O FIM DO MUNDO, OU O MUNDO NO FIM?

2
492
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Samuel Torralbo
Passamos por mais uma “profecia”, que previa o FIM DO MUNDO. Alivio e desespero para alguns e nenhuma novidade para outros. Sempre existiu o interesse quase que unanime da humanidade pelas previsões, conjecturas ou projeções sobre o eskatos – últimas coisas, relacionadas as grandes catástrofes naturais apocalípticas. Porém, é do mesmo modo, estarrecedor detectar o descaso coletivo pelo eskatos – últimas coisas relacionadas ao mundo que acontece a cada instante – a última bala perdida que matou um inocente, o último escândalo de corrupção, a última estatística que denúncia o aumento dos viciados em crack, etc.
De modo que, a escatologia no sentido Macro teológico, parece fascinar as pessoas, ao mesmo tempo em que, o indiferentismo pela escatologia no sentido Micro existencial – aquela que acontece a todo instante (quando alguém morre, ou quando a vida de alguma maneira se esvanece) é bastante comum.
É evidente que, as proporções em relação ao significado histórico e existencial, no momento em que, desencadear o cumprimento das profecias bíblicas concernentes as ultimas coisas relacionadas a humanidade de forma coletiva, serão significativamente maiores do que o cenário escatológico que podemos vivenciar em nossa existência, porém é interessante destacar que, um não é menos importante que o outro.
Passado o sensacionalismo e a expectativa, em torno de uma data especifica de natureza escatológica, as pessoas parecem continuar com suas vidas alienadas do verdadeiro significado da VIDA, indiferentes ao próximo, egoístas nos seus próprios mundos, viciadas em seus pecados, inimigas de Deus e amantes de si mesmas.
No mínimo, este modismo que cercou o dia 21-12-2012, deveria servir de aprofundamento do verdadeiro significado do fim do mundo, suas contingencias, consequências, e o único meio de salvação – CRISTO JESUS.
Porém, enquanto este dia fatídico para alguns e glorioso para outros não chegar, o mundo continuará acabando. Para inúmeras pessoas o mundo e as suas concupiscências acabaram em 2012, e continuará acabando para outras em 2013, enquanto que, a maioria não se apercebe, vivendo de maneira dissoluta, corrupta e perversa, até o dia em que o ESKATOS (fim coletivo) acontecer- “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24.37-39)
De modo que, o conselho divino permanece inalterável em dias de relativismo, enganos e loucuras existenciais – “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;” (Tito 2.11-13)
***
Samuel Torralbo faz a sua última participação no Púlpito Cristão…em 2012. O mesmo é um dos mais ativos colaboradores do blog.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

2 COMENTÁRIOS

  1. Preparo para a crise final

    A grande crise está justamente perante nós. Para enfrentar suas provas e tentações, e cumprir suas injunções, será necessária fé perseverante. Podemos, porém, triunfar esplendidamente; nenhuma alma vigilante, que ore e creia será enlaçada pelo inimigo.
    No tempo de prova que está perante nós, a divina promessa
    de segurança cumprir-se-á nos que guardaram a palavra da Sua paciência. Cristo dirá aos que Lhe forem fiéis: “Vai pois, povo Meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira.” Isaías 26:20. O Leão de Judá, tão terrível com os que Lhe rejeitam a graça, será o Cordeiro de Deus para os obedientes e fiéis. A coluna de nuvem, que representa ira e terror para o transgressor da lei de Deus, é luz e misericórdia e livramento para os que tenham guardado os Seus mandamentos.
    O braço enérgico para ferir os rebeldes, será forte para libertar os leais. Todos quantos forem fiéis serão ajuntados. “E Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mateus 24:31.

    Irmãos, a quem as verdades da Palavra de Deus foram desvendadas, que parte desempenhareis nas cenas finais da história deste mundo? Estais despertos para essas solenes realidades? Reconheceis a grande obra de preparação que prossegue no Céu e na Terra?
    Que todos os que receberam a luz, que tiveram a oportunidade de ler e escutar a profecia, atentem para as coisas que nela estão escritas; “porque o tempo está próximo”. Apocalipse 1:3. Ninguém condescenda com o pecado, fonte de toda miséria em nosso mundo. Não mais permaneçais em letargia e néscia indiferença. Não vos fique o destino da alma pendente da incerteza. Tende a certeza de estar inteiramente do lado do Senhor. Façam os corações sinceros e os lábios trementes a pergunta:“Quem poderá subsistir?” Apocalipse 6:17. Estais vós, nestas últimas preciosas horas de graça empregando a melhor espécie de material na formação do vosso caráter? Tendes purificado a alma de toda mancha? Seguistes a luz? Tendes obras que equivalem à nossa profissão de fé?
    Está atuando em vós a influência suavizante e subjugante da graça de Deus? Possuís coração que sente, olhos que vêem, ouvidos que ouvem? É vã a declaração feita da verdade eterna, concernente às nações da Terra? Elas estão sob condenação, preparando-se para os juízos divinos; e neste dia, repleto de resultados eternos, o povo escolhido para ser depositário de importante verdade deve estar ligado a Cristo. Estais fazendo a vossa luz brilhar para iluminaras nações que perecem em seus pecados? Reconheceis que deveis postar-vos em defesa dos mandamentos de Deus, perante os que os estão calcando a pés?
    É possível ser crente parcial, formal, e contudo ser achado em falta e perder a vida eterna. É possível praticar alguns dos preceitos bíblicos, e ser considerado cristão, e ainda, pela falta das qualificações essenciais ao caráter cristão, perecer. Se negligenciais ou tratais com indiferença as advertências que Deus deu, se acariciais ou desculpais o pecado, estais selando o destino de vossa alma. Sereis pesados na balança e achados em falta. Graça, paz e perdão serão para sempre retirados; Jesus terá passado para nunca mais voltar ao alcance das vossas orações e súplicas. Enquanto se prolonga a misericórdia, enquanto o Salvador está fazendo intercessão, façamos preparação cabal para a eternidade.

    Abraços!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui