Como ser Cheio do Espírito Santo

25
81
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por John Piper
Como beber o vinho de Deus?
Efésios 5:18 diz: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Há, pelo menos, quatro efeitos de ser cheio do Espírito. Primeiramente, o versículo 19 mostra que o efeito é musical: “…falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor”. É evidente que a alegria em Cristo é a característica peculiar de ser cheio do Espírito.
Mas não somente alegria. No versículo 20, encontramos a gratidão: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Gratidão perpétua, gratidão por tudo resulta de ser cheio do Espírito – e essa gratidão tem como alvo o vencer a murmuração, o descontentamento, a autocompaixão, a amargura, o queixume, a carranca, a depressão, a inquietação, o desânimo, a melancolia e o pessimismo!
Mas os efeitos não são apenas alegria musical e gratidão por tudo; há também a submissão de amor às necessidades uns dos outros – “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Alegria, gratidão e amor humilde – essas são algumas das marcas de ser cheio do Espírito.
Poderíamos acrescentar um quarto efeito: ousadia no testemunho cristão. Podemos ver isto com mais clareza em Atos 4:31: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Nenhum crente deixará de ser ousado e zeloso no testemunho, se o Espírito Santo estiver produzindo nele alegria transbordante, gratidão perpétua e amor humilde. Oh! Como precisamos ser cheios do Espírito! Procuremos esse enchimento! Busquemo-lo!
No entanto, há uma pergunta crucial: como podemos buscá-lo? Comecemos com a analogia mais próxima: “Não vos embriagueis com vinho… mas enchei-vos do Espírito” (v. 18). Como você se embriaga com o vinho? Você o bebe… em grande quantidade. Então, como ficaremos embriagados (cheios) com o Espírito? Bebamos dEle! Bebamos em profusão. Paulo disse: “A todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1 Coríntios 12:13). Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito” (João 7:37-39).
Como podemos beber do Espírito Santo? Paulo disse: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, [cogitam] das coisas do Espírito” (Romanos 8:5). Bebemos do Espírito cogitando das coisas do Espírito. O que significa “cogitar” das coisas do Espírito”? Colossenses 3:1-2 afirmam: “Buscai as coisas lá do alto… Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. “Pensar” significa “procurar, dirigir a atenção para, preocupar-se com”. Significa “ser dedicado a” e “absorvido com”. Portanto, beber do Espírito significa buscar as coisas do Espírito, dirigir a atenção às coisas do Espírito, dedicar-se às coisas do Espírito.
Quais são “as coisas do Espírito”? Quando Paulo disse: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:14), estava se referindo aos seus próprios ensinos inspirados pelo Espírito (1 Coríntios 2:13) – especialmente seus ensinos a respeito dos pensamentos, planos e caminhos de Deus (1 Coríntios 2:8-10). Então, “as coisas do Espírito” são os ensinos dos apóstolos a respeito de Deus. Jesus também disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6:63). Logo, os ensinos de Jesus também são “as coisas do Espírito”.
Portanto, beber do Espírito significa cogitar das coisas do Espírito. E cogitar das coisas do Espírito significa dirigir nossa atenção aos ensinos dos apóstolos a respeito de Deus e às palavras de Jesus. Se fizermos isso por bastante tempo, ficaremos embriagados com o Espírito. De fato, ficaremos viciados no Espírito. Em vez de dependência química, desenvolveremos uma maravilhosa dependência do Espírito Santo.
Mais uma coisa: o Espírito Santo não é como o vinho, porque Ele é uma pessoa e livre para ir e vir aonde quer que deseje (João 3:8). Por isso, temos de acrescentar Lucas 11:13. Jesus disse aos seus discípulos: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Se queremos ser cheios do Espírito, temos de pedir isso ao nosso Pai celestial. E foi isso que Paulo fez pelos crentes de Éfeso. Ele pediu ao Pai celestial que aqueles crentes fossem “tomados [cheios] de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3.19). Beba do Espírito e ore. Beba do Espírito e ore. Beba do Espírito e ore.
***
Fonte: DesiringGod

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

25 COMENTÁRIOS

  1. Ser cheio do Espírito é transformar toda sua mente e caráter. É saber discernir o que é espiritual. É estender a mão a quem precisa. Recebei o Espírito Santo.

  2. Irmão Ruy,é justamente este modo de ensino que me chama a atenção.Veja só,baba e ore,tudo bem,mas em Atos 4:31 a sequencia é ore e beba.Não estou discordando totalmente pois uma coisa leva a outra,mas é preciso mostrar,este é o problema.Diga-me onde posso desfrutar de meia(eu disse só meia)hora de oração,em qualquer igreja presbiteriana ou batista do Rio de Janeiro?Nem nas Ass.de Deus se tem mais isso!Se o novo convertido for entregue a si mesmo,vai aprender sozinho?Nas igrejas que oram DURANTE o culto,as pessoas ficam cheias diretamente pelo Espírito,sem intermediários.depois sim,com a alma desafogada dos problemas,podemos dispor o coração para ouvir(entender) a Palavra.Durante a oração é comum haver choro,soluços e clamores,por causa da presença de Jesus entre Seu povo,mas os tradicionais reprimem isso,chamando de meninice!É um crime!E quando as ovelhas vão em algum lugar onde há liberdade para extravasar,e têm uma experiência que teriam em sua própria igreja se deixassem,elas não querem mais voltar,e com razão.Não é porque Deus sabe tudo que ficaremos mudos diante Dele:não viemos ao templo para adorá-Lo?Adorar é só cantar?Deus precisa de elogios?Se eu estiver triste Ele não vai me abençoar?É disso que venho falando há tempos,mas ninguém liga.Só quando o John Piper falar,é que será verdade!A paz!!

  3. A.cardoso, quanta subjetividade … vc repete os argumentos de gente de umbanda para explicar o que diz …dizem o mesmo dos locais que frequentam … quanta subjetividade … não era necessária a vinda de cristo, nem seus ensinamentos, nem os apóstolos e nem a seriedade as coisas????? … para vcs bastaria alguém contar uma estória da carochinha que se apegariam sem nenhum fervor da Verdade, evidências e história … Ou só pq fez bem ou só pq o pastor mandou ou só pq acha que é certo …Tooooooooooooooodos os dias vejo seja na empresa do waldomiro ou na do macedo ou na do rr soares ou de alguma pentecostal do capeta "tô cheio do espírito santo" ou "recebi jesus no coração" ou "tá repreendido em nome do senhor" … é ridículo a utilização do nome de Deus em vão, desobedecendo um mandamento do próprio Deus. Deixem de subjetividade e enganação a si mesmos!!!

  4. A. Cardoso, veja:

    Quando orardes, não sejais como os hipócritas; porque eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos dos homens; em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
    Mateus 6:5

    Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

    E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
    Mateus 6:6-7


    Eu não recebo glória dos homens;
    João 5:41


    O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

    Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
    Atos 17:24-25


    Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

    O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?

    Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?

    Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
    Atos 7:48-51

    – Será que estas palavras não valem nada pra vc??????

  5. Muito bom.Infelizmente, posts como esse são pouco comentados;já posts sobre fofoquinha gospel, sobre acusação de cantores gospel, ou a ultima escorregada de thaller roberto, vixi, ai comentam muito ein…

  6. Lívio,voce mostra uma descomunal ignorância sobre comunhão com Deus.Claro que voce NÃO TEM resposta para a minha pergunta acima,e ninguém tem.Confundir o que escrevi com espiritismo,é infame,próprio de quem não tem escrúpulos.Admito que nem todos poderão discernir as minhas palavras,pois estão além das elucubrações de pensantes inúteis,com filósofos de araque.Hb cap-5;14"Mas o alimento sólido é para os adultos,para aqueles que,PELA PRÁTICA,têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o be,MAS TAMBÉM O MAL."

  7. também acho. esse evngelicos atuais baseiam sua fe no pastor e em historinhas… não há objetividade so subjetividade, como demonstra o a.cardoso … hj somos mtas denominaçoes e nenhuma fé verdadeira

  8. Lembro-me de ter assistido uma pregação de um pastor em um retiro espiritual para os jovens, e confesso que não gostei da seguinte comparação: "AO INVÉS DE EMBRIAGAR-SE COM VINHO(BEBIDAS ALCOÓLICAS), OU VICIAR-SE NO USO DE DROGAS(MACONHA, COCAÍNA, CRACK, LSD, ETC…), EMBRIAGUE-SE COM O PODER DO ESPÍRITO SANTO EM SUAS VIDAS!!!"
    Primeiro: Para mim foi uma gafe, um tremendo disparate imperdoável comparar A Ação do Espírito Santo de Deus com a ação das drogas no organismo humano. Comparar Deus com vinho ainda dá para engolir, porque o "Vinho Novo" é tido na bíblia sagrada como a Ação do Espírito Santo e até mesmo com o Cordeiro de Deus(Jesus Cristo).
    Segundo: Uma pessoa embriagada ou drogada fica desequilibrada física e mentalmente, fala um monte de "abóbrinhas", de forma desenfreada, e tantos outros distúrbios, e, para os menos avisados, isso dá margens a manifestações estapafúrdias no interior das igrejas, onde pessoas rodopiam, outros uivam, outros choram copiosamente, outros marcham, outros rastejam, instalando o chamado "circo dos horrores", um verdadeiro caos, esquecendo-se completamente da "ordem e da decência que deve imperar nos cultos racionais que devemos prestar a Deus".

  9. As pessoas não entendem(refiro-me ao post)que ser cheio do Espírito é um processo dinâmico,progressivo e retroalimentar.A oração é um mandamento,mas as igrejas que DEVERIAM promovê-la,a proíbem!Isto é a maior estupidez,pra não dizer ultraje,cometido por "pastores",que "se dizem"ministros de Deus!!!Note bem,não estou a defender exageros e manipulação emocional de pessoas,nem hipnose coletiva ou algo do tipo.Falo em oração coletiva,supervisionada com critério,dentro da palavra,por pelo menos meia hora,e DURANTE O CULTO.Isto é ensinado por Jesus,pois não existe culto sem oração,a não ser nas igrejas cristãs!Que piada!E também reações emocionais são esperadas em quem tem um encentro com Jesus,falando de seu problemas,derramando sua angústia,intercedendo por filhos.Como Ana,mãe de Samuel,chorando e balbuciando.Certamente não foi e 2 minutos de oração que ela se expressou.Onde se vê isto em nossas igrejas?Acaso não é culpa dos pastores não haver ocasião para um contato prolongado com Jesus,no templo?Com vergonha eu vejo isso,e tristeza também.E ainda tenho que suportar o deboche e agressão de cristãos!Espero que vejam,antes que seja tarde.

  10. Valem,Adilsom,mas eu não vejo proibição alguma em construir casas para reunião comunitária,como são os templos.Uma coisa é ter um lugar de reunião,outra coisa é idolatrar o edifício.Discernindo estas duas coisas,não vejo problema algum.Não há conflito entre o sermos tempos de deus e um edifício de tijolo para reuniões.São coisa bem diferentes.Também os discípulos oravam unidos no cenáculo,e quando Pedro foi preso a oração não cessava nas casas.Oração individual é diferente de oração coletiva.A própria páscoa era uma prescrição de oração e comunhão coletiva,caso o cordeiro fosse muito para uma família só comer.A ceia na igreja primitiva era feita todos os domingos,ou seja ,havia comunhão coletiva da igreja para instrução e aconselhamento também.não me leve a mal,mas neste ponto não concordo com voce.A Paz!!

  11. A. Cardoso,

    sua justificativa de construir casas (templos) para reunião não tem amparo nas escrituras. Se os apóstolos oraram ou fizeram outra coisa em determinadas circunstancias, não se pode fazer disto uma regra. Quase todos os ediíicio (templo) são construidos com sacrificio e para isso foi usado de muitas mentiras para arrancar o dinheiro dos incaltos.( dizimos, campanhas, ofertas, comércios…) A oração coletiva que vc diz quase que 100% não é para que Deus ouça é para que os homens ouçam. E os apóstolos não fizeram ceia nenhuma em domingo nenhum. É mais uma invenção dos religiosos.

  12. Evngelicos atuais baseiam sua fe no pastor e em historinhas… não há objetividade so subjetividade, como demonstra o a.cardoso … hj somos mtas denominaçoes e nenhuma fé verdadeira. As igrejas pentecostais – TODAS – são como uma erva daninha que nasce se misturando à plantação e a mata além de "viciar" o solo. Neste post é isto o demonstrado.
    A.cardoso, rezo pela sua conversão à fé e igreja de Cristo.

  13. Eu já sabia!Voce e o Lívio são católicos!Deu pra ver,só de examinar as palavras:arrogantes,sem conteúdo e principalmente,sem levar a Cristo Jesus.Este Nome lhes traz horror;e deve trazer mesmo.Porquanto no dia do julgamento final,todos que comungaram com Roma serão banidos da Presença do Senhor.Não perderei tempo com voces. São néscios,e não querem conhecer Jesus.O fogo os espera.

  14. Que isso Adilson?Todo mundo sabe que a igreja se reunia no primeiro dia da semana(domingo)1COR 16:2.Isso era assim porque a igreja de Jerusalém,sendo judia,não podia se reunir no sábado,por causa da LEI.O primeiro dia foi tomando naturalmente o dia de reunião.pois Paulo evangelizava nas sinagogas e não podia ser acusado de profanar o sábado pelos judeus.Diga-me com que autoridade voce afirma que as pessoas oram nos templos para os homens?Pode por acaso perscrutar as consciências de todas elas?Quanto aos templos:se esqueceu que Jesus se revelou numa sinagoga?MT-4;23;MC-3:1 6:1-2;LC-4:16.Ainda dizer que os apóstolos não fizeram ceia nenhuma é perverter o evangelho.Sugiro que faça um curso biblico,irmão(?),ninguém sabe tudo e voce não é diferente.A paz!!

  15. A. Cardoso,

    vc confia nos homens e não nas escrituras. Alguem leu: -"e partiram o pão" – então interpretou que eles estavam fazendo a liturgia da ceia de mitra. E vc simplesmente aceitou como sendo a verdade verdadeira. Aff.

    No texto de 1 Cor. 16:2 Paulo simplismente pediu para os irmãos de Corintios que recolhecem uma oferta voluntaria no primeiro dia de semana para ele levar aos irmãos de Jerusalem que estavam passando por dificuldades. Foi só isso. Não há ordenança de reunião e nem há nem sombra de que eles se reunião no primeiro dia da semana.

    Quanto a oração para ser ouvida pelos homens não fui eu quem disse. Foi o Salvador. Vc é que não quer ouvi-lo. Veja:
    E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
    Mateus 6:5

    O Salvador ia nas sinagogas e no templo de Jerusalém justamente para ensinar os que lá estavam que o reino do Criador não é nada daquilo.

    Por favor, atente melhor para as coisas. Estes cursos biblicos que vc diz não passa de um pacote pronto, pré determinado para lhe fazer um escravo do templo deles.

    E desafio qualquer um a me provar nas escrituras que os apóstolos fizeram alguma ceia.

  16. Irmão,voce tirou isso só da sua cabeça.Em nenhum lugar está escrito estas coisas que voce falou.O Novo testamento é a Explicação e cumprimento do Velho Testamento.Os dois estão vinculados concretamente,pois as profecias do VT se cumprem no NT.Assim,temos profecias em forma teatral,como ritos e ordenanças,ex;Páscoa,dia da expiação,festa do pentecoste,etc.Na páscoa era comida de verdade que era usada,e foi na páscoa que Jesus introduziu a Ceia,dando um novo significado ao rito.Agora não mais era só um símbolo de libertação civil,mas também libertação espiritual.Agora não era apenas a posse de uma terra como herança,mas uma condição de vida eterna sendo garantida no sangue do próprio Cordeiro de Deus.Por isso Ele diz:fazei isto em memória de mim.Em Lucas 22:18 Jesus diz claramente"beberei do fruto da videira",voce quer mais claro do que isto,pra saber que era comida e bebida literais?Outra coisa,quando Jesus falou daqueles que oravam nas esquinas,Ele falava da intenção deles,pois Ele conhecia e conhece as intenções do coração.Ele não estava fundamentando doutrina sobre onde orar,como voce tá fazendo.Uma coisa é Jesus dizer uma palavra de julgamento,outra coisa sou eu ou qualquer outro fazêlo.Nós não temoa autoridade para afirmar a intenção de ninguém,a não ser se for contra as escrituras,mas esse não é o caso.A Paz!!

  17. A. cardoso,

    não faça isso com vc. Não confie nessas estórinhas do sistema religioso. Leia em 1 Cor. 16 inteiro e verá que o que eu digo é o que esta escrito.

    Quanto a oração do hipócritas:

    Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
    Mateus 6:5-6

    MAS TU FAÇA ASSIM! É ISSO QUE ESTA ESCRITO. NÃO FUI EU QUEM DISSE FOI ELE! SE VC QUER FAZER COMO OS HIPÓCRITAS QUE FAÇA.

    Quanto a ceia; Ele disse "fazei isto". Fazei isto o que?? Comer ou repartir. Veja:

    E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

    É repartir o Pão da vida; ou seja ensinar as boas novas!

    E sobre o beber vinho no reino de Deus:
    porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
    Lucas 22:18

    É uma parabola; o fruto da videira é os salvos! Lá ninguem vai ficar bebendo e comendo como aqui. Lá não morremos, não precisaremos de alimentos. Faça um esforço para entender. E estude as escrituras e não cursos biblicos.

  18. Pessoas tem vergonha de Cristo. O AP. Pedro disse: pois esses homens não estão embriagados, como vos pensais,visto que é a terceira hora do dia(ATOS 2:15). Isto é notório, os que viram o dia de pentecoste caçoavam deles, por que o Espirito os deixavam embragados, eles estavam achando que eles realmente tinham bebido. A ordem É do Espirito, quem tem vergonha do que o Espirito faz esta negligenciando a bênção. Embriagueis com o Espirito Santo não normal por que as coisas de Deus É loucura para os homens carnais.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui