De que tipo de Papa precisamos?

28
499
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Walter McAlister
“O trono de São Pedro está vazio”, diz a manchete do jornal O Globo, com seu senso infatigavelmente dramático. Quem vai ocupar esse lugar tão importante e tão emblemático? Por que o Papa Bento 16 renunciou ao papado? Que correntes sinistras correm por baixo dos corredores do Vaticano? E, afinal, o que isso significa para o conceito do papado e da própria Igreja?
Tive a oportunidade de assistir a comentaristas da televisão americana, que protestaram acerca da necessidade de um Papa nascido nos Estados Unidos. Afinal, disseram eles, a Igreja precisa se modernizar e se adequar aos movimentos sociais dos nossos tempos. E que país estaria mais na crista da onda das grandes mudanças sociais do que os próprios EUA?
Outras pessoas, por sua vez, defendem um Papa da América Latina ou da África, em virtude de a esmagadora maioria dos católicos do mundo viverem nos continentes do hemisfério sul. Não faltam jornalistas e articulistas para opinar, cada qual com a sua visão do que a Igreja “precisa” ser ou fazer. Afinal, dizem, “o mundo muda e a Igreja precisa se adequar ao mundo”.
Na minha opinião, o Papa deve ser um cristão. Apenas. Um cristão. Precisa ser alguém que ama Deus e seu Filho, Jesus Cristo. Precisa ser alguém que ama o seu rebanho. Precisa ser alguém que dá mais importância ao que está escrito nas Sagradas Letras do que ao que está escrito nos jornais mundo afora. Precisa estar pronto para sangrar pela Igreja Romana — que não anda bem das pernas e que abriga sob a sua sombra liberais, conservadores, pedófilos, carismáticos, piedosos, agnósticos, verdadeiros santos, verdadeiros farsantes, crentes de verdade, espíritas-católico-romanos, adoradoras de Gaia, frades mendicantes, políticos sagazes, pessoas de oração e silêncio e revolucionários dispostos a empunhar armas. Sim, sob esta denominação, Igreja Católica Apostólica Romana, há de tudo. Há tanto de tudo que muitos evangélicos, provavelmente a grande maioria, creem que seja impossível ser um católico e ainda ser cristão.
Como já falei no meu livro O Fim de Uma Era, uma afirmação categórica como essa nos põe em perigo de pecar contra Deus. Afinal, durante os primeiros 1.500 anos da era cristã a única igreja no mundo era a Católica (se bem que divida entre Roma e Constantinopla). E, além do mais, tenho amigos católicos que conheço como pessoas de real experiência com Deus. Não posso negar essa realidade.
O que mais me chama a atenção é que todos têm opiniões fortes sobre os grandes movimentos ditos cristãos. Todos têm sentimentos fortes a favor ou contra A, B ou C. Mas, poucos têm um olhar para dentro de si tão crítico como têm para fora.
Em vez de perguntar de que tipo de Papa a Igreja precisa, devemos perguntar que tipo de membro a minha igreja precisa que eu seja? Que tipo de pai meus filhos precisam? Que tipo de marido a minha esposa precisa? E que tipo de discípulo Deus quer que eu seja? Todos querem opinar sobre a escalação da seleção brasileira de futebol. Mas poucos calçam um tênis para dar uma corridinha e eliminar aquele pneuzinho que anda crescendo na cintura. Todos querem salvar as baleias. Mas muitos jogam seu lixo à beira da estrada esperando que alguém limpe o meio ambiente. Todos querem que nossos líderes sejam bons governantes – honestos e retos. Mas muitos passam o próximo para trás e transgridem a lei no trânsito se não houver uma fiscalização eletrônica para multá-los — dando cortadas e andando pelo acostamento ao sinal de um engarrafamento.
Qual é o maior problema da igreja? Diga comigo em voz alta: O MAIOR PROBLEMA DA IGREJA SOU EU.
O que acabei de dizer, mesmo não se aplicando a você, certamente se aplica a mim. Sou um pecador salvo somente pela graça de Deus. Mas essa graça precisa ser operante. Preciso fazer por onde, me lançando nas misericórdias de Deus. Pois o que tenho eu com o Papa que será eleito? Isso diz respeito a 120 cardeais em Roma. O que me cabe fazer é cuidar dos meus pés, das minhas mãos, dos meus olhos e dos meus ouvidos. Acima de tudo me cabe cuidar do meu coração. Pois é do coração que depende toda a minha vida.
Na paz,
+W
***
Espero que leie e deixe a sua opinião.
Walter McAlister é Bispo Primaz da Igreja Cristã Nova Vida. Escreve em seu Blog Pessoal. Divulgação: Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

28 COMENTÁRIOS

  1. Tenho um grande amigo que é catolico emposso dizer que em termos de conduta (amor, paciencia, perdao e etc) e conhecimento biblico ele da um banho em muita gente nas ditas igrejas gospel. Protestante, católico, presbiteriano, batista, metodista e etc são simples rótulos, a verdadeira igreja é a de Cristo, não uma denominação, mas sua essência. Ela é a Igreja dentro de "igrejas".

    Não vejo esse meu amigo adorar mais os ditos Santos do ue muita gente adora lideres Evangélicos da atualidade, lhes entregando uma fidelidade e uma autoridade que esses apóstolos, patriarcas, paipostolos e etc não tem.

    Não vejo meu amigo católico adorando são Paulo mais do que a grande massa Gospel adora o Thalles, Fernandinho, Hillsong e por aí vai.

    Sinceramente para algumas pessoas basta o selo gospel e algo magicamente se torna de Deus, sem esse rotulo nada presta.

    Misericórdia de nós senhor.

  2. Precisamos?Precisamos "quem",cara-pálida?Nós não precisamos de nenhum papa.Pra nós é indiferente se ele for menos herege ou não,afinal todos eles são em menor ou maior grau.Todos eles sabem e toleram,quando não fomentam,a pedofilia e todo tipo de aberração contra o evangelho de Cristo.Não tem com aliviar esta opinião,só mesmo não querendo ver.E todos os católicos que conheço.mesmo alegando ter experiência com Deus,não largam a mariinha,o tião, zé,e todos os outros defuntos que eles invocam em suas sessões espíritas ,em suas catedrais.E pela bíblia o Apóstolo de Cristo,Paulo(esse sim verdadeiro),manda "…com os tais nem comais…"Sendo assim enquanto eles não manifestarem desejo de mudança,só podemos cuidar da nossa própria vida espiritual,aí sim,concordo contigo.

  3. Como diria aquela musica Eu quero é Deus. E não um papa ou pastor que se coloque como um. Eles vem com aquele papo de pastorear o irmão, mas no fundo querem escravizar e controlar até o dinheiro que sê dá na igreja. Alguns te pastoreiam com o que sê tem na carteira. Se muito até almoçam com vc, mas se temos pouco, imploramos para ser atendido por ele.
    Pelo amor de Deus. Queremos é Deus…..

  4. Concordo com o A. Cardoso. Me causou tristeza o ecumenismo do Walter McAlister, sempre admirei suas pregações, agora penso em não comprar seus livros.
    Em Cristo
    Gilberto

  5. Acabei de ler o livro o fim de uma era do bispo McAlaister foi uma leitura reveladora. O relativismo teologico, o liberalismo, que tem desmoralizado a igreja evangelica, agora, derrubam os alicerces da igreja romana. A ICAR que tem como uma das grandes virtudes, o centralsmo no comando, chegou aos nossos dias nesta crise, imagimem as igrejas evangelicas.Há igrejas "evangelicas" para todos os gostos, a pulverizaçao de denominações sem comando, sem rumo, com teologias distocidas, relativizando tudo, cada pastor inventa sua regrinha de fé. Deus …

  6. COMO DISSE O AMIGO ACIMA NÃO PRECISAMOS DE NENHUM PAPA, E COM CERTEZA ELE VAI FAZER O POSSÍVEL PARA REESTRUTURAR A IGREJA CATÓLICA,E MUDANÇAS PARA O SE ACABAR COM ESSAS HERESIAS E SUJEIRAS TODAS NÃO VÃO ACONTECER.
    SE COMEÇASSE DESSE PRECISARÍAMOS DE MAIS ALGUMAS CENTENAS DE ANOS PARA SURTIR EFEITO

  7. Realmente: O maior problema da igreja sou eu. Bem vou orar pedindo a Deus que traga a solução, primeiro pra minha vida, depois pra minha família, logo depois para minha denominação, e que se estenda a todo mundo.

  8. Concordo que devemos olhar para nós! Jesus disse: "porque nos preocuparmos com o cisco no olho do próximo, quando temos uma trave no nosso!" Agora, nossa posição é que a Salvação é somente através de Jesus Cristo. Isso a Igreja Católica Romona ainda não aceitou e nem ensina a seus fiés!

  9. Concordo que devemos olhar para nós! Jesus disse: "porque nos preocuparmos com o cisco no olho do próximo, quando temos uma trave no nosso!" Agora, nossa posição é que a Salvação é somente através de Jesus Cristo. Isso a Igreja Católica Romana ainda não aceitou e nem ensina a seus fiés!

  10. Cardoso, precisamos do papa sim. E sempre foi assim. Desde a ascensão de Cristo. Igrejolas como a sua, vem e vão na velocidade de um piscar de olhos e alçam voos tão altos como os de uma galinha. A Santa Igreja está aí desde o início do cristianismo. Converteu todo o planeta, levou a palavra de Cristo a todos os cantos. Sofreu e sofre por isso, mas com muito orgulho. Lutou contra os cátaros e -graças a Deus – venceu. Lutou contra os maometanos que destruiriam o cristianismo e venceu. Lutou contra o comunismo ferrenho, assassino e covarde e vem vencendo. Lutou contra a revolução francesa, perdeu a primeira batalha, mas vem vencendo todas as outras. Luta contra modismos, seitas, orientações, políticas e nunca perde uma guerra. Sempre vence. Sabe pq? Te ensino. Pq Cristo não mente. Cristo não erra. Pq Cristo, Nosso Senhor, disse a Pedro – o primeiro papa:

    Bem aventurado és Simão Barjona, porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos céus, e eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus“(S.Mateus, XVI, 16-19)

    As portas do inferno não prevalecerão sobre ela, disse, Cristo, O Nosso Senhor.

    Tentam, diabólicamente, deturpar esta passagem, mas não conseguem, nunca conseguiram e nem conseguirão. Sabe pq? Pq Cristo não mente. Cristo não erra. E as portas do inferno nunca prevalecerão sobre ela.

    Os tempos são de guerra, a.cardoso. Convertei o quanto antes à Igreja de Cristo. Lutemos, assim como faz a Santa Igreja. Vençamos, assim como nos ensinou o Santo Cristo.

    No Coração de Jesus e Maria, sempre e sempre.

  11. eh meu amigo vc disse tudo.. na verdade muitas das vezes nós julgamos tanto os outros que acabamos esquecendo de nós mesmos, ou seja, nos tornamos hipócritas iguais aos fariseus que condenaram Jesus…
    por isso temos q mudar nossas atitudes amarmos o nosso próximo mas sem se preocupar se o q ele faz é certo ou errado, pois afinal a salvação é individual neh?
    pregamos o amor a todos mas não devemos julgar.

  12. Ruim com o Papa, pior sem ele.
    Se a igreja catolica afrouxar vai sobrar para o mundo cristão. É igual aquela historia, seu vizinho é chato, mas resolveu mudar e entrou no lugar gente barulhenta e bebada, e ai?

  13. "Os jornalistas teleguiados da imprensa brasileira já estão clamando por um papa "aberto ao mundo moderno". Desculpe lhes contradizer, "jornalistas", mas a amizade com o mundo é inimizade para com Deus.

    Esse "mundo moderno" que eles se referem é o próximo papa apoiar o casamento gay, aborto, homossexualismo. Estão até dizendo que o próximo NÃO deve ser conservador para "chamar os jovens"

    Me poupem!! Isso não vai acontecer, por que o bom Deus não vai permitir. Rezemos para que o próximo papa seja sim Conservador e fiel a Tradição apostólica de 2 Mil anos da Igreja.

    Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo está no comando!
    Peço que antes de falarem mal da Igreja Católica leiam o que ela ensina e prega, esta tudo no Catecismo da Igreja Católica e também no Catecismo Jovem (YouCat). Paz e Bem!

  14. Eu não falo pra católicos,sua opinião a meu respeito não me importa,e seus delírios inúteis são próprios de cegos à beira do abismo.Não vou nem dormir!!!

  15. ja li, muitos comentarios seus antes. e tenho aprendido com alguns e este é mais um que acima de questoes religiosas, tem realmente um bom sentido, eu ainda nao tinha visto as coisas por este lado, ouvir uma entrvista de um jornalista "influente" aqui na minha cidade que dizia que esperava um papa liberal que olhasse com carinho para as questoes homossexuais,aborto,eutanasia.
    entao é isso que muitos liberais e esperam.
    digo isto acima de questoes doutrinarias.

  16. Eu não escrevo para católicos.Sua opinião a meu respeito não me interessa,e não me interesso por delírios de cegos à beira do abismo.Não vou nem dormir!!!

  17. ESPETACULAR VISÃO… PARA QUE TANTOS PAPA, TANTOS CATÓLICOS OU TANTOS CRISTÃOS… SE O MÍNIMO DE SENSATEZ QUE TEMOS QUE FAZER, SOMOS INCAPAZES DE DE ASSUMIR NOSSA IDENTIDADE CRISTÃ NEM DENTRO DE NOSSA PROPRIA CASA!!!

  18. Amado irmão, ok que não fale para católicos, mas infelizmente vc escreveu e não falou. Não escutei sua voz, mas li suas palavras. Caso não queira ser lido por "a" ou "b", crie um filtro de acessos ou respostas. Caso não consiga, infelizmente, quando escrever vai ter a resposta mesmo que não queira lê-la.

    Não tenho opinião a seu respeito, nada que escrevi foi sobre "seu respeito" até pq te respeito. O que escrevi foi sobre respeito de Cristo e da Santa Igreja aos quais, além de respeitá-Los, amo.

    Meus delírios inúteis são os plantados e ensinados por Cristo. Perpetuados e transmitidos pelo magistério da Igreja Santa Una Apostólica e Romana sob a condução do Espírito Santo de Deus.São inúteis para os admiradores dos inimigos de Cristo. Para os que se revoltaram contra Ele e os Seus.

  19. Discordo quando o autor do texto diz que a única "igreja" que existiu durante 1500 anos foi a católica, ou melhor, se personificou na católica. Não acredito que todos os irmãos que tão avidamente seguiam a doutrina critã se submetessem ao paganismo católico de Constantino e sua mãe. Penso que eles ficaram e talvez ainda estejam no anonimato das montanhas da sabedoria de Deus.

  20. WOS,quando é que vcs vão ouvir que há um abismo intransponível entre nós PROTESTANTES e católicos?Convidar a nós para rezar é uma ofensa.Querer nos impingir a tradição católica,chamando-a de fiel e atribuindo-lhe 2000 anos é dose!!!Aqui é O lugar de falarmos mal da igreja católica!Sim sempre falaremos mal e mais;condenaremos com todo o juízo da Palavra de Jesus!!O vinho aqui é "sem mistura!"Ou voce acha que nós nos submeteremos a pedófilos,estupradores de crianças?Acha mesmo que há conciliação entre nós e vós?Poderia um servo de Jesus aceitar isso mesmo que por um instante?Digo que não!Não leremos seus escritos heréticos,pois sabemos que ela há muito se rebelou contra a Escritura,e isto nos basta!!

  21. Hoje mesmo o seu papa renegado,se afastou da "igreja Santa"por descobrir uma REDE DE PROSTITUIÇÃO HOMOSSEXUAL" /28/02/2013.É essa igreja com essa liderança que voce ama?é esse proceder que o Espírito Santo ensina na "sua igreja"?São ou foram ensinados por CRISTO?Quanto a acesso aos filtros,já esta escrito no cabeçalho do blog;ENSINO REFORMADO,ou seja-PROTESTANTE.Está bem claro que este lugar é para criticar e condenar as heresias da igreja católica.Não vamos aos seus blogs nos defender de nada,pois não nos interessa nos aprofundar nas coisas de satanás.Se voce quiser ler o que está escrito neste blog,fique a vontade,mas criticar a doutrina protestante sendo voce católico,é uma grosseria invasiva.

  22. concordo, mas pedofilia.estuprador.adulterio. so tem mesmo na igreja catolica. dentro das nossas evangelicas. realmente nao existe isto.dentro das nossa igrejas NAO EXISTE, E SIM CONDENAREMOS MESMO AQUI É O LUGAR DE CONDENAR-MOS MESMO. e por isso ha anos luz de distancia entre noós e os catolicos. pq aqui quando acontece algo a gente nao fala para a imprensa. a gente simplesmente nao toca no ungido de Deus.
    para que um papa. aqui nos temos é varios apostolos e apostolas.
    assim seja

  23. Amado irmão, qto ódio?!

    Percebe-se um falta de conhecimento histórico e entendimento em suas rasas palavras. A paz de Cristo tome conta de sua alma. A Luta é ferrenha, irmão, mas, ja te ensinei. Cristo não erra e assim confiou a Sua Igreja a Pedro. Faço da Igreja Dele, a minha e sigo magistério que é o mesmo desde os ensinamentos de Cristo e que aí continuam na sucessão apostólica. Rezemos pela Santa Igreja. Una e Santa. Católica e Apostólica. Rezemos pelo papa, sucessor legítimo dos apóstolos, sob o primado de Pedro. Cristo não erra irmão.

    No início era só Deus e Seus amados anjos. Alguns destes se rebelaram contra Deus, pq queriam mudança, uma revolução. Lúcifer se achava mais perfeito que a própria perfeição. Os seus seguidores tbém o assim achavam e se voltaram contra Ele. Achavam que sabiam mais e que eram melhores. Pobres anjos. Tão especiais, mas tão errados.

    No início era somente a Santa Igreja e seu magistério. Alguns de seu magistério se rebelaram contra ela, pq queriam mudança, uma revolução. Lutero se achava mais inspirado que o próprio Espírito Santo de Deus. Os seus seguidores tbém assim se acham e voltam conta a Igreja de Deus. Acham que têm inspiração divina mais do que os confiados por Cristo. pobres protestantes. Tão especiais, mas tão errados.

    Que Maria Santíssima, Mãe de Meu Senhor, interceda por ti.

    In Corde Iesu et Mariae, semper et semper.

  24. Ódio de vc porquê?Não tem motivo pra isso.Mas é muita cara de pau,vir num blog protestante e ousar contradizer as nossas doutrinas,sendo vc católico.Se não quer ser reprovado,por que entra no site?Se é só pra ler,porque não fica calado?Voce não tem nada a contribuir com nossa espiritualidade.Esta atitude é própria de quem quer confusão,ou não tem noção nenhuma de educação.Não se dá opinião na casa dos outros,muito menos se intrometer em assuntos que não lhe são pertinentes,pois vc não é protestante.Pensei que seria bastante te repreender,mas não adianta.Siga o seu caminho sepultura adentro.

  25. Essas coisas existem sim,contudo não há uma "OTORIDADE" eclesiástica a aprovar tal comportamento.Nós como protestantes temos liberdade para condenar os erros de outros protestantes como nós.Não temos que abaixar a cabeça e amordaçar a boca,porque um homem sem moral resolveu aprovar crimes contra crianças.Podemos denunciar á polícia qualquer um que praticar tais coisas,mas aqui mesmo em Niterói um "padre" foi filmado mantendo relações sexuais com uma menos e não vai preso. Taí no noticiário.Cada igreja é independente para fazer a justiça da Palavra de Deus, que não é o caso dos católicos,pois seu papa aprova tudo que é safadeza de padres pelo mundo todo.

  26. Amado irmão, se me desejas a morte – conforme vc disse – na sepultura, eu te desejo a vida. A vida em abundância. Trago aqui a Luz da verdade, a palavra de Cristo ensinada há séculos pela Igreja Dele. Os que habitam na escuridão se incomodam, verdade, não gostam da Luz. Adentrando a Luz divina aos seus olhos que lêm esta mensagem, digo.

    Arrependa-se já! Ainda há tempo.

    Converta-se à Igreja de Cristo!

    Creia em Deus Pai, Todo Poderoso, criador do céu e da Terra e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso, donde há de vir e julgar os vivos e os mortos. Creia no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

    No coração de Jesus e Maria. Sempre!

  27. O CATOLICISMO QUE VEM DE PRATICAS PAGAM,ONDE NAO PARAM E NEM VAO PARAR COM ESSA IDOLATRIA;

    DIZER QUE A IGREJA PAGÁM TEM MUITOS ANOS, É CLARO ELA NAO NASCEU EM CRISTO;. NASCEU COM O GOVERNO ROMANO E PATROCINADO PELO GOVERNO ;.POIS CRISTO E OS APOSTOLOS NAO FAZIAM RITUAIS PAGAOS E NUNCA TIVERAM TEMPLOS.,

    O VERDADEIRO CRISTAO NASCEU NO CALVARIO PELA FÉ NAQUILO QUE CRISTO FEZ, ALIAS O VERDADEIRO CRISTAO FOI ESCOLHIDO ANTES DA FUNDAÇAO DO MUNDO.,

    ONDE JÁ SE VIU BUSCAR OU PEDIR UMA AJUDINHA PARA SANTO INACIO OU SANTO JORGE PARA SER ATENDIO OU ACEITO POR DEUS, O SACRICIFIO DE CRISTO FOI PARA MORAR EM NOS E NOS SERMOS MORADA (DEUS DENTRO DO HOMEM)

    PORTANTO O CRISTAO É A PROPRIA IGREJA DE CRISTO E CRISTO E O NOSSO APOSTOLO E BISPO DA NOSSA ALMA., PENSA BEM

    GRAÇA E PAZ

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui