador. É possível alguém se passar por homem ou mulher de Deus e ainda assim não conhecer a Deus e nem a seu Filho Jesus Cristo. Estou me referindo a passagens da Bíblia como estas abaixo:
Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. (Fil 3:18-19 ARA).
Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. (Rom 16:17-18 ARA)
Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. (2Co 11:13-15 ARA)
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mat 7:22-23 ARA).
Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades. (Lucas 13:25-27 ARA)
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. (1Co 13:1-3 ARA)
Surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. (Mat 24:24 ARA)
Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. (Mat 24:5 ARA)
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graça (1Ti 4:1-3 ARA).
Acho que as passagens acima são suficientes para mostrar a preocupação do Senhor Jesus e dos seus apóstolos para com a presença de pessoas que não eram realmente convertidas em meio ao povo de Deus.
Acredito que há pessoas que resolveram se tornar cristãs, mas não pelo motivo correto. Foram admitidas nas igrejas, o que é extremamente fácil em umas e relativamente mais difícil em outras. Mas, uma vez dentro, assumiram um papel religioso externo – um descrente pode orar em voz alta, usar linguagem evangélica, contribuir para a igreja, cantar e ouvir sermões. E por serem pessoas de talento, capacidade ou terem tido sucesso na vida secular, foram consagradas pelas igrejas como presbíteros, pastores, líderes – em algumas igrejas isto é muito fácil. Pode ser que alguns deles consigam manter o papel por muito tempo sem causar problemas, mas a natureza não regenerada cedo ou tarde vai se manifestar na forma de ódio, amor ao poder, dissimulação, falsos ensinos, perseguição, intolerância, autoritarismo e a busca da própria glória.
Fica muito difícil dizer que uma pessoa não é convertida por causa de atitudes erradas e pecados cometidos, pois admitimos que um verdadeiro crente pode errar. Mas, pensemos bem: não será que a razão pela qual algumas destas pessoas continuam anos a fio fazendo estas mesmas coisas sem arrependimento e mudança de vida, indo, na verdade, de mal a pior, sem quebrantamento e contrição sincera, não é resultado de uma natureza não regenerada?
Infelizmente, tenho a impressão de que temos mais gente não convertida nos bancos e nos púlpitos do que imaginamos.
***
Fonte: O Tempora! O Mores! Divulgação: Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

12 COMENTÁRIOS

  1. Venho com esta mesma impressão, e lamentavelmente, isso já vem de um longo tempo.

    Seguir fielmente as Escrituras Sagradas, permite-nos formatar um molde , com mínimos aspectos de aceitação perante outrem – e , definitivamente, não vimos isso em muitos companheiros de banco , assim como nos pulpitos.

    AVIVAMENTO JÁ!!!!!!

    Que o Senhor JESUS CRISTO levante – obreiros e trabalhadores para uma colheita melhor frutífera.

    Gloria a Deus por tua vida!

    Em Cristo,
    Roberto

  2. É a mais pura verdade, por que é a Palavra avisando que iria acontecer, e é o que temos visto líderes que não nasceram de novo liderando um povo em sua grande maioria que só serve para inchar os locais de reunião e contribuir para o enriquecimento do líder.

  3. destes o inferno tá cheio e como uma praga,estão em todas as denominações…e,veja,não estou falando de satanistas infiltrados,não;estou falando daqueles que como Himineu e o outro querem ter a primazia,e têm!seus nomes são antigos:coré,datã,abirão…balaão…sambalate,tobias,gesém…judas iscariotes…hananias e safira…todos dentro do povo de Deus,mas,já eram ou se tornaram filhos do diabo!os fariseus,saduceus,que Jesus os chamou abertamente de filhos do diabo,que não entravam no céu e impediam o pobre povo de entrar…cada vez mais chego à conclusão:A salvação é individual!sem desmerecer nenhum ministério…é a verdade!!!!!

  4. É a pura verdade.

    Eu sou um exemplo disso:

    Conheci o evangelho em 1995 depois que Ayrton Senna morreu dia 1/5/1994, pois eu gostava muito da formula 1 porcausa dele. Eu era fã dele. E depois disso, pra mim o tal evento não tem mais graça.
    Nunca tinha visto uma cerimônia tão bonita como a dele; muita gente chorando, derramando lagrimas de tristeza, e eu fui um deles. Senti essa tristeza e ao mesmo tempo alguem me chamando quando eu via uma pequena imagem de Ayrton Senna no fundo das imagem do jornal.

    Dai então conheci a "evangelho", que não é o de hoje, á 30 anos atrás.

  5. o texto é a mais pura realidade, e isso entristece o coração,porque infelismente,são muitos os convencidos, por esses "ditos homens a serviço de Deus" e enganando uma multidão que desenfreadamente tem crescido em nosso meio, mais a palavra é sã, Santa e cristalina, pois tudo está escrito para nos adivertir, sobre os falsos profetas,as heresias,as fábulas, e nisso eu só tenho que agradecer, pois hoje sou livre, liberdade essa que não troco por nenhum tesouro desta terra, pois poder ser guiada pela verdade de Deus é para mim o maior tesouro que o homem pode ter enquanto vida, pois depois é o juíso e ai meu imão,é Deus frente a frente, e conforme a palavra serão jugados, agradeço a Deus a cada dia por pela sua verdade que liberta, e tem me libertado a cada dia, pois hoje, consigo ler um texto e discernir o q certo do q é enganoso, graças a Deus hoje na liberdade da santa palavra, consigo enchergar as pessoas, e se preciso for, jugalas diante da reta justiça, por isso amados irmãos oro para q Deus faça na vida dessas pessoas como ele tem feito na minha vida,descupe-me amados irmãos por usar esse espasso, para as minhas gratidões pessoais, é q felismente, sou livre por Deus, de um evangeliques barato e cheio de mandingas gospel, e hoje amados eu posso pensar e aquilo que me é de difícil compreenção o Senhor,tem me esclarecido, se serve de conselho estude a palavra, e deixe o autor dela lhe ensinar todos os dias, agradeço a Deus, por ter nessa terra homens dedicado, ao estudo da Sã doutrina, para ajudar a eclarescer pessoas como eu, que graças a Deus hoje liberta tenho buscado a lucides do Senhor.

  6. Mas,sinceramente:de quê se queixa o autor?Acaso não é proponente do Calvinismo?Não afirma o Calvinismo que é Deus que faz tudo no homem,até operar a obediência dele?Ora se Deus não regenera quem és tu,ó homem para inquirir a Deus?E se Deus quer que as vossas igrejas sejam atulhadas de falsos cristãos,que tem isso?Não tem direito o Oleiro de fazer o que quer do barro?Não é este o argumento da vossa soberania?Pois então;console-se com ele!!A única atitude que voces tem que assumir é aceitar e se conformar,poie Deus quer fazer isto e pronto!Tá fazendo.A paz!!

  7. Pessoal do Púlpito Cristão,

    O texto abaixo tem a ver com essa postagem. Gostaria de compartilhá-lo aqui:

    ABRA OS OLHOS

    Assim não dá
    Assim me desespero
    Estamos voltando
    Aos tempos de Lutero

    Onde está
    A nossa consciência?
    Se um dos motivos da Reforma
    Foi a venda de indulgências

    Pra onde foi todo discernimento?
    Não somos folhas levadas pra onde sopra o vento

    Povo, abra os olhos agora e veja
    Existem lobos dentro das igrejas
    Ensinam coisas que Jesus nunca ensinou

    Povo, não se deixe se levar por isso
    Não perca o foco, teu alvo é Cristo
    E Ele mesmo condenou
    O comércio na Casa do Senhor

    Deivison L. Barreto
    http://versosnoanverso.blogspot.com

    Agora que vocês leram, se quiserem divulgá-lo no site de vocês, fiquem a vontade! E eu ficaria feliz! rs.

    Abraço, fiquem com Deus.

  8. Trigo e joio crescem JUNTOS. Palavra do Senhor.
    O trigo possui a condição de discernir o joio. Também o joio consegue perceber o trigo. O trigo evita a contaminação intentada pelo joio. O joio insiste em contaminar o trigo. E assim ocorrerá até o momento determinado pelo próprio Senhor, quando o joio, então e glória ao Senhor, será, afinal, arrancado e lançado fora.
    Enquanto tal não ocorre, a mesma Palavra do Senhor nos instrui perfeitamente à aceitação da sondagem necessária que somente Ele é capaz de realizar em cada um de nós diariamente e com este trabalho divino podemos conhecer realmente qual a nossa condição e corrigir "erros de rota". O trigo gosta disto, embora doa. Contrariamente, o joio não gosta de tal trabalho divino, não estando disposto à mínima colaboração.
    Somos chamados à santidade, uma vida piedosa, num sentido bem prático, além de teórico, claro. Nisto, só o Espirito do Senhor pode nos conduzir, como fiel Consolador que é e produzir o Seu precioso fruto, para a glória NÃO dos homens mas de DEUS. Aleluia!
    A penetração da falsidade, que sempre existiu e existirá no meio da Igreja do Senhor, é preocupante somente quando a LIDERANÇA A FACILITA E PERMITE.
    Em suma, temos lamentavelmente hoje uma liderança evangélica que se mostra cheia de pragmatismo, descomprometida com a sã doutrina, preocupada com a glória terrena, não a dos Céus do Senhor, daí espaço alargado para a falsidade, que se mostra assustadoramente crescente no seio da Igreja. Basta observarmos, por exemplo, a facilidade com que se instalou em nosso meio a diabólica teologia da prosperidade.
    Oremos todos para que nestes dias o Senhor possa despertar, encorajar, libertar a liderança por Ele escolhida a fim de que verdadeiramente ame, viva e proclame com prazer celestial, ousadia e coragem, a SANTA PALAVRA, ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA por vir dEle para o homem, Sua carta de amor para todos nós. Que hajam mais pastores e demais líderes comprometidos com a sã doutrina, que sejam ousados, intrépidos em pregar TODO O DESÍGNIO DE DEUS, doa a quem doer. Certamente, assim comprometidos em crer, viver e pregar a sã doutrina, teremos melhores resultados no combate à falsidade.
    Não podemos continuar temendo confrontar os falsos, estejam eles na liderança ou não. Em amor, que ama a verdade.
    Oremos, vivamos e proclamemos, sem medo dos homens, a Palavra de Deus, confiados nos méritos de Cristo, no poder de Seu Bendito Espirito.
    Muita conversão e santificação ocorrerão.
    Amém.
    Só a Ele a honra, a glória e o domínio pelos séculos do séculos. Amém.

  9. A paz do Senhor Jesus Cristo! Reverendo, realmente estamos em dias conflitantes, nós, a igreja de Cristo Jesus, precisamos de um avivamento espiritual para nos ligarmos mais nas coisas do céus e não nos deixarmos levar por esses lobos desfaçados em péle de cordeiros que estão nos pupitos vomitando suas dotrinas cheias de armadilhas deturpando o verdadeiro evangelho. Que o senhor Jesus continue te dando saúde,sabedoria,desernimento e coragem prá divulgar a verdadeira PALAVRA DE DEUS.

  10. Caro irmão Augustus, infelizmente a liderança da igreja moderna não busca em oração (como fazia a igreja primitiva At.13:1,2)a direção para que o Espírito Santo lhes revele quem de fato no meio do povo tem Chamado divino para o exercício ministerial no reino de Deus. Quando não se tem Chamado divino eis aí a raiz de toda esta problemática do neo-pentecostalismo que você citou acima. E pior os resultados são: mundanização eclesiológica, impiedade(profanação do Sagrado)religiosa por aqueles que se dizem evangélicos, busniss gospel, etc., etc., etc.
    Resumindo meu irmão, Cristo se homem fosse nos dias de hoje não aceitaria o "gizuis" que eles pregam. Simples assim. N'ele em quem não há sombra de variação, sendo o mesmo ontem, hoje e sempre, FORTE ABRAÇO.
    GUTO.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui