Arte cristã: abrindo janelas

17
65
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nuvem de glória no Morro menino de Deus em São gonçalo, RJ
Podemos convencer alguém da sua falência moral, mas somente o Espírito Santo pode convencer uma pessoa que ela está perdida. Isto posto, vamos ao assunto.
Neste domingo participei de uma ação de evangelismo no Morro Menino de Deus. A igreja local tem uma base no morro onde prepara as crianças com escola bíblica durante a semana. Isto porque ali, como em outras comunidades, as crianças ficam expostas ao tráfico e costumam ter referenciais ruins. Mas o pastor teve sabedoria e sensibilidade para entender que um Menino de Deus amanhã será um homem de Deus, e com esta visão bem clara em sua mente, começou a mobilizar a igreja para atuar no morro com crianças.
evangelismo menino deDeusNesta ação de evangelismo, a idéia era ensinar que Jesus é mais doce que o mel. Na verdade foi uma maravilhosa Escola bíblica a céu aberto. Crianças não esquecem esse tipo de coisa. Eu lembro de quando eu era criança e uma professora (Professora Fernanda) me ensinou frações fracionando uma barra de chocolate (diamante negro, lembro com detalhes).  Bem, tivemos teatro, dança, graffiti, malabares e louvores. A equipe circense deu um show (rolei de rir com o Capitão Palhaço). Estavam muito bem , o pastor deles investe no talento deles e o grupo atrai muito a atenção das pessoas. Este evangelismo certamente teve pão e circo: Pão da Vida e circo de evangelistas usando as coisas que não são, para confundir as que são. Coisa boa é ter pastores com visão de Reino.

nuvem de glóriaEu fiz o meu graffiti, uma representação gráfica da nuvem de glória. As crianças se aproximavam e tentavam entender oque era aquilo.
“Tia, é um fogo?”
“É água, nuvem? Oque é isso, tia?”
“É a nuvem de glória, crianças. Ela representa a presença de Deus aqui no Morro. Deus sempre quis estar com a gente, ser nosso amigo. Vocês já ouviram falar de Moisés?”
Bem, assim eles aprenderam sobre a presença de Deus. E de como a Presença Santa protegia e protege o povo de Deus.  Tivemos vários grupos de louvores, inclusive os queridos missionários de Manaus ministrando.

Estou muito feliz em conhecer jovens com tanta disposição para evangelismo, que estão mesmo fazendo a diferença, que romperam com a estrutura religiosa e com a passividade. Isso vai espalhar, contagia mesmo. O Reino de Deus é dinâmico e não se molda a estruturas babilônicas.
missionário André Alves
André Alves fechou com louvores e inclusive um que fez para o evento, o “Desarmado”, bem conveniente para a comunidade local e também para aqueles que se armam diante do Senhor. E aqui faço meu apelo. Se desarme para o Senhor, você também, crente. Você que tem a metralhadora do juízo nas mãos. Que usa a teologia como um escudo e se afasta da simplicidade que há em Cristo Jesus. Na batalha pelas almas, a arma que você precisa é o amor. Antes de sair como um Rambo com uma M60 na mão, desarme-se. Ao invés de rajadas de conceitos que matam, use o amor que gera vidas.
Fico feliz de ver os jovens usando e multiplicando seus talentos a serviço do Reino. A arte abre janelas. No tempo do filósofo Sören Kierkegaard, todos os pensadores estavam com suas mentes confinadas no sistema de pensamento de Hegel, com seu método de tese, síntese e antítese. Kierkegaard libertou os pensadores do seu tempo abrindo janelas na mente deles propondo o salto da fé. Abra sua mente. Assim como a filosofia, a arte não salva. Mas abre a janela para quem está confinado ver que o Rei dos Reis está do lado de fora, esperando para entrar.
Paz e tinta!

Lya Alves é missionária, graffiteira, artistaarte educadora, desenhista da história em quadrinhos Guerreiros de Deus e colaboradora do Púlpito Cristão.

 

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

17 COMENTÁRIOS

  1. Lya,vc está de parabéns por demonstrar o uso dos talentos dedicado ao reino de forma espontânea e com piedade, de parabéns também pela visao relacionadas as artes.

    Continue neste caminho, Deus continuará sendo glorificado e o mundo será alcançado.

    Glória à Deus!!

  2. Não sei pq esta cerimonia toda pq o post fala arte cristã.

    Não faço dicotomia entre sacro e profano. Mas esta arte especificamente tem um alvo que vai além da contemplação, do achar belo, da técnica, enfim… a arte q Lya faz busca o prospectivo, o alcance de vidas através da mensagem de cristo incorporada em sua arte. Portanto, nada mais legal do que tipificar esta arte como: ARTE CRISTÃO; #APOIO!

  3. Olá, Mariana. Qual parte de "não use uma rajada de conceitos, use o amor" você não entendeu?
    Oque define um trabalho artístico não é o fato de você não gostar dele ou não, de achar bonito ou não. Arte vai além do belo. A idéia da arte como beleza é uma concepção Renascentista. Arte vai além do estímulo visual e inclui oque não se pode ver. O subjetivo faz parte. Aqui tem um texto da Ana Mae Barbosa, referência em arte-educação, sobre este assunto, um texto muito bom, simples e objetivo: http://ensinando.arteblog.com.br/65182/A-Arte-e-Beleza/

    O texto enorme que você citou eu li com carinho, mas não entendi a fonte. Essa Associação Cultural Montfort é oque? Gnóstica? Católica? Se for, provavelmente é por isso que você não entendeu a função evangelística do trabalho. Duclerc,autora do texto, se refere a arte contemporânea como se fosse arte moderna, oque significa que está mais perdida que cego em tiroteio. Ela cita a Bienal de Arte de São Paulo (um evento de arte contemporânea) como se fosse arte moderna. Não entender isso, em arte, é o mesmo que não distinguir a mão direita da esquerda.

    Além disso, a arte em questão não é o muro, mas sim a subjetividade, a beleza está na da curiosidade das crianças, na reação delas se abrindo ao Evangelho. O "Desarme-se para o Senhor". Isto é oque importa. O que reuniu todos aqueles artistas voluntariamente não foi a estética, nem a beleza, mas a vida, a vida de Cristo fluindo. Creio que esse seja o grande diferencial da arte cristã com relação as demais.

  4. Parabéns e que mais pessoas com a mente aberta,sem pré-conceitos surjam para propagar o Evangelho que liberta.Essas crianças sem dúvida jamis se esquecerão desse dias ,desses ensinamentos.

  5. Lya…minha amiga do Reino…chorei ao ler tais palavras…e lamento a falta de compreensão de algumas pessoas,,,,mais o que importa é que vidas forma marcadas pelo poder de Deus, pois a cada apresentação artística…Deus nos trouxe ensinamentos profundos….obrigado pelo apoio e carinho!

  6. Amém, Janaína, enquanto nossa arma for o amor, não precisamos nos preocupar. "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". 1 Coríntios 13:1

    Ainda que eu tivesse toda a sabedoria do mundo e os melhores talentos artísticos, sem amor, eu nada seria. Amor, sublime amor. Essa é a essência do evangelho. É isso oque buscamos, e é isso que transmitimos, é isso que você, com suas sandálias do Evangelho espalha por aí.
    O resto é mi mi mi.
    Bjs.

  7. Querida parabéns é uma palavra pequena para que eu possa expressar a magnitude de sua arte.
    Sua força interior lhe capacitou a encontrar o eixo certeiro para aqueles que necessitavam de uma expressão maior em evangelismo.
    Você usou com presteza as armas que DEUS lhe deu.
    Só tenho que lhe agradecer por ser tão generosa e dedicada.
    Abençoada és tua arte cristã.
    A Mariana só tenho a lamentar pois ainda não consegue enxergar a luz no final do túnel. Não consegue enxergar alem do horizonte, não consegue enxergar alem dela mesmo.

  8. Glauber, vc está corretíssimo.
    Este não é um site de arte, por isso os amigos da Lya ficaram bravos comigo. De fato, não há como falar de arte com quem não conhece do assunto. Não adianta jogar pérolas aos porcos, né?!

  9. É mais fácil ofender leitores, do que refutar minha crítica, Mariana?
    Se tens de fato algo a argumentar, se for edificante, se ajudar o evangelismo, se ajudar a ganhar almas, fique a vontade, do contrário, guarde para você.

    "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

  10. Pessoal, meu trabalho é evangelístico. As pessoas que gostam dele muitas vezes não são cristãs, mas vem acessar o blog por causa disso. Sinto muito, mas vou passar a moderar os comentários nas minhas postagens por causa deles. Há uma casta que só sai com jejum, oração e exclusão de postagens (rsrs).

    Quem quiser discutir evangelismo e arte cristã, ok, estou pronta e cheia de bom humor para um saudável debate acalorado. Quem quiser fazer ataques pessoais e ficar de mi mi mi, tá fora. Sei que esse tipo de mediocridade faz parte da internet, assim como os infernais gifs animados, os memes e os gospel-trolls, mas é inadmissível eu dar uma resposta com uma argumentação embasada e a pessoa ficar fazendo críticas pessoais, isso é baixaria. Já não basta eu ter de aguentar argumentações pífias como o inteligentíssimo: "não é não". Vamos tentar manter o nível.Não é um bom testemunho, não influi em nada. Sei que o escândalo virá, mas não será por mim.

    Meu tempo é precioso demais para eu gastar com vãs contendas. A seara é grande, e preciso trabalhar nela. E particularmente, só trabalho com oque gera VIDA.
    Abçs.

  11. Dona Lya, me permita uma observação, se quizer censurar não tem problema, pois a senhora lendo não pra mim está bom.
    Um artigo ao ser colocado no blog está sujeito a toda sorte de opniões, e seria uma grande prova de amor se a senhora responde-se com mansidão todos eles e não deixa-se de publicar nenhum, a não ser que o texto fosse baseado em criticas levianas.
    Tem um comentario neste blog (no artigo da pastor lesbica) de um sujeito gay que diz mais ou menos assim, que Jesus e Deus com certeza fazem sexo um com o outro pois é muito bom e etc", ora, a senhora como cristã a de convir comigo que isso é um absurdo de se publicar, mas está aqui no blog. Coisas assim me fazem pensar que este blog é pulpito mas tenho duvidas se é critão. E veja bem, não foi censurado, no entanto discordar da sua atividade ou da sua pessoa é motivo de reprovação, até por parte do Misael, podemos com isso concluir que a senhora é mais importante que Jesus, quando alguém diz alguma asneira?
    Eu sei que texto e ambientes virtuais pode ser enganosos na expressão das pessoas, mas a sensação que a senhora e seus admiradores me passa é de intolerancia, fala-se muito de reino disso e daquilo mas a prática é incoerente.
    Se a senhora quer divulgar, informar e mostrar seu trabalho, que alias eu entendo mais como social que evangelizador, porém não de menos importancia se for assim, deveria excluir o link "comente".
    Me perdoe a franqueza, nem nos conhecemos, mas penso que este blog está fugindo da sua responsabilidade e julgando com vários pesos e várias medidas, sem contar que seus amigos são tão bajuladores que fico a me perguntar se eles contribuem de fato com seu crescimento espiritual agindo assim.
    Espero que não se aborreça comigo, mas é o que tinha pra lhe dizer.

  12. A Lya censurou duas postagens minhas aqui.

    Nelas eu dizia que a mesma ficou mto chateada por eu não elogiá-la e discordar, sob o ponto de vista artístico do belo, daqulo que ela considera arte.

    Este é o ponto. Se fez de vítima e teve seus colegas de igreja para afagá-la com elogios mil. Lya, querida, creio que vc seja uma boa pessoa, mas tenho minha opinião sobre arte. Considero arte cristã algo muuuuuuito diferente do que vc considera.

    Só.

    Não é pessoal nem ofensivo como vc quis direcionar, só é uma opinião.

    Quem ler as postagens da mais recente para a mais antiga – a minha é mais antiga – antes de chegar na minha achará que ofendi a esta sra. e isto não é verdade.

    Repito. Minha opinião sobre beleza é diferente. Minha opinião sobre arte cristã é muito diferente.

    Só.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui