E o Jeitinho Brasileiro?

5
787
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

PorAndrea Grace
É comum ouvirmos uma exaltação ao “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas. Há um jeitinho brasileiro para tudo: para não pagar uma conta, para ser atendido mais depressa em uma fila, para ludibriar um compromisso, para ganhar algo que não é lícito ou devido. Resumindo, “jeitinho brasileiro” é um termo simpático para caracterizar um comportamento antiético e, na maior parte das vezes, prejudicial a outrem.
Para os cristãos, o tal do “jeitinho brasileiro” é algo que não agrada a Deus. Em Provérbios 21, são elencados inúmeros comportamentos que diferenciam o justo e o ímpio. E se analisarmos detidamente, muito dos comportamentos atribuídos aos ímpios, são também aqueles que se enquadram dentro do modo brasileiro de ser.
Um exemplo disso, é descrito no versículo 6: “Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte”. Mentir, subornar, sonegar – verbos tão conhecidos e praticados no nosso país – são caminhos que levam à morte, segundo a Palavra de Deus. Aliás, mais do que levar à morte, são caminhos buscados, ou seja, trilhados por aqueles que estão espiritualmente mortos.
No versículo 10, lemos: “A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos”. O egoísmo, o jogo de interesses e a inveja tem sido uma constante nas relações sociais dos dias atuais e tais comportamentos nos distanciam do segundo mandamento da lei de Deus que preconiza que amemos ao nosso próximo como a nós mesmos. Cada vez que agimos contra os nossos irmãos, estamos ferindo também o nosso relacionamento com Deus, pois, de acordo com as palavras do próprio Jesus: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).
O nosso comportamento diz muito daquilo que faz morada dentro de nós, “porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lucas 12:3). Um coração cheio de Deus não se alegra com a maldade, com a prática que fere o próximo e com a própria satisfação, em detrimento do mal alheio. O coração onde Deus habita transborda amor e o amor, como descreve Paulo, em sua carta aos 1 Coríntios 13: 4-6 : “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade”.
Essa é uma boa reflexão para pensarmos um pouco a respeito dos valores que nos são incutidos pelo pensamento moderno e que tanto se chocam com aquilo que Deus espera de nós; para reavaliarmos as nossas práticas como brasileiros cristãos, que procuram vivenciar a vontade do Pai.
“O homem ímpio endurece o seu rosto; mas o reto considera o seu caminho” (Provérbios 21:29). Que o Senhor nos dê a clareza de reconsiderarmos os nosso atos para que não o venhamos a ferir e para que o amor de deus resplandeça sempre em nossas ações e em nossas vidas.
***

Texto de Andrea Grace, direto da UMP da Quarta. Divulgação: Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

5 COMENTÁRIOS

  1. Prezados, a paz.

    Muito bom o relato que foi postado.
    Que nós possamos refletir no que acabamos de ler.
    Ser cristão não é uma brincadeira, não podemos nos dizer cristão por modismo, eu para passar um ar de correto para conseguir alguma coisa.
    Não temos que querer algo, temos que ser algo!
    Ser cristão não é simplesmente se declarar e pronto, é muito mais que isso!
    Ser cristão é carregar o nome de Cristo como herança!
    O que você esta fazendo com esse nome?
    Será que você esta dando bom testemunho onde você mora, estuda, trabalha, e etc.?
    Será que você esta cumprindo o ide do Senhor, ou você esta apenas tirando proveito de Deus?
    Como diz em Salmos 1 verso 1 e 2:

    “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

    Será que você esta seguindo os conselhos e os caminhos dos ímpios, ou esta tendo prazer na palavra de Deus, meditando nela de dia e de noite?
    Temos que parar de dar ouvidos as coisas desse mundo, que essas coisas vão nos levar ao pecado, e todos nós conhecemos o salário do pecado!
    Vamos dar ouvidos ao que Deus nos diz, para que nele consigamos alcançar a vida e vida com abundância, como diz em João 10 verso 10:

    “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. “

    Que Deus possa abrir os nossos olhos espirituais!
    Há Deus toda honra, toda glória e todo louvor!
    Fiquem na paz!

  2. De maior relevância esse texto, temos que reavaliarmos nosso comportamento Cristão para não cometermos pecados inocentes. Se faz preciso muito cuidado ao usarmos a palavra e cometermos e ou usarmos frases desconexa ao feitio cristã, jamais sejamos marionetes e não usemos de misacenem

  3. A minoria dos brasileiros são bons, honestos e justos.
    Tava discutindo com minha sobre uma comportamento condenável do brasileiro e ela me disse "você tenta ser certinho num país de gente errada."
    Meu pai disse que é certo vender o carro e falar dos possíveis defeitos que ele tem… Um tio meu o olhou com uma cara feia.
    Tenho pena de mim mesmo e daqueles que fazem a sua parte e estão cientes dessa coisa medonha que é o brasileiro padrão. Este país não tem jeito porque o povão não tem jeito.
    Estou pensando em ir estudar e trabalhar no Canadá, vou juntar uma grana boa e pensar seriamente nisso. Tô de saco cheio do Brasil, não aguento mais esse país.

  4. Cansado de ser exemplo numa Terra sem exemplos?

    Se esforçando pra ganhar almas? Manter frutos? Faz visitas? Visita enfermos? Visita os fracos, cansados e desanimados? Discipula alguém? Se só estuda e "analisa" a conjuntura, já está perdendo a guerra fioooo.

    Que tipo de cristão tenho me deparado, frustrados e paralisados com um mundo descrito por Cristo…apostasia, anti-ética, etc. tem em todo lugar.

    E não cansemos de fazer o bem…
    E no Senhor nosso trabalho não é vão…

    Ninguém é perfeito, mas não perca a visão do
    Reino.

    Vamos que vamos, parar, por quê?

  5. O mais triste é ver que mesmo entre os que se consideram cristãos, a grande maioria é ainda impia. Eu moro em Curitiba, uma cidade de gente em sua grande maioria que professa ser cristão, porém, é uma cidade que fede impiedade em cada centímetro cúbico. Talvez o trânsito seja o ambiente em que as pessoas mais manifestem o quanto são impias… Já fui vítima de inúmeras maldades cometidas de forma gratuita no trânsito curitibano, por pessoas com grandes adesivos com frases bíblicas coladas em seus automóveis. Contudo, esse comportamento agressivo, provocador e iracundo, é apenas reflexo do que habita dentro dos corações daqueles que estão atrás do volante, pois os que são misericordiosos assim o serão em todo lugar, assim como os ímpios tbm demonstram a impiedade dentro deles em todo lugar… Isso é terrível, é desolador, pois além de ser um escândalo para os incrédulos, também levará muitos cristãos a sofrerem o juízo de Deus, pois o Senhor é vingador da impiedade.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui