Cada um é livre para fazer o que quer

14
317
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Ouvi esta frase, num programa de televisão: “Cada um é livre para fazer o que quer”. Ela me fez pensar.
O homem é dotado de capacidade de pensar e tomar decisões. É responsável por seus atos. Não se pode impor a alguém uma religião ou uma ideologia, por exemplo. Pais escrupulosos não imporão uma profissão a seus filhos. Respeitarão suas habilidades e o seu pendor. Neste sentido, a frase tem certa razão. Cada um faz o que quer de sua vida, sendo por isso responsável. Neste sentido, a liberdade é plena.
Mas nem sempre somos livres para fazermos o que queremos. Eu gostaria de fazer muitas coisas que simplesmente não posso. Neste sentido, não somos livres para fazer o que queremos. Querer não é poder. Podemos querer coisas que não podemos ter.
Há coisas que não apenas não podemos fazer, mas que não devemos fazer. Um homem pode desejar ter todas as mulheres do mundo, mas ficará no desejo. Alguém disse que Deus é mal humorado porque parte dos dez mandamentos começa com um não. Ele nos proibiu coisas boas que gostaríamos de fazer. Por isso diz uma música popular que “tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda”. As coisas boas são proibidas. Deveríamos poder fazer e ter todas as coisas que gostaríamos. Abaixo as leis, abaixo os conceitos moralistas, abaixo as religiões com suas regrinhas! Viva a anarquia, vivam os desejos, façamos o que queremos e chega de conversa.
Mas isso funciona? Por querer a mulher de Urias o rei Davi planejou a sua morte. Fez o que quis: adulterou e idealizou um assassinato. Mas pagou um preço muito alto pelo que fez. Pode-se fazer o que se quer ou é necessário ter regras? Liberdade é o direito de fazer o que se quer? O que uma pessoa quer e pensa ser seu direito pode ser a transgressão do direito de outra.
Deus colocou tantos não nos dez mandamentos não por mau humor, mas por saber que somos maus, que somos pecadores. É uma incoerência o conceito humanista de que o homem é bom. Se o homem é bom, por que a maldade e tantas desgraças? Dizer que ele é bom e que a sociedade o corrompe é uma incongruência. A sociedade não é pau nem pedra. É gente. A sociedade é a soma das pessoas, que são más. Davi confessou sua maldade inata, quando declarou: “eu nasci em iniquidade” (Sl 51.5). Isso é o que os teólogos chamam de “depravação, a capacidade inata no ser humano de buscar o mal”. O homem não é bom. É pecador. Bem disse Billy Graham, “o homem é exatamente aquilo que a Bíblia diz que ele é”.
Por ser pecador, o homem não pode fazer o que deseja, pensando que assim é livre. Disse Paulo: “o bem que quero, esse não faço; o mal que não quero, esse eu faço” (Rm 7.19). Quando seguimos nossos instintos e paixões, não nos realizamos, mas nos frustramos. Ouvimos a iniquidade, desprezando leis e princípios que orientam a vida, e nos tornamos como os irracionais, que não têm capacidade mental e seguem o instinto. E nos damos mal.
Fazer o que se quer não é ser livre. É ser escravo. Dos instintos. De uma natureza corrompida. Por isso Jesus disse que “todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8.34). Não somos livres quando fazemos o que queremos, e regras e princípios não são algemas. Imaginemos um trem que quisesse trafegar fora dos trilhos para poder ser livre. Saísse dos trilhos e entrasse pelo gramado, cheio de flores, alegre e festivo. Ele afundaria, com seu peso. Há um lugar para ele transitar e fora deste lugar ele se imobiliza.
Liberdade não é o direito de se fazer o que se quer. O pensador cristão Elton Trueblood disse que “liberdade não é liberdade para, mas liberdade de”. Somos livres não para fazermos o que queremos, mas somos livres de alguma coisa. Somos livres para sermos o que Deus espera de nós. Como disse Kierkegaard: “Com a graça de Deus serei o que devo ser”. Jesus ilustrou isto muito bem: “se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8.36). Liberdade é a capacidade de poder gerir a sua vida. É a capacidade de viver sem ser escravo de vícios, de paixões vis, de drogas, da ansiedade, do medo do futuro. Desde quando uma pessoa escrava de um pedaço de papel com mato dentro, um cigarro, é livre? Desde quando alguém que não consegue livrar-se de uma garrafa é livre? Livre é a pessoa que pode dizer: “Isto me faz bem e eu aceito. Tenho forças para fazê-lo, mesmo não gostando”. Livre é a pessoa que pode dizer: “Isto é agradável, mas trará más consequências. É bom, mas tenho a capacidade de rejeitar”. Liberdade é o direito de saber usar bem a vida, de discernir entre o que se deve e o que não se deve.
Voltemos a Jesus: “se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Ele dá discernimento espiritual e moral para sabermos o que buscar e o que evitar. Ele dá poder para vencer o que é agradável, mas daninho. Ele torna a pessoa livre. Muita gente censura os crentes, dizendo sermos escravos, que não podemos fazer muitas coisas. Não é que não podemos. É que não queremos. Não nos têm valor. Volto à questão do cigarro: é ridículo um adulto chupando sofregamente um mau cheiroso invólucro de papel com mato dentro, sem poder parar de fazê-lo, embora muitas vezes querido fazê-lo. Coisa triste um bêbedo, caído na sarjeta, escravo do álcool. Coisa deprimente e triste um casal se separando, com os filhos prejudicados, por causa da infidelidade conjugal de uma das partes.
Os crentes não vivemos debaixo de regrinhas. Vivemos na liberdade que Cristo nos deu. Ele nos abriu os olhos e capacitou nossa vida para vencermos o mal que desgraça e optarmos pelo bem que exalta.
Você pode ser livre. Pode deixar de fazer o que lhe prejudica e fazer o bem que sabe que deve fazer. Basta confiar em Cristo, fazendo dele seu Senhor, cedendo-lhe sua vida, confiando-lhe a direção do seu viver. Você descobrirá o que Jesus quis dizer com “e conhecereis a verdade e verdade vos libertará”. Jesus é a verdade que liberta. O resto é mentira. Seja livre. Assuma um compromisso com Cristo.
***
Fonte: Site do autor, via Ministério Batista Bereia.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

14 COMENTÁRIOS

  1. verdade!o melhor desse mundo é ter a certeza que de que um dia deixaremos ele e viveremos com cristo,na gloria.quem não tem essa certeza vivi buscando momentos de alegria e não vivi feliz de verdade,Só JEJUS pode pode dar a verdadeiro prazer de ser livre!!! EU SOU, COM CRISTO JESUS!vivo cada monento na certeza da minha vitoria pois creio verdadeiramente em cristo o salvador!!!

  2. Gostei muito do texto por causa da crescente manifestação contra o comportamento de nós crentes.Veio bem na hora esta resposta ao modo de ver a igreja de Jesus.Só acho que Jesus nos libertou DE e PARA.Existe um alvo para a liberdade,e um propósito imediato,que é nossa preservação do erro .Deixar de pecar só para não se corromper não é muito estimulante,fica parecendo com conservar a salvação,dá uma impressão de insegurança.Quando se olha para o motivo de não pecar como um avanço na comunhão com Cristo,e um caminho de conhecimento restrito somente aos convertidos ,é que se entende o pleno significado das palavras de Jesus.Ou seja,pra quem obedece Deus revela mais de Sua Pessoa.Veja bem,a salvação é dada de maneira completa,mas a comunhão precisa ser buscada,pois todos temos o mesmo potencial dado por Deus.A paz!!

  3. Prezados, a paz!

    Quem vive sem Cristo, não sabe o que é viver LIVRE!
    Esse munda e seus prazeres vão passar, mas o amor de Deus não passa!

    Fiquem com Deus!

  4. Muito bom o estudo, pois as pessoas, nos diasde hoje, pensam que liberdade é pular, dançar, gritar e correr. Podemos ver este pensamento de liberdade em diversas músicas evangélicas nos dias de hoje

    Abraço

    Na paz do Cordeiro

    Sola Gratia

  5. A vida é feita de escolhas, posso escolher algo que aos meus olhos é bom, mas que no futuro pode trazer consequências. Mas para isso eu tive que escolher, tive que tentar. Tem coisas que prefiro fazer do que depois me arrepender de não ter pelo menos tentado. O "Tempo de Deus" onde muitos dizem que devemos esperar, isso é uma coisa bem complicada, precisamos é agir e não esperar. Deus criou o ser humano para ação e não para ficar parado esperando as coisas caírem do céu. Acontece muito com aqueles que querem muito namorar, ou casar, dizem que estão esperando o “Tempo de Deus”, se a pessoa não sair para conhecer pessoas novas, se relacionar, o “príncipe encantado” não vai aparecer batendo na sua porta. Sem ao mínimo tentar fica difícil. Muitas vezes deixamos de “viver” porque estamos esperando o “Tempo de Deus” e ai depois acabamos nos arrependendo de esperar tanto tempo as coisas surgirem como num “passe de mágica”.

  6. "O homem é dotado de capacidade de pensar e tomar decisões. É responsável por seus atos. Não se pode impor a alguém uma religião ou uma ideologia, por exemplo. Pais escrupulosos não imporão uma profissão a seus filhos. Respeitarão suas habilidades e o seu pendor."
    .
    Como o homem é dotado de capacidade para pensar e tomar suas decisões se esta tudo previamente escrito? Como ele pode ser responsabilizado por seus atos se ele (homem) esta debaixo da soberania de Deus e faz o que Este escolheu pra sua vida? Se sou ruim é por que Deus quer que eu seja ruim, se sou bom é feito de Deus. Se sou salvo é feito de Deus. Se vou para o inferno foi por que fui escolhido para isso, ser vaso podre. Se Deus escolhe uns para o céu e outros para o inferno, se Deus tem o controle sobre todos os meus atos, como de fato sou responsável por isso? Criticamos assassinos, estupradores, ladrões, falsos profetas.. mas eles estão fazendo a obra de Deus tambem.
    .
    "Pais escrupulosos não imporão uma profissão a seus filhos"?

    O Pai impôs a seus filhos uma vida salva e uma vida perdida.

    "Respeitarão suas habilidades e o seu pendor."

    O Pai me criou da forma que planejou. Cada ato meu é controlado por Deus!!! Vou para o céu, fui salvo por Deus. Vou para o inferno, fui guiado por Ele.

    Acredito na Palavra, e é por isso que a cada dia que passa vejo o quanto estou perdido e destinado ao inferno, e pra piorar a minha situação, sei que Deus quer isso pra mim..
    E msm que nao quisesse, msm que um dia eu fosse salvo pela misericórdia de Deus.. O que me faz melhor do que o que foi pro inferno?!?!

    Sou igual ao que vai para o inferno! Da mesma forma que uma pessoa destinada ao inferno merece esse "começo", eu tambem mereço, mas por algum motivo que sinceramente nao sei, sou escolhido para o Reino.
    Por que?!?! E os outros?!?! Vou me conformar em ir pro céu e os outros iguaizinhos a mim irem para o inferno?!?!

    Sei que deve haver planos maiores e tal, mas como cristão, nao sei por que uns vao pra um lugar de paz eterna e outros pro pior, mais maldito e desgraçado lugar, ranger de dentes e cheirando a enxofre.. Puts, POR QUE?!?!

    Por que Deus quis? Sim, mas por que?

    Vao me chamar de gondiniano e coisas parecidas, mas nao sou. Acredito na predestinação e é isso que me deixa mais pra baixo, pois sei que nao importa o que eu faça, não importa o quanto eu queira.. Deus nao me quer entre os seus.

  7. Deus é soberano, por que nao salvar a todos?!?! Por que criar pessoas já sabendo que vao sofrer por toda a eternidade um sofrimento sem palavras?!?! Por que simplesmente nao criou esta pessoa?

    Se criou pra mandar pro inferno, por que?!?!?!

    Planos? Que planos??? É soberano, por que simplesmente nao deixar pra lá e nao criar.. So pra criar sabendo que vai sofrer o pior dos sofrimento, por que?!?!

  8. Egídio

    Logo no início da Bíblia, Deus advertiu Caim sobre o rumo que estava tomando em sua vida. Nada na fala de Deus indica eleição para o inferno, mas pelo contrário, mostra as possibilidades abertas. Não descreia dessa Palavra.

  9. Irmão Egídio,se me permite ,recomendo-lhe que vá ao site arminianos.com .E só lhe faço esta recomendação por causa de seu patente dilema.O importante é voce ser inundado pela presença de Jesus,portanto,se o calvinismo te faz tropeçar,tente o arminianismo.Meu intento não é contrariar a orientação do blog,que é calvinista,mas sua alma é mais importante do que opiniões não fundamentais.Afinal a convicção que salva é ser uma nova criatura através da morte e ressurreição de Jesus,não é?Fique também sabendo que existe salvação fora do calvinismo e fora do arminianismo também.Estas opiniões são apenas um modo de entender o modo de Deus operar conosco.Se caso voce está perturbado por desejar o prazer do pecado e acha que Deus não te quer por causa disso,não acredite nisso.Deus não se admira da nossa corrupção,nem de nosso assentimento para pecar.Sua presença em nós realiza aquilo que não podemos fazer,apenas confesse sua condição e descanse na misericórdia,pois todo castigo foi assumido por Jesus,"sem lei".A paz!!

  10. Caro Egídio,

    Que o Senhor Jesus aquiete o teu coração, pondo um fim a esses questionamentos. Percebe-se que a tua visão de Deus é um tanto maniqueísta, pois afirmas que Ele é quem manda alguns para o inferno e outros para o céu. Na realidade, a coisa não é bem assim… O Senhor nos deu o livre-arbítrio, de modo que qualquer pessoa pode ser salva, mediante a graça manifesta na Cruz do Calvário. Basta ao homem crer e receber o perdão, vivendo, a partir dessa consciência concedida por Cristo, de acordo com os princípios por Ele estabelecidos. É dífícil? Sim, obviamente. No entanto, devemos crer que o nosso querido Mestre não nos pede algo que não podemos fazer, pois Ele conhece profundamente a natureza humana e sabe das nossas capacidades e limitações. É necessário crer nEle, em Sua bondade e soberania, e também descansar no perdão que Ele e somente Ele oferece! Essa é a grata revelação do evangelho. O que o texto está mostrando é que a nossa liberdade, legitimada na pessoa de Jesus, tem como critério o parâmetro divino, que é perfeito e justo, e não o humano, corrompido pelo pecado.
    Minha oração diante de Deus, agora, é que Ele te conceda uma visão apropriada do evangelho, pois é isso que traz serenidade ao coração humano.
    Espero ter ajudado!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui