Julgando os críticos ou criticando os juízes?

18
858
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Jonara Gonçalves

Assine o Blesss

Tem sido extremamente intrigante a forma como se tem atacado os chamados “críticos”. Toda vez que encontramos algo em desacordo com a biblia e protestamos, somos criticados por julgar ou somos julgados por criticar. É uma questão de lógica: Quem julga quem critica, logo, é um juíz. E quem critica o que julga, logo, é um crítico.Somos sempre barrados com as mesmas respostas:

“ – Cuidado! Não fale do ungido de Deus!” (Como se nós não fôssemos ungidos, ou seja, eles julgam que não somos ungidos).

“ – Não fale dessa forma, pois isso é falar contra o Espírito Santo, o que é blasfêmia, e este pecado não tem perdão.” (Esta bate o record! Eles creem que todo mover “retetense” é do Espírito, e julgam que blasfemamos).

“ – Você não tem mais o que fazer? Vai cuidar da sua vida e pare de falar dos outros!” (Dá vontade de rir! Ora, quem tem muito o que fazer, não tem tempo pra ler o texto do blog, nem para falar da vida “desocupada” do autor).

“ – Eu creio que Deus age como quer e quando quer. Por isso não julgo!” ( Uai! Subentende-se que somos uns néscios sem discernimento, porque “julgamos” não ser de Deus algo que procede dele. Além disso, eles julgam que Deus age como quer, mesmo que para isso ele tenha que conflitar com a sua própria Palavra).

Estas são algumas de várias respostas que recebemos, e todas com o mesmo denominador comum: Somos aqueles que temos o tal “ministério da crítica” e deveríamos cuidar de nossas vidas, deixar de julgar os “movimentos espirituais” e os “ungidos” de Deus. Mas será que a coisa é mesmo assim?

Em 1 Coríntos 6.2-3, Paulo nos respalda afirmando que se iremos julgar os anjos, quanto mais as coisas deste mundo!

“Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?”

Ele também nos ensina que quando somos julgados é porque somos repreendidos pelo Senhor para não sermos condenados com mundo:

“Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.”(1Co 12:33)

Mas creio que tais versículos não foram lidos ainda por muitos. Aliás, a Primeira Epístola aos Coríntios, aquela que fala da ordem nos cultos, do ensinamento sobre os dons e sobre a permissão de julgar, está desaparecendo das bíblias modernas.

A bíblia também ensina que além do dom de discernir os Espíritos (1Co 12:10), temos um discernimento próprio vindo da Palavra Viva e Eficaz de Deus, que nos faz saber tanto as intenções do coração, como o bem e o mal. (Hb 4:12; 5:14)

Com base em tudo o que é bíblico, e já com meu “ministério de crítica” a flor da pele, deixo aqui minhas críticas aos que me julgam e meus julgamentos aos que me criticam: Eles que se dizem tão santos, mas que nem ao menos são capazes de discernir os espíritos, a lógica dos dons e heresias pregadas, estão cegados pelo ilusionismo, ensurdecidos pelos gritos, mantras e euforias de um culto irracional. E assim, cegos, surdos e iludidos, sequer podem compreender o absurdo das suas premissas, caindo em óbvia contradição, julgando os críticos e criticando os juízes.

***
Jonara Gonçalves é Bacharel em Teologia, missionária e edita o blog Mulher Adoradora
Via: Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

18 COMENTÁRIOS

  1. A Bíblia Sagrada é tão importante pois sempre a um "Q" um meio durante todos esses séculos que se discute e tem também como por exemplo Jonara Gonçalves a escrever porque ler estas palavras, vamos de dizer sábias pois a Bíblia é assim e assim será como as parábolas, hoje você ler um texto e sempre encontra um algo a mais para seu próprio discernimento.

  2. "E assim, cegos, surdos e iludidos, sequer podem compreender o absurdo das suas premissas, caindo em óbvia contradição, julgando os críticos e criticando os juízes."

    É tem razão. E essas palavras servem também para a autora do texto pois onde está na Biblia que Paulo fala de ordem em culto na carta aos Coríntios??????? Só a epigrafe manipuladora é que diz isso.

    Veja a grosseria que fazem com as escrituras:

    Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
    1 Coríntios 14:23

    Se todos os CHAMADOS se reunirem num lugar!!! Se, Se…
    Como pode isto virar um dogma? Como podem fazer disto um ritual, uma liturgia? Quem pediu para fazer algum culto?? Cegos.

  3. Impressionante é a falta de argumentos. Não se argumenta razões. É por isso que a igreja neo pentecostal dá tanta enfase às passagens que dizem para não julgar. Mas é o texto fora de contexto. Julgar, no caso, seria como o fariseu que se exalta como santo e que não é como o pecador, que ao ver dele não merece misericórdia, julgar é julgar a vida alheia como se eu fosse o santo.

    Mas a igreja retem, segundo alguns intérpretes, o mistério da injustiça porque por ela se conhecem valores através do Espírito Santo.

    Há uma diferença entre julgar e avisar alguém do que ela não pode fazer. Então deixa tudo se tornar uma anarquia porque não se pode falar. Senão não haveria como pregar.

  4. É mesmo uma vergonha, usar como respaldo um título eclesiástico que lhes foram conferidos por eles mesmos para pregar mentiras como se fossem verdades.

    Texto maravilhoso!

  5. Amado, não basta apenas criticar…
    Eu sei que ha muita coisa grotesca em nosso meio, mas o que nos dar direito de debochar?
    Eu acho mais eficaz assim como voce fez nesse post, criticou e mostrou com citações biblicas; muitas veses não vejo isso.
    Use menos o deboche e mais a palavra como voce fez nesse, até por que as aberrações falam que tem fundamento biblico, e o nosso dever é denunciar o erro e não fazer piada do mesmo…

    Um abraço!!!

  6. A critica é uma atividade humana normal, pode ser feita por uma grande variedade de motivos, mas fato é que a critica de uma maneira geral deveria ser vista com mais naturalidade e menos com paixões,pois a critica boa digamos assim deveria produzir debate e em assim fazendo deveria servir para reflexões principalmente de terceiros que é no final das contas quem mais se beneficia da troca de palavras que a critica produz.
    Reprimir a critica é pior que a propira critica, quem reprime comete de fato um ato opressor e altamente critico.
    Quem critica a critica dizendo para não julgar, já julgou e deseja para seu segmento alvo de critica, total liberdade sem reprovação.
    As criticas no meio religioso em geral produzem muito ódio, causa muita rejeição, mais que em outros segmentos e o desprendimento para o debate não acontece.
    De qualquer forma, as vezes é melhor, mesmo tendo algo de bom para falar em forma de critica, ficar calado e deixar como está.

  7. Critica é uma coisa, fofoca é outra coisa. Na verdade esse Blog como muitos não publicada nada de construtivo, suas matérias provocam disseções e até mesmo contenda entre aqueles que somente deveriam amar. Fala-se muito contra o big brother mais o que os articulista desse blog faz além de falar daquilo que outros estão fazendo em favor do reino? Todo o conteúdo biblico das matérias inicia-se criticando os feitos de alguém, para dai expor um capítulo e versiculo da biblia para justificar que A e B estão fazendo errado, e o que vocês estão fazendo? é o certo.

  8. Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter. (Confúcio)
    Julgar não é condenar. "Não julgueis" é o chavão de gente que é conivente com o erro. A "igreja" tá uma zona e a pessoa vem com aquele papo furado de "não vou julgar, Deus é que tem que julgar. Pouco me importa o homem, estou olhando pra Jesus." Quem fala esse tipo de coisa é sábio ou alienado?
    Recomenda-se que as pessoas façam julgamentos coerentes. Aceito de bom grado ser julgado na mesma medida em que julgo os outros.

  9. Julgar na bíblia ,muitas vezes é fazer distinção do que é bom e do que é mau.Também quer dizer avaliar o caráter de alguém,ou um procedimento duvidoso.Diferente de pronunciar sentença de juízo sobre alguém,como um juiz tem de fazer.Por isso está escrito "Não julgueis pela aparência,mas julgueis pela reta justiça.".Ou seja não veja só com os lhos da carne,ou entendimento humano.As palavras de Jesus são julgamentos decisivos sobre a condição humana,em vários aspectos.Tudo o que Ele disse são sentenças eternas acerca do destino do homem.Repetir estas palavras não é julgar,mas pronunciar o que já foi sentenciado pelo próprio Deus.Esta é a doutrina protestante,"Só a Escritura".

  10. De forma simples mostrou uma realidade que vivem muitos cristãos racionais hoje. Coaduno com sua posição e também fico chateado quando os "ungidos" veem querer me dar sermão conclamando frieza espiritual minha em ta descredibilizando as ações de Deus através de fulano zé mané de tal.

  11. O texto é bem claro, e a passagem de Mateus 7:1 é usada fora de contexto, e texto sem contexto é pretexto para heresia.

    É apenas um conselho para que quando julgarmos alguém devemos estar cientes de que a régua que usamos para medir será a mesma utilizada para nos julgarem.

    Erroneamente dizem que Deus nos julgará com esse juízo que fazemos, como se a justiça dEle fosse em mesmo patamar e Mateus 7:1-2 fosse escrito em língua indecifrável.

    Nossa luta não é contra a carne e contra o sangue mas contra as potestades.

    Eu tenho convicção que ao ser um crente de Beréia que constata as ditas "revelações" pelos pregadores e similares à luz das Escrituras, estamos atentando aos conselhos de Cristo a nos afastar dos falsos, e estes falsos vêm em nome de quem mesmo? É isso.

    Pra mim funciona assim:

    Tá na Bíblia? Amem.

    Não? Então vai ver se eu tô na esquina.

    Concordo plenamente com o texto do tópico.

    Claudio

  12. Antes de julgar ou seja criticar devemos pedir direção e sabedoria a Deus, e principalmente orarmos pelas eresias e cituações, só acabamos com o mal com jejum e muita oração..A paz do Senhor Jesus..MAS COM TUDO E SEMPRE BOM ESTARMOS EM ALERTA POIS O DIABO ESTA SEMPRE ARMANDO CILADAS.ORAI E VIGIAR.AMÉM.

  13. e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
    Isso por misericordia e bondade de quem se dispoe a ajudar clareando as vistas do seu irmão.
    No entanto temos cada vez menos irmaos para, limpo nossos olhos, ajuda-lo com os dele.

  14. A questão é a seguinte na grande parte da liderança das Igrejas: "Você pode expressar a sua opinião, mas desde que concorde com a minha".
    O que eles querem é além de manipularem o seu ser como um todo, é manipular a sua opinião tbm!!
    A verdade é que "As pessoas vivem apegadas àquilo que traduzem como correto e verdadeiro, assim elas definem a realidade. Mas o que significa o correto e o verdadeiro? Meramente conceitos vagos e subjetivos… A realidade deles pode muito bem ser uma miragem. Podemos considerar que todos simplesmente vivem em seu próprio mundo, amarrados e cegados por suas crenças, não acha?"

  15. a questao é que o autor deste site, levanta questoes de alguns lideres religiosos sem entender melhor o contexto que uma palavra ou alguma expressao foi declarada, e comeca a malhar esta pessoa como se um lider religioso nao pode errar, e os comentarios sao da mais alta baixaria gospel, apenas criticas e palavras que nao procedem de um povo de Deus. A Biblia tambem fala:

    Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo. 1 Coríntios 3:11-15

    Romanos 14:12 fala que Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

    Nao seja juiz daquele que há de vir julgar este mundo, voce não é melhor quen ninguem nem mais santo que qualquer outra pessoa.. Se queres fazer um site que realmente edifique o Reino de Deus, tragam testemunhos de pessoas que estão fazendo diferenca aqui na Terra. Pessoas que manifestam o amor de Deus aqui na Terra. Isso sim, ajuda a encorajar a caminhada, nao um monte de fundamentalistas raivosos criticando figuras publicas cristas!~

    É lamentavel ver a intolerancia, que se travestem em defesa de um evangelho saudavel, sem heresias, mas o que fazem e escrevem aqui mostra seu lado farisaico, igualzinho aos tempos de Jesus, olham os cistos dos outros e tem um trava enorme no olho e nem percebe disso.
    HIPOCRITAS COMO JESUS CHAMOU A ESTES PALADINOS DA VERDADE!
    2000 ANOS SE PASSARAM E OS FARISEUS APENAS MUDARAM DE NOME E USAM OUTRAS FERRAMENTAS PARA ATACAR OS OUTROS QUE QUEREM BUSCAR UMA ADORACAO EM ESPIRTO E EM VERDADE.

    LEONARDO, MUDE O SEU DISCURSO NESTE BLOG, O REINO DE DEUS VAI AGRADECER…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui