UMA PEQUENA PALAVRA AOS JOVENS BLOGUEIROS CRISTÃOS

27
787
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

blogueiroPor Renato Vargens
Uma coisa interessante que ultimamente tenho visto na BLOGOSFERA cristã é quantidade significativa de jovens blogueiros se achando a ultima coca-cola do deserto. O número de meninos com menos de 24 anos se considerando os tais e os baluartes da sabedoria é assustador. Nem saíram do cueiro e já se acham os caras. Ora, claro que sei que esses irmãos tem sido bênção para a Igreja Brasileira. É inegável o fato de que o Senhor os tem usado com poder e graça e que através de seus blogs muita gente tem sido abençoada com o Evangelho da Salvação Eterna. No entanto, muitos destes movidos por uma arrogância peculiar a juventude agem muitas vezes de forma inconsequente.
Outro dia, eu soube de um “jovem” que imbuído da autoridade de seminarista tentou corrigir um dos grandes teólogos brasileiros.
Um pastor amigo me contou que um rapaz de 25 anos no máximo se apresentou a ele como apóstolo. Se não bastasse isso, há pouco soube de um moço que se autoproclamou bispo presidente de sua igreja.
Pois é, o meu amigo o Pastor Juan de Paula com muita propriedade disse que alguns desses jovens blogueiros nunca foram para um campo missionário, nunca expulsaram demônios, nunca tiveram rebanho, nem tampouco lideraram um grupo pequeno no lar com 5, 6 pessoas e querem ser mestres virtuais.
Um outro fator preponderante é a forma que muitas das vezes esses meninos se dirigem aos mais velhos. Volta e meia eu vejo garotos movidos por uma arrogância peculiar a juventude tratando pastores com desdém. Ora, confesso que me assusta perceber que alguns destes meninos deixaram-se levar pelo inebriante poder mediático.
Caro leitor, de maneira alguma meu desejo em escrever esse post foi denegrir ou desestimular os jovens blogueiros cristãos. Muito pelo contrário, eu os incentivo a cada vez publicarem mais, no entanto, gostaria de aproveitar o ensejo para encorajar a cada um destes rapazes a escreverem seus textos com sabedoria, eloquência e acima de tudo humildade, até porque, agindo desta forma, eles ganharão o direito de serem ouvidos.
Pense nisso!

***
Renato Vargens é pastor, plantador da Igreja Crista da Aliança, e colaborador no Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

27 COMENTÁRIOS

  1. 1 – Apóstolo João, sim aquele mesmo do Evangelho mais lindo da Bíblia, era apenas um menino de uns 20 anos quando seguia a Jesus… a ele foi dado a Revelação quando tinha idade bem avançada, e todos os demais apóstolos já tinham morrido, o que dizem na época João ter 90 anos aproximadamente.

    2 – Humildade é não ser arrogante, pois ninguém pode dizer que uma criança não é capaz de ensinar. Jesus com 12 anos falava de coisas que os rabinos ficavam de queixo caído. O Espírito Santo falava por Ele.

    3 – A sabedoria é um jantar na fome.

    4 – A boca fala (ou o dedo escreve) aquilo que está cheio o coração.

    Amém igreja?

  2. Perfeito.
    Eu leio assiduamente alguns blogs de jovens cristãos, e claro aprendo muito muito mesmo

    Mas já havia notado isso que o Sr escreveu, infelizmente as vezes mesmo usando as palavras humildade muito não percebem algumas coisas que fazem.

    Eu só penso que quando forem mais velhos perceberão o que fizeram.

    Abraços

  3. Excelente texto.
    Foi um tapa de luva na cara de muitos Jovens, e eu me incluo neste meio.
    As vezes nos apegamos ao lado ruim do conhecimento, a arrogancia.
    Temos que ser mais humildes, pois temos muitos o que aprender com pastores mais velhos e que vivem diariamento o problema da Igreja Brasileira.

    Pastor Renato que o Senhor Nosso Deus continue lhe abençoando e lhe fazendo esse instrumento que tem sido em nossas vidas.

  4. Pastor Renato,a resposta está no seu post.Nunca puseram à prova as palavras de Jesus.E enquanto isto não acontece a fé fica no nível do plausível e nunca chega ao nível do factível.(tô falando difícil!)Já citei Hebreus 5;14,agora acrescento Gál 6:3 e 4.Expulsar demônios é tido como uma invenção maligna por muitos.Parece que ficam ofendidos ao invés de se alegrarem pois Cristo é exaltado como libertador de qualquer espírito mau.Nesta terça feira numa entrevista no canal 9(rj),Pedro Siqueira (ativista católico)revelou contato com anjos e Maria,afirmando que recebe mensagens de deus através deles.Anda por todo o Brasil promovendo reuniões com mais de 3 mil pessoas,entrega revelações,profecias,etc.Estamos vendo os dias de Colossenses voltar outra vez e precisamos de homens que conheçam na prática o que é exercício dos dons,para não serem enganados.Negar estas operações do Espírito não resolve nada.Espero que surjam logo,abraço fraterno em Cristo Jesus!

  5. Concordo plenamente com você Renato, pois nunca se viu na história desse país tantos "Donos e Senhores" da verdade, na verdade são meninos, gente que se converteu em 2007, dando aula de sabedoria, pastoreio, teologia e tudo o mais, e pior, rebaixando ao rechaço nomes importantes da teologia e do pensamento cristão brasileiro.

    Acho que em um ponto você acertou, quando você diz: "Outro dia, eu soube de um “jovem” que imbuído da autoridade de seminarista tentou corrigir um dos grandes teólogos brasileiros." – Esse realmente tem sido o espírito com o qual muitos blogueiros tem postado suas idéias, principalmente os que se acham apologetas. Um dos "proeminentes" se chama Yago Martins, o cara não tem nem 22 anos, se acha a última Coca-Cola do deserto, nem humildade tem, dá pra notar na arrogância das suas colocações em pleno púlpito, ou no youtube, onde quer que ele vá, esse espírito o acompanha.

    Quero blogar, quero falar, quero pregar, quero teologar até, mas antes de mais nada quero ter humildade pra saber que eu não sou o dono da verdade, só Deus O é!

    Soli Deo Gloria!

  6. esse juan que se diz pastor,está na contra mao do evangelho de Cristo,,, pois o unico pastor é o salvador Jesus Cristo e na terra nao haverá outro,,,os outros sao mercenarios,,trabalham por dinheiro e nao pela almas da ovelhas

  7. Texto maravilhoso, é exatamente isso, as vezes sou seriamente tentado no mesmo mal, tenho 20 anos, não sou blogueiro, mas aos poucos tento me corrigir nesses aspectos, que Deus me cure da minha arrogancia. 🙂

  8. ESSA ATMOSFERA DE FALTA DE LIMITE,FALTA DE HUMILDADE, DESRESPEITO, DESTEMOR, REBELDIA, ETC; JÁ ABRANGE TODA A CAMADA DA SOCIEDADE E SE APLICA DE UMA FORMA EM GERAL A UMA GERAÇÃO DE JOVENS QUEM VEM CRESCENDO TOTALMENTE INDEPENDENTE, DEVIDO À AUSENCIA DOS PAIS DE DENTRO DE CASA, (QUE NORMALMENTE ESTÃO FORA PRIORIZANDO SUA PROFISSÕES OU CARREIRAS), PELA PERDA DOS VALORES FAMILIARES E TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS, QUE PASSA A SER RESPONSABILIDADE DA ESCOLA, IGREJA, CRECHE,BABÁ, TELEVISÃO, INTERNET, AVÓS, VIZINHOS, AMIGOS, ETC. E INFELIZMENTE JÁ ESTAMOS COLHENDO O FRUTO DESSA INVERSÃO DE VALORES E DECADENCIA DA FAMÍLIA,E QUE TENDE À PIORAR. QUE DEUS NOS ABENÇÕE; E PRINCIPALMENTE AOS JOVENS CRISTÃOS E NÃO CRISTÃOS TAMBÉM.

  9. Concordo com algumas partes do texto mais a forma como foi abordado o tema não , percebi um certo apelo a autoridade com relação a idade "Outro dia, eu soube de um “jovem” que imbuído da autoridade de seminarista tentou corrigir um dos grandes teólogos brasileiros." O que é valido é a capacidade de argumentação de cada um e não o titulo de grande teólogo ou a idade

  10. O que é certo é certo não tem discussão.

    Devemos sim respeitar os mais experientes pois graças aos seus esforços e ensinamentos aprendemos o que aprendemos. Mas toda pessoa independente de idade deve estar aberta ao aprendizado e assim como é arrogancia um jovem querer se mostrar mais sabio que alguem e arrogancia alguem mais velho querer se mostrar mais sabio. Creio que o que define se a pessoa pode ser pastor, etc é o dom dado por Deus e a vida que a pessoa tem diante de Deus, indiferente de idade.
    É claro que alguns fazem as coisas na internet por arrogancia ou falta de coragem de falar na cara, mas existem outros que sem pretensão de ser mestre querem apenas reforçar conceitos que se fazem necessários….

  11. Concordo com a "arrogancia" e "desrespeito" reinantes na escrita da maioria dos blogueiros metidos a teologos modernos, mas, ha que se considerar que a juventude nao e' sinal de que nao se tem sabedoria, bem como, velhice tambem nao e' sinal de que se e' sabio. Nao se pode esquecer que os estupidos, os arrogantes, os idiotas, tambem envelhecem e nao mudam a sua caracteristica.
    E' bom pensar nisso tambem.

  12. Realmente idade nem sempre é sinônimo de sabedoria. Mas já que fizeram esta observação aos jovens, que realmente é algo que todos precisam ficar atentos, vou fazer esta observação: a maioria dos blogs e sites, incluindo este, que apesar de muitas vezes falarem coisas sábias, estão deixando a bíblia de lado. Perceba que praticamente todos os textos são opiniões de homens, embora muitas vezes sejam verdadeiras e sábias. Mas pouco se vê aqui estudos bíblicos. E muito se vê abordagem de temas que são desnecessários. São muitas críticas, que ao invés de ajudar, pode acabar escandalizando a mensagem.

  13. "garotos movidos por uma arrogância peculiar a juventude"

    Sempre o admirei, pastor. Mas só peço cuidado com a arrogância peculiar a liderança. Sim, sou jovem. E, sendo assim, procuro me espelhar nos mais velhos. Não sou seminarista, não sou teólogo, não sou líder, não sou pastor, não sou missionário, não tenho anos de estrada "gospel". Sou apenas um jovem. Com um livro chamado Bíblia.

  14. Acredito que existe arrogância tanto do lado do jovens quanto do lado as pessoas que se sentem mais maduras na jornada cristã. A humildade deve ser a essência de todo cristão. Eu considero-me jovem diante de alguns e velha diante de outros. Percebo que posso aprender com todos. Mas vejo que existe uma certa dificuldade de tolerância: a geração Y é ansiosa, pra frente e com menos paciência no falar. Mas a geração X não quer ser questionada nem desafiada. Na minha opinião: os dois estão errados.

  15. Estou muito triste com esse site! Sempre me recusei em acreditar, mas acabo de constatar o fato: excluíram o meu comentário! Podem me explicar o porque?

    Triste mesmo…

  16. Concordo em partes. Mas idade e nem títulos de apóstolos, pastores ou "grandes teólogos", tornam alguém dono da verdade ou até mesmo livres de orgulho, prepotência, ou arrogância. Sim, eu sou jovem. Mas já fui tratado com menosprezo por muitos que se dizem pastores com mais idade, desprezando meus argumentos em relação ao verdadeiro evangelho, devido a minha pouca idade. Muitos usam dos seus títulos como um lugar de imunidade, colocando-se em posição de juízes, os quais não podem ser corrigidos e nem ao menos questionados. Todos estamos aprendendo, e no grande dia a minha idade e meus títulos terrenos não entrarão como privilégios para minha salvação. Obviamente existem jovens arrogantes e que se acham donos da verdade, mas garanto que existem muitos de idade mais avançada também, achando que já viveram e viram de tudo e que não tem nada a aprender com aqueles de menas idade. Jesus foi jovem durante todo o seu ministério, e nunca se ouviram na face da terra palavras mais sábias que as de Cristo.
    Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
    Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
    Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
    Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
    Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
    1 Timóteo 4:12-16

  17. Bom, infelizmente isso acontece. Pessoas querem status.
    Sou jovem, tenho 17 anos, e tenho um blog, e de maneira alguma quero ganhar algum título por causa disso. Até porque, pra mim esse negócio de título não faz diferença alguma.
    Jesus Cristo não queria ser mais do que os outros, se rebaixou a ser humano, lavou os pés dos discípulos, andou com doentes, enfim, não queria status. O que Ele queria era que o maior número de pessoas conhecem sobre o que pregava. E esse deve ser o nosso objetivo, anunciar o evangelho para todos, sem se preocupar com títulos ou cargos que de nada valem para Deus.

    Aproveitando a oportunidade, visitem http://nemtudoseperdeu.wordpress.com/
    Sei que existem alguns temas fortes, mas não sou proibido de expressar minha opinião, certo?
    Grande abraço, Deus os abençoe.

  18. Gostei muito do texto e concordo que muitos jovens cristãos tem se comportado com muita arrogância, normalmente falando mal de um monte de coisas que nem entendem.

    Mas discordo, assim como o comentário acima, sobre a questão do título e da idade. Considero IGUAL falta de humildade falar que um jovem seminarista não pode corrigir um dos maiores teólogos brasileiros. Pode sim, se esse estiver errado. A idade e o título não deveriam ser impostos como autoridade inquestionável.

    Então recomendo a HUMILDADE a todos, não somente aos jovens, mas também àqueles que há muito estão neste campo e as vezes se esquecem dela.

  19. Não sei pra que tanto stress, o cara vai fazer curso de telogia pra que mesmo? Até onde sei bacharel em teologia não serve pra nada no mercado de trabalho, se não somar este curso com outro ou cumprir etapas posteriores, vale nada.
    Como o meio evangelico hoje vive desses titulos em detrimento dos que não o tem independente da postura cristã dos "analfabetos" teologicos, é natural que a vaidade apareça ou seja implicita já na ideia inicial.
    Faculdade é lugar de rebeldia intelectual, diploma ou curso de teologia é motivo de "preparo" para assumir pastoreio ou subir no altar e mandar nos simples.
    Não sei porque os vaidosos estão queixando dos vaidosos.
    Quanto ao rapaz se auto intitular apostolo, ta dentro do contexto da realidade atual, ou seja crise atual.
    Não vai demorar os cursitos vão começar a acrescentar livros a biblia, afinal teologo é teologo né? O resto é burro.

  20. Gostei muito dessas observações citadas,pois tem muitos que se passam por pastores ou mestres mais não tem noção nem de como ser ovelha.Porem outros estão divlgando o Evangelho.

  21. Confesso que gosto mais de textos imparciais que coloquem diferentes ângulos o que não temos aqui!
    Concordo em partes com o texto pois é característico do jovem ser impetuoso e o impeto combinado com muito conhecimento pode parecer arrogância (ou ser arrogância de fato ). E é característica dos mais velhos principalmente autoridades não aceitar ponto de vista diferente dos adquiridos sendo eles corretos ou não(criando verdadeiro mitos teológicos que tem passado gerações e ninguém os refuta). O profeta novo desviou o seu caminho e seguiu a revelação do profeta velho que era imensamente mais experiente que o profeta novo e por fim …
    Um jovem de cargo ou não pode Sim ensinar um mais velho.
    Uns devemos aprender com outro se o jovem falou indevidamente deve perder a arrogância e se o pastor nem sequer analisou a visão do jovem deve perder o orgulho, e com o amor de cristo um exortar o outro sobre estas coisas !

  22. Disse que:
    Outro dia, eu soube de um “jovem” que imbuído da autoridade de seminarista tentou corrigir um dos grandes teólogos brasileiros

    Quer dizer que os grandes teólogos brasileiros já não tem nada a aprender já alcançaram o pleno conhecimento e são os portadores das verdades absolutas?
    Se o rapaz estivesse errado era só o seminarista ensina-lo
    A minha Biblia diz: Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outro 1 Tessalonicenses 5:11 e não tem restrição de grau

    Pedro também pensava que era portador da verdade por isso teve dificuldades a Paulo
    A minha Bíblia diz: Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outro 1 Tessalonicenses 5:11 e não tem restrição de grau ou nível ou idade

  23. Boa tarde a todos vocês!

    Antes de tudo creio que cada pessoa aqui tem o interesse nas palavras do Mestre Jesus, não vi e nem li esses acontecimentos, mais ai vai não a minha opinião que não tem valor algum, mais alguns escritos que não devemos desconsiderar antes de corrigir um irmão ou pastor.

    Esta Escrito:
    No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.
    Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo. II Pedro 2:1-4

    Muitos julgam ser essencial, como preparo para a obra cristã, adquirir amplos conhecimentos dos escritos históricos e teológicos. Supõem que esse conhecimento lhes será de utilidade no ensino do evangelho. Mas seu laborioso estudo das opiniões dos homens tende a enfraquecer-lhes o ministério, em vez de fortalecê-lo. Quando vejo bibliotecas cheias de alentados volumes de conhecimentos de História e Teologia, penso: Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão? O sexto capítulo de João nos diz mais do que se pode encontrar em tais obras. Cristo diz: “Eu sou o pão da vida; Aquele que vem a Mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá sede. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre. […] Aquele que crê em Mim tem a vida eterna. As palavras que Eu vos disse são Espírito e vida”. João 6:35, 51, 47, 63.
    Há um estudo de História que não é condenável. A história sagrada era um dos estudos das escolas dos profetas. No registro de Seu trato com as nações, foram delineadas as pegadas de Jeová. Assim hoje em dia cumpre-nos considerar Seu trato com as nações da Terra. Devemos ver na História o cumprimento da profecia, estudar as operações da Providência nos grandes movimentos de reforma, e entender o progresso dos acontecimentos ao ver as nações mobilizando-se para o final combate do grande conflito. Tal estudo proporcionará amplas e compreensivas visões da vida.
    Auxiliar-nos-á a entender alguma coisa de suas relações e dependências, quão maravilhosamente nos achamos ligados na grande fraternidade social e das nações, e em que grande medida a opressão e o aviltamento de um membro importam em prejuízo de todos.

    Abraços a todos.

  24. Paz!

    Quero deixar minha admiração a blogueiros sérios, que movidos pelo Espírito de Cristo usam da internet pra influenciar com a Palavra. Mas também deixo meus pêsames e tristeza pelos montões de pessoas q desiludidas usam da internet pra difamar e dividir o Corpo de Cristo, a Igreja.
    Hoje mesmo vi um site de muita audiência difamando uma Igreja e seus pastores, postando mentiras e afirmando coisas que só tinham "ouvido dizer", sem checar as informações, prejudicaram a Igreja e nem se retrataram depois.

    Pessoas assim se multiplicam como falsos profetas, e embora digam que estão fazendo um bem á Igreja, na verdade não estão.

    Obrigado Leonardo Gonçalves, Renato Vargens, Antognoni Misael, Vera, Yago Martins, por sustentarem o testemunho de blogueiros sérios e comprometidos. Seus ensinos tem contribuído mais que imaginam.

    No amor, Rodolfo Coelho.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui