Carta a Evangélico que Faz Sexo com a Namorada

77
608
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Agustus Nicodemus
[Os nomes foram trocados para proteger as pessoas. Embora algumas circunstâncias mencionadas na carta sejam totalmente fictícias, o caso é mais real do que se pensa…]
Meu caro Ricardo,
Ontem estive pregando em sua igreja e tive a oportunidade de rever João, nosso amigo comum. Não lhe encontrei. João me disse que você e a Raquel, sua namorada, tinham saído com a turma da mocidade para um acampamento no fim de semana e que só regressariam nessa segunda bem cedo.
Saí com o João para comer pizza após o culto e falamos sobre você. João abriu o coração. Ele está muito preocupado com você, desde que você disse a ele que tem ido com Raquel para motéis da cidade e às vezes até mesmo depois do culto de jovens no sábado à noite. Ele falou que já teve várias conversas com você mas que você tem argumentado defendendo o sexo antes do casamento como se fosse normal e que pretende casar com Raquel quando terminarem a faculdade.
Ele pediu minha ajuda, para que eu falasse com você, e me autorizou a mencionar nossa conversa na pizzaria. Relutei, pois acho que é o pastor de sua igreja que deve tratar desse assunto. Você e a Raquel, afinal, são membros comungantes dessa igreja e estão debaixo da orientação espiritual dela. Mas, João me disse que o pastor faz de conta que não sabe que essas coisas estão acontecendo na mocidade da igreja. Como sou amigo da sua família fazem muitos anos, desde que vocês freqüentaram minha igreja em São Paulo, resolvi, então, escrever para você sobre esse assunto, tendo como base os argumentos que você usou diante de João para justificar sua ida a motéis com a Raquel.
Se entendi direito, você argumenta que não há nada na Bíblia que proiba sexo antes do casamento. É verdade que não há uma passagem bíblica que diga “não farás sexo antes do casamento;” mas existem dezenas de outras que expressam essa verdade com outras palavras e de outras maneiras. Podemos começar com aquelas que pressupõem o casamento como sendo o procedimento padrão, legal e estabelecido por Deus para pessoas que desejam viver juntas (veja Mateus 9:15; 24:38; Lucas 12:36; 14:8; João 2:1-2; 1Coríntios 7:9,28,39), aquelas que abençoam o casamento (Hebreus 13:4) e aquelas que se referem ao divórcio – que é o término oficial do casamento – como algo que Deus aborrece (veja Malaquias 3:16; Mateus 5:31-32).
Podemos incluir ainda aquelas passagens contra os que proíbem o casamento (1Timóteo 4:3) e as outras que condenam o adultério, a fornicação e a prostituição (veja Mateus 5:28,32; 15:19; João 8:3; 1Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19; Efésios 5:3-5; Colossenses 3:5; 1Tessalonicenses 4:3-5; 1Timóteo 1:10; Hebreus 13:4; Apocalipse 21:8; 22:15). Qual é o referencial que nos possibilita caracterizar esses comportamentos como desvios, impureza e pecado? O casamento, naturalmente. Adultério, prostituição e fornicação, embora tendo nuances diferentes, têm em comum o fato de que são relações sexuais praticadas fora do casamento. Se o casamento, que implica num compromisso formal e legal entre um homem e uma mulher, não fosse a situação normal onde o sexo pode ser desfrutado de maneira legítima, como se poderia caracterizar como desvio o adultério, a fornicação ou a prostituição? A Bíblia considera essas coisas como pecado e coloca os que praticam a impureza sexual e a imoralidade debaixo da condenação de Deus – a menos que se arrependam, é claro, e mudem de vida.
Você argumenta também que o casamento é uma conveniência humana e que muda de cultura para cultura. Bom, é certo que o casamento tem um caráter social, cultural e pessoal. Todavia, do ponto de vista bíblico, não se pode esquecer que foi Deus quem criou o homem e a mulher, que os juntou no jardim, e disse que seriam uma só carne, dando-lhes a responsabilidade de constituir família e dominar o mundo. O casamento é uma instituição divina a ser realizada pelas sociedades humanas. Embora as culturas sejam distintas, e os rituais e procedimentos dos casamentos sejam distintos, do ponto de vista bíblico o casamento implica em reconhecimento legal daquela união por quem de direito, trazendo implicações para a criação e tutela dos filhos, sustento da casa e também responsabilidades e conseqüências em caso de separação e repúdio. Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas, essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus – mas (desculpe a franqueza), pessoas que estão vivendo em imoralidade sexual.
É verdade que a legislação de muitos países tem cada vez mais reconhecido as chamadas uniões estáveis. É uma triste constatação que o casamento está cada vez mais sendo desvalorizado na sociedade moderna ocidental. Todavia, esses movimentos no mundo e na cultura não são a bússola pela qual a Igreja determina seu norte – e sim a Palavra de Deus. Em muitas culturas a legislação tem sancionado coisas que estão em contradição com os valores bíblicos, como aborto, eutanásia, uniões homossexuais, uso de drogas, etc. A Igreja deve ter uma postura crítica da cultura, tendo como referencial a Palavra de Deus.
O João me disse ainda que você considera que o mais importante é o amor e a fidelidade, e que argumentou que tem muita gente casada mas infeliz e infiel para com o cônjuge. Ricardo, é um jogo perigoso tentar justificar um erro com outro. Gente casada que é infiel não serve de desculpas para quem quer viver com outra pessoa sem se casar com ela. Além do mais, como pode existir o conceito de fidelidade numa união que não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes feitos diante de Deus e das autoridades constituídas? Mesmo que você e sua namorada façam uma “cerimônia” particular onde só vocês dois estão presentes e onde se casem a si mesmos diante de Deus – qual a validade disso? As promessas de fidelidade trocadas por pessoas não casadas têm tanto valor quanto um contrato de gaveta. Lembre inclusive que não é a Igreja que casa, e sim o Estado. Naqueles casamentos religiosos com efeito civil, o pastor ou padre está agindo com procuração do juiz.
Não posso deixar de mencionar aqui que na Bíblia o casamento é constantemente referido como uma aliança (veja Ezequiel 16:59-63). Deus é testemunha dessa aliança feita no casamento, a qual também é chamada de “aliança de nossos pais”, uma referência ao caráter público da mesma (não deixe de ler Malaquias 2:10-16).
Não fiquei nem um pouco surpreso com seu outro argumento para fazer sexo com sua namorada, que foi “é importante conhecer bem a pessoa antes do casamento”. Já ouvi esse argumento dezenas de vezes. E sempre o considerei uma burrice – mais uma vez, desculpe a franqueza. Em que sentido ter relações sexuais com sua namorada vai lhe dar um conhecimento dela que servirá para determinar se o casamento vai dar certo ou não? Embora o sexo seja uma parte muito importante do casamento, o que faz um casamento funcionar são os relacionamentos pessoais, a tolerância, a compreensão, a renúncia, o amor, a entrega, o compartilhar… você pode descobrir antes do casamento que sua namorada é muito boa de cama, mas não é o desempenho sexual de vocês que vai manter ou salvar seu casamento. Esse argumento parte de um equívoco fundamental com relação à natureza do casamento e no fim nada mais é que uma desculpa tola para comerem a sobremesa antes do almoço.
Agora, o pior argumento que ouvi do João foi que você disse “a graça de Deus tolera esse comportamento.” Acho esse o pior argumento porque ele revela uma coisa séria em seu pensamento, que é tomar a graça de Deus como desculpa para um comportamento imoral. Esse sempre foi o argumento dos libertinos ao longo da história da igreja. O escritor bíblico Judas, irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época chamando-os de “homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Judas 4). Esse é o caminho de Balaão “o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14). É a doutrina da prostituta-profetisa Jezabel, que seduzia os cristão “a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos” (Apocalipse 2:20) e a conhecer “as coisas profundas de Satanás” (Apocalipse 2:24).
Como seu amigo e pastor, permita-me exortá-lo a cair fora dessa maneira libertina de pensar, Ricardo, antes que sua consciência seja cauterizada pelo engano do pecado (Hebreus 3:13). Ainda há tempo para arrependimento e mudança de atitude. A abstinência sexual é o caminho de Deus para os solteiros, e esse estilo de vida é perfeitamente possível pelo poder do Espírito, ainda que aos olhos de outros seja a coisa mais careta e retrógrada que exista. Se você realmente pensa em casar com a Raquel e constituírem família, o melhor caminho é pararem agora de ter relações e aguardarem o dia do casamento. Vocês devem confessar a Deus o seu pecado e um ao outro, e seguir o caminho da abstinência, com a graça de Deus.
Estou à sua disposição para conversarmos pessoalmente. Traga a Raquel também. Estou orando por vocês.
Um grande abraço,Pr. Augustus
***
Fonte: O Tempora, O Mores. Blog do Augustus Nicodemus. Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

77 COMENTÁRIOS

  1. Infelizamente esta maneira de conduzir as coisas apenas de acordo com nossas conveniencias é que tem proporcionado a ocorrencia de tantos divórcios.
    Chega um estágio no casamento que o sexo não é o suficiente, vem os filhos e sua esposa não será mais aquela moça linda exteriormente, mesmo com o esposo tb a aparencia vai nos deixando na mão e nos forçando a extrair qualidades interiores mais preciosas e que realmente serão necessárias para que o casamento se solidifique. A partir dái o sexo se torna mais uma cosequencia do que uma causa do amor entre os dois. Mas para aqueles que tem uma visão leviana sobre casamento, que pensam somente na satisfação fisica, infelizmente o divórcio se torna algo a se pensar quando não sustentam o casamento baseado numa aliança sólida.

  2. Há um engano generalizado e perigoso.Hoje,chamamos de "namorado" ou "meu namorado" ou "namorada' aqueles que vivem em fornicação,o sexo antes e bem antes do casamento ou até que a vontade de casar passe e vai cada um para o seu lado,as vezes o lado feminino carrega no ventre + uma vítima de um filho sem pai presente e responsável.E a Rede Globo é apta a dar um "final feliz" ao adultério,a fornicação e a todo tipo de prostituição,sempre os atores e atrizes aparecem com sorriso de felicidade – e dizem e chamam isso de 'amor'.Mas as Escrituras não compartilhar desse 'final feliz' da Rede Globo,lendo o livro de Provérbios 5,6 e 7 (capítulos) o final descrito é a sepultura,morte e perdas econômicas.Com Deus não se zomba.Aquele que pular a cerca,seja antes de casar ou depois de casar,sofrerá punição,Provérbios 6.29,leia e confere.Abraço do brother Tito from Brasília.

  3. Amigos,
    Vamos ver alguns dos absurdos do dito "pastor":

    1 – (… são membros comungantes dessa igreja e estão debaixo da orientação espiritual dela.) Isso é bíblico???? Onde tem referencias disto? Para vc`s igreja com "i" minúsculo não é o templo de vc`s? Então estão debaixo de orientação do dono do templo! (o Nico)

    2 – (… Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas, essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus…) – Como não????? O que significa casar? R: morar na mesma casa. …
    Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gen. 2:24 – Não é, e chamará um guru e fará cerimônias e assinará papeis e colocará alianças e etc…

    3 – (… como pode existir o conceito de fidelidade numa união que não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes feitos diante de Deus e das autoridades constituídas?) – Perante o estado civil está certo, pois são necessários tais procedimentos. Quanto aos juramentos solenes diante de Deus; mostre onde tem isto nas escrituras. Quem mandou fazer isto?

    4 – (…Judas, irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época) – Judas, fala dos falsos mestres (pastores) que amam o dinheiro. Vejam:

    Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades.
    Judas 1:8
    Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré.

    Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;
    Judas 1:11-12
    Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.
    Judas 1:16

    5 – E para terminar; o “pastor”, diz que é para se separarem e que devam seguir o caminho da abstinência. Como se isso fosse o melhor.

    – Se duas pessoas se amam (homem e mulher) e se já se uniram. Que nunca se separem, não importa o que os outros pensam. Apenas procurem legalizarem a união junto ao Estado e morar junto, pois Deus já os abençoou!

  4. pessoal, sou da betânia de bh e os conselhos de nosso pastor tbém vão na linha polêmica.
    Inclusive sobre relacionamentos homossexuais.
    A crise é brava!

  5. Estou pensando sobre o assunto! Só pra descontrair: Queria saber como Salomão consegui tantas certidões de casamento? ihihi Será o que é adutério,prostituição e fornicação hoje, não era em seu tempo?…sei lá entende!!!! explica aí!!

  6. Adilson concordo com vc em partes:

    1 – Voce não pode dizer que o autor da carta não é pastor quando escreve "pastor" a opinião dele sobre casamento não o desqualifica como tal. Cuidado.

    2 – A igreja é o corpo de Cristo, individualmente não somos igreja (muita gente acha que é), podemos ser templo do Espirito que é diferente de Igreja, só seremos corpo se estivermos ligados a ele. Devemos estar ligados a uma comunidade de Cristãos que professam a mesma fé, compartilhar com eles tanto as nossas alegrias como nossas tristezas, tanto os privilégios como nossas responsabilidades. Como membros de um corpo temos sim que dar satisfação a ele e o representante desta instituição divina se chama pastor. 1Cor12:14 / 12:26,27.

    3 – Quanto aos juramentos, concordo, não acho necessário, inclusive Jesus disse para não jurarmos por nada, mas dizer apenas sim ou não.

    4 – Se o casal já está casado por que não legalizar isto o mais rápido possível, não podemos aceitar apenas os beneficios do casamento mas também as responsabilidades do mesmo.

    De qualquer forma não é coerente a Cristãos terem relação antes do casamento, isso é um desvio de conduta, Não posso pensar: "Se te amo logo podemos transar a vontade"
    O certo é: Te amo logo quero fazer tudo o que for preciso para ficarmos juntos para sempre, Te amo por isso quero te mostrar que relação sexual é algo serio para mim e te respeito por isso. Te amo por isso vou fazer o mais dificil primeiro que é oficializar nosso casamento.

    O CRISTÃO VERDADEIRO NÃO SE PREOCULPA APENAS COM O QUE É OU NÃO PECADO, MAS ACIMA DE TUDO PROCURA SABER O QUE REALMENTE AGRADA A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR.

  7. Acho que você está justificando muito bem os seus pecados Adilson. Só não se esqueça que a palavra de Deus veio para confrontar. O homem que deve se moldar as escrituras e não ao contrário.

  8. A coisa é bem mais longe, mas bem mais, que este artigo tenta demonstrar. A igreja na sua historia nunca tratou de forma mais abrangente este assunto. Já houve tempo em que a igreja admitia apenas uma posição sexual, admitia apenas sexo como procriação o resto era imoralidade. Não existe uma formula única para resolver o sexo entre jovens e principalmente entre jovens cristãos.
    Até uma certa altura da historia havia resultados positivos baseado no condicionamento psicologico, na culpa, no castigo etc, hoje quando as pessoas a nivel de sociedade rompem estes conceitos, os argumentos de seculos atrás não se fazem fortes o suficiente para eveitar a demanda crescentes da atividade sexual cada vez mais frequente e precoce.
    Considero até um tanto quanto perigoso cololcar a relação dos argumentos na base da prostituição, afastamento de Deus ou algo que o valha, uma vez que estamos dispondo de um argumnento que o jovem na grande maioria das vezes não o tem como referencia de experincia em confronto com sua prerogativa de exercer vida sexual, cujo valor está muito mais sob o seu controle de entendimento.
    Sexo na adolencencia só serve para criar problemas, uns mais faceis de levar outros mais complicados. A bebida na adolencia também é algo preocupante, a precosidade intelecutal também. Então eu acredito que o apelo biblico do ponto de vista da imoralidade apregoado a seculos não é mais argumento, servindo quem sabe para soluções pontuais, não gerais, porque por tras da relação antes do casamento (que na maioria das vezes não acontece) está também a leviandade nas relações amorosas de hoje, com concentimento mutuo nunca se viu tanta superficialidade e putaria de ideias e formas nas relações de jovens. E a igeja não consegui sair do discurso do fogo do inferno pra interlocutores que não dimensionam tais argumentos.

  9. Muito pior que o sexo pré-marital são os relacionamentos entre pessoas de profissão de fé diferentes.
    Sou um inimigo mortal do que a Bíblia chama de jugo desigual. Não posso conceber Deus abençoando uma união (mesmo que um namoro) entre um cristão e uma pessoa que não é cristã. Só Satanás endossaria uma união abominável e desagradável como esta.
    Se eu fosse pastor de uma igreja, expulsaria sumariamente o membro que tivesse relacionamento afetivo com quem não fosse cristão. Iria além, imporia severa disciplina no simples ato de questionar 2 Coríntios, como proibição de participar da ceia, de confraternizações ligadas à igreja e afins. A igreja é a casa de Deus e pessoas imundas não têm o menor direito de contaminá-la com sua mera presença. O lugar de pessoas imundas é no mundo e não em nossos templos aonde adoramos a um Deus santo. A religião deve estar acima de tudo, incluindo do amor. E tenho dito.

  10. adilson é isso mesmo; a biblia diz isso. legalizem diante das autoridades humanas e nao se separarem pois diante de Deus já estao abençoadas, se tiverem os dois na mesma fé na nova aliança.;

    graça e paz

  11. E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe, Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim, Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. (Gênesis 24:67 ARC).
    Pelo o que eu posso entender, não houve qualquer tipo de reunião ou até mesmo intervenção de um líder religioso ou qualquer sacerdote nesta consumação matrimonial.
    Isaque tomou Rebeca, a levou até a tenda e consumou o casamento através do ato sexual e este é o verdadeiro casamento "dois em uma só carne".
    O referido pastor diz que os dois não podem fazer as juras de casamento, porém a palavra de Deus diz assim:
    Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. (Mateus 18:19 ARC).
    E ainda:
    Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20 ARC).
    Será que a união de Isaque e Rebeca não teve as bênçãos de Deus ??? Não concordo que eles vivam fazendo sexo e depois vai cada um para suas casas, pois segundo a palavra já estão casados, então se regulado em perante as leis do estado e sejam felizes pois se eles fizeram os votos com sinceridade em seus corações, e Deus sonda os corações, não precisa de aprovação de mais ninguém.
    Só para terminar:
    A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. (João 4:17, 18 ARC).
    Veja o dialogo que Jesus teve com esta mulher, ela já teve cinco maridos e o que estava com ela não era marido dela. Jesus a condenou ?? a apedrejou ?? nada disto Ele fez, somente lhe mostrou que ela necessitava de arrependimento e que perdão Ele tinha para dar.
    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oseias 4:6 ARC)

  12. Você precisa rever seus conceitos, ou então se expressar de forma sábia. Você se acha melhor que outros?
    Você não é perfeito, você PECA também (e todo santo dia) e seu PECADO é tão imundo quanto o pecado de quem tem relacionamento com não crente. Logo, você também deveria ser afastado do templo porque você é imundo e seu lugar é no mundo junto com os pecadores.

    A igreja não é a casa de Deus, Deus não habita em templos, você deveria saber disto.

    Seguindo seu raciocínio, na sua igreja nunca poderia entrar visitante não crente, afinal ele é imundo e na igreja não pode entrar gente imunda. Seu raciocínio separatista é anti-bíblico e desprovido de Graça. Jesus não agia assim.

    Você me fez lembrar da parábola do fariseu e do publicano.

    É por causa de pessoas como você que muita gente tem birra de crente. Os apóstolos não ensinaram assim.

    PS: Não quero dizer com isto que acho que a igreja deva aceitar como membro pessoas que levam uma vida de mau testemunho, deliberadamente no pecado. Disciplina é necessária e biblicamente recomendada, entretanto o jugo desigual (sem fornicação) não é pior do que impureza, mentira. E eu também não sou a favor de jugo desigual, mas não o considero um "pecado mortal".

    PPS: E não creio também que Deus amaldiçoa um casamento misto, apesar desta não ser a vontade Dele para seus filhos. Deus detesta divórcio e não deseja que o casal trate mal um ao outro. Então, qual o problema em abençoar 2 pessoas que se amam e se comprometeram de verdade?

  13. Confesso que fico um pouco assustado com alguns comentários dos cristãos nesse post. Falta bom senso nas opiniões. Parece que as pessoas desejam exterminar quem comete pecado em vez de apresentá-las ao perdão e ao arrependimento, isso sinceramente me assusta. Por essa razão está cada vez mais difícil frequentar as igrejas com pessoas pensando assim.

  14. se o rapaz ama tanto a mulher porque nao assumir publicamente isso atraves de uma cerimonia de casamento?? É disso que trata esta cerimonia.

    Se a pessoa se diz cristã e quer fazer qualquer coisa as escondidas, então há alguma coisa errada!

  15. Foi para mim que escreveste, é?
    Vamos então por partes:

    Você precisa rever seus conceitos, ou então se expressar de forma sábia. Você se acha melhor que outros?
    Você não é perfeito, você PECA também (e todo santo dia) e seu PECADO é tão imundo quanto o pecado de quem tem relacionamento com não crente. Logo, você também deveria ser afastado do templo porque você é imundo e seu lugar é no mundo junto com os pecadores.

    A igreja não é a casa de Deus, Deus não habita em templos, você deveria saber disto.

    === A igreja é a assembléia das pessoas santas aqui na Terra. É o lugar reservado aos santos, por isto escrevi que o lugar dos imundos é no mundo. Não por acaso ambas palavras rimam.

    Seguindo seu raciocínio, na sua igreja nunca poderia entrar visitante não crente, afinal ele é imundo e na igreja não pode entrar gente imunda. Seu raciocínio separatista é anti-bíblico e desprovido de Graça. Jesus não agia assim.

    ===Exatamente. Só deveriam entrar aqueles que claramente manifestassem desejo de adesão. Que proveito existe em um não-crente ficar sentado no banco da igreja, tomando o lugar de uma pessoa cristã? Passar o tempo? Ora, que vá se divertir no mundo, pois igreja não serve pra isto!

    Você me fez lembrar da parábola do fariseu e do publicano.

    ===Nossa! Fiquei atemorizado agora! E sim, se somos santos não há problema algum em nos orgulharmos. Descrentes em geral se gabam por coisas que desagradam a Deus, por quê nós não podemos ter orgulho?

    É por causa de pessoas como você que muita gente tem birra de crente. Os apóstolos não ensinaram assim.

    ===Já leu 1 Coríntios 5, aonde Paulo recomenda expulsar o imundo que fazia sexo com a própria madrasta? E aí, como ficamos?

    PS: Não quero dizer com isto que acho que a igreja deva aceitar como membro pessoas que levam uma vida de mau testemunho, deliberadamente no pecado. Disciplina é necessária e biblicamente recomendada, entretanto o jugo desigual (sem fornicação) não é pior do que impureza, mentira. E eu também não sou a favor de jugo desigual, mas não o considero um “pecado mortal”.

    ===Mas é uma brecha para afastar o cristão da igreja e conduzí-lo ao mundo! Oras, se um relacionamento desses não é obra satãnica o que seria? Ou vai me dizer que Deus pode agir em um relacionamento heterogêneo desses?

    PPS: E não creio também que Deus amaldiçoa um casamento misto, apesar desta não ser a vontade Dele para seus filhos. Deus detesta divórcio e não deseja que o casal trate mal um ao outro. Então, qual o problema em abençoar 2 pessoas que se amam e se comprometeram de verdade?

    ===Deus sente raiva e ódio de relacionamento assim! Se assim não fosse, não leríamos a história de Sansão e Dalila ou quando Neemias espancou os hebreus que tiveram filhos com mulheres dos povos imundos vizinhos! E sim, excluiria qualquer membro de minha igreja cujo pecado fosse descoberto, porque é bíblico. Lugar de pessoas pecadoras imundas é qualquer um menos a igreja! E tenho dito!

  16. Perdoar implica em esquecer. Acho que as melhores pessoas que podem perdoar outras são as que sofrem de Alzheimer, por exemplo…
    Acho extremamente injusto um pecador imundo ser acolhido com tanto afeto, enquanto tantos se esforçam para ser bon cristãos e nem lembrados são. Além do mais, se realmente se diz arrependido, porque então o mesmo pecador não declara abertamente isto perante todos os membros da igreja? Receber perdão na surdina é muito fácil! Pecador arrependido tem éque reconhecer o erro publicamente e não viver como se nada tivesse ocorrido! Por isto que eu expulsaria pra valer o pecador pego no erro! É bíblico!

  17. Parabéns! Nadijane(nome bonito!!)Voce tocou no ponto principal ao meu ver.Quem ama não é capaz de fazer qualquer coisa que envergonhe sua(eu)amada!dentro de uma igreja,é inviável.Mas quando acontece devemos agir com a mesma misericórdia que recebemos de Cristo.Havendo reconhecimento do erro,há restauração.A Paz!!!

  18. Amigo Ricardo,

    1 -não digo que o autor da carta não é pastor como se uns são e outros não são. Digo que não é pastor porque ninguem pode ter este título pois ele pertence ao único Pastor. Leia João 10. Toda as outras vezes em que está escrito pastor na biblia se referindo à outra pessoa está errado. Pois a palavra no original é: guia. Ou seja; são os que guiam as pessoas ao Pastor. As ovelhas são Dele. Nimguem foi chamado para ser o que o Salvado é!

    2 – O Corpo é o Salvador e não as pessoas. – (E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
    Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.
    1 Coríntios 12:19-20) Só se torna um corpo Nele e não com outros. – O termo grego que hoje chamam de igreja ( ikklesia) se refere à um grupo de pessoas. Este grupo pode estar junto ou separado. Junto é "igreja" e separado também é "igreja". Pois se eu disser que os chamados do Criador estão pelo mundo, logo é a mesma coisa de dizer que a igreja dele está pelo mundo. Entende? Vc disse: que o "pastor" é o representante da instituição ( templo) divina. Pergunto: Quem o colocou como representante e quem instituiu a instituição??????????

    3 – A instituição a qual vc faz parte vive fazendo estas heresias!

    4 – Foi exatamente o que eu disse no fim do meu comentário anterior.

    – No fim do seu comentário vc está certíssimo. Procure ler as escrituras com muito mais atenção e verá que quase tudo o que se faz nas instituições religiosas é contra a vontade do Criador.

  19. Amigo,

    em Dezembro faço 17 anos de casado. Faz 22 anos que conheço minha esposa e a amo como nunca. Isto que digo é para quem ama, como o casal da carta e não para aventureiros.
    O Criador conhece nossos sentimentos e Ele nos abençoa. – O texto das escrituras diz:Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gen. 2:24. – Preste atenção: diz: A SUA mulher e não à uma mulher. Isto significa que se unirá a mulher que vc a tomou como esposa e o Criador abensoará com certeza. Não precisa de nenhum guru "espiritual" para que Ele o abençoe. Até pq as práticas de cerimonias religiosas são todas pagans, todas com adoração à outros deuses.

  20. Amigo,

    o Canon apenas disse o que ele aprende nestes prostibulos que chamam de igreja.

    Vc me parece uma pessoa sensata, e tem razão quando diz que o Criador não habita em templos feito pelos homens. Mas digo mais, não foi apenas para vc saber que isto está escrito. É para ser posto em prática. Se ele não habita lá, o que vão fazer lá??? Veja o texto de Atos 17: 24,25 :

    O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
    Atos 17:24-25
    Se Ele disse isso pela boca de Paulo, Estevan e outros… Pq os homens o desobedecem e insistem em fazer um templo para Ele???

    Outra, quando Paulo disse: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis…2 Coríntios 6:14. Ele não falava de união matrimonial. Ele falava de praticas religiosas de seguir outros deuses e etc. – Vc`s fazem muita confusão e ficam sem entendimento por não ler as escrituras de forma linear. Procure ler como se não existisse capítulos e versiculos e muito menos epigrafes; que na verdade não existiam mesmo. Isto foi acrescentado e é o que mais levam as pessoas ao erro.

  21. Sai de baixo…! Esse aí é o Caon…! Melhor dizendo, é o Aiatolado Kaonmeíni. Ele é puro (?!) e nunca pecou na vida, e ao que parece, jamais perdoaria esses 'imundos' pecadores que o afrontam com suas presenças abomináveis… Eu, hein!…

  22. Lidijane, me desculpe mas não concordo com o que voce escreveu.
    Porque o rapaz deveria tomar a decisão de uma cerimonia religiosa? Porque ele tem relações com a namorada?
    Assim voce não coloca nas costas do rapaz uma obrigação que deveria ter outro encaminhamento antes das coisas chegarem nisso.
    Ora, porque que a menina como mulher não se preservou a espera de uma atitude mais séria por parte dele?
    Voce sabe, ou pelo menos espero que saiba, que a priori as mulheres querem casar, voce sabe, pelo menos espero que saiba, que as mulheres tem o controle da decisão da relação intima.
    Será que as mulheres hoje estão menos inteligentes, pois as de antigamente sabiam que se separassem os joelhos casamento ia pro brejo, porque o cara ia casar com uma virgem não com a que cedeu para ele.
    Os dois estão nessa porque querem, é mutuo, é consentido.
    Se ela não foi sabia porque o cara tem a obrigação de ser?
    A mulher sabia edifica seu lar, não se esqueça disso.

  23. Adilson

    Devo pedir que respeite minha igreja, pois lá acreditamos no Evangelho e na Palavra. Muitos membros da minha igreja discordam de mim pelo meu ponto de vista, se queres saber.
    E sim, pecadores devem ser punidos! Senão aonde entra a justiça?
    Sou um cristão exemplar, vou à igreja três vezes por semana, não tenho amizade feminina nenhuma que não seja cristã e sou coerente com o que acredito. Ajudo a organizar o culto e me sentiria ultrajado se visse um pecador confesso sendo agraciado pelo demais membros da congregação. Eu sendo santo faço por merecer, acredito em meritocracia. Apenas manifesto isto.

  24. A Cardoso

    Ainda prefiro o exemplo de 1 Coríntios 5, no qual se prevê banimento do pecador. A misericórdia eu deixo pra Deus, pois se a pomos em prática ela abre precedentes para que o pecado continue. O pecador pode abusar da mesma.

  25. Adilson, primeiro parabens por não ter sido aspero com relação a minha posição.

    Irmão é o seguinte, sei que existem inumeras divergencias de opinião sobre algumas questões da Bíblia por isso o grande número de igrejas, sei tb que iremos partir desta vida sem chegarmos unidos com a mesma opinião, claro que questões fundamentais a nossa fé são inegociáveis, não são estas que estou dizendo. Claro que tb dificilmente irei expressar tudo que penso e sou em Cristo apenas com algumas letras.
    Antes de começar quero lhe dizer que a maioria das minhas oponiões são baseadas no meu relacionamento com o Senhor através sua palavra, sei que se eu fosse fazer como a maioria como um papagaio que repete o que alguns pastores dizem, com certeza me tornaria insensato.

    Mas vamos lá:

    Jesus disse que onde estiverem dois ou mais REUNIDOS em seu nome ele ali estaria, ou seja, sua Igreja e seu proprio Corpo estaria alí representado.

    Na ceia vem a mesma ilustração o sangue significa a Aliança entre Cristo e nós e sua comunhão conosco e o Pão representa o seu corpo que é a Igreja e representa nossa comunhão com os membros deste mesmo corpo.
    Lembrando que a comunhão aqui não é apenas se identificar com os outros, mas trata-se de comunhão como verdadeiros irmãos.

    Não tem como se ter outra interpretação de Igreja a não ser um grupo de pessoas em comunhão compartilhando e comungando entre si. Agora é claro, se querem colocar um título para cada Grupo, tipo IEAD, IPB etc. Isso é perfeitamente aceitável.

    No inicio fica claro que a Igreja se reunia, existiam os pastores (com letra minuscula) os irmãos eram conhecidos pelo nome, existia diciplina para aqueles que fossem rebeldes, etc. Chamar o pastor de pastor ou de guia ou ainda bispo, não interessa, isso é peculiar a cada grupo. A carta do Apocalipse foi dirigida a cada pastor de cada Igreja, ou a cada bispo, tanto faz, inclusive exigindo atitude de alguns deles com relação a determinadas pessoas que estavam ensinando heresias e tendo comportamentos avessos a palavra.

    Agora pra que existe Igreja no formato que estou expondo?

    Com certeza não é para ir até Deus, ou buscar alguma coisa que Ele tenha para oferecer lá, definitivamente Deus não está lá nos esperando, como muitos pensam.
    Igreja não é lugar de buscar nada mas sim de entregar.
    O propositos para a reunião da Igreja são inumeros, segue alguns:

    – Sermos aperfeiçoadas em amor através da comunhão plena como os santos;

    – Adorarmos a Deus juntos em comunhão;

    – Chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram;

    – Sermos edificados através dos dons que Deus concedeu a cada membro.

    – Orar em comunhão

    – Ter exercitado o nosso carater através da tolerancia para com todos;

    – Compartilhar nossas fraquezas e necessidades, (em primeiro lugar espirituais e emocionais)

    São tantas coisas que eu poderia escrever, infelizmente não tive tempo de colocar alguns versículos, mas segue o que tenho certeza ser a realidade bíblica.

    Entendo sua insatisfação com relação as igrejas. Mas o que tenho tentado fazer não é me excluir deste grupo onde tem pessoas com más intenções mas tb está repleto de Filhos de Deus que anseiam por saber a Verdade sobre o Evangelho. Não podemos nos calar e nem menos preferir não nos entregar por cada uma destes verdadeiros membros.

    Eu poderia tb muito bem deixar de frequentar estes grupos (no meu caso uma instituição formal) mas preciso dos irmãos e eles precisam de mim e todos precisamos de CRISTO. Não posso ser egoísta(não estou dizendo que é seu caso)

    Fique com Deus!

  26. O que eu gosto aqui é que só tem doutor em Teologia. Oremos para que haja ao menos um que ore em gemidos inexprimíveis pelo Espirito Santo, para que cadeias caiam e o Evangelho alcance os necessitados de Cristo.

  27. Nossa…impressionado com o seu fervor. A sua igreja segue a qual "visão"? porque se a igreja não serve para pregar o evangelho de Cristo aos perdidos para que estes ouçam o Evangelho, que é poder de Deus, se arrependam pela bondade de Deus, se convertam e alcancem o Reino dos Céus, serve para que então? Nem Jesus condenou alguém que desejava tocá-lo e se achegar a ele como você faz aqui.
    É deprimente a lavagem cerebral que acontece em algumas pessoas. Pior ainda a falta de discernimento de alguns que não discernem espiritualmente, e acreditando servir a Deus, seguem em direção diametralmente oposta.

  28. Hiiiiiiiiiii….vi tudo…esse aí serve em alguma igreja de "visão", onde ele morre de trabalhar nos "Encontros", lidera célula e nunca acha que está bom o suficiente, carrega um fardo pesado nas costas, sempre angustiado sobre as contas que deve prestar ao seu "discupulador", que sempre lhe diz "santo, pare de fazer na carne, e comece a fazer no espirito que você consegue." Aí, ele vê os novos convertidos chegando e sendo tratados com todo amor, enquanto ele, mais antigo na fé, deve ser feito de capacho, honrando seus pastores mais do que a Deus, sendo às vezes maltratado, recebendo sempre uma "admoestação", com medo de ser "rebelde e desertor", porque ainda não recebeu "cura interior". Não fica "melindroso" irmão, peça a Deus orientação na verdade. Conheço bem essa história…

  29. Amigo.

    Acho que vc com suas palavras mistura uma grande essencia de odio,Jesus mesmo fala que ele nao veio salva os bons e sim os que estao perdidos.Quem e vc pra julgar uma pessoa pelos seus pecados.Devemos perdoar e sim esquecer o ela fez.. Pois se perdoa e carrega o rancor nos seu coraçao e em seus pensamentos de nada adiantou perdoa…. Minha esposa sim ela era evangilica eu catolico estamos casado 02 anos, DEUS so vem abençoando a nossa vida.. Eu acho que vc deixa aprender mas sobre as escrituras. acima de qualquer coisa somos todos filho dele…..

  30. Lela, se você estuda "um pouco" verá que essa poligamia feita por salomão ja fazia parte de seu afastamento dos caminhos do Senhor…

    "Tampouco deve multiplicar para si esposas, para que seu coração não se desvie; nem deve aumentar muito para si a prata e o ouro"(DEUTERONÔMIO 17:17)

    ESSA SITUAÇÃO DE DESOBEDIENCIA A DEUS LEVOU SALOMÃO AO TROPEÇO E A UM PECADO AINDA MAIOR:

    "E ele veio a ter setecentas esposas, princesas, e trezentas concubinas; e suas esposas gradualmente lhe inclinaram o coração. E sucedeu, no tempo da velhice de Salomão, que as próprias esposas dele lhe haviam inclinado o coração para seguir outros deuses; e seu coração não se mostrou pleno para com Jeová, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. E Salomão começou a ir atrás de Astorete, deusa dos sidônios, e atrás de Milcom, a coisa repugnante dos amonitas. E Salomão começou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová e não seguiu plenamente a Jeová como Davi, seu pai."( 1 REIS 11:3-6

    Estudar antes de escrever faz bem!!!

  31. Eu não tô defendendo casamento misto, tb acho q pode ser uma furada dependendo da pessoa. Mas como vc ousa dizer Deus não age em casamento misto? Como vc ousa dizer o que Deus não pode fazer?
    E o que dizer de alguns casamentos mistos onde um dia o não crente se converteu? Ou vai me dizer que isto nunca aconteceu? Eu mesmo já vi. Foi o diabo que converteu o sujeito?

    Vc é o típico fundamentalista extremado. Não tem capacidade de usar de bom senso, é intolerante com o mínimo erro dos outros e aposto que é muito tolerante com seus próprios erros.

    E igreja é lugar de PECADOR arrependido e que nunca vai deixar de ser pecador até morrer. E como eu já falei mas vc não me entendeu, não sou contra afastamento de membros.
    Deixa eu ser mais claro: vc por qualquer bobagem quer expulsar seu irmão, quer apedrejá-lo e deixá-lo morrer no mundo. Você quer tomar o lugar de Deus e retirar o joio do trigo. E eu te pergunto: Jesus mandou tirar o joio ou deixar crescer?

    E vale lembrar que joio é parecido com trigo. Os que vivem deliberadamente em pecado (como os q Paulo expulsou) não são joio, são ervas daninhas. Na sua cabeça qualquer pecado na vida do outro (q vai contra seu pensamento) faz dele uma erva daninha que deve ser expulsa de perto de sua pseudo-santidade.

    Amar é difícil demais mesmo. Melhor descartar os pecadores e q eles se explodam, né?

  32. Acorda, cara. Deixa de ser orgulhoso. Grande coisa vc ir na igreja 3 vezes por semana e blablabla… Que evangelho é este que pregam na sua igreja? Socorro!

    Vc não passa de um miserável pecador como qualquer um.
    Deus não gosta de gente q se acha "o santo" não, ele tem parte com os q reconhecem q são pecadores e dependem da graça pra permanecer de pé. Suas palavras são de fariseu. Vc tá caído há muito tempo e não conseguiu enxergar ainda. Eles eram assim, iguaizinhos a vc! Abra os olhos! Peça perdão por sua arrogância, por sua dureza de coração. "Misericórdia quero, não holocaustos".

    Vc se acha são, mas saiba q Jesus veio pros doentes. Os q se acham sãos pensam q não precisam de Deus, podem conseguir por si mesmos as coisas, ignoram q é só pela graça.

  33. Já pertenço a uma igreja, desde os 14 anos de idade, sendo batizado inclusive. Então essa história de que devo me converter a mim não serve. Diga isto para não cristãos.

  34. Emílio

    Sempre me revoltei com uniões de pessoas com fé diferentes. Certa vez, recusei namorar uma menina por ela ter se tornado mórmon. Já pensou eu, um cristão santo, me envolvendo com uma "cristã de fronteira". Jamais! me envergonharia de me relacionar com uma maluca que acredita em Joseph Smith!
    Além disto, descobri que um primo meu (que não é cristão) está namorando com uma evangélica, irmã de um conhecido meu de outra denominação. Não imaginas quanto ódio sinto só de pensar nos dois juntos!
    Pense comigo: quantos rapazes cristãos, de Deus, como eu por exemplo, estão sós, sem direito a ter um relacionamento com uma mulher cristã, enquanto essa pecadora (pois a igreja dela condena o jugo desigual) se envolve com um descrente?!
    A raiva e o ódio tomam posse de mim quando penso nisso!
    Que Deus amaldiçoe esse relacionamento imundo! Assim como todas as uniões mistas em termos de fé! Amen!

  35. Eu acho q vc esqueceu é de se converter a Cristo de verdade.
    Você e um terrorista Talibã são bem parecidos no jeito de pensar.

    Você é do tipo que adora atirar a primeira pedra nos outros. Mas Jesus é misericordioso, e suas palavras aqui mostram pra todo mundo vc não é discípulo Dele, não faz o que Ele ensinou.

    E deixa eu te dizer uma coisa, sem querer ofender: De santo você não tem nada, você é só aparência. Vc conhece a palavra mas não a acolheu no coração, não ama e não tem misericórdia, e isto te faz mais imundo do que uma prostituta, do que um drogado, etc.
    Jesus pegava pesado com fariseus hipócritas, lembra?

  36. Embora casamento não seja a benção do "guru", ninguém nega (mesmo os historiadores) o caráter público e "perpétuo' (que seria o 'para sempre') que o casamento possui na bíblia.

    O compromisso é perante família, amigos, enfim, povo local etc. Sendo perante o povo local, era também perante Deus, pois ele é unipresente e tudo vê e "Une".

    Esse entendimento é pacífico, mas hoje em dia, cada uma quer analisar a bíblia conforme sua bel intenção, pensando que estão "tirando" proveitos particulares.

    Casamento na Bíblia sempre teve caráter PÚBLICO e DEFINITIVO. A coisa era SÉRIA MESMO.

  37. Ricardo,

    As divergências bíblicas existem por causa da manipulação da mesma nas traduções e interpretações. (revista, revisada, corrigida e etc).
    Quando digo para que leia as escrituras de forma linear, é para evitar um dos erros que vc diz em seu comentário; vc diz que onde 2 ou mais estiverem reunidos em Seu nome Ele estaria… querendo dizer que ele disse para fazer reuniões para cantar, orar e etc. Mas não foi isso que Ele quis dizer. Mateus 18:14-35. Leia com atenção e entenderá que Ele falava de perdão. Ou seja: “onde 2 ou 3 estiverem reunidos para perdoar o seu irmão, Eu estarei concordando”. Leia com calma e atenção.

    Sobre a ceia, o Salvador falava por parábolas de si mesmo. O pão é ele e o cálice é o seu sacrifício, seu sangue. Ele nunca mandou comer um pão e beber um vinho ou suco; Ele mandou repartir o Pão que é Ele e repartir (participar) do sacrifício Dele. Na carta aos Coríntios, Paulo explica exatamente isto e não manda ninguém comer um pedacinho de pão e beber um golinho de suco. Leia 1 Cor. 11 apartir do vers. 17 – Pense: Paulo escreveu uma carta e ele diz: Coma Deste pão e beba Deste cálice. Se pergunte; que pão? e que cálice?. Como assim “deste” ? Será que tinha um pão junto com a carta? Preste atenção e vc entenderá.

    Ikklesia é um termo grego, usado quando diz respeito a varias pessoas de um grupo, não nescessariamente juntas. Este termo foi usado até para se referir aos perseguidores do evangelho. Pesquize.
    Infelizmente estes propósitos que vc cita não acontece nestes templos. E não acho que virá a acontecer.
    Eu gostaria de tentar lhe explicar sobre muitas outras coisas, se quiser me envie um e-mail. Tudo bem se não concorda com o que eu digo, apenas vai lá às escrituras e confere lá.
    Segue meu e-mail: seguirocaminho@gmail.com

  38. Amigo,

    eu não quis lhe ofender. Apenas é a minha opinião sobre estes lugares onde se prostituem a palavra do Criador.

    Acredito que vc seja sincero, só que esta enganado pela religião. O que vc faz é exemplo de um religioso, igual aos que havia no tempo do Salvador.

    Quando Paulo disse aos Coríntios para que tirassem de entre eles o que praticou o abuso da sua própria madrasta, era porque o tal se dizia convertido e queria estar com os convertidos de Coríntios, pois os Coríntios gostavam de fazer reuniões. Alias, os irmãos de Coríntios faziam muita coisa que Paulo reprovou. Veja este texto:

    Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;

    Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.

    Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
    1 Coríntios 5:9-11

    Amigo, leia a carta toda e não se esqueça de que era uma carta. Preste atenção aos detalhes.

    Sobre aos que vc acha indigno, segue um texto para vc pensar um pouco:

    Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

    E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

    Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
    Mateus 18:33-35

  39. Prezados, Li atento todos os comentário dos colegas acima e sinceramente, gostaria de destacar os escritos pelo Sr. Adilson, em réplicas e tréplicas ao Sr. Ricardo e outros. Me parece um estudioso da Bíblia e tem experiências vividas que o qualificam de fato, para repartir com os demais o seu conhecimento sobre o Verdadeiro Evangelho de Cristo. Parabéns a todos! pois apesar de não concordar com todos os posicionamentos, acho importante este espaço para a livre e salutar discussão sobre temas tão controversos principalmente entre os cristãos. Parabéns a todos e que Deus os Abençoe.. Lembrem-se das palavras de Jesus: "Examinai as Escrituras por que julgais ter nelas a vida eterna e são elas que de Mim testificam.." Portanto, continuem estudando ="o significado transliterado de examinai, no original em aramaico". a Santa Palavra de Deus..

  40. Dr.Nicodemus, Li atento sua carta sobre o casal que se uniu e as suas críticas embasadas em argumentos textuais biblícos, alguns dos quais, acho,não se aplicam devidamente. Acho muito radical a sua posição quanto aos casais na nossa sociedade que apesar de não casados "de papel-passado" vivem juntos e assumiram o compromisso de união estável garantido, aliás, pelas leis vigentes de diversos outros países.
    Gostaria de lembrar que nos tempos apostólicos onde o senhor mesmo cita as palavras de Cristo, referindo-se ao casamento. Quero crer que o senhor não desconhece que o casamento formal ao qual se refere como única e legítima forma de união civil naqueles tempos messiânicos não acontecia diante das atuais exigências formais as quais o senhor, creio, não abre mão, na sua consideração de legitimidade. Lembro que naqueles tempos, esta união era celebrada diante de testemunhas e sacerdotes com a benção cerimonial em um ato singelo religioso. A popular expressão "casado de papel-passado" tipifica a transformação que aquele ato iria sofrer diante da preocupação da Igreja romana, com a "conversão" de Constantino, à pretexto de zelo para com os seus fiéis mas com intuito principal de controlar as heranças patrimoniais pela própria Igreja, já na pré-figuração do Estado Civil e religioso que seria formado pelo Vaticano, com a Instituição do Papado. Li o Comentário do Sr. Thiago e me solidarizo a este, concordando em tese com a afirmação da existencia e legitimidade do casamento espiritual, citado no novo Testamento e exemplificado no NT, acerca da união casual de um homem com a prostituta. Caro Dr.Nicodemus este tema é tão profundo e mais complexo do que o senhor pretende fazer parecer, com a sua vigorosa e eloquente defesa baseada em textos esparsos bíblicos . O rigor e o peso de suas palavras me fizeram lembrar uma citação de N.S.Jesus em uma das muitas vezes que se referiu aos doutores da Lei: "Atam fardos pesados sobre os ombros dos homens.." Mat 23:4-7
    Ora, Doutor, O Deus de amor revelado aos homens pelo Salvador e mestre, nos fez o maravilhoso convite: "Vinde a Mim todos vós que Estais..E aprendei de Mim que sou.. por que o meu jugo é suave e o meu fardo é leve!" O Deus e Pai de N.S. Jesus, é a expressão da plenitude do amor.. Ele não faz, como nós, acepção de pessoas mas sonda e perscruta o coração dos homens.. não os vê pelas aparênciasm mas muito além delas.. Creio Nele e que No Dia de Sua volta para resgatar os Seus não preterirá a entrada no Seu Reino, dos casais simples e pios que amam e praticam a Sua justiça e que por não terem na sua passagem terrena obtido uma Certidão de Cartório ou algum outro documento ou papel que o valha, que comprove a pureza de seus gestos humanos ou que justifique sua situação civil seja lá qual fôr. Sua Graça e Seu Perdão nos faz co-herdeiros em Cristo ..
    Filhos do Seu Reino! "Aos quais," já nenhuma Condenação há.. Finalmente, àqueles que quiserem ponderar sobre o cumprimento da Lei e o Pecado, que se voltem para o cumprimento da Lei Moral.. Aquela que não passará, ainda que os Céus e a Terra passem! Com a violação flagrante de suas Igreja para com o 4o. mandamento da Lei Moral, imutável e irrevogada de Deus- A guarda do Santo Sábado! ..Ensinem já, esta verdade ao Povo Cristão.. e não enganem mais o Povo! Pois o fim está próximo! Atentai para a advertência divina: “Jeitosamente, negligenciais os mandamentos de Deus para guardardes as vossas próprias tradições.. finalmente,atentai,para a mensagem do 3o. Anjo em apocalipse- E desmascarem os enganos do anticristo, que já se aproxima!! Leiam mais, estudem e ensinem ao Povo sobre o Sinal da Besta (666) e o Selo de Deus – "Aqui está a perseverança dos Santos ,os que guardam os mandamentos de Deus e tem a Fé em Jesus.." É,, Caro Reverendo, os tempos urgem maior atenção e cuidado dos líderes da Igreja para com outras questões de crucial importância, das quais depende o maior bem a ser alcançado pelo homem..
    -A Salvação Eterna!
    Deus Abençoe a todos..

  41. "Em tempo, para todos os interessados em conhecer melhor e profundamente a Palavra de Deus, Assistam a programação diária da TV Novo Tempo SKY Canal 14 .
    -Outra recomendação ótima!! ..é assistir pela internet a série de Vídeos das Palestras maravilhosas com o Ilustre pastor Ivan Saraiva- no YOUTUBE – Está Escrito Adoração, pr.Ivan Saraiva.
    Crescimento e Graça em Jesus, para todos!

  42. 2 CORINTIOS 4,3 E 4 SE O NOSSO EVANGELHO ESTÁ ENCOBERTO É PARA OS QUE SE PERDEM QUE ESTÁ ENCOBERTO; 4- NOS QUAIS O DEUS DESSE SECULO CEGOU O ENTENDIMENTO DOS INCREDULOS PARA QUE NAO LHES RESPLANDEÇA A LUZ DO EVANGELHO DA GLORIA DE CRISTO;.

    AQUELE QUE SE GLORIA, GLORIESSE EM ME CONHECER, PORQUE NAO É APROVADO AQUELE QUE A SI MESMO SE GLORIA;. TODOS PECARAM TODOS CARECEM DA GLORIA DE DEUS;.,

    A JUSTIÇA DE DEUS SE REVELA NO EVANGELHO E NAO NA LEI, CONCLUIMOS QUE O RAPAZ CAON ESTA NA LEI;. POIS DEUS EM CRISTO AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO PARA TODO O QUE CRE NAO PEREÇA …., JESUS INAUGUROU O CEU COM UM BANDIDO PECADOR E VEM ESSE DIZER PARA PUNIR O PECADOR,.JESUS TEM MISERICORDIA CAON E AINDA TEM CHANCE DE SE SALVAR.;,

    TANTA IGNORÁNCIA,MAS EU ENTENDO A CEGUEIRA E A IRA DO CAON, POR CAUSA DESSE SISTEMA MALIGNO QUE SEGA MESMO;.,

  43. Adilson, concordo com muita coisa q vc diz, mas não tudo. Com todo respeito, não acredito que onde 2 estiverem reunidos se aplique somente no caso de perdoar o irmão. Entendo que ali é um complemento, uma reforço que lembra que Ele está presente se estão reunidos em nome Dele.

    Sobre ceia, cuidado na sua interpretação de que não deveríamos fazer, digo isto porque os apóstolos que conviveram com Jesus ceiavam em memória dele, como Jesus mesmo disse pra fazermos. Hj tem gente q acha q descobriu verdades escondidas, q são iluminados e q em 2000 anos ninguém teve tal revelação e todos andavam ignorantes ou errados. É muito perigoso isto. Uma minoria quer combater a maioria, como se Deus não tivesse dado discernimento aos seus santos no decorrer da história.

    Sobre igreja, o próprio Jesus ia muito no templo, todo sábado praticamente. Os discípulos se reuniam no templo diariamente (claro q do lado de fora pq não eram aceitos dentro). União é fundamental, o corpo não pode ficar dividido, separado cada um no seu canto. Paulo falava disto, a mão precisa do pé, que precisa do olho, etc. Hj em dia tem um grupo por aí não quer compromisso com nada, quer aniquilar a igreja, não quer ter comunhão com ninguém, não quer abrir o bolso também pra ajudar ninguém.

    Jesus não mandou construir templos, mas tb não mandou construir casas. Existem igrejas e igrejas, não podemos colocar todas como lixo só pq algumas são um poço de enganação. Generalizar não é saudável. Imagine se não tivesse templos, se fosse cada um na sua casa isolado, que união teríamos? Onde alguém iria se quisesse ouvir uma palavra? Se mesmo com templos pra ajuntar pessoas não tem tanta união, sem templos aí que seria mesmo cada um por si e ninguém pelo outro. Ninguém abre sua casa pra um estranho, é perigoso.

    As pessoas q são intolerantemente contra a existência de igreja são tão erradas quanto os intolerantes religiosos a quem eles tanto criticam. Não enxergam isto, suas hipocrisias. Alguns atiram pedras de dentro da igreja e outros de fora pra dentro, revidando. São farinha do mesmo saco e não percebem, se esquecem que onde tem gente tem imperfeição, seja num templo com 1000 pessoas, seja numa casa com 10, seja sozinho. Congregar é bíblico, e sozinho não tem congregação.

    Temos que caminhar longe dos dois extremos, não somente de um.

  44. Alien

    Nossa…impressionado com o seu fervor. A sua igreja segue a qual “visão”?

    ===Minha igreja segue a visão do amor, mas pessoalmente sigo a visão da religião, que para mim está acima de qualquer atitude amorosa.

    porque se a igreja não serve para pregar o evangelho de Cristo aos perdidos para que estes ouçam o Evangelho, que é poder de Deus, se arrependam pela bondade de Deus, se convertam e alcancem o Reino dos Céus, serve para que então?

    ===Para reunir os verdadeiros santos, pertencentes a sua Nação Santa, separada deste mundo imundo, ou seja, nós.

    Nem Jesus condenou alguém que desejava tocá-lo e se achegar a ele como você faz aqui.

    ===Alto lá! Jesus condenou os escribas e os fariseus. É só ler Mateus 23 e não se vê nenhuma menção elogiosa aos mesmos. Se até Cristo sentiu raiva de um grupo ou alguém, por quê não podemos?

    É deprimente a lavagem cerebral que acontece em algumas pessoas.

    ===Concordo. Em especial essa que ensina que Deus é amor, mas omite que ele é Justiça e também se ira, se enraivece.

    Pior ainda a falta de discernimento de alguns que não discernem espiritualmente, e acreditando servir a Deus, seguem em direção diametralmente oposta.

    ===Aí entram os cristãos que se envolvem com quem não é cristão. Acham que fazem algo de bom a Deus, mas na verdade se entregam à ciladas do Diabo, como a união afetica entre si.

  45. Fabiano

    Eu não tô defendendo casamento misto, tb acho q pode ser uma furada dependendo da pessoa. Mas como vc ousa dizer Deus não age em casamento misto? Como vc ousa dizer o que Deus não pode fazer?
    E o que dizer de alguns casamentos mistos onde um dia o não crente se converteu? Ou vai me dizer que isto nunca aconteceu? Eu mesmo já vi. Foi o diabo que converteu o sujeito?

    ===Por esta linha de raciocínio, então deveremos aceitar que Deus trabalha em meio à boca de fumo durante o tráfico de drogas ou durante uma orgia ocorrida numa festa. Além do mais, qual é a garantia que essa pessoa que viste realmente se converteu? Qualquer idiota hoje em dia levanta a mão e vai à frente do púlpito após o apelo pastoral movido por emoção. Conversão deve ser bem mais que isto, não achas?

    Vc é o típico fundamentalista extremado. Não tem capacidade de usar de bom senso, é intolerante com o mínimo erro dos outros e aposto que é muito tolerante com seus próprios erros.

    ===Ser tolerante com o erro alheio é ser amigo do mundo e Tiago deixa claro que quem é amigo do mundo é inimigo de Deus, sem conciliação alguma! Quanto aos meus erros, eles são mínimos, comparados com quem não é crente como eu.

    E igreja é lugar de PECADOR arrependido e que nunca vai deixar de ser pecador até morrer.

    ===Negativo! Quem está em Cristo não sai pecando por aí toda hora. Quem morreu com Cristo ressuscitou com ele! Lembras da carta de Paulo aos Romanos?

    E como eu já falei mas vc não me entendeu, não sou contra afastamento de membros.
    Deixa eu ser mais claro: vc por qualquer bobagem quer expulsar seu irmão, quer apedrejá-lo e deixá-lo morrer no mundo. Você quer tomar o lugar de Deus e retirar o joio do trigo. E eu te pergunto: Jesus mandou tirar o joio ou deixar crescer?

    ===Mas é o correto. Jesus mesmo não disse que depois de um certo tempo o não-arrependido deve ser considerado como gentio e publicano? Se Cristo disse isto, que mal há em extirpar a maçã podre para que o cesto não se estrague todo. Para você ter uma idéia, eu sequer cumprimento alguém que se afasta da igreja. Para mim é como esse pessoa tivesse morrido. O banimento mostra a autoridade de Deus, muito mais que a misericórdia, que é uma palavra banalizada pelos que justificam seus pecados!

    E vale lembrar que joio é parecido com trigo. Os que vivem deliberadamente em pecado (como os q Paulo expulsou) não são joio, são ervas daninhas. Na sua cabeça qualquer pecado na vida do outro (q vai contra seu pensamento) faz dele uma erva daninha que deve ser expulsa de perto de sua pseudo-santidade.

    ===Corretíssimo! A congregação é ambiente de gente santa. Quem quer pecar, que morra no mundo, pois Deus odeia o pecado e se enraivece de quem o alimenta.

    Amar é difícil demais mesmo. Melhor descartar os pecadores e q eles se explodam, né?

    ===E é o correto a se fazer! Demonstrando amor, apenas abre precedentes para que o pecador continue errando, contando com a condescendência dos demais. Por isto que advogo a expulsão extrema de quem for pego no erro.

  46. Ainda para o Fabiano

    Acorda, cara. Deixa de ser orgulhoso. Grande coisa vc ir na igreja 3 vezes por semana e blablabla… Que evangelho é este que pregam na sua igreja? Socorro!

    ===Grande coisa por quê? Deverias estar contente por eu frequentar a igreja. Melhor do que estar no mundo rodeado de ímpios e sentado na roda dos escarnecedores. Prefiro passar cinco minutos na casa de Deus que meia-hora com pessoas que não conhecem a Cristo.

    Deus não gosta de gente q se acha “o santo” não, ele tem parte com os q reconhecem q são pecadores e dependem da graça pra permanecer de pé. Suas palavras são de fariseu.

    ===Errado! Deus pede para que sejamos santos como ele mesmo é. Como ele não gostaria de um grupo humano que corresponde ao que ele deseja? E fariseu certamente não sou, pois só é fariseu quem nega a Cristo, não quem o professa. Leia os evangelhos é perceberás isto.

    Vc tá caído há muito tempo e não conseguiu enxergar ainda. Eles eram assim, iguaizinhos a vc! Abra os olhos! Peça perdão por sua arrogância, por sua dureza de coração. “Misericórdia quero, não holocaustos”.

    ===Desculpe Fabiano, mas por isso não necessito perdir perdão a Deus. Aliás, a última vez que orei pedindo perdão a Deus por ter pecado foi na semana passada, para você ter uma idéia. Não sou como muitos cristãos que pedem perdão toda oração que fazem.

    Vc se acha são, mas saiba q Jesus veio pros doentes. Os q se acham sãos pensam q não precisam de Deus, podem conseguir por si mesmos as coisas, ignoram q é só pela graça.

    ===Mas a Bíblia trambém afirma que uma fé sem obras é morta. Adiantaria eu simplesmente dizer que professo a Cristo, dizer aquela frase irritante "Jesus te ama" e não fazer algo mais do que isto?Não jejuar, não ir à igreja e nãoler a Bíblia? Acredito em méritos, sou meritocrata ao extremo. Não acho justo alguém que merece menos ser beneficiado. É anti-natural ao ser humano.

  47. Adilson

    eu não quis lhe ofender. Apenas é a minha opinião sobre estes lugares onde se prostituem a palavra do Criador.

    ===Compreendi teu ponto de vista, só que nãoé o caso de minha igreja. A opinião de alguns aqui é semelhante a de muitos de minha igreja quando conversam comigo, inclusive.

    Acredito que vc seja sincero, só que esta enganado pela religião. O que vc faz é exemplo de um religioso, igual aos que havia no tempo do Salvador.

    ===A religião não engana ninguém. É ela que nos liga a Deus, infinitamente mais que amor, já que qualquer ser huamno pode alegar que sente isso (amor).

    Quando Paulo disse aos Coríntios para que tirassem de entre eles o que praticou o abuso da sua própria madrasta, era porque o tal se dizia convertido e queria estar com os convertidos de Coríntios, pois os Coríntios gostavam de fazer reuniões. Alias, os irmãos de Coríntios faziam muita coisa que Paulo reprovou. Veja este texto:

    Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;

    Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.

    Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
    1 Coríntios 5:9-11

    Amigo, leia a carta toda e não se esqueça de que era uma carta. Preste atenção aos detalhes.

    ===Mas os detalhes são claríssimos: não se misturar com quem não tem conduta cristã ainda que se diga como tal. O nem mesmo comais pratico até na igreja, pois em confraternizações, não me sento com quem não é cristão, por exemplo.

    Sobre aos que vc acha indigno, segue um texto para vc pensar um pouco:

    Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

    E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

    Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
    Mateus 18:33-35

    ===E que garantia existe, que tendo miserciórdia do mesmo, ele se arrependerá? Se não há garantia, é um salto no escuro. Além do mais, perdoar implica em esquecer a ofensa. Perdoando o pecador, neste caso, repararia o dano feito a mim por conta da ofensa. Se não, por quê perdão?

  48. Fabiano

    Eu acho q vc esqueceu é de se converter a Cristo de verdade.
    Você e um terrorista Talibã são bem parecidos no jeito de pensar.

    ===Me converti aos 14 anos de idade (tenho 30). Isto jamais poderia aplicar-se a mim, Fabiano! Como alguém que vai à igreja três vezes na semana, jejua pelo menos um dia por semana, participa de qualquer atividade da igreja, ajuda a organizar o culto pode não ser um convertido? Quem faria isto? Alguém do mundo?

    Você é do tipo que adora atirar a primeira pedra nos outros. Mas Jesus é misericordioso, e suas palavras aqui mostram pra todo mundo vc não é discípulo Dele, não faz o que Ele ensinou.

    ===Fabiano, estás tendo uma idéia a meu respeito, pois cristãos na minha opinião, devem ser rigorosos em sua conduta de fé. Esse papo de "amor" e "misericórdia" só é útil para justificar e passar a mão na cabeça de pecadores. E sim, sou discípulo Dele, desde os 14.

    E deixa eu te dizer uma coisa, sem querer ofender: De santo você não tem nada, você é só aparência. Vc conhece a palavra mas não a acolheu no coração, não ama e não tem misericórdia, e isto te faz mais imundo do que uma prostituta, do que um drogado, etc.
    Jesus pegava pesado com fariseus hipócritas, lembra?

    ===Fabiano, em primeiro lugar tu não me conheces, não tenho aparência nenhuma de cristão. SOU um cristão. Segundo lugar, sim, acolhi a Palavra, pois quem não é cristão é que não a acolheria. Terceiro: não admito ser comparado com uma prostituta ou um drogado, pois como santo sou superior a essas pessoas que não valem nada. Sou um rapaz de Deus, santo, separado e me sinto ofendido em insinuar que tenho semelhança a esses e outros. Quarto: não sei o que os fariseus têm a ver com o assunto.

  49. Caon,me diga se Jesus te examinasse com todo o rigor da Lei,voce entraria no Reino?Vai estudar bíblia cara!Romanos 3:21"mas agora,SEM LEI,se manifestou a justiça de Deus testemunhada pala Lei e pelos profetas;justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo,para todos(e sobre todos)os que crêem;porque NÃO HÁ DISTINÇÃO" Tá bom assim?

  50. Acabei de ler lá em cima que voce acerdita em meritocracia.Voce mesmo escreveu isso!Portanto,está claro que voce se encontra em grande confusão e perigo!Voce entrou pela graça mas quer se aperfeiçoar pela carne.Meritocracia é carne,força do homem,vontade humana.Isto não promove o homem espiritual,pois é obra do Espírito Santo.Seu ódio quanto aos pecadores e desejo de punição deles,é sintoma de falta de entendimento das escrituras.Veja o exemplo de Pedro,a misericórdia que ele recebeu,e pense que antes mesmo de pecar Jesus já o escolhera para um chamado especial,confirmado depois de sua ressurreição,na praia enquanto Pedro se esforçava para puxar a rede sozinho,tentando apagar seu erro,como se isso fosse possível.O Salvador lhe mostrou a Salvação para ele mesmo,Pedro,e aí o comissionou para repartir a outros o que ele mesmo recebeu.Por isso são testemunhas não só dos fatos ,mas do significado dos fatos.Que Jesus te ilumine!!

  51. Cintra,não adianta ser culto e eloquente,se voce crê numa seita que já marcou o fim do mundo pelo menos 9 VEZES!Por isso não tem como dar crédito a voce.E sem falar no sono da alma,e têm as mesmas doutrinas das tes.de jeová(não é nome).que nasceram junto com voces,com Babour.Antes de acusar os irmãos com o sábado-doutrina carnal e herética-analise sua seita com a palavra e mude para a verdade.Fica feio pra voce esta reprovação,mesmo em amor.A paz.

  52. Caon,já que voce quer ser perfeito siga uma ordem do Filho de Deus,que não erra,nem pode mentir;Mateus cap 5:43-"Ouvistes que foi dito:Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém,vos digo:amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;para PARA QUE VOS TORNEIS FILHOS DO VOSSO PAI CELESTE porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.-VERS 46-Porque,se amardes os que vos amam que recompensa tereis?NÃO FAZEM OS PUBLICANOS TAMBÉM O MESMO?-47-E,se saudardes somente os vossos irmãos,que fazeis de mais?Não fazem os gentios também o mesmo?VERS 48-Portanto,SEDE VÓS PERFEITOS COMO PERFEITO É VOSSO PAI CELESTE.Se voce e seu pastor fizerem isso vou congregar com voces agora!É só me dar o endereço!!

  53. Oremos para que o Caon se converta novamente a Cristo e não ao templo-instituição que tem frequentado, o mais rápido possível. É certamente uma boa pessoa, mas permitiu que o orgulho religioso lhe turbasse os sentidos, e lhe enganasse quanto à Graça de Deus.

    Ainda bem que ele não estava presente naquela turma que esteve prestes a apedrejar a pobre pecadora,não fosse a interferência de Cristo. Ele teria jogado um paralelepípedo, com uma catapulta (o trocadilho não foi intencional. Mas Deus sabe de todas as coisas.

    Jesus, minha única Verdade e Esperança… Perdoa! Perdoa a mim, também, que não sou nada, senão um ínfimo grão de areia na imensidão do Universo. Não me deixe ceder ao orgulho e à soberba, nem ser tentado a lhe usurpar o julgamento que é Teu. Só quero e aceito ser julgado por Ti.

  54. Caon, será que eu vou precisar desenhar pra te fazer entender que você é igualzinho os fariseus da época de Jesus?
    Eles iam no templo, jejuavam, davam dízimo, eram zelosos com assuntos religiosos e irrepreensíveis segundo a sua lei, mas por dentro eram podres, sem misericórdia e sem amor com os outros. E Jesus falou que as prostitutas estavam na frente deles no reino dos céus. Jesus inclusive chamou eles de FILHOS DO DIABO. Te pergunto: De que adianta você ser tão ativo na igreja se você no fundo não tem amor e misericórdia?

    Você é religioso, apenas isto. Deus quer muito mais que isto, cara. Até agora não entendeu? Deixa de ser cabeça dura!

    Aquele que não ama e não usa de misericórdia não tem parte com Deus, nem sequer o conhece. Sua religião de nada vale. Seu jejum de nada vale. Sua santidade é falsa, é de aparência. Sua grande intolerância com o erro dos outros é exagerada, é maligna.

    Pelos seus comentários, você também se gaba de sua "santidade" igual os fariseus se gabavam. Leia a parábola do fariseu e publicano, aquele fariseu ali é VOCÊ, se achava superior aos pecadores do mundo. Não enxergou isto até hoje?

    Cansei de tentar te fazer entender, só o Espírito Santo mesmo que pode fazer esta missão impossível que é convencer o homem de seu pecado. Deus tenha misericórdia de você, e de mim também porque não sou melhor que ninguém e sou sujeito a tropeçar como qualquer um.

  55. Você não entendeu nada. Parece que vive no tempo da Lei, esqueceu que estamos no tempo da Graça.

    Todos que tiveram uma visão do Senhor caíam prostrados porque enxergavam que eram pecadores (Isaías, João), mesmo sendo homens de Deus. Imagino que você é mais santo que eles, né?… só na sua cabeça maluca mesmo. Acorda pra realidade, sem amor você vai pro inferno como qualquer outro pecador do mundão. Quem não ama nunca O conheceu, apenas achava que conhecia.

    Fé sem obras é morta. Mas sua falta de amor e misericórdia mostra que fé mesmo em Jesus você não tem, se tivesse você seria diferente…

    Converter-se a Cristo não é ir na igreja, batizar, seguir as regras da igreja. É viver em Cristo, e viver em Cristo é viver em amor, é ter misericórdia, é não querer que o pecador morra, mas se arrependa; é estender a mão a quem precisa.

    Agora cansei mesmo de continuar neste debate.

    Abraço.

  56. Amigo Fabiano,

    leia as escrituras em Mateus 18 e verá claramente que o assunto é perdão. A religião vinda de roma sempre ensinou que era reunidos para adorar,cantar e orar e o protestantismo (filha de roma) aderiu ao versículo isolado do contexto. Isso é falsificar a Palavra.

    Sobre a ceia, Ele nunca disse "comei em memória de mim". Ele disse:
    Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

    E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;

    Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

    E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
    Lucas 22:16-19.
    Pergunta; fazei isto o que?? Comer? ou repartir? Outra pergunta: quando que os apóstolos fizeram esta ceia que vc diz? Em atos diz que eles repartiam seus alimentos. Foi traduzido por pão, pois é o entendimento dos que traduziram, que eles estavam ceiando. A palavra é alimento. Nestes 2000 anos isto tudo esta revelado e não esta oculto e nem precisa interpretar, basta ler.

    Sobre o templo; o Salvador ia no templo fazer o que? Cantar? Orar? Adorar? Ou ia lá para ensinar aos que estavam lá que o reino de Deus não é nada daquilo? Pois os que estavam lá com certeza cantavam, oravam e adoravam e se assim o faziam o que o Salvador foi ensina-los? E os apóstolos iam ao templo para tirar as pessoas de lá.
    Sim, o Salvador nunca mandou construir templos nem casas. Mas Ele disse bem claro que não habita em templos feitos por homens ( atos 17:24) e pq será que Ele disse isso?

    Esta união que acha que existe é pura ilusão. Não há no mundo coisa que cause mais divisão entre as pessoas que as religiões. Só no Brasil são mais de 20000 denominações evangelicas diferentes. Sem templos esta religião não existiria, logo o deus a quem servem é o templo. A ordem dada é "ide pelo mundo" e não "vinde do mundo". Entende?

    A congregação biblica é a união do pecador ao Criador atrevés do seu Filho e não união homens com homens. Leia Isaias cap. 1 inteiro.

    Quando ler as escrituras, estude e fique mais atento. Não confie nos ensinamentos dos livretos e etc. Se quizer me envie um e-mail e nos falamos mais.

  57. Adilson,

    Como eu disse, muitos assuntos na bíblia são claros e cristalinos, entre eles encontra-se a idealização da igreja (comunidade de cristãos) por parte do Senhor. Sâo muitos os textos que deixam bem claro que a vontade de Deus é que os cristãos vivam em comunhão e vivam em união.
    É como se eu disser que o povo de Deus deve ser um só corpo, que existem vários membros mas que todos devem estar unidos, que existiam na epoca primitiva grupos coesos de irmãos em cada cidade com toda uma organização e com cada membro com sua função , e tudo que citei no texto anterior e depois de citar todos estes fatos eu de repente concluísse que isso não está falando de igreja mas de algo abstrato e invisível, não tem jeito. O que vc me diz das cartas as igrejas. Se o problema é a palavra igreja, fica claro que é o melhor termo para se referir a uma comunidade cristã. Eklesia significa chamados para fora e faz referencia as assembleias que existiam nos tempos antigos onde os cidadãos eram convocados para se REUNIREM geralmente em praça pública para decidir sobre questões pertinentes aos cidadãos. Nada mais coerente, a igreja vísivel tb é uma assembleia onde os cristãos se reunem para viver os propositos que citei no meu texto anterior, agora se isso não acontece plenamente hoje já é outra história e o que cabe a nós é tentar mudar isso com nossas orações e atitudes.

    Cara, agora vc cometeu um erro greseiro:

    Paulo não disse beba deste pão, mas, veja o verso 25 e o 26 complementa todas as vezes que comer deste pão e beber deste cálice, que pão? que calice? onde estão?
    A resposta está na atitude de Jesus, ele comeu um pão e bebeu o cálice de vinho do quais Paulo fala no verso 26.

    Claro que não podemos ser superticiosos de pensam que exite poder nesta simbologia, mas trata-se apenas de um memorial, algo totalmente simbólico e representativo da nossa comunhão com Cristo e com os irmãos

    Mas tudo bem, não é nem questão de interpretação bíblica (neste caso) mas interpretação no português.

    Com relação a ceia Jesus deixou bem claro "fazei isto em memória de mim". Na cultura judaica o alimento sempre foi um meio de comunhão, quando alguém era convidado para comer na casa de outro isso significava bastante comunhão, por isso Jesus foi acusado quando comia com pecadores. Quando se vencia uma guerra era costume se encher uma taça de vinho e passar de mão em mão em comemoração as vitorias, por isso o salmista disse "tomarei o calice da salvação". Claro que o ideal era que esta ceia de hoje fosse como na era primitiva que havia a festa ágape, onde os irmãos (da igreja) partiam o alimento uns com os outros em memoria de Cristo.

  58. Acabei de ler lá em cima que voce acerdita em meritocracia.Voce mesmo escreveu isso!

    ===Culpado das acusações. Correto.

    Portanto,está claro que voce se encontra em grande confusão e perigo!Voce entrou pela graça mas quer se aperfeiçoar pela carne.Meritocracia é carne,força do homem,vontade humana.Isto não promove o homem espiritual,pois é obra do Espírito Santo.Seu ódio quanto aos pecadores e desejo de punição deles,é sintoma de falta de entendimento das escrituras.

    ===Apenas quero justiça. Não é correto alguém que infringe as regras ganhar condescendência enquanto os decentes nem lembrados são. No caso do jugo desigual, por exemplo, é certo que um não-cristão tenha um relacionamento bom enquanto um crente na fé sequer sabe na prática o que é isto? Isto me indigna pra valer!

    Veja o exemplo de Pedro,a misericórdia que ele recebeu,e pense que antes mesmo de pecar Jesus já o escolhera para um chamado especial,confirmado depois de sua ressurreição,na praia enquanto Pedro se esforçava para puxar a rede sozinho,tentando apagar seu erro,como se isso fosse possível.O Salvador lhe mostrou a Salvação para ele mesmo,Pedro,e aí o comissionou para repartir a outros o que ele mesmo recebeu.Por isso são testemunhas não só dos fatos ,mas do significado dos fatos.

    ===Poderia explicar melhor esta parte, por gentileza?

    Que Jesus te ilumine!!

    ===Também a ti.

  59. A JUSTIÇA DE DEUS SE REVELA NO EVANGELHO E NAO NA LEI, CONCLUIMOS QUE O RAPAZ CAON ESTA NA LEI;. POIS DEUS EM CRISTO AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO PARA TODO O QUE CRE NAO PEREÇA …., JESUS INAUGUROU O CEU COM UM BANDIDO PECADOR E VEM ESSE DIZER PARA PUNIR O PECADOR,.JESUS TEM MISERICORDIA CAON E AINDA TEM CHANCE DE SE SALVAR.;,

    ===Se punir o pecador não fose possível, não leríamos próprio Cristo pregando que um reincidente seja considerado publicano após certo tempo, fora a exclusão do enteado bastardo de Corinto, descrito na cara de Paulo. Disciplina é necessária. Além disto, já sou salvo e não necessito de exortações semelhantes.

    TANTA IGNORÁNCIA,MAS EU ENTENDO A CEGUEIRA E A IRA DO CAON, POR CAUSA DESSE SISTEMA MALIGNO QUE SEGA MESMO;.,

    ===Que sistema maligno? Se o que quero é somente justiça e mérito? Você considera correto que uma evangélica prefira relacionar-se com um incrédulo do que escolher um rapaz cristão e de Deus? Sinto nojo e ódio dessa situação, pois o que não falta são rapazes de Deus jogados para escanteio em favor de quem não merece.

  60. caon..

    acredito em apenas uma unica coisa o Amor de Deus sobre seus filhos… No fundo do meu coraçao e de meus pensamento não acredito que meu casamento com minha esposa esteja amaldiçoado por Deus se ele e esse sentimento…

    Nao posso crer que nao seja iluminado das graças dele… Mas nao realidade quem nao gosta de ver esse tipo de uniao e joga praga e vc.. Deus e amor e perdao…Ele aceita cada filho, pois ele e unico que pode visitar alma e coraçao da pessoas… Vc faz um tipo de linha de evangelico nazista que nao aceita uniaos diferentes.. Vc apenas abaixa a cabeça e crer naquilo… Mas vc tem outro mau maior que pessimo para um humano vc se acha no direito de julgar as pessoas… Li o comentario que vez em relaçao relaçao aos drogados e protistuta… Começa que nem devemos julgar as atitudes deles… e mais eles sao irmaos da gente que apenas fugiram do rebanho, cade a sua vocaçao de buscar os que estao perdidos… Vc se acha santo so por que vai na igreja, participa de tudo que tem la, mas no fundo vc nao tem coraçao puro,vc tem amor pelo seus irmaos que fugiram do rebanho e estao perdido…
    Apenas orarei pra vc. Quem sabe Deus te tocando vc muda esse jeito de pensar…

    "Não julgues, pra não ser julgado"

  61. AIIII quanta coisa se diz sobre namoro! Imagina se a carta fosse dedicada:
    a um casado,
    a um separado,
    a um divorciado,
    a um que tem amante,
    a um que relaciona-se com homens e mulheres
    a um que se relaciona com crianças
    a um que se relaciona com animais
    a um que se relaciona com mortos
    a um que acha que para ser puro tem que ser celibatário.

    etc
    etc
    etc
    etc
    etc
    etc.

    Não se pode mais falar nada que tudo vai contra nosso modo de vida e nos ofende … (ou o nosso modo de vida ocidental está certíssimo ou quem escreveu a carta está erradíssimo).

  62. Esse artigo é realmente polêmico, no bom sentido, haja vista o debate caloroso entre os irmãos. Porém o que está em pauta é a relação pré matrimonial e nesse caso o autor do artigo deixa bem claro o ponto de vista bíblico. O que era fornicação, adultério e relações sexuais ilícitas,nos tempos biblicos não deixam de serem hoje, apenas porque a sociedade se covencionou que não é pecado. O problema da Igreja é que ela se modernizou em excesso, tornando em várias ocasiões um sal insípido e uma lãmpada sem luz para este mundo. As mensagens antropocêntricas tomaram o lugar das mensagens centradas em Cristo e o politicamente correto usurpou o lugar do biblicamente correto. Hoje não se ensina sobre temas como esse, e quando há, se sente um forte cheiro de legalismo sem fundamento biblico no ar. Preferimos temas mais leves pra não "assustarmos" os jovens, e assim vamos aos poucos nos conformando com o mundo,sua linguagem, seus costumes e estilos de vida. Quanto ao irmão caon, que Deus te abençõe, li os seus comentários, senti sinceridade no contéúdo, mas com todo respeito a igreja/prédio de reunião é lugar para pecadores sim, afinal foi para nós pecadores e perdidos que Cristo morreu, e é lá que o pecador tem a oportunidade de ouvir a palavra e ser alcançado pela GRAÇA de Deus. Não espere que ele se torne santo para poder congregar. A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus, isto é algo que no mundo o pecador não vai encontrar.(João 17:17)(I Pedro 1:23). Fiquem na Paz!

  63. Caon,não dá para cobrar do senhor qualquer coisa,pois Ele nos comprou com o Seu sangue.Voce e eu já estávamos mortos e o perdão não é uma nova chance para não pecarmos.Todo o castigo do pecado (morte)já caiu sobre Jesus.Ele era o único VIVO,que podia dar Sua vida em favor do mundo.A LEI é testemunha que Jesus nunca a transgrediu,pois Ele nasceu SEM pecado e VIVEU sem pecado.Ou seja tinha uma VIDA pura para oferecer pelos mortos(nós).Abençoar segundo nossas vontades é opção D'Ele,não é obrigação.Note bem,quando Pedro se entristeceu por ter sido perguntado por Jesus,3 vezes,na terceira vez ele não mais afirmou a própria palavra,mas deixou a cargo do Senhor esta avaliação.Pra Jesus não importa o grau de nosso amor,mas sim o grau da nossa sinceridade.Somos capazes de dizer ao Senhor que não O amamos?Nem isso Ele exigiu de mim para salvar-me.limpou meus pecados sem nenhum motivo,dado por mim,somente quis por Si mesmo me lavar.Ele me amou de graça,quando eu vivia no pecado.Agora me ama ainda mais,pois me fez sue filho adotivo,de graça,sem razão nenhuma dada por mim.Voce pode descansar.Não precisa ser perfeito,sem pecado.A perfeição é considerada em Jesus,e aperfeiçoada em nós gradualmente.Paulo nunca se disse perfeito,mesmo em sua vida cristã,pois esse processo só vai se concluir na glória,quando Jesus nos revelar como Seus remidos ressurretos.Não tenha medo ou vergonha (a ponto de negar)de mostrar seus erros e pecados diante de Jesus,Ele não vai Se escandalizar.Afinal Ele já conhece diabo,não vai se assustar com voce,ou eu.Ele te ama .Confie.A paz!!

  64. Caon

    Concordo com o A. Cardoso

    Temos que entender que pecado não é só aquilo que podemos ver, como atitudes externas, coisas que as pessoas podem perceber de errado em nós. O pecado invadiu todo nosso ser, está presente em cada uma das nossas faculdades: emoçoes, intelecto e vontade. Ele é nossa sombra, quando somos expostos diante da luz ele aparece, quando não estamos na luz não conseguimos percebê-lo em nós. Não devemos nos humilhar apenas quando pecarmos exteriormente, mas devemos reconhecer que nós não apenas pecamos mas que pior que isso SOMOS pecadores e esse pecado não nos deixará até que haja a redenção do nosso corpo.

    Caon, meu irmão, quando for medir sua santidade compare-a com a santidade de Deus que é o nosso unico referencial de verdadeira Santidade e então veraz que és um miserável que depende exclusivamente da Graça de Cristo. Se você se comparar com o seu próximo fatalmente serás enganado, pensando ser melhor.

  65. Rsss

    Esse Caon não existe, senhores. Com certeza, é um sacana fazendo pegadinha com vcs.

    Deve tá morrendo de rir com os comentários levando-o a sério.

    Não existe alguém tão escroto assim. Claro que é fake!

  66. Casamento no papel é tão superficial como namoro, tanto faz, o que importa é o compromisso. Existem vários esposos descompromissados e existem namorados muito mais compromissados que casados. Então isso é PESSOAL. Eu sou casado, casei quase virgem pq não esperei, e não mudou nada, meu casamento é uma benção.

  67. Sexo é uma área delicada. Conheço gente que brinca com essa área, gente casada e hipócrita. É possível uma vida de castidade, mas para não se abrasarem que se casem. Jesus salva, cura e liberta. O Todo poderoso que domina sobre tudo.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui