Se Jesus foi rico, eu também quero ser!

23
698
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Ruy Marinho
Escutar de algum pregador que Jesus era rico e quem segui-lo será próspero financeiramente, soa como uma garantia de ganhar na loteria! Infelizmente, muita gente tem este conceito como premissa para frequentar uma igreja. Afinal: se Jesus foi rico, eu também quero ser – dizem os seguidores da teologia da prosperidade e confissão positiva! Vejam as declarações feitas por alguns famosos precursores deste movimento, desde os EUA até aqui no Brasil:
“João 19 nos diz que Jesus usava roupas de griffe… A túnica era sem costura, tecida de cima até embaixo. Era o tipo de vestimenta que os reis e os mercadores ricos usavam” (John Avanzini, gravado em 20.1.1991, no programa de Kenneth Copeland).
“Jesus tinha uma roupa tão bonita, tão cara, que os soldados disputaram para ver quem ficaria com ela. Outra coisa, Jesus era acompanhado por mulheres ricas que o serviam. Ele tinha seus doze discípulos e mais um grupo de 20 a 30 pessoas para alimentar diariamente. Quanto custa isso? A casa de Lázaro e outras residências onde ele se hospedava eram de classe média na época, ou até mesmo média-alta. Portanto, eu não consigo enxergar na Bíblia Jesus como uma pessoa paupérrima. Ele viveu como um rabi, que era um mestre. Eu não vejo Jesus pobre, mas vejo que ele demonstrava no seu estilo de vida excelência, tinha uma vida abençoada – multiplicou pães, proveu boa pescaria aos seus discípulos. Como Senhor e Deus, ele tinha acesso às riquezas.” (Bispo Robson Rodovalho, Revista Eclésia, edição 109)
“Sabe, Jesus e os discípulos nunca andaram num Cadilac. Não havia Cadilac naquela época. Mas Jesus andou num jumento. Era o “Cadilac” da época — o melhor meio de transporte existente.” (Kenneth Hagin, A Autoridade do Crente, p. 48.)
Declarações como estas são muito comuns nos dias de hoje, por conta da propagação da teologia da prosperidade no Brasil. Trata-se de um conceito que foi importado dos EUA, fixado atualmente como um forte pilar das igrejas neopentecostais brasileiras. Porém, como cristãos não deveríamos absorver ensinamentos sem antes analisar biblicamente para ver se, de fato, procedem ou não das Escrituras, o que no caso apresentado leva-nos ao seguinte questionamento: Será que realmente Jesus foi rico? Será que ser rico financeiramente é promessa de Jesus para nós?
De fato, Jesus ensinou princípios “riquíssimos” sobre prosperidade material, vivenciados inclusive em sua própria vida terrena. Porém, biblicamente veremos que em nada confere com as afirmações dos propagadores da teologia da prosperidade.
Antes de continuar, esclareço que eu não defendo de forma alguma a “teologia da miséria”, creio plenamente que Deus nos sustenta e supre as nossas necessidades, bem como prospera alguns conforme a sua soberana vontade. Porém, entendo que o grande problema é deixar de buscar a Deus pelo que Ele é em troca daquilo que Ele pode nos dar. Portanto, o que vou analisar exclusivamente neste artigo é a afirmação de que supostamente Jesus era rico e que Ele promete riquezas para os seguidores. Vejamos:
Em primeiro lugar, Jesus era e sempre será rico eternamente em sua posição gloriosa no céu, porém abdicou-se de sua glória celestial e veio à terra viver como um homem de maneira humilde, a fim de sofrer e morrer por nós: “pois conhecereis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” (2Co 8:9)[1]. Ao contrário do que afirmam os defensores da teologia da prosperidade, nesta passagem está claríssimo que Jesus não era rico, o propósito d’Ele era exatamente o contrário. Cristo tornou-se pobre no mundo não para trazer riquezas materiais a humanidade, mas sim a salvação que é a verdadeira riqueza, por consequência a transformação de vida em amor para com o próximo. No contexto de 2Co 8, Paulo utiliza o exemplo da posição de glória que Cristo desfrutava com o Pai e que foi sacrificada por Ele a fim de nos auxiliar (Fp 2:5-8) para mostrar que, da mesma forma, os crentes de Corinto deveriam sacrificar algo para ajudar os irmãos da igreja de Jerusalém. Paulo incentiva-os a ofertar aos irmãos necessitados como um ato cristão de amor e cuidado.
Desde o início da vida terrena de Jesus, o propósito d’Ele de fazer-se humildemente pobre foi manifestado, a começar pelo seu nascimento: “E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2:7) Em tese, seguindo a lógica da teologia da prosperidade, seria bem mais apropriado que Jesus Cristo tivesse nascido em um palácio, num berço de ouro forrado com tecido fino e vários criados para servi-lo. Porém, Jesus nasceu num estábulo e colocado numa humilde manjedoura para demonstrar desde o início o propósito de ir contra a ganância e as riquezas deste mundo[2]. A Bíblia indica que Maria e José eram pobres, pois quando Maria foi apresentar Jesus no templo, a oferta de sacrifício oferecida (segundo a lei mosaica – Lv 12:8) era oferta de pobre: “e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lc 2:24) Isto prova, pelo menos na época do nascimento de Jesus, que José não era financeiramente estável por conta de sua profissão de carpinteiro.
Quando Jesus começou seu ministério terreno, Ele largou tudo o que tinha (família, lar, conforto etc.) para dedicar-se integralmente ao propósito do evangelho. Tudo o que era necessário para o suprimento natural de Jesus foi providenciado pelos próprios discípulos, prova disso é o fato de que algumas mulheres serviram Jesus com seus bens (Lc 8:1-3).
Jesus, conhecendo o coração das pessoas, ao responder alguém que queria segui-lo provavelmente para buscar benefício próprio, disse que “As raposas têm seus covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Lc 9:58) Note que Cristo aborda exatamente a questão “moradia”, uma resposta clara que refuta a afirmação de alguns pregadores da prosperidade de que Jesus possuía uma enorme mansão em Jerusalém.
Na primeira multiplicação de pães e peixes, os discípulos poderiam muito bem sair para comprar os alimentos para o povo, porém os mesmos questionaram Jesus justamente pelo fato de não terem condições para tal feito. Foi necessária a operação de um milagre para alimentá-los (Mc 6:34-44).
Certa ocasião, quando Jesus chegou em Cafarnaum (Mt 17:24-27), ele não tinha dinheiro para efetuar o pagamento do imposto da cidade, sendo necessário operar um milagre através de Pedro para efetuar o pagamento. Ao perguntarem para Jesus se era lícito pagar tributo a César, Jesus respondeu: “Por que me experimentais? Trazei-me um denário, para que eu o veja” (Mc 12:14-16). Se Jesus fosse rico, com certeza teria uma moeda no bolso para usar, porém foi necessário alguém trazer uma para que Jesus pudesse vê-la.
A afirmação dos pregadores da prosperidade de que o Jumento que Jesus utilizou para entrar em Jerusalém, era como se fosse um Cadilac ou uma BMW da época, chega a ser ridícula e mostra o despreparo bíblico dos defensores da teologia da prosperidade. Ora, basta uma análise no contexto cultural para perceber que a “BMW” da época na verdade eram as carruagens e os cavalos, e não um jumento! Na Bíblia vemos claramente um exemplo disso: “Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que no seu carro, viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías.” (At 8:27:28) Além disso, o Jumento não era de Jesus, mas emprestado!
Ao contrário do que Rodovalho e John Avanzini afirmam, as roupas de Jesus no geral não eram de rico, pois os soldados tomaram as vestes e “rasgaram-nas em quatro partes” (Jo 19:23-24), somente a túnica (peça íntima que ficava debaixo das vestes) que era algo realmente nobre naquela época, pois não tinha costura e era tecida de cima abaixo. Por isso que os guardas lançaram sortes para ver quem ficaria com a mesma. Provavelmente tal peça pode ter sido doada por algum discípulo. Afinal, tudo ou quase tudo o que Jesus possuía durante o seu ministério era doado pelos discípulos que o acompanhavam, entre os quais alguns financeiramente prósperos, que era o caso das mulheres descritas em Lucas 8:1-3. O próprio túmulo de Jesus foi emprestado (Lc 23:50-53)!
Os pregadores da teologia da prosperidade, tentando contra-argumentar, ainda colocam que os apóstolos eram prósperos financeiramente. Porém, a Bíblia claramente refuta esta idéia. Dentre vários exemplos bíblicos, podemos listar alguns: Quando Pedro e João chegaram à porta do templo, onde um coxo de nascença pediu-lhes uma esmola. Se os apóstolos fossem ricos, com certeza eles teriam dado dinheiro ao pedinte, porém eles afirmaram: “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:1-8), e o homem foi curado. O apóstolo Paulo passou por muitas necessidades financeiras ( Fp 4.10-20, 2Co 11.27), inclusive tendo que trabalhar fabricando tendas para se sustentar (At 18:3). O mesmo também ensinou a respeito da expectativa de buscar riquezas materiais: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (I Tm 6.8-10)
Como podemos ver, não existe base bíblica para afirmar que Jesus e os apóstolos eram ricos. Na verdade, Cristo nunca defendeu a busca por riquezas materiais, pelo contrário, condenou-a mostrando o verdadeiro padrão a ser almejado: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6.19-24). Ele exortou-nos a buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, sendo que o suprimento necessário virá naturalmente de Deus (Mt 6:25-34). Não devemos ter preocupações exageradas pela nossa sobrevivência, nem pelos cuidados materiais gananciosos, pois Jesus afirmou que este conceito é, de fato, o mais claro sinal de avareza na vida de alguém: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lc 12.15)
Todavia, é importante salientar que devemos também seguir o exemplo dos cristãos da Macedônia, onde mesmo em meio de muita pobreza, manifestaram abundância de generosidade ao preparar ofertas para ajudar os irmãos da igreja de Jerusalém em dificuldades financeiras. (2Co 8:1-4)
Quanto aos cristãos financeiramente prósperos, a Bíblia diz: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” (1Tm 6:17-19) João Calvino interpretou este fundamento com clareza: “aqueles a quem houvermos de ver premidos pelas dificuldades das coisas, compartilhemos-lhes das necessidades e com nossa abundância supramos-lhes a falta de recursos.”[3] (Veja também 2Co 9:1-15)
Enfim, há muito mais passagens bíblicas que tratam sobre o assunto, mas creio que as citadas neste artigo sejam suficientes para esclarecer a questão.
Soli Deo Gloria!
Notas
[1] A tradução bíblica utilizada no artigo é a Almeida Revista e Atualizada – SBB.
[2] Observação simbólica feita por A.W. Pink, em “Por que Jesus nasceu numa manjedoura?”
[3] CALVINO, João. As Institutas Vol. 2. Casa Ed. Presbiteriana. São Paulo, 1985. P. 168

***
Ruy Marinho é editor do Blog Bereianos e colunista do Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

23 COMENTÁRIOS

  1. Ah querido (pastor?)Irmão… Parafraseando o poeta: "se todos fossem iguais a você", que maravilha seria se assentar no banco de uma igreja para ouvir um sermão! Há tanto tempo venho batendo nessa mesma tecla mas sendo arguido e questionado por alguns como se eu fosse o herege quando na verdade, basta apenas algumas consultas bíblicas para confirmar que essa versão de Jesus Elitizado é sim uma grande heresia e mentira dos apó$tolo$ da pro$peridade! O mais triste é o conformismo e a alienação da igreja em não estudar a Palavra de Deus e conhecer realmente quem e como vivia o seu Salvador. Só dão ouvidos ao que é pregado nos púlpitos! Se contentam com migalhas e mentiras quando poderiam receber muito mais do Espírito! Que o Senhor venha abrir os olhos do seu povo! Graça e paz!

  2. Desculpe-me queridos…mas uma coisa não excluí…outra…Jesus era prospero….isso é uma promessa de Deus.(ponto)…o que ele fez com sua herança…é outra coisa…Queridos e amados irmãos tenho orado pra ver o corpo de cristo unido ..e não dividido em facções…só lamento….com tanta coisa pra criticar…nós ocupamos em criticar os que pregam a cristo….Deus abençoe a todos.

  3. O que a garde maioria tem dificuldade de entender é as coisas espirituais devem ser comparadas com a espirituais e as carnais com as carnais, as desta vida com as desta vida. Jesus é Jesus Mamon é Mamon… De maneira nenhuma podera servir aos dois…

  4. Irmão Ruy,não deixou brecha nenhuma para acusações sem sentido,né?Tudo com exemplos da escritura,bem claro até para o mais simples!Parabéns!!Tem um livro muito bom e todo documentado,para quem quiser conhecer tudo sobre esta "teologia furada".O livro é Cristianismo em Crise,fácil de ler o completo ,com exemplos e citações de muitos pregadores desta heresia.A Paz!!!

  5. Mesmo dentro da Sara tem um pessoal que fica triste com o Bp Rodovalho.
    A igreja é boa, se preocupa com as pessoas.
    O Problema é que as palavras dele são muito focadas em prosperidade, que Deus vai restituir, que vai dar 100 vezes mais ainda esse ano etc…
    Quando o pessoal cresce um pouco na fé, já começa a questionar isso, entende?
    Muitos tem saído por causa disso. Outros ficam, mas acabam expressando sua insatisfação em conversas informais.
    Teria muito mais pra falar, mas……

  6. Jesus, filho de carpinteiro, que não tinha onde reclinar a cabeça, e que bateu de frente com o sistema rico e corrupto, e quando nasceu foi posto numa manjedoura, era rico?

  7. Sim, jesus é rico!!! Ele tem templos no mundo inteiro. Muitos de altissimo luxo. Tem aviões, carros, dinheiro em aplicações financeiras, no mercado imobiliário. Tem inumeros terrenos , chacaras e fazendas. Eu acho que ele é trilhonário! É tudo pra jesus; é dizimos, é ofertas, é shows, teatros, futebol, livros, filmes e revistas…
    Ah! Com certeza ele é muito rico!

    Agora o Salvador, o Filho do Criador, esse disse: meu reino não é deste mundo!

  8. Quw heresia,
    Tenho certeza que todos estes pregadores pedem muito dinheiro mas eles proprio não dão so querem.
    Como a Biblia diz são mercadores do bichinhodo ME DA! ME DA!

  9. Muitos tem saído por causa disso. Outros ficam, mas acabam expressando sua insatisfação em conversas informais.

    Bem pior, o cara fica um critico compulsivo, fuçador de conversasinhas, faz a politica de grupos, e se for propicio ainda faz rebelião. Isso é muito ruim, é o que eu chamo de igrejeiro, o cara não se liberta do templo, pois o entende espiritual, mas se contamina até a raiz do cabelo num processo neorotico/religioso/social.
    Considero o processo de aparencias dentro da igreja pior que seu equivalente fora dela.
    Nem ir a igreja de forma a não se envolver com isso tudo é possivel pois não se pode dipor do templo para oração uma vez que se tem que cumprir a dinamica do culto, que via de regra é uma chatice.
    Ñâo só isso mas isso também, tem comtribuido para uma mudança, um movimento inconciente dentro da igreja evangelica que num futuro será o divisor de aguas entre cristãos e "cristãos"

  10. Quando o pessoal cresce um pouco na fé, já começa a questionar isso, entende?

    Entendo sim. Isso acontece porque a igreja não quer ser nem formadora de cristãos livres, ou seja, ensinar para ver no mundo, nem se contenta em restrigir seus procedimentos em leitura, oração, debates, comunhão etc.
    A igreja quer bater na mesma tecla, seja para os que chegaram de pouco ou para os que estão ali a muito tempo. É um erro, pois a palavra lida, meditada, junto com a oração mantendo o foco nos pilares das palavras de Jesus, que alias Deus disse para nós darmos ouvidos a ela.
    Mas não querm isso, não querem perder o poder que a igreja é no contexto sociopolitica da sociedade, não querem perder titulos, posições, poder politico, empreendimentos etc.

  11. Muitos tem saído por causa disso.

    E vão fazer parte do time dos rebeldes, dos que não querem estar sob controle etc etc.
    Simples, quem está sobre o altar sempre terá essa visão.

  12. Grande Paulo,amado irmão,também acho que está se formando na mente das pessoas uma revolta inconsciente,contra este coronelismo ministerial.Eles abusam de uma autoridade para servir,e a transformam numa autoridade para se servir,de nós,como se fôssemos idiotas.Além disso,exigem uma devoção absurda e servil,tendo que concordar com os mandos e desmandos contra a Palavra de Deus.E caso alguém reprove,fazem chantagem com os obreiros,ameaçando jogar a perder todo um trabalho feito para Deus por qualquer um.Eles transformaram o ministério em uma sucursal do congresso Nacional,onde se cobra propina para aprovar projetos.A moeda é o nosso silêncio infame que branqueia esta parede de lama.Abraços Sales!!!

  13. Ué,e quem foi que falou contra a bíblia aqui?É a interpretação falsa da bíblia que trouxe esta situação que se vê.Existem vários livros condenando esse erro e mostrando onde é que eles distorcem a palavra,alem disso Paulo fazia uso de outros escritos além das escrituras reconhecidas 2 Tim cap 4 vers 13.O apostolo nos manda estudar as escrituras e todo e qualquer livro que facilite este estudo está de acordo com o mandamento.

  14. Eu quero saber qual foi a properidade de João Batista? E Pedro e João quando iam entrando no templo chamado formosa e tinha um coxo que pedia esmola e Pedro diz que não tinha nem OURO nem PRATA, mas, curou aquele homem, e João que ficou preso anos e anos na ilha de Patmos, e Paulo que passou em alguns momentos necessidades até nas prisões.

  15. Prezado Paulo:
    Acredito que se libertar do templo, como vc disse, não é tão simples para algumas pessoas.
    Existem amigos, irmãos preciosos, às vezes anos de trabalho decidados àquela instituição.
    Então, ela suporta os desmandos porque faz parte daquele corpo e se preocupa com ele.
    Entretanto, outros menos apegados a isso saem sem pensar duas vezes.
    Concordo que está se formando um pensamento crítico dentro da igreja e creio que logo isso irá provocar uma revolução no modelo de igreja que temos hoje.
    Um abraço e paz!

  16. Irmão A. Cardoso, esta é a principal razão por que eu gostaria muito (e estou orando nesse sentido) de começar um trabalho independente junto a outros irmãos que sintam e constatem o mesmo que nós: Que as igrejas se transformaram em feudos, que seus líderes são 'senhores intocáveis' – 'pastores' do próprio ventre, que não toleram qualquer questionamento, pois são 'ungidos' – e quando estes falam ou fazem coisas que decepcionam, ferem ou escandalizam os irmãos – nós "não devemos olhar para o homem" – dando carta branca para os manipuladores de rebanho continuarem seus desmandos e continuarem impávidos. E é chegada a hora de darmos um basta, de não nos submetermos mais a coisas que a Palavra reprova, sob pena de nós, que conhecemos a Palavra, sermos omissos e coniventes com o erro. O Evangelho está acima de hierarquias humanas e 'tradições' consagradas, quando as mesmas restringem ou , pior, obstruem a sua ação. Veja o exemplo de Paulo, que sendo praticamente um 'novato' em comparação com Pedro, repreendeu a este diante de todos pela sua dissimulação naquele momento. Já pensou se se fizesse isso hoje com uma uma dessas 'vacas sagradas' empavonadas nas igrejas? Quem o fizesse seria no mínimo 'isolado', ou então escorraçado mesmo. Não precisamos (e não devemos) ficar sob o jugo de homens que não estejam comprometidos com o Evangelho acima de tudo, e sim com os seus próprios interesses. Não foi para isso que o Senhor nos chamou; e são muitos os que pensam eou sentem o mesmo. Não esperemos a mudança começar dos outros, se não ela não começa. Comecemo-la nós mesmos. Não estou querendo derrubar uma 'ditadura' pra começar outra. O que desejo é, junto com outros irmãos, servir ao Senhor pelo prazer de servi-LO, com alegria e singeleza de coração, sem fórmulas ou ritos pré-concebidos, e sem interesses políticos ou econômicos. Pode ser um sonho ou utopia de minha parte, tudo bem. Mas o que não farei mais é me submeter a essa ditadura eclesiástica em que que as igrejas se transformaram. "E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e espiavam a liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; aos quais, nem ainda por uma hora, nos submetemos – para que a verdade do Evangelho prevalecesse …" Gl.2.4,5 Irmãos, vamos iniciar um trabalho JUNTOS, cujo dono seja o Senhor, cujo chefe seja o Espírito Santo, cujo manifesto seja a Palavra e cuja realidade seja a Verdade e o Amor sincero entre os irmãos. Saiamos desse deserto: "Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo." Is.43.19.

  17. Caro irmão José, tens razão, somos povo remanescente que não se dobrou aos apelos de MAMOM(traduz-se em Teologia da Prosperidade), como você já rompi com este sistema religioso perverso e destruidor. Certamente que o Senhor quer nos unir em torno de sua verdadeira doutrina; Evangelho puro, simples e acessível pelos mais pobres e humildes desta terra. Ele conta conosco para tal. Nunca desanime ou desista, pois Ele nos ama profundamente e acima destes ventos de doutrinas que muitos se deixaram levar. O Senhor nos conhece no íntimo.
    De ler teu comentário já te amei em Cristo como se a muito te conhecesse.
    Forte Abraço n'Ele, que é nosso Caminho, Verdade e Vida neste mundo tenebroso.

  18. deveres do crente
    1)obedecer à Deus(1 jo2:17/mt 12:50/sl 119:11)
    2)esperar em Deus(sl 27:14)
    3)agradecer à Deus pelas provas(tg1:2,12)
    4)pedir sabedoria à Deus(tg 1:5)
    5)ler a biblia(jo 5:39)
    6)adorar somente à Deus(ap 19:10)
    7)ganhar almas e evangelizar(at 1:8)
    8)se humilhar diante de Deus(mt 23:12)
    9)perdoar e amar à Deus e ao próximo(Dt 6:5/mt 5:44)
    10)se afastar do pecado e do mal(pv 8:13/pv 16:6)
    11)ajudar os necessitados e dar o dizimo(mt 19:21/ml 3:8,10)
    12)tirar do coração as preocupações e ansiedade(sl 37:5/1 pe 5:7)
    se o crente faz isso a vontade de Deus será feita na vida do crente(is 55:11)no tempo de Deus(ec 3:1)

  19. o "evangelho da prosperidade"tem enganado à muitos;sujeitos carnais como edir macedo,valdemiro santiago tem pregado um evangelho diferente da biblia;muitos crentes por não lerem a biblia vão atrás dessas figuras;se o crente obedece à Deus(1jo2:17),se o crente espera em Deus(sl 27:14)e agradece à Deus pelas provas(tg1:2,12)se o crente pedi sabedoria à Deus(tg 1:5)e lê a biblia(jo 5:39)a vontade de Deus será feita na vida desse crente(is 55:11)no tempo de Deus(ec 3:1);infelizmente temos visto até mesmo pastores de nome(famosos)como marco feliciano e silas malafaia defendendo valdemiro santiago e edir macedo e como diz a história quem se junta com porco farelo come ou dize me com quem andas e eu te direi quem tu és temos que entender que quem defende algo ou alguém é porque partilha das mesmas idéias e ideais,portanto vamos ler mais a biblia e obedecer à Deus e nos afastemo das ilusões e mentiras de valdemiro santiago e cia

  20. Texto muito bem escrito, com apontamentos que valem muito para uma reflexão aprofundada daquilo que tem sido pregado nos púlpitos hoje. A verdade tem que ser exposta!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui