Laicismo seja louvado

30
464
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Ciro Zibordi
O grande assunto do momento é a proposta de eliminação da frase “Deus seja louvado” das cédulas de real. Ouvi, nesta manhã, em um programa de rádio, um procurador do Ministério Público Federal (MPF) dizendo que o Estado é laico e deve eliminar as referências à religião. Ele, inclusive, notificou o Banco Central (BC) por considerar que a aludida frase é uma “ofensa à laicidade da República Federativa do Brasil”.
Segundo o MPF, o registro na moeda nacional desrespeita o Estado laico e deve ser banido das cédulas. O BC argumenta que até a Constituição Federal foi promulgada “sob a proteção de Deus”, e que “A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo”.
Ora, se a aludida frase incomoda tanto o MPF, bem como os ateístas, ativistas LGBTUVWXYZ e adeptos do laicismo, de modo geral, sugiro que eles façam propostas ou exigências mais amplas, além de requererem a exclusão dos “abomináveis” dizeres contidos nas cédulas do real. Se o Estado é laico, como eles advogam, que não haja mais nenhum feriado ou comemoração religiosa no Brasil. Não seria bom para todos eliminar o calendário católico, em nome da laicização? Imagine o que aconteceria com o comércio, se não houvesse mais os dias de N.S. Aparecida, Páscoa, Finados e Natal!
Ah, o Estado é laico? Então, que sejam demolidos o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a estátua do Padre Cícero, no Ceará. Penso que esses grandes símbolos religiosos deveriam ser eliminados, para agradar os laicistas de plantão, não é mesmo? O ideal seria que no lugar dos tais símbolos fossem erigidos monumentos que cultuem a diversidade sexual e a liberdade de expressão. Que tal colocar um enorme arco-íris, símbolo usado pelos cidadãos LGBTUVWXYZ, no alto do Corcovado, bem como uma estátua de Oscar Wilde em Juazeiro do Norte? Certo deputado BBBrasileiro ficaria satisfeitíssimo, caso isso ocorresse.
Ora, se o Estado é laico, é inadmissível que haja cidades cujos nomes façam referência à religião, como Aparecida, em São Paulo, e Natal, no Rio Grande do Norte. Proponho que, numa decisão exemplar, a maior cidade do nosso país, São Paulo, tenha o seu nome mudado para Carl Marx ou Voltaire. Outro Estado que deve mudar de nome urgentemente é o Espírito Santo. Este é uma afronta ao laicismo!
Ironias à parte, será que todo esse empenho em laicizar o Estado tornará o Brasil melhor? Será que a “relevante” conduta do MPF contribuirá para a diminuição dos índices de homicídio nas grandes cidades, melhorará a educação, a saúde pública e o trânsito, bem como tornará o nosso país mais civilizado?
***
Fonte: Blog do Ciro. Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

30 COMENTÁRIOS

  1. Achei este papinho, totalmente irrelevante. Este "deus" grafado no dinheiro, pra mim não representa nada e pra muita gente na verdade é baal. Por isso, então mano vamos falar da Graça de Deus e do Cordeiro de Deus, o resto só serve pra dar Ibope para os fariseus se satisfazerem.

  2. Cada dia sou mais convicta que falta muito e muito para que o Brasil seja um pouco mais civilizado. Enquanto pessoas desse tipo, colocar panos quentes nos inúmeros problemas do país e se preocupar com uma frase nas cédulas.

    E que Deus seja louvado hoje e para todo o sempre.

  3. Essa frase em notas de Real, para os cristãos não faz a menor diferença, penso eu. Não valoriza em nada nossas crenças e doutrina. Os cristãos não pediram para inserir tal frase nas notas, e elas estão lá como conseguencia da contituição que que diz "sobre a proteção de Deus".
    No entanto retira-la ou pedir judicialmente que isso aconteça é de uma estupidez assutadora, independente das convicções de quem assim o faz. O principio da razoabilidade e da propria agreção que o ato traz na formação de tal entendimento não acrescenta melhora ou promove a garantia de direitos, ou seja, do ponto de vista juridico a tese tem fundamento, mas isso por si só não basta como justificativa uma vez que aceita-la vai de encontro a uma série de outros conceitos juridicos de igual ou maior importancia como o da universalidade e proporcionalidade.

  4. Da pra alguém esperar alguma ação louvável das nossas autoridades? Alguém ainda tem esperança?Com tantas demandas urgentes por justiça o cara vai pleitear um estado laico. Todo o dia assistimos, lemos ouvimos que cidadãos da nossa nação são assassinados, brutalizados. Hora, faça um favor, vão corrigir a falta de eficiência do estado em garantir justiça aos seus cidadãos que se acabam de trabalhar e pagar impostos para sustentar um bando de gente que não tem o que fazer. Cambada de incompetente.

  5. Muitooo bom precisamos nos levantar contra essa hipocresia a respeito da religiao qual e tal e defender nosso direito como cristaos que servem em primeiro lugar a Cristo

  6. Porque será que ninguem questiona a imagem da "deusa" Semiramis estampada no dinheiro????? Esta é a figura do deus deste mundo,; quanto a frase: deus seja louvado. É exatamente este deus que "eles" louvam e não o Criador.

  7. Esses idiotas que, por um espaço de tempo, se encontram travestidos de poder público, sempre buscam interesses escusos para fazerem valer sua imagem e seu nome, mas nunca ou raramente se importam com as causas sociais legítimas, tão pouco com o que possa promover uma cosmovisão espiritual sadia do nosso povo sofrido.

  8. Parabéns! Perfeito o enfoque. O Edilson, tu tá querendo demais, esse Promotor não estudou nem a legislação que é o ganha pão dele,que dirá mitologia…

  9. o brasil já foi católico. depois foi laico e agora é ateu.

    o que fazermos para combater esta decadência?

    vejam que o edir macedo, a assembléia de deus(?), marco feliciano, bispa simone dentre outros possuem muitos pastores em funções publicas eleitos pelo povo, mas nada fazem além de tentar se enriquecer e enriquecer seus pastores chefes …

    o que fazer para combater desta decand~encia?

  10. No Ministério público federal há, infelizmente, procuradores que amam os holofotes. De qualquer forma, eu tenderia a concordar com a retirada do brocardo, não em função dos argumentos do "procurador" (aliás, quem procura, acha), mas sim porque a humanidade não é digna de ter o nome de Deus em cédulas do vil metal.

    Por dinheiro as pessoas matam, traem, cobiçam, discriminam, odeiam… Famílias são destruídas, prioridades são relegadas, a convivência e o respeito são deixados de lado. Guerras são implementadas por causa do Mamon! Ora, há veículos melhores para o nnome de Deus.

    No entanto, concordo com aqueles que dizem que se sentiriam incomodados se uma nota de dinheiro trouxesse algo como "Deus não existe", "oxosse é rei", ou "diversidade sexual é direito das crianças". Eis o paradoxo de nossas convicções tão arraigadas.

  11. Eu tenho uma ligeira impressão que esse cidadão do MPF está sem fazer nada no trabalho! Então, para mostrar que está fazendo alguma, inventou essa besteira! Enquanto isso a bandidagem, as drogas, a sacanagem na televisão vai tomando conta do país! Deus seja louvado!Amém!!!

  12. O laicismo não se confunde com a laicidade.
    Laicismo é um movimento político filosófico, que prega a total ausencia de influencia das doutrinas religiosas sobre os assuntos estatais e governamentais, como é hoje no Brasil, e foi uma das bandeiras da revolução francesa.
    Já a laicidade é a proibição (VEDAÇAO) a qualquer forma de expressação de culto ou crença.
    É a filosofia do Estado Ateu, exclusivamente humanista.
    Foi o caso da URSS, após a revolução bolchevista.
    A frase "Deus seja louvado" é um conceito de uma divindade impessoal, não vinculada a qualquer crença, doutrina ou ideologia religiosa.
    Para budista, judeus, cristão, pagãos etc " Deus seja louvado" é uma ideia transcedencia espiritual, que não representa qualquer movimento religioso em especial.
    Diferente seria se fosse o caso de: " Oxala seja louvado; Cristo seja louvado; Santa Maria seja louvada; Maomé seja louvado etc.
    Neste caso, existiria uma clara associação da frase com uma ideologia religiosa.
    No mais, acho que os Representantes do Ministério Público, há tempo não leem a Constituição, que em seu preambulo, diz: "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de DEUS, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil."
    A ação do MPF é manifestamente improcedente e temerária, não sendo digna nem mesmo de um neófito em direito, recem formado.
    Eu como Juiz, a rejeitaria de plano ao recebe-la.

  13. Acho que o ateismo se transformou em uma religiao e seus adeptos sao tao fanaticos quanto de qualquer outra religiao.

    Na minha opiniao seria bom que retirassem a frase, assim nao profanariam o Deus Vivo,Pai e Senhor de Jesus Cristo, que nada tem a ver com esse Pais corrupto!

  14. Gostaria de saber quantas pessoas foram salvas ,libertas ou regeneradas por intermédio dessa frase “DEUS SEJA LOUVADO”.pelo contrario ,Deus esta sendo blasfemado ,quando no dinheiro é colocado o seu santo nome .”NÃO TOMARAS O SANTO NOME DE DEUS EM VÃO”.As cédulas onde estão colocadsa a frase acima são utilizadas para;
    1)comprar e vender drogas.
    2)comprar e vender politicos com o nome de Deus
    3)matar e mandar matar a semelhança de Deus
    4)fazer sexo e explorar a prostituição em geral
    5)Etc…..
    Será que Deus está sendo louvado ou enaltecido.com essa frase.

  15. Irmão,muito me alegra ler as sua opiniões.Aprendi essa diferença aí em cima,obrigado.Muito esclarecedor seu comentário,espero ver mais dos seus escritos.A Paz!!!

  16. Alguém percebeu que após a inscrição Deus Seja Louvado nas cédulas a economia do Brasil se estabilizou? Coincidência ou não…depois disso não vimos mais crises financeiras que fizessem a inflação no Brasil disparar. Foi desde 1994.

  17. Tenho certeza que as mesmas cédulas compram a sua comida, pagam o seu salário, o seu aluguel a sua casa própria, o seu carro, a sua energia elétrica e o dízimo que sua igreja arrecada…

  18. Aureo,
    A inscrição "Deus seja louvado" foi inserida no Governo do então Presidente da República José Sarney, 9 CATOLICO PRATICANTE) e a primeira moeda que trouxe a expressão foi o CRUZADO, em 1986.
    E o plano cruzado deu no que deu.
    Temos que nos acautelar quanto a superstição.
    A melhora da economia, não tem nada haver com a "expressão na cédula – Deus seja louvado" mas sim, pela misericordia de DEUS TODO PODEROSO, que em Cristo, teve piedade desse nosso povo, e o instruiu a aproveitar as riquezas naturais e construídas que temos.
    Só falta acabar com a CORRUPÇÃO, para sermos pais do primeiro mundo.
    E quanto a isso, a BANCADA EVANGELICA nada tem feito. Pelo contrário, tem sido instrumento ativo da corrução política, lamentavelmente.

  19. Amém amado. Grato pelo esclarecimento. Quanto a bancada dita "Evangélica", são instrumentos de líderes para terem seus interesses votados.Os líderes "sangue sugas". Os paipóstolos em busca de canais de rádio e tv. Pode peneirar todo mundo lá pra ver quem sobra. Não se trata de julgar o meu comentário. Trata-se de analisar os últimos acontecimentos entre tais políticos. Como sempre digo: Daniel e José do Egito realmente deveriam ser imitados.Mas só tem Geazi nesse meio evangélico.

  20. Não serve pra quem quer arranjar desculpa para viver segundo seus instintos, sem examinar se é correto ou não.Jesus ainda salva, transforma, restaura, dá paz…Jesus é tudo de bom.

  21. A esse papo de dzer que o pais e laicista ja ta manjado. Eles querem e impedir a influençia religioso no brasil p eles inventarem tudo quanto e tipo de lei medilcre… a quer dzer que um ateista pode trafega na politica um cristao nao e .so porque o paise laico mas nao e laicista…. temos o direito de influençia tanto na politica quando na sociedade… num e um pais democratico…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui