Fé Que Pensa, Razão Que Crê

9
1308
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Jofre Garcia
Deus nos convida a pensar.
Você já pensou nisso?
As páginas da Bíblia é um verdadeiro desafio que nos conduz a uma fé transcendental, porém racional, que não descarta o sobrenatural nem despreza os fenômenos que não encontram explicação plausível em nossa dimensão de conhecimento, mas que, no entanto, nunca trata o culto ao Deus – Criador reduzido a um espetáculo de crendices medievais e bizarras superstições, frutos da ignorância e do misticismo tão imperiosos na alma caída do homem.
Ao contrário do que muitos imaginam, na Palavra de Deus, se encontra a mais harmoniosa filosofia prática da história da humanidade. Nela, não há espaço para ambigüidades teóricas nem tão pouco para asseveradas discussões acadêmicas que servem apenas para massagear o ego dos intelectuais. Em sua leitura somos confrontados com as nossas arrogâncias existenciais e, então, os nossos saberes absolutos se desfazem como a poeira que é arrastada pela brisa vespertina.
Deus nos convida a pensar…
Ao contrário do que muitos imaginam a Palavra de Deus não embrutece, não emburrece, não idiotiza e, muito menos não aliena ninguém. Todas as monstruosidades e esquisitices que temos testemunhado em “nome de Deus”, não condizem com os princípios e ensinos de Cristo no Livro Santo, mas de homens que para explorar o próximo e saciar a sua sede de poder, abençoa a ignorância das massas e estimulam uma religiosidade esdrúxula, pomposa e desesperadamente imediatista.
Deus nos convida a pensar…
Não apenas ler.
Ler é o começo.
Pensar é necessário.
Leia…pense…leia…estude…viva!
Quando nos lançamos na maravilhosa experiência de conhecermos o maior de todos os livros rompemos as fronteiras escravizantes dos nossos conceitos, preceitos e pré-conceitos. O simplório achará sabedoria e será apontado por mestre. O filósofo encontrará a si mesmo e o sentido do seu existir fará brotar em seu coração / espírito, o amor, a fé e a esperança.
Deus nos convida a pensar…
Nada é simplista ou casuísta. Há sempre uma parábola profunda, uma hipérbole, um tipo, um antítipo, um paralelismo a ser compreendido. Precisamos mergulhar nas águas límpidas e restauradoras da Palavra do PAI.
Mas preste atenção!
A Palavra é do PAI!
E sendo do PAI nos remete ao FILHO, nos remete a cruz, nos remete a GRAÇA. Imarcescível Graça, incorruptível Graça, incomparável Graça, inegociável Graça de Deus em Cristo Jesus.
Irresistível Graça.
Leia…pense…estude…Não com óculos da filosofia pedante e ineficaz dos homens, nem com a ótica das pseudo-teologias doentias que transforma a ardente fé racional da Bíblia em mantras, grunhidos e especulações espirituais. Deus não nos aliena, mas nos chama a um exercício racional que nos permitirá conhecer a sua boa, perfeita e agradável vontade.
Não apenas leia, mas pense, raciocine, estude, para que possa você por você com o auxílio do Espírito viver não somente o Deus Transcendente, mas o Deus totalmente inerente, pelo qual a nossa alma clama e grita e chama:
Deus – ABA; Deus – Rafá; Deus – Nissi; Deus – Jirê; Deus – Shalom.
Deus nos convida…
…ler…pensar…VIVER!
N’Ele que vive e reina para sempre, Jesus!
***
Jofre Garcia é teólogo, radialista, empresário no ramo farmacêutico, presbítero, poeta, gente que pensa, e o que mais…já sei, servo, pecador, e exclusivamente dependente de Deus. Direto do Auxílio do Alto. Divulgação: Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

9 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha irmão, agora eu estou tendo motivos de sobra para glorificar ao Deus dos racionais e inteligentes.
    Inteligentes por acreditarem que Deus não fez o homem para ser um asno comedor de capim, e nem para ser um $enhor de bodes que não entendem nada do que está escrito na Bíblia.
    Deus seja glorificado em sua vida.
    Conseguiu com sabedoria e inteligência expor o que muitos de nós gostariamos de falar e expressarmos aos leitores deste abençoado site.
    Sim, se as pessoas pararem para raciocinar a cerca das escrituras, descobrirão que Deus não quer inaugurar um shopping center de ouro massiço e mansões com heliporto para os prósperos e milionários.
    Mas está pronto para mostrar uma glória desprovida de vaidades gananciosa.
    Somos dotados de um orgão que é muito valioso para nos contentarmos com uam podre e deficiente teologia de Geazi, que nos leva a deixar de pensarmos.
    Este orgão é o cérebro, ele nos dá condições para entendermos o que o Senhor Jesus quer nos ensinar em suas maravilhosas palavras.
    Até mesmo um jumento no pasto sabe que os mercenários criadores de bodes, jamais quizeram ter trabalho com almas, mas desejam ardentemente os investidores.
    Não precisamos de Mamom, Apoliom, Maytréia eos pregadores de uma coisa maldita que faz com que pessoas deixem de pensar.
    Eu vejo sabedoria em suas palavras e por estar cansado de assistir o sanguenolento antro de mistério, formado por quadrilhas de larápios condutores de almas para a perdição, como o verdadeiro"apóstolo" Pedro afirma em sua II carta no cap.02 e vers.01 a 03, manifesto minha verdadeira opinião, somada a sua inteligente posição.
    Afim de agradecer a Deus por ter usado-o assim.
    claro, devemos ler, pensar, raciocinar, aprende a cremos e vivermos para Deus, o Pai inteligente e sábio, que não nos criou para sermos presa de endemoninhados interesseiros, avarentos, opressores com DNA de Geazi.
    Glórias a Deus…

  2. humm, será que pensa mesmo??

    TEÓLOGO = Quem estuda teologia =(do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, questionamento sobre alguma coisa ou algo"), no sentido literal, é o estudo sobre a divindade. ESTUDA A DIVINDADE??

    PRESBITERO = vem do grego, πρεσβυτερος, presbyteros, pessoa de idade, ancião. NÃO É UM TITULO.

  3. Maninho, seus estudos de Língua Grega parecem ser bacanas, só tá faltando ler um pouco sobre semântica, ressignificações ou até mesmo um pouco de hermenêutica. Acho q vc tá tão fissurado que daqui a pouco vou sugerir que vc faça a sua Bíblia comentada. Eu compro.

  4. Maninho, bacana, semântica, ressignificações, hermenêutica, fissurado… aff.

    – Mudam o sentido das coisas e inventam e reinventam ideologias para justifificar o erro. Lamentavel.

  5. A graça e a paz!

    Usar de anacronismo na compreensão palavras e títulos e com isso incriminar pessoas é um erro grotesco. Qualquer aluno de 1º ano em qualquer seminário sabe discorrer sobre a busca de conceituação histórica sobre o termo: Teologia. Um dos significados mais interessante é: "Um discurso acerca de Deus". O "logos" em forma e sentido de: "discurso". Essa é uma ideia muito antiga, provinda de Aristóteles, em seu livro "Metafísica". Hoje, uma conceituação mais moderno, tendo em vista a evolução de sentido da própria palavra e amplitude do tema, e ainda, pela impossibilidade de se "estudar o divino", o temo "Teologia" aplica-se a todo estudo sobre o discurso acerca de Deus no que d'Ele se tem como revelado, isto é, matéria escrita, documental. Seja os livros considerados sagrados pelas religiões, seja pelo desenvolvimento literário e doutrinário que deles partiram.
    Deus não é matéria de estudo, mas, sua Palavra é.
    Quanto a algum título que possa ter, não me consta ser pecado, a não ser que venha ofuscar de alguma forma a glória devida a Deus. Lembro que o Mestre não fez questão de nomear alguns como apóstolos e talmidins. Cabe a comunidade local honrar uns aos outros de acordo com sua dedicação e amor ao Evangelho, e, cabe a quem recebe tal incumbência exercê-la conforme Cristo comissionou (quem quer ser o maior seja o menor), e como Paulo e Pedro especificaram em suas cartas.
    Se nosso policiamento (que é claro parte de nosso zelo pelo Evangelho) partir dessa forma infantil, poderemos estar condenando o próprio Jesus por usar o título de Cristo, o esperado messias judaico e que tão pouco significava no mundo helenizado de então, sem falar que para nós, gentios, também tem pouca relevância. O que dizer do apostolado de Paulo e de Pedro se identificando como presbítero?

    No mais fica na paz!

  6. – anacronismo, logos, Aristóteles, metafísica, conceito mais moderno… = laço!

    – Presbitero é uma palavra não traduzida, como muitas outras; que significa: ancião ou mais velhos.Paulo e Pedro simplesmente disseram que eram mais velhos e não que tinhão o cargo de presbítero. Identificar e informar que a palavra não foi traduzida para legitimar um sistema religioso onde uns querem ser acima de outros (ter poder) não é infantil. É ver as coisas como elas realmente são sem dar desculpas para perpetuar o erro.

  7. Hoje estava fazendo vestibular,e vi varios rapazes com uma blusa escrito fé que pensa,razão que crê…me interessei,sou evangélica,e ai então eu e meus amigos começamos a conversar sobre isso.
    Os meninos vieram e nos deram um cartão que a frase esta escrita,e vim embora p. minha cidade com a frase na mente,então lendo isso acima pude entender!!!
    Quero parabenizar a vocês q fazem parte desse projeto,que Deus os abençoe,isso me fez pensar muitoo,vou jogar essa frase na célula aqui em casa!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui