Neopentecostalismo à brasileira: aspectos e dimensões

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Por Johnny Bernardo
Inspirado em movimentos de “cura divina” dos Estados Unidos, o neopentecostalismo que aqui se desenvolve surge da observância de aspectos locais, como a crendice popular e a baixa renda da maior parte da população brasileira. Neste quesito, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) destaca-se como um dos principais exemplos de adaptação religiosa. Leonildo Silveira Campos (1999) destaca que “o ponto de partida da IURD é o pentecostalismo de alguns televangelistas norte-americanos, porém a sua flexibilidade é própria de uma entidade que se posiciona bem num ambiente pluralista e concorrencial. A sua identidade é construída por meio de referências aos concorrentes, com os quais ela se envolve em renhidas lutas simbólicas”.
A guerra entre as forças do bem e do mal – adaptada pelo neopentecostalismo a partir do pentecostalismo – ganha nova dimensão com a Igreja Universal. Na verdade, como explica Campos, “a IURD oferece produtos simbólicos, dissimulando a ideia de ruptura, trocando-a por uma aparente continuidade com as culturas locais”. Em outras palavras, a igreja fundada por Edir Macedo aproveita aspectos dos concorrentes (católicos, afro-brasileiros e kardecistas) para desenvolver uma característica própria, voltada ao consumo. Assim, a cruz, as sessões de descarrego, as fitinhas azuis e demais apetrechos utilizados pela igreja em sua “guerra” contra o mal são adaptações criadas com o intuito de atrair adeptos das religiões concorrentes. Ao mesmo tempo, tenciona facilitar o acesso à nova fé com elementos do cotidiano do adepto.
As adaptações – ou “remasterizações” – feitas pela IURD também ocorrem nas demais igrejas neopentecostais do Brasil, com pouquíssimas alterações. Tais características e outras mais mostram que o neopentecostalismo disseminado a partir da IURD assume aspectos locais, nacionais, da situação financeira de cada adepto. O termo neopentecostal – frequentemente usado em referência a Igreja Universal do Reino de Deus e a Renascer em Cristo, por exemplo – passou a ser utilizado como forma de distinção entre o pentecostalismo clássico do movimento que começa a se desenvolver a partir de fins da década de 70, e que é identificado por Paul Freston como a Terceira Onda Pentecostal Brasileira. Tão logo se percebeu, no entanto, que há uma imensa distância entre o neopentecostalismo aqui disseminado.
Apesar da existência de elementos comuns ao Neopentecostalismo, como a cura divina, o exorcismo, a Teologia da Prosperidade e o uso maciço de recursos audiovisuais, há inúmeras diferenças que separam as várias igrejas neopentecostais, notadamente entre àquelas situadas no eixo São Paulo – Rio. As diferenças locais, de formação religiosa ou acadêmica, explicam em parte as diferenças. A primeira das várias rupturas que ocorreriam no cenário neopentecostal brasileiro se deu em 1980 quando o missionário R.R.Soares – até então braço direito de Edir Macedo – funda a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD). A prepotência e o espírito mercantilista de Edir Macedo foram alguns dos motivos que levaram R.R.Soares a se desligar.
Igrejas clones da Universal
Começando pela IIGD, deve-se ressaltar também o aparecimento do que Marion Aubree (pesquisadora francesa) chamou de “igrejas clones da Universal”. Isto é, ao longo dos 35 anos de sua história, a IURD vem enfrentando o ataque externo oriundo de novos movimentos neopentecostais que a imitam. Vale ressaltar, novamente, que às semelhanças se resumem aos aspectos básicos do Neopentecostalismo, descritos anteriormente. Os novos movimentos surgidos a partir da IURD se definem por experiências próprias, por diferenças que vão desde a liturgia até o público alvo.
As diferenças são perceptíveis quando comparamos, por exemplo, a IIGD com a IURD. Segundo R.R.Soares, a Igreja da Graça não tem bispos nem realiza campanhas em Israel. A Universal, por sua vez, não tem um missionário como presidente, nem pede às pessoas que se inscrevam como patrocinadoras para manter a veiculação de cultos de evangelização pela TV. A IIGD apresenta-se mais flexível com relação ao trato com as demais igrejas evangélicas do Brasil. Nas publicações da Igreja da Graça, como na revista Show da Fé, são comuns referências a trabalhos da AD. R.R.Soares também já teve passagem pela sede da AD Ministério Belém, onde ministrou a um colegiado de obreiros. Por outro lado, há de se ressaltar que a Igreja da Graça é a responsável pela publicação da maioria dos livros de Kenneth Hagin, autor com ampla rejeição por parte de líderes e pesquisadores brasileiros, como Paulo Romeiro.
As diferenças entre a Igreja Universal com as demais denominações “neopentecostais” aumenta à medida que a comparamos com igrejas como a Renascer em Cristo. A origem pentecostal do casal Hernandes – eram membros da Igreja Pentecostal da Bíblia – de certa forma explica a maneira eloquente como conduzem suas reuniões. As adaptações, comuns na IURD, também ocorrem na RC, mas com diferenças que nos remetem às igrejas batistas. Há, na RC, uma tentativa de tornar suas reuniões mais atraentes ao público jovem. Fundador da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, o bispo Robson Rodovalho teve sua primeira experiência na Igreja Presbiteriana do Brasil, aos 15 anos. Além da maneira despojada como conduz sua denominação, Rodovalho é autor de um livro sobre Física Quântica e pretende criar um instituto para explorar temas ligados à ciência e a espiritualidade. Apesar de criacionista, rejeita a noção de que o universo foi criado há seis mil anos, em seis dias de 24 horas, segundo revelou ao jornalista Márcio Campos, da Gazeta do Povo.
A Renascer em Cristo e a Sara Nossa Terra são exemplos de igrejas cujas características distanciam-se de denominações mais próximas do chamado Movimento Palavra da Fé. No entanto, mesmo entre as igrejas neopentecostais historicamente ligadas ao MPF há diferenças significativas. A cura divina, característica comum às igrejas neopentecostais, é vista de forma diferente por frequentadores da Igreja da Graça e Mundial do Poder de Deus. Mariano (1995) declara que é “muito comum nos cultos da Igreja Internacional da Graça R.R. Soares pedir que os fieis coloquem as mãos em suas cabeças e determinem a cura divina. Com frequência, os testemunhos giram em torno do desaparecimento da dor de cabeça e do sumiço de caroços no peito, no estomago e em outras partes do corpo. Alguns ex-membros da IIGD e que hoje frequentam a IMPD são unânimes em dizer que lá, na Internacional, só viam sumiços de caroços, mas que na Mundial eles veem verdadeiros milagres, curas sobrenaturais”.
O surpreendente crescimento da Igreja Mundial do Poder de Deus – e que já foi palco de pelo menos quatro cisões que resultaram no surgimento de quatro diferentes igrejas, cada qual defendendo uma visão específica do Evangelho, sendo a Igreja Mundial Renovada a mais recente – tem sido motivo de preocupação e “guerra santa” por parte da Igreja Universal do Reino de Deus. Embora mantendo aspectos da igreja – mãe, o apóstolo Valdomiro Santiago criou uma marca ou estilo próprio de arregimentar adeptos. Com seu jeito matuto e linguagem carregada de expressões populares, Santiago conseguiu criar um canal de comunicação com as classes menos favorecidas da sociedade. A cura divina é um dos atrativos e porta de entrada para centenas de pessoas vítimas da falta de recursos assistenciais. Segundo Campos (1999) os “muito pobres são mais facilmente atingidos pela pregação dos milagres e dos prodígios. Nesse sentido, a Igreja Mundial, a Igreja do Evangelho Quadrangular ou mesmo a Deus é Amor levam vantagem nessas camadas sociais mais pobres onde a IURD perde a competitividade”.
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Fonte: Gospel+

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20 COMENTÁRIOS

  1. O meu comentário sobre o artigo acima: Café requentado.
    Não edifica,é desgastante e cansativo ler esta 'koisa' .
    Será que não cansam de falar mal do mal? Eu me canso e estou
    cansado,tá? Do brother Tito from Brasília,DF.

  2. Guerra do Bem contra o Mal adaptada pelo neopentecostalismo a partir do pentecostalismo?e os hinos de Lutero falavam de quê?Castelo Forte se refere ao Mal natural,ou ao Mal satânico(como menciona o hino),ainda que operado pela igreja católica?Além de preconceituoso também é mentiroso!Essa guerra existe desde os tempos de jesus,sem falar do jardim do Édem.Ou o autor crê que é mitologia?Vai fazer par com o Gondim?Não adianta:todo cessacionista não deixa de ser desonesto em seus ataques aos pentecostais,ainda que velados.Gostam de mostrar-se como intelectuais,pois pensam que isso lhes faz serem tidos como superior!Isso é um sinal claro de que não foram transformados,e é motivo de duvidarmos de sua eleição,pois quem é humilde tem que falar a verdade,pelo menos em seus argumentos.Mas generalizar assim!Que vergonha!!!

  3. SHALOM ADONAI! A moderação acordou!, SOMOS TODOS INCONSANTES, querem explicar o óbvio, quando nossos relacionamento fica na de´pend~encia de moderadores, que são donos da verdade, são apostolos disfarçados, mestres de um desconhecido jesus. O que talta? MAS DEUS NÃO DESISTE DE NÓS, muitos querem acabr com essa "HERESIA". HALLELUJAH.

  4. Se juntar o Pentecostalismo e o Neo-pentecostalismo, der uma boa misturada, biblicamente não sobra nada. Poderia listar "n" razões, mas duas bastam: com suas "crendices" negam o "sola scriptura", e com suas novas revelações negam na prática a suficiência e inerrância da biblia. Isto já é motivo mais do que suficiente para rejeitar como movimento genuinamente bíblico.

  5. Eu penso que, até mesmo as igrejas mais tradicionais,se envolveram com a onda neopentencostal, com o advento da musica de sucesso por exemplo, não há distinção, todos cantam "o sonho de Deus, entra na minha casa, ressuscita os meus sonhos, etc". E o que eu percebo é que não existe o cuidado de alertar as igrejas tradicionais sobre esta mistura doutrinária. Todos levantam as mãos e fecham os olhos na hora de cantar, igual a universal e a I. do Valdemiro. O relachamento do ensino de sã doutrina e falsos profetas é que deu lugar a tudo isto que vemos hoje.

  6. O positivo disto é que o evangelho está sendo pregado mesmo que a maneira deles. O negativo é que a maioria do povo destas igrejas querem evangelho fácil, não têm raiz profunda na fé e se soprar um vento vão se afastar.

  7. Sr. Vander, o evangelho não está sendo pregado, o que eles pregam são mentiras. para o seu proprio proveito, eles pregam tudo que é contrario as escrituras, todos eles sem duvidas nenhuma são guias cegos e se o seguirmos iremos juntos cair no abismo, o evangelho é segundo os ensinamentos de Cristo atraves dos apostolos. 1 João 1,2,3,4..So atraves dos ensinamentos que foram dados aos apostolos de Cristo(Ele proprio),é que saberemos pregar ou se é pregado o evangelho, e com certeza esses falsos apostolos,pastores etc.. não sabem nem o que é evangelho, como acredito tambem que nem voce Sr. Vander sabe o que é isso, más se nós tivermos o coração limpo para o entendimento podemos conhecer e praticar o verdadeiro evangelho, basta termos a verdadeira Fé.

  8. Voce sabe o que é pentecostal?Claro que não,pois não viveu lá dentro.Já viu deus curar?Já ouviu profecia verdadeira ,e viu seu cumprimento?Já foi usado como mensageiro da palavra?Já recebeu de Deus uma palavra para cura de um câncer(atestado por médicos),e viu esta cura se confirmar?Se não viu,cale a boca,pois não tem cacife para falar do que não viveu!

  9. Amigo A. Cardoso
    "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado" Pv.19:20
    Não sou criança, não comecei a ESTUDAR a bíblia ontem. faço isto consistentemente há 42 anos; não fui alcançado pela graça em um ambiente de oba-oba, mas num lar piedoso, de pais comprometidos com a sã doutrina. Cresci em igrejas com sólido ensino teológico-bíblico. Conheço o movimento pentecostal muito bem. Não disse que NÃO creio em curas por Deus! Quanto à profecia verdadeira, já disse, estudo-a há 42 anos! Quanto a ser usado como mensageiro, para glória de Deus, há 23, embora não mereça, tenho este privilégio, e já vi o Senhor fazer obras fantásticas! E continuo afirmando o que disse no comentário acima. O que dá "cacife" para alguém falar de Cristo, é conhecê-lo intimamente, e à sua palavra, pois é isto que Importa. Pv. 17:27 "O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito". Col. 4:6 "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Sabe a quem devemos mandar calar a boca? Tito, 1:10,11. Que Deus te abençoe!

  10. Igrejas IMPD, IURD e Igreja da Graça NÃO são evangelicas, pois, não tem laços historicos, teologicos e doutrinarios com a igreja historica protestante. Além do mais, são umas pragas para a sã doutrina, portanto, não existe lado positivo,infelizzmente. O desvirtuamento teologico das igrejas neopentecostais tem se propagado feito erva daninha e tem corrompido a muitos que se deixam extasiar pelas coisas passageiras, onde a traça consome,a ferrugem danifica e os ladroes minam e roubam. Não há converçoes nestas comercios; não há unidade doutrinária, cada um tem a sua promoção; não existe discipulado.

  11. Igrejas IMPD, IURD e Igreja da Graça NÃO são evangelicas, pois, não tem laços historicos, teologicos e doutrinarios com a igreja historica protestante. Além do mais, são umas pragas para a sã doutrina, portanto, não existe lado positivo,infelizzmente. O desvirtuamento teologico das igrejas neopentecostais tem se propagado feito erva daninha e tem corrompido a muitos que se deixam extasiar pelas coisas passageiras, onde a traça consome,a ferrugem danifica e os ladroes minam e roubam. Não há converçoes nestas comercios; não há unidade doutrinária, cada um tem a sua promoção; não existe discipulado.

  12. ola Leni Miyashiro
    Creio que igrejas Tradicionais que cantam essas musicas e que estão se envolvendo com o Neopentecostalismo, já não são tão tradicionais e saíram de suas bases teológicas a muito tempo…
    Na minha igreja que é tradicional, geralmente o líder de louvor estuda a musica para ver se existe base bíblica para que esses tipos de erro não aconteçam.

  13. Bragança,voce vai dizer que os missionários da Ass,de Deus eram falsos e sua obra não é verdadeira?Acaso esta igreja se edificou em "crendices"?Quando foi que negaram a "sola escritura"?Neopentecostalismo só pode se referir às igrejas que se valem de termos pentecostais para validar erros doutrinários,reprovados pelos pentecostais.Quem estuda bíblia jamais diria isso,pois sabe separar o joio do trigo,coisa que voce não faz.Outra coisa,pregar não é sinônimo de receber mensagem de Deus,visto os pregadores tradicionais que fazem sermões que enchem a paciência e fazem qualquer um dormir,pois são sem pé nem cabeça.Mais ainda ,me converti em 81,faz as contas.na presbiteriana durante 4 anos,sei bem o que falo.Ver milagres até quem frequenta o Valdomiro vê,ser portador do milagre,é outra coisa!ninguém que conheça Jesus intimamente,jamais,vai misturar pentecostal com neopentecostal,pois são duas coisa diferentes.E mais,enganador,insubordinado e frívolo,são adjetivos que não se referem a mim.Seus estudos são infrutíferos.

  14. Bragança,nascer em berço evangélico não é nada.As maiores heresias nascem na igreja,e voce sabe disso.Estudar não é conhecer,Jesus disse isso aos fariseus,que"não conheciam o poder de Deus".Eu me converti em 81,é só fazer as contas,em uma igreja presbiteriana,sei bem do que estou falando.Pregar não é o mesmo que ter mensagem de Deus,pois muitos tradicionais elaboram sermões que são verdadeiros soníferos,inúteis e sem conteúdo.Outra coisa :os missionários que fundaram a Ass.de Deus fundaram-na sobre crendices e novas revelações?Quando foi que eles negaram a escritura,já que voce estuda tanto?Quem é íntimo de Jesus,jamais misturaria pentecostal e neopentecostal,como voce faz.E quando se é usado para abençoar alguém através de uma palavra específica,é que se tem a experiência da onipresença divina,e o fiel cumprimento da palavra.Ninguém tendo conhecido isto,negaria esta verdade,só quem não conhece.Insubordinado,frívolo e enganador,não se aplicam a mim.Seus estudos são infrutíferos.

  15. Amigo, no texto de Tito 1:10,11, não me referi a você. Uma vez que você mandou-me calar a boca, procurei mostrar-lhe biblicamente que quem deve ser calado são os falsos profetas. Biblicamente, quem separa o joio do trigo é Cristo; eu não tenho pretensão de fazer isto. Não vou tratar das outras coisas que você fala, uma vez que vc não me conhece e não sabe o tipo de ministério que exerço. Refute com a bíblia as razões apresentadas acima. Prove biblicamente que a suficiência e a inerrância não são negadas na prática pelas novas revelações dos pentecostais. Use a bíblia, não suas experiencias; pois tanto as suas quanto as minhas, não valem nada como prova. Mas faça isto com mais qualidade do que a usada com o historiador aposentado que defendeu o catolicismo num post
    anterior. Que Deus o ilumine.

  16. Bragança,voce está de fato argumentando?Porque trouxe o católico ao assunto?Suponho que o conhece,pois o chama de historiador,só pelo blog.Se eu não conheço voce,como o defende se o conhece também pelo blog?Se voce não reconheceu as afirmações bíblicas e teológicas que fiz,naquela conversa,fica difícil o entendimento.O próprio Jesus disse para julgar (avaliar) pela reta justiça.O critério da reta justiça é a palavra de Deus.Veja a declaração doutrinária das Ass. de Deus e voce saberá discernir o certo do errado.Voce sabe muito bem que esta separação de joio e trigo a que voce se refere,é só no juízo final.Bem diferente da aplicação que fiz,referindo-me a discernir idéias tendo a Palavra como critério.quanto ao seu desejo de que deus me ilumine,não acredito nas suas "boas" intenções.Sem mais,adeus.

  17. Usar a igreja Universal pra atacar outras denominaçoes e um grande absurdo Voces estao fazendo o trabalho de satanas de acusadores de seus irmaos

  18. A cardoso
    Antes de abrir a Palavra de Deus dobre os joelhos e faca uma breve oração a Deus que venha te auxiliar a discernir o certo e o errado, o lícito e o ilícito. .medita na passagem de Apicalipse 12:17 sobre comi Deus identifica os Seus verdadeiros servos se os mesmos obedecerem Seus Mandamentos e tem o Testemunho de Jesus. Estarei orando e suplicando a Deus em teu favor..irmão

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