A tragédia de Santa Maria: Deus está do lado dos que sofrem

7
530
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Leonardo Gonçalves
Tragédias como a de Santa Maria – RS costumam sucitar o debate sobre a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Um debate besta, diga-se de passagem, uma vez que a Biblia afirma tanto uma coisa como a outra. É verdade que não podemos explicar o paradoxo, mas podemos aceitar a verdade revelada e crer que Deus é poderoso até mesmo para extrair o bem do mal, redimindo a dor das familias enlutadas.
Mesmo assim, os coraçoes sensíveis costumam perguntar-se: “Onde está Deus em uma hora assim?”. De certo, é uma pergunta complicada, mas pode ser dissipada à luz do evangelho: Jesus sempre se posicionou ao lado dos sofredores. Creio que em momentos assim, devemos recordar este fato. Jesus se interessa em nosso sofrimento, pois ele mesmo experimentou na carne o que é sofrer. Ele é empatico à nossa dor.
Em lugar de perguntar onde está Deus em meio à tragédia, devemos recordar que todo caos neste mundo foi desencadeado pelo pecado. Este mundo nao é mais aquela criaçao original de Deus, porém o Senhor promete em sua palavra que haverá um dia em que ele restaurará todas as coisas. Naquele dia, diz o profeta-apostolo, “Ele enxugará dos olhos toda lagrima, e já nao haverá morte, nem pranto, nem clamor ou dor” (Ap 21.4). Até lá, no entanto, permanece a máxima inexoravel: “no mundo tereis afliçoes”.
Creio que em lugar de içar dedo acusador, a igreja deveria se posicionar ao lado dos que sofrem, pois é lá que Cristo está. Como corpo de Cristo, precisamos levar consolaçao aos coraçoes dos parentes das vitimas desta catastrofe. Em lugar de perder-nos em debates teologicos que nao vao levar a nenhum lugar, e ainda aprofundarao a dor no coraçao de quem perdeu um pedaço de si, devemos levar esperança onde ela está prestes a extinguir-se.
Aos profetas despiedados, evangelicos sem evangelho, urubus religiosos cujo oficio no ultimo dia tem sido insultar a memoria das vitimas do incendio em Santa Maria lançando em rosto seus pecados, gostaria de fazê-los recordar as palavras de Jesus no evangelho de Lucas, muito propicias em tempos de calamidade:
“E naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:1-5)
Que Deus abençoe as familias das vitimas do incendio em Santa Maria. E que Deus fortaleça a igreja gaúcha para ser “a fortaleza do necessitado na sua angústia, refúgio contra a tempestade” (Isaias 25.4).
***
Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

7 COMENTÁRIOS

  1. É uma pena esse tipo de postura da igreja!

    Não consigo imaginar Lutero, Calvino ou Knox agindo dessa maneira.

    Eu queria saber quantos desses jovens são desviados, quantos desses jovens viraram as costas para Cristo, quantos estavam lá por desobediência aos pais….

    Isso deveria servir de lição para os jovens que querem "curtir a vida" e querem deixar a decisão de seguir a Cristo apenas para a velhice.

    Infelizmente os jovens de Santa Maria não tiveram tempo de voltar atrás.

  2. Novamente…É ensurdecedor o silêncio tumular dos entitulados líderes, bispos, apóstolos, patriarcas a respeito dessa tragédia.

    Será que essa gente está orientando seus subordinados sob a ótica colocada neste texto?

    Claro que não, Mamon não dá tempo para isso…

  3. leonardo nao entendi a colocaçao profeta , apostolo ,tais falando de joao ou de jesus ,me explica ai vai pois me ficou uma lacuna neste texto , que por sinal muito bom ,fik na paz .

  4. Uma coisa é certa é a hora da compaixão, de chorar com os que choram, mas também acho que é o momento oportuno da igreja explicar sobre a salvação. Quantas vidas (se não todas) naquele lugar morreram sem Cristo? Quantos desviados, quantos filhos de crentes haviam naquele lugar? Me entristeço quando vejo "crentes" camuflarem o pecado quando se trata de um filho, de um parente, de um amigo, não vi uma, mas inúmeras vezes em lápides (de filhos de crentes) frases como "ele amava Jesus", coisa que não coincidia com o proceder de tal pessoa, ao invés de camuflar essas lápides deviam conter exortações aqueles que ainda tem a chance de aceitar a Cristo, aquele ao qual Deus ainda tem dado tempo para o arrependimento. Eram jovens com muitos sonhos com certeza, lutando por um diploma de nível superior, presos (talvez) as coisas desta vida, fazendo seus planos, mas esquecendo-se que Deus da última resposta, que não temos o poder de conter a nossa vida, não temos a escolha de viver 20/50 ou 80 anos, que nossa vida é passageira.
    Que Deus conforte a cada família, que neste mar de lamento possa ressurgir famílias restauradas e acima de tudo salvas, a dor (para um conhecedor da palavra) teria, mas seria menor se tivéssemos a certeza de que o sofrimento deste mundo passou, e que na glória sera só regozijo.
    Orem irmãos, mas exortem, a maior preocupação de Cristo era com a salvação de seus discípulos, ele exortava, ele repreendia, mas ele também tinha misericórdia.

  5. O post mais centrado e Cristão que li.
    Realmente, que nós possamos agir acolhendo estes familiares com tanta dor.
    Que Deus abençoe e console estas pessoas

  6. E LAMENTAVEL ONDE PESSOAS SAO CONTROLADAS PELA MIDIA,E PRINCIPALMENTE PELOS LIDERES RELIGIOSOS QUE SE DIZEM DONOS DA VERDADE ONDE PORDEM REVALECE A LEI DO MAIS FORTE,ACORDEM IRMAOS DEIXEM DE SEREM MASSA DE MANOBRA DESSES RELIGIOSOS,ELES NAO SE INPORTAM COM VOCE,FIQUE DOENTE,DESENPREGADO E FRACO NA SUA FE QUE VERA QUEM SAO ELES DE VERDADEA, QUANDO VOCE ESTIVER NO FUNDO DO POÇO TENHO CERTEZA QUE A UNICO SER QUE VAI LENBRAR, E D`US,E QUE REALMENTE SE PREOCULPA COM VOCE,REFLITA E ABRA O OLHO.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui