Catolicismo Romano e suas argumentações em favor da intercessão dos santos

58
981
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Fernando Galli

É inegável que Deus dotou o homem e os seres espirituais da faculdade da comunicação e, no caso dos que são seus filhos, do importar-se uns com os outros. Católicos, protestantes e evangélicos estão de acordo com isso.

Também é consenso entre os cristãos que os filhos de Deus aqui na terra podem interceder uns pelos outros, pois lemos em 2 Tessalonicenses 3:1:

Assine o Blesss

Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor seja divulgada e glorificada, como também aconteceu em vosso meio.”

Em 1 Timóteo 2:1, encontramos provas da necessidade de intercedermos a Deus por outros:

Antes de tudo, exorto que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens.”

Mediador e Intercessores

.
Todavia, as dificuldades surgem entre católicos, protestantes e evangélicos quando algumas questões são levantadas pela Igreja Romana. A primeira é:

.

Argumento Católico Romano 1 – Se Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, conforme 1 Timóteo 2:5, e se medeia, intercede, e se ao mesmo tempo podemos interceder uns pelos outros, portanto, sermos intercessores, não indicaria isso que o fato de Jesus ser o único mediador ou intercessor não impediria de os santos católicos imitarem a Cristo e elevarem a Deus pedidos em nosso favor?

.

Resposta Cristã – Em primeiro lugar, precisamos compreender que embora tanto Cristo como os cristãos, e até o Espírito Santo de Deus (Romanos 8:26, 27), intercedam por nós, o texto de 1 Timóteo 2:5 fala de mediação, não intercessão. Embora a mediação de Cristo entre Deus e os homens possa incluir a atos intercessores, apenas Cristo é o mediador. Por quê? Porque a palavra grega “mesítes” é, no contexto cristão, aplicada apenas a Jesus Cristo. (Veja Hebreus 8:6; 9:15) Observe, abaixo, o texto grego em 1 Timóteo 2:5:

.


Esta palavra mesítes é, no contexto Cristão, aplicada apenas a Jesus porque, conforme VINE explica, “a salvação dos homens tornava necessário que o próprio Mediador possuísse a natureza e atributos daquele para quem Ele age, e, igualmente participasse da natureza daqueles por quem Ele age (exceto o pecado); somente sendo possuidor da deidade e da humanidade é que Ele poderia compreender as reivindicações de um e as necessidades dos outros.” ¹ Em outras palavras, só Jesus pode ser este mediador por ser perfeitamente Deus e perfeitamente homem.* Mas quando se trata de intercessão de uns para com os outros, usam-se outras palavras gregas que não mesítes. Por exemplo, em 1 Timóteo 2:1, Paulo exorta que se faça intercessões (enteukis) por todos os homens. Veja como essa palavra ocorre no texto em grego:

.


Em Romanos 8:26, 27, os verbos para interceder, referindo-se à obra do Espírito Santo na vida do crente, são entunchano, no v. 27 (fazer petição) ehypertounchano, no versículo 26, com o significado de “interceder em favor de outrem“. (VINE) Veja o texto em grego abaixo:

.


No caso de Jesus, além de ser o único mesítes (Mediador), em Romanos 8:34 lemos que Ele intercede  (entunchano) por nós. Com isso em mente, Jesus é o único mesítes (mediador) e intercede (entunchano), e nós não podemos ser mediadores no mesmo sentido que Jesus é, todavia, nós e o Espírito Santo podemos interceder pelos salvos em Cristo Jesus.

.

Com essas informações em mente, não é o fato de Jesus ser o único mediador entre Deus e os homens, em si, que provaria que nós não devemos pedir pela intercessão dos santos que já estão na glória celestial. Afinal de contas, o texto que usamos em 1 Timóteo 2:5 fala do papel exclusivo de Jesus: Somente Ele medeia entre Deus e nós porque apenas Ele é perfeitamente Deus e perfeitamente homem, e isso a Igreja Católica Romana também crê.

.

O que católicos, protestantes e evangélicos precisam provar é: Há na Bíblia indícios de que a intercessão de uns para com os outros continua após a morte, ou que podemos pedir a um santo lá no céu para que interceda por nós a Deus?

.

Para os católicos, suas maiores provas são extra-bíblicas. Baseiam-se na Tradição da Igreja. Segundo eles, já nos primeiríssimos anos do Cristianismo, os cristãos, nas catacumbas de Roma, ao se reunirem ali escondidos dos Imperadores Romanos, cultuavam os mortos. De fato, há nessas catacumbas inscrições de cristãos pedindo a Pedro e a Paulo que rezassem por fulano ou beltrano. Todavia, esse costume de acordo com as Escrituras era errôneo. A Bíblia ensina em Eclesiastes 9:3-11 que os mortos nada sabem do que ocorre debaixo do céu. Além do que tais inscrições nessas catacumbas também incluíam petições a deuses e semi-deuses pagãos, para agirem como intercessores, provando que os cristãos, entre os séculos II e IV, davam indícios de contaminação por práticas pagãs.

.

Alguns católicos poderiam dizer, então: Se a Igreja era tão errada entre os séculos II e IV, como poderia ter autoridade para escolher quais livros seriam incluídos no Cânon Bíblico? A Igreja como povo de Deus nunca foi errada, mas as pessoas que a compõem, sempre foram imperfeitas. Daí vemos Salomão ser escritor da Palavra de Deus mas ter se desviado de Deus (1 Reis 11). Isso mostra o amor de Deus por seus filhos, que apesar de seus erros, foram usados por Deus para cumprir seus propósitos. E a beleza desse amor é que apesar de uma igreja ainda jovem, que sofria às mãos de seus perseguidores, Deus não permitiu que acrescentassem em sua Palavra nenhuma dessas práticas errôneas contrárias a outros versículos da Bíblia, como acreditar que Pedro e Paulo poderiam interceder por nós, e que eles poderiam nos ouvir.

.

Mesmo assim, os apologistas católicos tentam usar a Bíblia para apoiar a argumentação em favor da crença na intercessão dos santos. Por exemplo, podem usar Apocalipse 6:9, 10. Lemos ali:

Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. Eles clamaram em alta voz, dizendo: Ó Soberano, santo e verdadeiro, até quando aguardarás para julgar os que habitam sobre a terra e vingar o nosso sangue?

Este texto fala dos mártires devido ao evangelho de Jesus, enquanto estão no céu, pois são almas e haviam sido mortas, clamando a Deus em favor do julgamento dos que habitam na terra e da vingança do sangue dos próprios mártires (“vingar o nosso sangue?”). Mas onde no texto se afirma que estes mártires estão intercedendo por nós aqui na terra? Em lugar algum! Eles estão pedindo em favor deles mesmos, lá no céu, e por justiça e julgamento contra os que os mataram. Eles sabem que morreram assassinados, por isso clamam por justiça para com seus assassinos. É isso realmente intercessão? De jeito nenhum! E se fosse, essa passagem provaria, no máximo, que os no mundo espiritual podem interceder apenas pelos que vivem no próprio paraíso (céu para os católicos), assim como também, segundo a Bíblia, os cristãos aqui na terra devem interceder apenas por aqueles que ainda vivem entre nós. Por isso, desafio os católicos a provarem na Bíblia, em livros Inspirados por Deus (não em aberrações encaradas como parte das Escrituras apenas no século XV), se:

1. Há na Bíblia um único caso de seres espirituais intercedendo a Deus por nós aqui, além de Jesus.

2. Há na Bíblia um único caso de um cristão dirigir-se a algum espírito para que este interceda a Deus por alguém na terra, que não seja Jesus?

Então, o ponto que precisamos enfatizar: O fato de crermos que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens não anula a necessidade de intercedermos uns pelos outros aqui na terra, pelo fato de que o papel de Jesus de mediar depende de Ele cumprir com os requisitos de ser perfeitamente Deus e Homem, e sem pecado, portanto, apenas ele pode mediar. Mas nós não precisamos ser perfeitamente Deus e homem, e sem pecado, para pedir a Deus por outros.

.

Argumento Católico Romano 2  Nós, católicos, cremos que só existe um mediador diante de Deus e dos homens. Não existem dois, mas um apenas. Muito menos que Jesus seja o principal mas haja outros coadjuvantes. Assim, cremos num único mediador, todavia, Ele, Jesus, não é sozinho. Cristo tem um corpo e esse corpo é a igreja. Cristo é a cabeça e nós somos o corpo, e como corpo de Cristo, nós somos os membros do corpo desse único mediador. Por isso que São Pedro pode falar que somos sacerdotes. É por isso que o Apocalipse pode dizer que somos um reino de sacerdotes. Assim como Jesus é o único sacerdote mas não é sozinho, pois tem outros sacerdotes, ou seja, a Igreja, assim também Jesus é o único mediador (intercessor) mas não é sozinho, pois tem sua igreja como seu corpo intercessor. Assim, esse único mediador é Cristo, mas o Cristo total, ou seja, Ele e a Igreja. Sendo assim, a sua igreja pode, como corpo dEle, mediar e interceder. Assim, esse único mediador é a cabeça e os membros (nós, cristãos).

.

Resposta Cristã  Em primeiro lugar, quando se diz na Bíblia que Cristo é o cabeça do corpo, a Igreja, não se usou essa figura de linguagem, esse recurso linguístico, para ensinar que Cristo é o único mediador, mas não no sentido estrito, rígido. Usou-se apenas essa metáfora para mostrar a relação inseparável de Cristo com sua Igreja. Se fôssemos levar isso a sério, que sempre o que Cristo faz a sua igreja deve fazer igual, pelo fato de serem juntos cabeça e corpo, então seríamos obrigados a admitir que literalmente morremos com Jesus na cruz, que Cristo intercede por ele mesmo, e outras aberrações. De fato, se esse papo de Cristo-Todo fosse base para os do céu intercederem por nós, então deveríamos orar a Deus em favor deles, mas por quais motivos? Se conforme alguns católicos sugerem, os anjos de Deus informam os santos de nossas petições (pois os santos não podem nos ouvir), ou que o próprio Deus conte aos santos nossos pedidos para eles contarem os mesmos pedidos a Deus, então já que somos um Cristo-Todo, seria muito natural que Deus nos informasse por quais motivos devêssemos orar pelos santos já na glória. Mas isso não acontece. É óbvio! Será que o Cristo-Todo, em termos de intercessão, funciona só de baixo para cima? Sei não!

.

Em segundo lugar, o fato de Jesus ser o único sacerdote (na verdade ele é Sumo Sacerdote) sendo que somos sacerdotes com ele piora as coisas para a Igreja Católica, porque prova que há ações e atitudes que somente Cristo faz, assim como os sumos sacerdotes em Israel realizavam obras no santíssimo que somente eles poderiam fazer. Portanto, só Jesus, no céu, ouve nossas orações, pois ele é Deus, e somente ele tem esse poder. Só Deus é mencionado nas Escrituras como ouvinte de oração. Aqui na terra, quando alguém pede uma oração da nossa parte em seu favor, o pedido dela é atendido porque a outra pessoa pôde ouvi-la. Mas será que no céu os santos têm o poder de ouvir milhões de orações ao mesmo tempo e levá-las a Jesus, para Jesus levar para Deus-Pai?

.

Em terceiro lugar, pensemos em outros questionamentos. Por exemplo, os anjos de Deus são mensageiros de Deus e muitas vezes em nosso favor. Quando enviados por Deus, eles agem por nós. Nesse sentido, poderiam ser considerados intercessores de Deus, não entre Deus e os homens. Por quê? Porque não há um caso nas Escrituras em que um servo de Deus orou a um anjo! Orações intercessoras a seres espirituais, que não sejam a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), não são mencionadas na Bíblia. O fato de homens conversarem com anjos de Deus não significa que eles estivessem orando e contando com a intercessão deles, do modo como a Bíblia nos ensina a interceder uns pelos outros. Além disso, no mundo espiritual, não há referências bíblicas de santos orando a Deus por nós.

Conclusão

Não cremos na Tradição da Igreja Católica Romana. Ela é antibíblica. Qualquer estudioso sincero sabe que a Igreja Romana chupou com força muitas de suas crenças do paganismo. Nada nas Escrituras, nem de longe nem de perto, apóia a crença de que os santos lá intercedem por nós. Há de se fazer muito malabarismo textual para provar o absurdo. No mundo espiritual, é Jesus, com suas naturezas divina e humana, quem faz a intercessão e mediação. Mesmo assim, Deus nos ensina a orar uns pelos outros, intercedendo uns pelos outros. Isso faz com que Jesus deixe de ser o único mediador em sentido estrito? Não, porque ser mediador é apenas papel de Cristo, porque sua mediação se dá por ser plenamente Deus e plenamente homem, e é aplicada em sentido salvífico. Nós não podemos, no contexto Cristão, sermos mediadores entre Deus e os homens, porque não podemos religar o homem com Deus. Mas podemos interceder pelos outros porque Deus assim permite que nos importemos com nosso irmão.

Quanto aos que estão na glória (no céu, para os católicos romanos), lá no paraíso não lhes foi dada essa função de interceder por nós por sua incapacidade e limitações. Eles não podem nos ouvir. E não há um versículo na Bíblia que nos ensine que os anjos que vivem à nossa volta ouvem nossas orações e as levem para os santos, para que estes as levem para Jesus.

Alguns apologistas católicos dizem que oram todos os dias pelos protestantes e evangélicos, para que estes se convertam, tornando-se católicos, para que só assim possam ser salvos. Quanto a nós, protestantes e evangélicos, oramos para que Deus continue demonstrando a sua graça a todos eles, e que possamos confiar na salvação da Igreja através de Cristo, não de placas denominacionais.

– Fernando Galli.

Notas:
* Embora Moisés seja chamado de Mesítes (mediador), este representava a Cristo. – Gálatas 3:19, 20.
¹ VINE, W. E. Dicionário VINE : O significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento. Página 777. 3.a Edição. São Paulo, SP: CPAD. 2003.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

58 COMENTÁRIOS

  1. hummmmm. nao tem uma fonte do catecismo da igreja catolica ai. tambem axo que houve um exagero sem dizer as coisas sem citar as fontes. quando o autor escreve alguns apologistas catolico rezam param protestantes virarem catolico, no minino axu que foi um texto leviano.
    e quando ao a cardoso, sera que vc pode falar em nome de todos os evagelicos, sera que catolicos e protestantes sao realmentes oponentes. parabens vc deve ter inveja dos conflitos religiosos no oriente medio, agora so resta vc fabricar uma bomba, procurar uma catedral catolica e explodir seus oponentes. affff exageraram muitto

  2. E se analisarmos bem, quando os católicos fazem orações aos "santos" e eles acham, ou se até foi atendido o destanque fica sendo aquele desterminado "santo" deixando Jesus em segundo plano, por exemplo: no nordeste as pessoas vão visitar o Juazeiro do Norte por causa do Padre Cícero, ele no fundo é a estrela é o centro das atenções, ou seja a coisa é muito sútil termina se tornando idolatria por mais que eles neguem. Já pra nós protestantes damos toda a honra e glória ao SENHOR JESUS.

  3. Ótima reflexão.
    Conversei com uma amigo espírita sobre as semelhanças entre espiritismo e catolicismo. Ele me perguntou qual. Eu falei a ele: quando uma pessoa (não estamos falando de Cristo, pois ele ressuscitou) se comunica com alguém que já morreu ela faz o quê?

    Meu colega disse: mediunidade

    Eu falei: quando nos comunicamos com "santos" que morreram, mas que cremos estar entre nós ouvindo-nos e revelando-nos coisas, o que fazemos? Mediunidade?

    Ele disse: sim!

    Aí ele entendeu as semelhanças religiosas que muitos grupos religiosos diferentes possuem em comum (por mais que recebam nomes diferentes).

  4. CATOLICOS PODEM TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA QUE EU NAO VOU DAR A HONRA QUE É DEVIDA A CRISTO A NINGUEM QUE JÁ SE FOI; SÓ CRISTO MORREU E RESSUSCITOU E ESTÁ VIVO ENTRE NÓS ;

    EU NAO VOU INVOCAR NENHUM PADRE CICERO, ISSO É ANTE BIBLICO; É ATRAVEZ DE JESUS QUE O VÉU FOI RASGADO; PODEMOS ENTRAR COM OUSADIA NO TRONO DA GRAÇA;

    DE NOVO EU VOU PEDIR AOS CATOLICOS POR FAVOR TRAGAM REFERNCIAS DAS ESCRITURAS NAQUILO QUE DIZEM; REFERENCIAS DO VATICANO NAO É BIBLICA E NAO TEM VALOR ALGUM DIANTE DE DEUS, O QUE TEM VALOR É SÓ O QUE TÁ NAS ESCRITURAS;

    GALATAS 2,20 JÁ ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO; E VIVO, NAO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM, E A VIDA QUE AGORA VIVO NA CARNE , VIVO-A NA FÉ DO FILHO DE DEUS QUE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM;

    1CORINTIOS 2,2 POR QUE DICIDI NADA SABER ENTRE VÓS, SENAO JESUS CRISTO E ESTE CRUCIFICADO;.

    OBS; É SÓ COLOCAR REFERENCIAS QUE OS CATOLICOS DIZEM; AAIII NOSSA COMO VOCES SAO MAUS,; COM VCS CATOLICOS SÓ COM PALAVRA DE DEUS PARA RESPONDER, E NAO COM CONVERSA FIADA DE VATICANO,NAO

    GRAÇA E PAZ

  5. Valdo,sim católicos e protestantes são mesmo oponentes.Em todos os níveis.è questão de escolha.Eu quando procurava a verdade li a bíblia e uma das coisas que estava escrito é que Pedro era casado.E Paulo,mesmo sem esposa,determinou que os obreiras sejam casados.Quando ouví a bíblia numa igreja evangélica,demorei 6 meses,fumando bebendo,etc,por que queria por à prova os ensinos do pastor que pregava.Só depois de desistir de tal intento,é que passei a considerar como opção me entregar a Jesus.Tive o privilégio de ouvir por 4 anos seguidos o pastor Caio Fábio De Araújo filho,que me batizou na Igreja Presbiteriana Betânia.Depois de muito choro pelo ouvir a verdade,sim sou de Jesus.Não é o caso dos católicos,pois têm as escritura nas mãos e se recusam a admitir sua autoridade,inventam mentiras para se justificar da idolatria,como a imaculada conceição de Maria,A virgindade perpétua de Maria,a assunção aos céus de Maria,no IV sec DC.E ainda tem a audácia de surrupiar um dos elementos da Ceia de Cristo,ordenada por Ele,o vinho que só o padre toma,pra não gastar dinheiro.Mas os asilos em MINAS GERAIS estão lotados de alcoólatras de batina.Não podemos comungar com isso,nos opomos sim,sem concessões.

  6. A.cardoso, conheço um candomblista que diz a mesma coisa que vc … ele era assim e assado e o candomblé o salvou. Para vcs dois acho que a questão é psicológica e não de fé.

    Como vcs dois são aqueles que frequentam a igreja do edir macedo ou do waldomiro.

  7. Não importa muito se está é ou não a interpretação católica: o texto serve para dar mais consistência ainda à argumentação cristã, quando muitos de nós somos ainda engolidos pela falta de conhecimento. Obrigada!

  8. Fui católico até 8 anos atrás, e até me orgulhava de dizer que era um não-praticante. Bíblia para mim era aquele livro para reverência (quase idolátrica), para estar em cima da estante, na escrivaninha ou no criado-mudo ao lado da cama, mas não lido. Quando aceitei a Jesus Cristo como meu Salvador e recebi o batismo nas águas, esse mesmo livro passou a ter outra importância em minha vida. Ler os Evangelhos é uma benção e esse Livro Sagrado, deve ser degustado, lido com amor e reverência. Tem muitos que discordam, mas eu por exemplo estou pegando o costume de ler dois, três capítulos quando vou ao banheiro em casa. Achou falta de reverência? Pois pode acreditar que há, e muita, reverência sim. Tenho sido abençoado com a leitura das Escrituras! Tenho familiares católicos e hoje vejo que suas crenças são muito semelhantes ao Kardecismo. Muitos católicos creem na vida pós-morte não como as Escrituras ensinam, mas como a filosofia espírita crê. Conheço pelo menos uma dúzia de católicos que confessam (ou praticam, reconhecem) também, outras religiões ou filosofias como espiritismo (dês dos de matizes africanas, como também o Kardecista), budismo, exoterismo, seisho-no-ie, etc, etc… Até mesmo aqueles que, digamos, são mais praticantes do catolicismo misturam sua fé com outras crendices populares e outras pensamentos e filosofias bem distintas da Palavra de Deus. É histórico que a formação da igreja-estado (Igreja católica apostólica Romana), serviu para estabelecer ou restabelecer o domínio do Estado Romano sobre o povo muitos pagãos e sobre o crescente número de seguidores de uma nova ordem, chamados de cristãos.

  9. Parei de ler quando cheguei em Maria e apostolos intermediários secundários.Faz favor!Não queremos saber o que a igreja católica diz ou pensa sobre nossa doutrina.Nosso pensar é só a ESCRITURA!O que não é prescrito na bíblia não nos fza falta.Argumentar sobre fábulas não edificaria ninguém.Venha com argumentos BÍBLICOS se puder,e então falaremos.Nossa fé é SÓ A ESCRITURA!Não vou cair neste ardil preparado por voce,para dar voz às heresias de Roma no nosso meio.Percebo bem onde quer chegar.Não darei oportunidade para tal.Cite a escritura,pois somente ela é regra de fé e prática.Se quiser,também invocarei um professor evangélico de história e então quero ver voce sustentar suas fábulas.Não tenho a pretensão de passar por erudito,e não tenho pudor em reconhecer minhas limitações.Meu propósito é não deixar A VERDADE ser achincalhada por homens réprobos quanto à fé,reprovados para toda a boa obra,infanticidas e pedófilos ,travestidos de guias espirituais ,enquanto profanam a inocência de crianças e ficam impunes.Como foi provado no Congresso Nacional para toda a Nação ver.

  10. Parabens sr. Wallysson.
    bela resposta muito esclarecedora. defendendo a Santa Igreja, desse povo que quer falar sem ter argumento.
    Todos os santos e santas de Deus intercedei-por nós

  11. Sr.Wallynsson,com todo respeito, eu não preciso pedir a nenhum santo, eu peço diretamente a Deus e dentro da vontade do Senhor ele me atende. Isso me basta!

  12. CONCORDO COM O PAULO EM TUDO,QUANTO AO A.CARDOSO VC NAO PRECISA SER UM ERUDITO PARA RESPONDER PARA UM CATOLICO, A PALAVRA É SIMPLES; O RESUMO DA BIBLIA É ; TODA A HONRA É SOMENTE A CRISTO E O INTERESSE DE DEUS É O SEU FILHO QUERIDO HABITAR DENTRO DO HOMEM, NADA MAIS;

    O RESTO É O HOMEM QUE INVENTA PARA SUA PROPRIA CONDENAÇAO, NAO SEI SE SAO CEGOS OU SE FAZ DE CEGOS;

    EU NAO ENTRO EM UMA FILOSOFIA OU UMA TEOLOGIA GNOSTICA, FABULAS E GENEALOGIA QUE NAO EDIFICA, HISTORIAS E MAIS HISTORIAS QUE TIRAM A HONRA DE CRISTO E AFASTA O HOMEM DE DEUS; DEUS ME LIVRE DE COSTURAR O VÉU, QUE COM TANTO ESFORÇO DE CRISTO; CHEGA UM HOMEM COMEDOR DE ARROZ E FEIJAO DIZ COISAS QUE CRISTO NAO AUTORIZOU, DEUS NOS LIVRE;

    FOGE DOS TÁIS,. MARIANNA VC ACHA MESMO QUE SOMOS ENGOLIDOS, IMAGINE JESUS , ELE SOZINHO E UMA NAÇAO TODA CONTRA ELE , SÓ PORQUE FALAVA A VERDADE, PENSA BEM; LEIA AS ESCRITURAS

    GRAÇA E PAZ

  13. Intermédiários secundários não por necessidade absoluta… (pausa de 30 minutos) e "tudo" "estar" na bíblia …

    Essas crenças carecem de apontações bíblicas (por incrível que pareça. Não basta dizer que tem, tem que ter mesmo – já me acostumei com essas palavras, todos dizem as mesmas coisas sempre).

    Como provar o que digo: releiam (várias e várias vezes) todo o texto de ponta a ponta o texto do Wallysson.

    Jesus disse que deixou tudo às claras (João 16:29).

    I Timóteo – Capítulo 2:5 e 6 (Bíblia Ava-Maria). Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo;

    Isaías 8: 19 a 22 (Bíblia Ava-Maria): Se vos disserem: Consultai os espíritos dos mortos, os adivinhos, os que conhecem segredos e dizem em voz baixa: Porventura um povo não deve consultar os seus deuses? Consultar os mortos em favor dos vivos? Para aceitar uma lei e um testemunho. É o que se dirá. Porque não haverá aurora para eles. Andarão errantes pela terra, fatigados e esfomeados; atormentados pela fome, agastar-se-ão e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus. Levantarão os olhos, depois olharão para a terra, e só verão misérias, escuridão e trevas angustiantes.
    – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
    Mortos não atuam sobre a Terra, nem sabem das coisas que aqui ocorrem:
    – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Eclesiastes 9: 5 (Bíblia Ave-Maria): Com efeito, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem mais nada; para eles não há mais recompensa, porque sua lembrança está esquecida.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
    As religiões precisam reconhecer quando adotam atos espíritas (os espíritas pelo menos reconhecem e agem como muitas e muitas religiões, só que eles dão a cara a tapa e reconhecem suas doutrinas com veemência, as religiões não, apenas se omitem em revelar suas crenças mais profundas).

  14. Me retirar do "duelo"?Voce em seu comentário lá em cima disse que "o site mente" e "ridículo e covarde esta publicação" e "não é essa a argumentação e interpretação católica".Isto sim é fugir por que não pôde refutar o artigo do irmão,se voltou como um vão feroz,pranteando e rangendo os dentes.Voce também não refutou nenhum dos meus argumentos com a bíblia,mas elencou alguns itens,forjados pelos enganadores de Roma.Por que não refuta a noite de S.Bartolomeu,quando o papa mandou matar milhares de Cristãos na frança?E os mártires Cristãos que ele queimou,que morriam cantando hinos de louvor ao Cristo? Só se voce é professor de história da carochinha,pois é só clicar na Wikipédia pra conferir tudo que estou escrevendo.Quem tem internet pode saber sem erro.Voce não tem argumentos bíblicos contra A VERDADE.É a VERDADE que vai te julgar,aos 68 anos voce só tem o Purgatório pela frente.Quantos anos ficará lá por seus pecados veniais?300 anos? 500? É disso que o post fala e vc não refutou nada,quer desfocar o assunto para parecer que "ganhou do protestante"e assim iludir aqueles que procuram a VERDADE,para a Vida Eterna.Voce não tem compromisso com o testemunho de Cristo,o que importa pra voce, é,mesmo torcendo a Escritura,fingir que prevaleceu numa discussão.Responda o Post,refute o texto em grego,diga mostre onde está o erro e peça desculta por ultrajar o SITE,que voce faz questão de acusar de covarde e mentiroso.E refute também minhas afirmações bíblicas com bíblia.Voce não engana ninguém com este joguinho.

  15. ta certo. vamos aguardar o dia em que os oponetes pegarao em amas para defebder suas religioes .assim com foi feito no inicio da reforma. e quando aos aocolatras de batina. parabens a voce que ai na sua cidade nao tem pastores que nao bebem,e nao tem escadalos em igreja. mas afirmo que gostei de trocar opinioes e aprender . nao responderei mais. abraços

  16. a.cardoso, vc só sabe agredir e não consegue argumentar.

    não sou católico, mas devo reconhecer que este sr. dae a vc e a todos nós uma aula.

    acho que vc deveria ser mais humilde, estudar mais e aí sim aceitar desafios deste tipo.

    o que se viu aqui foi o wallysson argumentando, explicando e ensinando, estas foram as armas dele, enquanto a sua foi ficar acuado, repetir frases e idéias prontas e acuadamente agredir como forma de defesa e bem sem argumentos.

  17. ADONIAS NAO VEM NAO, VC TB É CATOLICO, EU SEI DA SUA ARTIMANHA; DAQUI APOUCO VEM OUTRO DIZER; NOSSA COMO POSSO APRENDER COMO ESSE SENHOR, QUE AULA EM; ESTRATEGIA MALIGNA,;

    MAS QUEM CONHECE A VERDADE DAS ESCRITURAS NAO VENDE POR NENHUMA HISTORIA E NEM HERESIAS PAGANS;.

    FIZ VARIAS PERGUNTAS ME RESPONDAM SEGUNDO A NOVA E ETERNA ALIANÇA, PRECISAM PROCURAR PARA DEFENDER O QUE HOMENS DIZEM, NAO O QUE CRISTO DEIXOU,.AQUELE QUE NAO TIVER O ESPIRITO DE CRISTO ESTE TAL NAO É DELE; PROCURARAM TEXTO FORA DO CONTEXTO PARA PROPRIA CONDENAÇAO;.

  18. Só uma pergunta. Sendo somente Deus, onisciente, onipotente, e onipresente, como um ser humano, mesmo sendo "SANTO" poderia atender a milhares de pedidos, ouvir a milhares de pedidos, e interceder por milhares de pedidos? Sinceramente é difícil achar que alguém, a não ser um ser divino, tenha capacidade para isso.

  19. Quanta complicação para explicar uma coisa tão simples: Como sabemos JESUS é o único intercessor porque ele foi o único a morrer e ressuscitar, todos os demais estão mortos e pelo que sabemos mortos não se comunicam. se não se comunicam não se intercede! (simples assim)

    Rm 8:34(NVI)Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

  20. Valeu,grande Paulo!Sua solidariedade é muito bem-vinda!Quero agradecer também ao irmão Leonardo pelo modo com lidou com a questão.Não importa ganhar ou perder uma discussão, e sim,manifestar a pura e infalível Palavra de Cristo Jesus Senhor,salvador nosso,nosso Rei.este blog é uma bênção para todos que o lêem,principalmente para àqueles que procuram a verdade!A Paz!!

  21. Boa noite senhores!
    Obrigado pela gentileza Adonias, mas (para quem crê mesmo que a Bíblia é a fonte da vida) a leitura da Bíblia dirime muitas questões e posicionamentos e nos dá aula.

    Quando respondemos dentro da Palavra as coisas "ficam sérias". A Palavra é nossa ensinadora e é nela que devemos nos apegar mesmo se dizemos que a seguimos.

    Respeito o catolicismo. Fui católico e tenho meus colegas e vizinhos como maioria católica romana (admiro muito os ortodoxos por muitos aspectos).

    Respeito o catolicismo e meus colegas estão aprendendo a largar o preconceito e e me respeitar (respeitar as crenças bíblicas que busco viver). Eles são gente boa, acompanham-me no dia-a-dia e vejo que com educação e boa vontade é possível expor minha visão. Por isso sempre espero o mesmo das demais pessoas. Paz para todos.

  22. Só por curiosidade. Conforme o texto principal relata, há quem crê que os anjos levam e traz, levam e traz (vide texto e imagem ilustrativa da mensagem).

    Esse leva e traz, leva e traz, leva e traz os fariam intercessores também. Acaba ficando impressionante a quantidade de pessoas e seres envolvidas num suposto trabalho de intercessão pós-morte humana!

    É tanta "gente" que onde fica Cristo nessa lógica teológica perigosa????? No final da fila do "telefone sem fio"(literalmente na ponta disso tudo).

    Mais uma vez apenas com educação faço esse comentário, crendo que todos os católicos possuem o direito de discordar (mas eu o direito de expressar minha preocupação).

  23. Missionário, além de missionário vc dá uma de cartomante? Se oriente rapaz! Antes de acusar os outros aprenda a escrever. Vc escreve mal e desse jeito não convence ninguém.

    Se oriente rapaz!

  24. POR QUE SE ORIENTE , POR QUE VC ADONIAS DEFENDE HERESIAS PAGA DO CATOLICISMO, VC NAO VÊ QUE O TIRARAM DE SITES CATOLICOS TODAS ESTAS INFORMACOES MENTIROSAS;

    POR QUE VC NAO DEFENDE A FÉ CRISTA NA VERDADE E NAO CONCORDANDO COM AS HISTORIAS DO VATICANO , EU SEI DA HISTORIA DA IGREJA E SEI QUE A IGREGA CATOLICA MENTE EM DIZER, MAS SABE QUE QUEM CONHECE ERA UMA EPOCA DE TREVAS….

    ADONIAS O QUE DEFENDO É QUE CONFIO COMO ALGUNS SOMENTE NO SACRIFICIO DE CRISTO COMO MEU INTERCESSOR JUNTO A DEUS,; AQUELES QUE VC DIZ QUE TÁ DANDO AULA EM TODOS, SEM FUNDAMENTO BIBLICO (BAIXANDO DA INTERNET SITE ICAR) NAO ESTAO FALANDO A VERDADE

    E TODA HORA CHEGA
    ALGUNS E DIZ; NOSSA QUE APRENDER COM ESSE HOMEM TB

  25. Adonias,voce mesmo diz que não é católico,e suponho que também não é evangélico.Veja bem,não há ofensa alguma nisso.Mas para esclarecer o que escrevi,é preciso ter conhecimento de bíblia,porque as afirmações que fiz são reflexo das escrituras,e não algo inventado por mim,ou de lavra de algum personagem desconhecido.Pode parecer agressão,mas o próprio Jesus proferiu algumas delas!A salvação é o maior presente que se pode ter,por isso este ardor no escrever,escrevo sem rascunho,como se estivesse conversando.Por favor me avalie de acordo cm a bíblia,acredite voce vai mudar de opinião.Ah!como disse antes,procure conferir as coisas que escrevi,no Google,os fatos falam por si mesmos,veja os tópicos abordados e faça a prova da história!Fique com Deus!

  26. Rinaldi,homem,não fui derrotado!A palavra foi exposta,e isto é o meu propósito!Este blog é de opiniões,entre evangélicos e simpatizantes.Mas não podia aceitar que o artigo tão verdadeiro fosse vituperado com acusações falsas!Entende isso?Quando alguém entra em casa alheia,censura como vivem seus moradores?É claro que não!Podemos discordar com argumentos válidos.Se a escritura é padrão de verdade absoluta,então não podemos afirmar que ela mente!Podemos contudo expor uma visão diferente,mas não acerca de doutrinas fundamentais,como a da justificação pela fé em Cristo somente.Isto é inegociável,é o fundamento da salvação.Sem isso nada fica de pé!Não existe outro Salvador,outra Rocha.Abraço em cristo!

  27. Missionário, pelo amor de Deus, quanta dificuldade vc tem em entender uma frase de meia dúzias de palavras.

    Eu disse para vc se orientar é pq vc me julga ser católico. Não sou. Não minta. Não julgue. É por isso que eu te disse SE ORIENTE RAPAZ!

    Não sou católico, mas achei muito rebuscada e inteligente as argumentações deste sr.. Só!

    Não sou católico, mas vale a pena sim ler o que este sr. disse aqui pq é uma interpretação de uma igreja cristã. Se é certa ou errada eu não sei, mas que foi bem escrito e deu um show no a.cardoso, deu.

    Ele comentou aqui pq disse que o texto esta incorreto e não era verídico.

    Ele mostrou o correto pensamento a ICAR sobre o tema. Veja bem, missionário, não estou dizendo que está É A CORRETA INTERPRETAÇÃO DO TEMA, SÓ ESTOU DIZENDO QUE ELE COLOCOU A INTERPRETAÇÃO DO TEMA SOB A PERSPECTIVA DA IGREJA DELE, entendeu?

    Também acho que o site falhou quando colocou alguém que não professa uma fé escrever qual o pensamento daquela fé sobre a questão abordada.

    Se escreveu isso tem que aguentar alguém daquela religião se pronunciar.

    Não passo a ser católico por isso, se um dia for, assumo.

    Agora, se por pensar assim vc se julga o juíz maior do universo e sem me conhecer me atribui uma característica que nao tenho, sinto muito, vc é um juiz de meia tigela e um missionário muito fraco.

    SE ORIENTE, RAPAZ!

  28. Irmão José,digite na "busca"lá em cima do post expressão "justificação pela fé".Voce vai ver onde tudo começou,e vai encontrar a resposta decisiva,dada pelo irmão Leonardo ,à mentira que todos os cristãos abominamos.A Paz em Cristo seja sobre ti!!!

  29. Sr Adonias,vejo que não levou em conta minha sugestão de averiguar no Google se as minhas afirmações são corretas ou não.Visto que na sua opinião deram "um show"em mim.Ao pensar que o autor do post falou do que não entendia ,voce está supondo que o opositor tivesse razão.Mas isso contradiz sua própria fala aí em cima,quando diz não ser católico.se não é ,como pode escolher um em detrimento de outro?Não teria que conferir antes de opinar?Posso lhe garantir que eu escrevi do que conheço,e o autor do post,sendo cristão,não daria esta oportunidade aos contrários,escrevendo mentiras.portanto,resta uma alternativa;que os argumentos assacados contra o post são mentirosos.Procure ver na internet,nos blogs de História e voce terá subsídios para,aí sim tirar conclusões embasadas em fatos,impossíveis de negar.Fique com Deus e seja abençoado!!

  30. Irmão A.Cardoso, é um prazer ter este espaço para externar a verdade bíblica sem restrições. Gostaria de um contato pessoal com você(s), há coisas que gostaria de tratar convosco, como a necessidade urgente de uma nova reforma dentro do meio protestante, e creio que o Espírito tem, nesta última hora, levantado homens (como vocês e eu) comprometidos com a VERDADE e sem medo de propagá-la, e sem fazer concessões a QUALQUER coisa que fira a pureza do Evangelho tal qual o Senhor Jesus deixou. O meu e-mail está aí; aguardando seu contato, e na paz do Senhor, saúdo-te

  31. Mas além das sitações do apocalipse serem bem claras, em relação a intercessão dos santos, temos outra passagem no Apocalipse, João vê vinte e quatro anciãos que estavam diante do Cordeiro de Deus, com arpas e taças de ouro cheias de incenso: São as orações dos santos (Ap 8,3-4). A oração dos santos por eles mesmos que já estão diante do cordeiro, na glória do pai? Qual seria a lógica disso? Sem falar que quando se considera somente as escrituras você contraria a mesma….onde diz quenão caberia na bíblia tudo que foi realizado por Jesus e por seus apóstolos como também tudo que foi dito e ensinado, por isso se faz necessário a tradição da Igreja…

  32. Caro Júlio, aqui vai a resposta: Os 24 anciãos são homens escolhidos pelo trabalho, testemunho (e até martírio) em prol do Reino de Deus (no Antigo e no Novo Testamentos) e que, após o Arrebatamento da Igreja, serão coroados (como todos os salvos),mas receberão uma distinção especial, e o fato de estarem assentados em 24 tronos indica que reinarão permanentemente ao lado do Senhor Jesus em Seu futuro governo na Terra.Todos os salvos nos assentaremos no trono do Senhor (Apoc.3.21), e com Ele reinaremos (Apoc.5.10) mas os 24 anciãos terão seus próprios tronos. Quanto às orações dos santos – todos estaremos reunidos na Eternidade – os textos se referem `as que foram feitas enquanto os santos estiveram nesse mundo – orações em meio à dor, ao sofrimento e às perseguições (Atos 7.60,vários Salmos),orações feitas no próprio martírio e até após ele (Apoc.6.9-11),porque muitos morreram sem ter suas orações respondidas e sem alcançar a promessa (Heb.11.39,40), porque há um tempo determinado para todas as coisas (Ec.3.1),e os atos e orações dos justos ficam em memorial eterno diante do Todo-poderoso (Sl.112.6; Pv.10.7; Malaq.3.16). Hoje, estamos no período da graça de Deus e da ira do homem para com o seu semelhante e para com Deus. Após o Arrebatamento, virá a ira de Deus e do Cordeiro para com o homem ímpio – tipificadas aqui pelas orações de todos os santos transformadas em "vozes, e trovões, e relâmpagos, e terremotos (Apoc.8.3-5). Quanto ao seu último comentário, o Senhor Jesus teve cerca de três anos e meio de ministério terreno – no qual TODOS OS DIAS operava sinais e milagres, às vezes em vários LUGARES diferentes, sempre acompanhado de uma MULTIDAO (imagine o quanto Ele ensinava e operava em vários MOMENTOS de um mesmo DIA). Vc. já parou pra pensar no tanto de livros que são escritos sobre UM mesmo assunto? Que um só versículo ou tópico da Bíblia já gerou e continua gerando milhares e milhares de livros para dissecá-lo? Os 4 Evangelhos foram objetivos ao MAXIMO na narrativa da vida e obra terrenas do Senhor, ou a nossa Bíblia teria milhares e milhares de páginas. Se TUDO que ELE fez, falou, operou, sofreu,SENTIU (o que Ele sentiu ao ser rejeitado pelas pessoas de toda uma região (Lc.8.37) só pra citar um exemplo, não é relatado), se TUDO tivesse de ser pormenorizadamente descrito – REALMENTE os livros não caberiam neste planeta (compare com Deuteronômio 29.29). Por fim, aqui vai um conselho de irmão: NUNCA dê ouvidos às tradições católicas porque eles invalidaram a Palavra pra guardarem as tradições deles (Mc.7.9),e as tradições deles são rematada mentira – como é o caso do 'santo sudário', um embuste que perdurou por séculos e foi desmascarado pela própria ciência. A Bíblia fala do pai da mentira (João 8.44), que usa a mãe das abominações (Apoc.17.5) para realizar sua obra. Que o Senhor nos abençoe!

  33. Um lapso meu, onde se lê "porque muitos morreram sem ter suas orações respondidas", leia-se "sem ter ALGUMAS de suas orações respondidas", porque o Senhor jamais deixaria de responder à oração daqueles amados irmãos, muitos dos quais selaram seu testemunho com a própria vida. Mas quem persegue (ou perseguiu) eou mata (ou matou) um(a) filho(a) de Deus e não se arrepende(u),no tempo devido o Senhor lhe dará a Sua resposta.

  34. Se faz necessário não.Este vers isolado não dá base alguma para este argumento.Existem muitos outros vers bem mais claros contra o contato com os mortos,tanto no novo,como no velho testamento.Desprezar a escritura,cujo Senhor afirmou que não pode falhar,em favor de tradições sem fundamento é sim contrariar a escritura!a paz!

  35. Irmão José,não vi o seu e-mail,por favor digite-o n os comentários pra eu poder entrar em contato.Muito obrigado por teu apoio junto com uns poucos amigos,que não fugiram,como no Brasil todos fazem.a paz!

  36. Pessoal, ok, entendo, mas o que vi foi o wallysson, quando perguntado, respondendo ponto a ponto da forma como ele entende … não vi ninguém refutar as coisas que ele disse ou dizer que disse errado. Só vi vcs usarem outras citações tentando desmentí-lo. E o que ele disse não está na bíblia? Ele não deu um bom fundamento?

  37. Caros Irmão quanta estratégia da parte do maligno para tirar a Glória de Jesus ele econtinua com a mesma estratégia receber fraudulosamente adoração e enganando muitos tentarei explicar exegeticamente alguns textos usados como base pra heresias:
    São as orações dos santos (Ap 8,3-4). O texto é claro eles não intercedem pelos santos mais tem a simples função de apresentar as orações perante Deus assim como os anjos tem função de adorar Arcanjos são chefes de anjos e etc. E outro aspecto nunca se pdoe dizer na teologia que uma coisa é verdadeiramnete certa quando a bíblia não a diz, quem disse que os 24 ancião são os santos católicos?? na verdade ninguém sabe ao certo quem são e outra não são mais de 24 os santos ai já entra em uma contradição.
    E quanto a: Mateus, 14,16-19 Bem aventurado és Simão Barjona, porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos céus, e eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus.
    Essa é facil como Pedro pode ser a pedra se a pedra de esquina é Jesus? e se até o Própri Pedro diz que jesus é a pedra? Vejamos : I Pedro 2: 4
    “…E chegando-vos para Ele (Jesus) – Pedra viva…”
    I Pedro 2: 7-8
    “Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra principal de esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a Pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina. É uma Pedra de tropeço e Rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra…” está ai exegeticamente agoar vem falar que Pedro é a pedra vai ai mais Uma da origem é Petros pedacinho de pedar ou seja ele só seria mais uma pedrinha como todos que aceitam a Cristo são. E sobre as chaves foi uma autoridade dada não só a Pedro mais a Igreja como fala abaixo que as portas do Inferno não prevaleceram contra a Igreja então ai está se quiser mais pode vir pois a Bíblia nos esclarece.

  38. Caros Irmão quanta estratégia da parte do maligno para tirar a Glória de Jesus ele econtinua com a mesma estratégia receber fraudulosamente adoração e enganando muitos tentarei explicar exegeticamente alguns textos usados como base pra heresias:
    São as orações dos santos (Ap 8,3-4). O texto é claro eles não intercedem pelos santos mais tem a simples função de apresentar as orações perante Deus assim como os anjos tem função de adorar Arcanjos são chefes de anjos e etc. E outro aspecto nunca se pdoe dizer na teologia que uma coisa é verdadeiramnete certa quando a bíblia não a diz, quem disse que os 24 ancião são os santos católicos?? na verdade ninguém sabe ao certo quem são e outra não são mais de 24 os santos ai já entra em uma contradição.
    E quanto a: Mateus, 14,16-19 Bem aventurado és Simão Barjona, porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos céus, e eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus.

    Essa é facil como Pedro pode ser a pedra se a pedra de esquina é Jesus? e se até o Própri Pedro diz que jesus é a pedra? Vejamos : I Pedro 2: 4
    “…E chegando-vos para Ele (Jesus) – Pedra viva…”
    I Pedro 2: 7-8
    “Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra principal de esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a Pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina. É uma Pedra de tropeço e Rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra…” está ai exegeticamente agora vem falar que Pedro é a pedra vai ai mais Uma: Da origem Petros é pedacinho de pedar ou seja ele só seria mais uma pedrinha como todos que aceitam a Cristo são. E sobre as chaves foi uma autoridade dada não só a Pedro mais a Igreja como fala abaixo que as portas do Inferno não prevaleceram contra a Igreja então ai está se quiser mais pode vir pois a Bíblia nos esclarece.

  39. Analisando os posts deste assunto pude verificar/constatar e concluir:

    _ Ninguém refutou o sr. Wallysson por ele ter dito que a opinião sobre o assunto foi emitida por alguém que não é católico e ou não entende sobre a visão católica do assunto.

    MINHA OPINIÃO: O site erra colocando quem não é especialista no assunto para expressar o que seria a visão da ICAR sobre o mesmo. Isto não é ético. As pessoas deste site podem odiar a ICAR, mas atribuir a ela um penamento que não tem é, além de anti-ético, mentiroso.

    _ O sr. Wallysson expressou o que seria o pensamento católico sobre o assunto e o que se viu foi um monte de gente – inclusive o cardoso – fazendo e desafiando sobre mil assuntos diferentes e em nada conversando sobre a visão católica sobre a intercessão que é o objetivo principal(ou não) deste post.

    MINHA OPINIÃO: Fica claro aqui que o post pareceu ser uma arapuca a algum católico para que, assim que – justificadamente – se manifestasse, seria alvo de mil argumentações desconexas e agressivas.

    _Mesmo quando desafiado, conforme expressei acima, o sr. Wallysson respondeu uma pergunta de cada vez – sob a visão católica, mas o cardoso nunca refutou ou discutiu nada do que ele mesmo propôs as respostas. Estranho. Toda vez que voltava, voltava com outras perguntas ou acusações. O sr. wallysson continuava a respondr e o cardoso não discutia sobre o que ele mesmo perguntou e assim seguia …

    MINHA OPINIÃO: Pelo Wallysson ter respondido a todos os pontos e nenhum deles ter tido a devida réplica, foi demonstrado conhecimento mais coeso elaborado e preciso e embasados biblicamente do que as frases soltas apresentadas pelo cardoso nos momentos da acusação. Resultado disso foi a incapacidade do cardoso na discussão, se retirando pela incapacidade de argumentação.

    _ O cardoso se retira do "duelo" e o sr. Wallysson acata sua desistência. Logo após o Weleandro – que parece não ter lido o histórico – argumenta, mas repete a pergunta que já fora respondida.

    Gente, li algumas vezes as argumentações do sr. Wallysson. Li mtas vezes e as procurei na bíblia em seu contexto. Achei-as.

    Isto tem mexido bastante comigo, pois está clareando algo que sempre tive como verdade, está parecendo que era uma grande mentira. Carrego todos estas acusações decoradas do Cardoso e do Welleandro, mas estão caindo por terra. estou ficando impressionada com a situação.

    Por favor, não me agridam pelo que estou escrevendo aqui, somente trata-se de um desabafo.

    Não sou – como disseram em outros casos uma católica infiltrada com um plano de sei lá o quê.

    Vi também as argumentações deste sr. em outro post daqui do site e vi que lá como cá não foi refutado, somente metralhado com acusações prontas, mas que foram respondidas devidamente e que ninguém mais depois quis debater e o resultado foi o leonardo solicitando que o walysson não entrasse mais neste site. Pq? Pq o medo deste senhor de 68 anos que só expressa o ensinamento católico sobre tais assuntos? Ok, entendo que ele não é bem vindo aqui, mas afirmo a vcs, graças ao que ele aqui postou tenho me interessado pela fé católica e o mesmo serviu como impulso para a minha conversão.

    Obrigada ao sr. Wallysson. Obrigado a este site, pois mesmo odiando a ICAR, acabou me ajudando a iniciar a ver a Verdade absoluta.

  40. gente … o post mente quando afirma que aquela é a argumentação católica. não sou católica, mas sei que aquela não representa o que pensam. mentir não é legal, pulpito cristão!.

  41. A BÍBLIA DIZ QUE DEUS RESISTI AOS SOBERBOS E, ESTA É UMA PROFUNDÍSSIMA VERDADE. POIS OS DITOS "CRISTÃOS" TEM OUVIDOS MAS NÃO OUVEM, TEM OLHOS MAS NÃO VEEM, OUTRA VERDADE. ENTÃO DEPOIS DE MUITAS EXPERIÊNCIAS "SEM SUCESSO" PREFIRO USAR A ESTRATÉGICA FILOSÓFICA. PERGUNTANDO. VAMOS LÁ. ME MOSTREM NA BÍBLIA O CATÁLOGO DOS LIVROS TIDOS COMO INSPIRADO POR DEUS, OU SEJA CANÔNICOS. QUEM DISSE QUE TUA BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS JÁ QUE ELA MESMA NÃO DIZ QUAIS LIVROS PERTENCEM A PALAVRA DE DEUS ? COMO CONHEÇO BEM ESSA TURMA JÁ SEI ATÉ QUE CITAÇÃO BÍBLICA VÃO RESPONDER. ENFATIZO QUE AS RESPOSTAS NÃO SÃO PARA MIM, POIS SÓ CATÓLICO E TENHO A VERDADE, SÃO PARA VOSSAS REFLEXÕES, SE É QUE VOCÊS SABEM O QUE É ISTO.

  42. UMA ESCRITURA DE UM TERRENO OU DE UMA CASA SÓ TEM VALOR POR QUE EXISTI UM SISTEMA JURÍDICO QUE DAR VALOR A ESTE DOCUMENTO. SEM ESTE SISTEMA O PAPEL POR SI SÓ NÃO TEM VALOR NENHUM.A BÍBLIA SÓ TEM VALOR COMO PALAVRA DE DEUS PORQUE EXISTI UMA IGREJA QUE É O PRÓPRIO BERÇO DA ESCRITURA PARA LHE CORROBORAR FIDEDIGNIDADE. SEM ESTA IGREJA A BÍBLIA SERIA UM LIVRINHO QUALQUER. É POR ISTO QUE A IGREJA TEM AUTORIDADE PARA DETERMINAR OS LIVROS INSPIRADOS POR DEUS É ELA A AUTORA DA SAGRADA ESCRITURA. VIVA A IGREJA DE CRISTO A SANTA IGREJA CATÓLICA SEM ELA CRISTO NÃO SERIA CONHECIDO E ESSE POBRES PROTESTANTES NÃO TERIAM CONHECIDO O TÃO ADORADO SENHOR.

  43. PROTESTANTE É ASSIM, O PASTOR DIZ QUE 2+2 = 5 E ELES DIZ QUE É A VERDADE. NÃO TENTE DIZER AO CONTRÁRIO, PURA ILUSÃO. O ORGULHO QUANDO QUER AFIRMAR QUE UM RATO É UM ELEFANTE, É UM ELEFANTE.ESQUEÇA CITAR TODOS O CAPÍTULOS, TODOS OS VERSÍCULOS DA BÍBLIA, OU APRESENTAR TODA ARGUMENTAÇÃO A MAIS ELOQUENTE POSSÍVEL, PERDA DE TEMPO. ELES VÃO PREFERIR O 5 DO PASTOR. QUEM QUER A VERDADE ENCONTRA E SÓ PROCURAR.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui