A Igreja do "eu mesmo" é heresia!

21
97
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Josemar Bessa
Eu não sou a igreja e você não é a igreja. Você é parte da igreja. A palavra ἐκκλησία (ekklesia) significa “assembleia”, e não, você não é realmente uma assembléia. Você é um cristão. De todos os 112 casos no Novo Testamento onde “ekklesia” se refere à instituição fundada por Cristo, em todos, exceto em cinco (por exemplo, se referindo a igreja – “ekklesia” – se referindo a uma assembléia futura Efe. 5:25-32 e Heb. 12:23) – refere-se a uma igreja particular, concreta, local, ou a uma pluralidade de igrejas semelhantes, como “a igreja que estava em Jerusalém” (Atos 8:1); “todas as igrejas dos gentios” (Rom. 16:4); “as igrejas da Macedônia” (2 Cor. 8:1); “a igreja em tua casa” (Filemon 2); e “as igrejas de Deus” (2 Tess. 1:4).
A raiz do problema hoje não é falta de clareza bíblica, a raiz é um problema de autoridade. Não gostar de se sentar e escutar enquanto outra pessoa fala. Não gostar da ideia de liderança. Ânsia por ser um “rebelde revolucionário”. Não gostar do comprometimento, do compromisso, de ser responsável… Não há nada de bíblico nisso, mas exatamente o oposto do ensino bíblico.
Nossa raça foi infectada por um a vírus anti-autoridade quando nossos pais ouviram no Jardim do éden: “Sereis como deuses”. Mas conversão, conversão verdadeira, trata e extermina este vírus.
Arrependimento bíblico não é pedir desculpas a Deus e depois tentar “cristianizar” todos os seus gostos, desejos, tribo…
O arrependimento bíblico consiste em uma transformação radical de pensamento, atitude, perspectivas e direção …. Arrependimento bíblico é uma mudança do pecado para Deus e seu serviço, Cristo o Senhor, eu o escravo. É a morte do Eu, do viver para mim – para tomar a cruz e negar a mim mesmo.
Arrependimento é uma revolução no que é mais determinante na personalidade humana e é o reflexo na consciência de a mudança radical operada pelo Espírito Santo na Regeneração.
Mas o homem natural é – Só você, só você… como você quer… exatamente por ser livre disso o homem regenerado se torna um membro do corpo de Cristo que é a igreja – Você prefere ficar em casa, ser cristão virtual, assistindo vídeos, quando quiser, onde quiser… nenhum povo “chato” no qual você tenha que exercer a paciência, longanimidade, amor… sem necessidade de se ajustar… Só você, você, você… Mas Jesus – O Senhor – ordena estar uma igreja local, juntar-se a igreja, participar da igreja, congregar (em Corinto, Galácia, Éfeso, Colossos, Tessalônica, Laodicéia… Seu bairro, outro bairro…), ter uma liderança humana como (Timóteo, Tiago, João, Silas, Barnabé… pastores, presbíteros…) – Esse é o problema, Cristo é o Senhor! A igreja lhe pertence, ele determina o que e o como da igreja… Ele é o Senhor em realidade ou teoria? Ele é apenas um colegar de debates? Ele é Senhor quando é conveniente, ou não? É o nosso Ego que controla os limites do Senhorio de Cristo.
Eu posso falar com confiança, Deus não permita que alguém use o meu blog, os textos, os sermões postados em vídeo… como um substituto da ordem de Cristo, como um substituto para não obedecer a Cristo envolvendo-se na comunhão da igreja local de Cristo.
***
Fonte: O Cristão Reformado, via Bereianos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

21 COMENTÁRIOS

  1. Este texto é parte de um outro mais longo que lido na integra modifica um pouco a parte postada, mas não tira todo o contexto.
    No final se le:
    Eu posso falar com confiança, Deus não permita que alguém use o meu blog, os textos, os sermões postados em vídeo… como um substituto da ordem de Cristo, como um substituto para não obedecer a Cristo envolvendo-se na comunhão da igreja local de Cristo.
    Isso me lembrou Lucas 16-8
    Os maus divulgam suas "doutrinas" por todos os meios possiveis pois ele sabem que se pode fazer "adeptos" de todas as formas. Ora, evangelho é entendimento, salvação é individual, religião (igreja) é relativa, os textos de Paulo sobre isso (se torna relativo) pois nossos templos não traduzem o culto de maneira completa e simples na sua grande maioria.
    O povo de Deus deve conviver e compartilhar, se reunir, mas isso deve vir de um entendimento anterior, pouco divilgado, porém há uma preocupação maior com o orientação de concregar do que com o ensinar por qualquer meio.
    Enquanto os maus ensinam de todas as formas por todos oe meios, nós nos preocupamos em reunir na igreja como fator importantissimo e prioritário de união e entendimento. Será que não tem nada errado ai gente?
    Somos intimados a congregar na forma de ordem e não na forma de entendimento, conseguencia e sabedoria. Se ensinarmos que devemos cuidar uns dos outros, conseguentimente congregariamos mais espontaneamente. Se aprendessemos mais sobre amor, conviveriamos mais proximos uns dos outros e seriamos mais testemunho, mas não, nos preocupamos excessivamente com concregar,nos preocupamos mais com o efeito do que com a causa.
    tem alguma coisa errada ai.

  2. Josemar Bessa!

    Você erra em confundir alguns conceitos. O primeiro é defender a ideia de que individualmente não somos igreja e o segundo é achar que em todos os casos de que alguém não "congrega" formalmente é por que não quer se submeter.

    Primeiro:
    A igreja é um corpo e como tal é um organismo e não uma organização. O congregar é estar em comunhão e estar em comunhão não se resume, ou melhor, "não é" frequentar regularmente um templo a fim de ouvir uma pregação e entoar louvores, pois isso não tem nada a ver com ter um relacionamento com Cristo e com seu corpo;

    Segundo:
    A igreja nunca foi fundada sobre pilares de uma "autoridade" eclesiástica institucional e o caráter episcopal como determinação de cargos e funções superiores, surgiu bem depois da morte dos apóstolos. O que existia era sim um episcopado espiritual e não institucional. Era uma mentoria de responsabilidade discipular e não hierárquica. Assim, dizer que quem não congrega nos moldes "tradicionais", é por que não se submete a autoridade é uma demonstração de ignorância.

    A Palavra ensina que a autoridade espiritual de um líder é um reconhecimento de um dom dado por Deus, da parte quem se submete à essa autoridade, a qual é fruto de convívio e comunhão verdadeira. Repito: Essa autoridade é um reconhecimento que nasce do respeito conquistado com comunhão (convívio), e não uma imposição institucional.

    A Bíblia, a história e o caos institucional atual confirmam minhas palavras. Se não concorda, tenha essa liberdade, mas não coloque todos numa vala comum!

    Pedro Garcez

  3. Pelo amor de Deus, minha gente, igreja a que se referiu Jesus, nunca foi uma coisa como," igreja particular, concreta, local, ou a uma pluralidade de igrejas semelhantes", como quer fazer entender o querido Josemar. Igreja e' o conjunto daqueles que creem e aceitam Jesus como o Unico Salvador, e esta e' invisivel, espalhada por todos os cantos do planeta. Nao e' uma reuniaozinha local como querem a maioria dos lideres reforcar a ideia, pra continuar a sua "colheita" mensal financeira, unico ou principal motivo de quase todos. Precisam aprender portugues, que distingue o que e' reuniao, comunidade, templo e assembleia.

  4. 1Corintios 12.26/27 diz que eu sou corpo (igreja) e membro individualmente deste corpo,logo sou igreja – não instituição fria e madastra – igreja gente de carne,sangue osso,com emoções e tal, tá? O artigo acima eu considero café requentado,e só traz confusão e não clareza.Fora com esse lixo. tito from brasília.

  5. Lamentavel ler assunto tao intrigante. Tenho acompanhado esse problema a muito tempo. A igreja nao e uma denominacao, uma construcao ou uma organizacao fisica qualquer. A igreja e feita de pessoas que amam a Deus e querem seguir os seus caminhos, uma assembleia de pessoas que seguem a Jesus. As instituicoes tem se desviado dos verdadeiros propositos de Deus para a sua verdadeira IGREJA. Foi assim com a Igreja Romana e tem sido em algumas instituicoes/denominacoes. Algumas liderancas tem abusado da suposta autoridade que lhes sao conferidas e muitos cristaos tem se desviado pelo mau testemunhos dessas liderancas. Alguns ministros nao foram avisados que o rebanho e de Deus e nao seus. O rebanho e de Deus, e o ministro e pastor e para servi-los. Muitos, mais de 20% dos evangelicos hoje nao tem se filiado a nehuma denominacao por verem discrepancia no que e pregado e no que e vivido por suas liderancas. Mas com certeza elas querem Jesus. O evangelho e isso, Jesus, Jesus, Jesus…Isso que falta nas denominacoes e nas liderancas, falarem mais sobre Jesus. Os lideres religiosos na epoca de Jesus nao sabiam quem ele era de fato. As denominacoes mudam, reformam, acabam. Os templos, podem ser destruidos, vendidos, como e o caso da Inglaterra onde templos e mais templos estao sendo vendidos. Mas Jesus continuara sendo o mesmo. A morada de Deus tambem, nossos coracoes. A comunhao com os irmaos tambem. Entao por isso deem mais valor ao ser e nao a instituicao. A comunhao e nao as regras. E a autoridade, normalmente nao e reclamada por que a tem de fato, conferida pela uncao do Espirito Santo. Paz!

  6. Amigos,

    EKKLESIA não é um termo de uso exclusivo para designar os chamados do Salvador. O autor do texto ou mente ou é ignorante do assunto. (um repetidor da teologia dos templo$$)

    Em At 19:32, 39 e 41, lemos de um agrupamento de pessoas em Éfeso, inimigos do Evangelho, que procuravam perseguir Paulo e seus companheiros e àquele ajuntamento de pessoas usa-se a mesma palavra grega ekklesia!!!

    Pesquisem e vejam que o termo EKKLESIA também foi usado para designar outros grupos. Os do Criador e outros como os adoradores da "deusa Diana dos Efésios"

    Quando lemos que “o Salvador amou a Igreja” (Ef 5:25) não há nenhuma limitação de lugar. Da mesma forma, quando o Salvador disse: “Eu edificarei a Minha Igreja” (Mt 16:18) o contexto deixa claro que Ele não se refere a algo local, limitado. O sentido é claro. Ele se referia à todos que seriam alcançados por sua salvação! Todos, em todo o lugar. Ajuntado e unidos com Ele. Não um com outro, mas com Ele e Nele ai estão uns com os outros; no amor Dele. Não é uma união visivel.

    A corrupção advinda de Roma deturpou a Palavra; e suas filhas que se rebelaram contra Roma não se preocuparam em analisar todas as coisas que aprendeu. Por isso estão na beira do abismo! Não tem nada de bereianos, continuam comendo na mão de Roma.

  7. muito pobre essa interpretação,os pastores querem se blindar,dizendo-se intocaveis,precisamos estar em comunhão com os irmãos sim,mas ai defender oque pensamos esta errado,temos que defender o evangelho de cristo.oque vemos hoje e a defesa do pentecostalismo,defesa do tradicionalismo e seus patriarcas..

  8. os chamados para fora ,,,estamos muito preocupados em construçao de templos ,,,e esquecemos o ide de jesus ,onde miseraveis homens natural ,vem se tornando deuses ,sinceramente nao consigo enxergar como obra de deus ,um saco de cimento valer mais que uma alma ,,,SENHOR SE NAO FOSSE ATUA GRAÇA !!!!!!!!!

  9. Nos dias atuais, parece que o cristão vai muito na onda de cada pregador, as opiniões dele, a forma de interpretar a biblia e esquece que Jesus é a fonte segura de como devemos viver, atraves da Palavra de Deus, Jesus nos mostra os caminhos a ser seguido.

    O povo de Deus deve aprender a viver o evangelho da forma que Jesus ensina, e não da forma dos rudimentos do mundo que é posto dentro das igrejas.

  10. Boa noite!

    Falou bem Pedro Garcez, concordo com o que você disse. Igreja não é prédio e sim pessoas reunidas (não necessariamente em um lugar de cimento) para congregar, ter comunhão, se doar, ajudar, orar, jejuar ou seja lá qualquer outra coisa, até mesmo almoçar, jantar juntos, apenas estarmos juntos.
    è que o povo acostumou a mandar nos outros e acham que a pessoa não sabe ler a bíblia e se edificar. Pensam que todos são analfabetos. O Espirito Santo foi determinado pra ensinar, avisar, mostrar todas as coisas.Vou parar por aqui.

  11. Eu entendo essa crítica ao que tem acontecido com os "descolados" o que começaram a se apaixonar por Cristo e ai veio o homem com sua religiosidade, com sua mania de dominar e afastou todos que poderiam trazer muita vida por sinal…
    Mas não acho que o problema seja a questão da autoridade. Quem sai dos portões de suas denominações consegue ver claramente as confusões que os religiosos estão fazendo, é grande a falta de referência, é grande a falta de homens que querem viver segundo o coração de Deus, autoridades que não se colocam de baixo da vontade de Deus, antes determinam a Deus suas vontades. Eu acho fácil criticar pessoas que querem ser livres que não querem estar de baixo de homens que não estão de baixo da vontade do Mestre Jesus. Eu prefiro mesmo ficar em casa do que ir a certos locais, que ensinam o oposto da biblia. Dou graças a Deus por me mostrar que eu sou parte da Igreja Dele, que e Ele habita em mim, que e é tenho que ser limpa, eu que tenho que ter um testemunho, e ser uma referencia aos perdidos…. Dou graças a Deus por ter me levado a um pastor que recusou o sistema religioso babilônico e busca viver conforme o evangelho da paz, pessoas que se reúnem por amor para ter comunhão com os que amam a Deus.
    No meu entendimento estão faltando homens que decidam romper com tradições que não tem nada haver com o que Cristo quer, homens que se preocupem em respeitar o que Deus ta respeitando e pare de falar o que agrada os ouvidos humanos. Deus é bom e o resto é mamom.

  12. Não devemos nunca nos detrai do foco que é Cristo Jesus o Filho de
    Deus,a Igreja só é o que é por causa da obra de Cristo na cruz e a
    Igreja é o corpo de Cristo, nunca deve ser ministrada a par Dele
    e de tudo que Ele fez para nascer a igreja. a igreja não tem luz propiá recebe Dele que é o Resplendor da gloria de Deus.
    NOS ÚLTIMOS DIAS, FALO-NOS PELO FILHO,A QUEM DESIGNOU
    HERDEIRO DE TUDO, POR MEIO DO QUAL TAMBÉM FEZ O UNIVERSO.ELE É O RESPLENDOR DE SUA GLÓRIA, A FIEL REPRESENTAÇÃO DE SEU SER REAL E O QUE SUSTENTA TODAS
    AS COISAS COM A PALAVRA DE SEU PODER, TENDO EFETUADO
    A PURIFICAÇÃO DE NOSSOS PECADOS POR MEIO DE SI MESMO
    ,ASSENTOU-SE À DESTRA DA MAJESTADE DAS ALTURAS
    HEBREUS 1; 2-3!" A igreja nasceu e vive para expressa o amor de Deus e o seu propio caráter , visto em cristo e revisto nos propios
    membros de Cristo Jesus,quando expressarmos mais o que Ele é
    para todos ai Sim muitos que estão enganados pela religião
    o veria, mais em veis de vivermos Cristo e pregarmos Cristo;
    estamos perdendo tempo com outras coisa e dizendo que é
    prioridades … fase o que,a igreja é Dele irmãos,não nosso
    faseemos parte Ele Cristo Jesus que deve ser exaltado na Igreja e pela igreja….

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui