O que é um Levita? [Por Walter McAlister]

22
634
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

***

Assine o Blesss

Direto do blog do Walter McAlister, descosturando os remendos que muitos fizeram dentro da música nos templos. Púlpito Cristão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

22 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo nenhum problemas em chamar o musicos de "levitas", não é heresia. Temos que ver o contexto. Se a Igreja chama os seus musicos de levitas qual o problema? Não estamos em tempos biblicos, não somos Israel (somos Igreja). Lá em Israel no sistema tribal essa palavra tinha esse significado, mas nos tempos de hoje pode ganhar outro significado. E isso se trata de um fenomeno comum. Basta apenas observarmos o contexto. Não seria um exagero implicar apenas com uma conotação de contexto?

  2. Permitam-me uma correção: Asafe era o líder dos músicos do rei Davi e deu início a uma dinastia inteira de levitas especializados nesse ministério (confira em II Crônicas 20:14, Esdras 3:10 e Neemias 7:44). Porém, isso não chega a invalidar o vídeo, pois o uso indevido e abusivo do termo "levita" em nossos dias virou um dos muitos clichês gospel que não agüentamos mais ouvir.

  3. O estudo apresentado pelo bp Walter Macalister,é razoavelmente ruim,não é prioridade é café requentado.Há outros assuntos + importantes e relevantes,é só isso.
    tito from brasília.

  4. Tem um monte de "levita" achando que estão sendo perseguidos,kkkk.. conheço alguns que ficam furiosos com este tipo de estudo. São os levitas, as grandes estrelas do culto, os responsáveis pelo crescimento da igreja, são aqueles que se apresentam vão lá fora ,desmerecendo a outra parte do culto. Normalmente os músicos/cantores não são muito afeiçoados a leitura da bíblia, isto acontece porque as vezes o pastor não quer pressionar as cocadas pretas. Conheço uma Igreja que certo dia no culto o pastor resolveu não dar oportunidade ao grupo responsável pelo louvou, resultado rebelião e muitos saíram da igreja. Conheço outra igreja que só os "levitas" podem usar roupas de determinada cor, porque, eu imagino…

  5. a paz ,bispo no caos da igreja de hoje ,pra tirarmos as duvidas em suas explanaçoes , nos de a referencia de suas passagens , no caso da sua explanaçoes se cessou o don linguas , aonde se encontra a passagem ,que nem todos falaram em linguas , obrigado fik na paz.

  6. O povo tem mania de criar títulos pras coisas pra valorizar as pessoas… eu canto na igreja, mas não me considero levita, nem nada superior que minha irma faxineira… abraço pra vcs..

  7. …E "pastor" cuida de ovelhas.

    Acho que isto é apenas uma forma de identificar os músicos que trabalham na casa de Deus dos músicos que não trabalham na casa de Deus. Não creio que seja um exagero.

  8. Esqueci de mencionar: Se estes músicos só tocam música e não ajudam nos outros trabalhos de uma igreja a serviço de Deus já é outra história. O título de pastor também é dado ao Waldemiro e Ana Paula Valadão. Se estes o fazem por merecer é outra história também.

  9. Sou instrumentista na igreja onde congrego e, realmente, não gosto quando me chamam de levita e dizem que meu dom é tocar. Isso pode ser um talento, mas não um dom. Não existe o dom de tocar como dom espiritual. Isso é talento.

    Às vezes,fico pensando se essas pessoas que falam isso não leem a bíblia. Fico pensando se nunca leram 1 Coríntios 12, 13 e 14.

    Trouxeram o judaísmo pra dentro das igrejas.

    Infelizmente, na minha congregação isso já é cultural.

    A minha congregação é diretamente ligada ao Terra Nova.Sou aqui de Manaus.
    Vocês que moram longe não sabem, eu acho, nem metade das heresias que tem por aqui. Falo com conhecimento de causa.

    Que Deus tenha misericórdia de nós.

  10. Levita, meus amigos e irmaos, se nao for descendente direto da tribo de Levi, ou seja judeu e' somente aquele individuo praticante de "levitacao".
    Fora isso ele e' musico, bom ou ruim e ponto final.

  11. É VERDADE QUE A IGREJA REALMENTE NAO COMPREENDEU E NAO ENTENDEU O QUE ACONTECEU NAQUELE CALVARIO, IRMAOS PENSA BEM NOS SOMOS A IGREJA NAO TEMOS NADA A VER COM OS JUDEUS ; JESUS NAO VEIO CONTINUAR NADA DOS JUDEUS, ELE VEIO CUMPRIR E CONSUMAR TODAS AS COISAS E CRIAR UM NOVO HOMEM NELE;.;TEMOS QUE ENTENDER ANTES E DEPOIS DE CRISTO, NOVO E VELHO TESTAMENTO, A LEI E GRAÇA, TEMPLO FEITO PELO HOMEM E O POR DEUS, OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE E AMAR NOSSOS INIMIGOS, SACIAREI A TUA SEDE E SE BEBER DA AGUA QUE EU VOS DER NUNCA MAIS TERÁ SEDE; HOJE NOS A IGREJA É A NAÇAO SANTA ;OS JUDEUS ODEIAM JESUS CRISTO E O MATOU; A SALVAÇAO É SO POR ELE; NOS SOMOS UMA NOVA MASSA OU UMA NOVA CRIATURA OU FILHOS DE DEUS E ELEITOS POR CRISTO JESUS MINISTROS DE UMA NOVA ALIANÇA;.;.GRAÇA E PAZ

  12. É complicado. Às vezes os irmãos acabam ficando numa congregação cujo desvio só vai aumentar. Talvez seja a hara de buscar uma outra congregação mais ortodoxa.

  13. Sergio

    Se você quiz dizer que as cerimônias judaicas não são para nós, concordo (embora elas sejam ensinamento).

    Mas não é verdade que nada temos a ver com os judeus. A Carta aos Romanos é clara: os gentios crentes são ENXERTADOS em Israel, como galhos de zambujeiro numa oliveira. Quanto aos judeus, continuam sendo galhos naturais da oliveira, alguns cortados, outros ligados à ela. Se não gosta desse ensino, vá discutir com o apóstolo Paulo. Mas lembre que não é ensino dele, é do Esprito Santo.

  14. Realmente os músicos tem muitas vezes estado inchados de muita vaídade. E essa nova moda de chamar os músicos de levitas, em muitos casos tem sido uma expressão dessa soberba.

  15. Daniel

    Realmente, não é heresia. Mas há algo por trás dessa moda. Alguns falam assim como expressão de uma teologia incoerente. Alguns falam assim como expressão de soberba. Não creio que a preocupação do MacAlister seja a lingüistica, mas as atitudes e pensamentos errados de alguns.

  16. IRMAO RENATO PAZ, VC TEM RAZAO É VERDADE QUE PELA INCREDULIDADE DE ISRAEL FOMOS ENXERTADOS,;.MAS FOMOS ENXERTADOS NA OLIVEIRA E NAO EM ISRAEL COMO DISSE.,
    RENATO EU GOSTO DO ENSINO QUE TA ESCRITO, EU COMO CRISTAO DISSE QUE NAO TENHO NADA HAVER COM O JUDAISMO E É VERDADE POIS QDO ENTREGUEI MINHA VIDA PARA CRISTO NAO ESTUDEI NEM PRATIQUEI NADA DOS JUDEUS, POIS A JUSTIÇA DE DEUS SE MANIFESTOU SEM LEI POIS A LEI NAO É DA FÉ, DEUS ME E TE ESCOLHEU ANTES DA FUNDACAO DO MUNDO
    OS JUDEUS INFELIZMENTE POR NAO CRER EM JESUS ESTAO PERDIDOS ASSIM COMO NOSSOS ANTEPASSADOS GENTIOS ANTES DE CRISTO, AGORA MUDOU E TEMOS PELA FÉ ESTA SALVACAO,.;
    OS JUDEUS ESTA ANDANDO NO MINISTERIO DE MORTE 2COR3.8 A QUAL PELA LEI (DELES)TEVE A SUA VIGENCIA E FOI ABOLIDO POR CRISTO 2COR3,14, ESSA ALIANÇA TINHA DEFEITO HEBREU8,7 E ENVELHECEU HEBREUS8,13 E MUDOU O SACERDOTE MUDOU A LEI HEBREUS7,12 DEU
    LUGAR A NOVA E ETERNA ALIANÇA INAUGURADA NAO COM SANGUE DE BODE MAS COM O SANGUE DO CORDEIRO,

  17. IRMAO RENATO COM TODO RESPEITO A LEI NAO É SOMENTE CERIMONIAS JUDAICA SAO TODAS AS PRATICAS DA LEI, SENDO A LEI A COLUNA DORSAL DAS PRATICAS;
    TODO O VELHO TESTAMENTO ESTAVA NA VIGENCIA DA LEI; LUCAS 16,16 DIZ A LEI E OS PROFETAS DURARAM ATE JOAO….A LEI FOI DADA POR MOISES A GRAÇA E A VERDADE VIERAM POR JESUS CRISTO.
    IRMAO O PROPRIO JESUS CHAMA OS LIVROS OSEIAS MIQUEIAS SALMOS LEVITICOS….PAULO TAMBEM CONFIRA POR FAVOR;
    MATEUS23,23…..OSEIAS6,6….MIQUEIAS 6,8
    JOAO 10,34….SALMO 82,1.6 ISAIAS 41,23
    JOAO 15,25….SALMO 35,19 SALMO 38,19 SALMO 69,4

    APOSTOLO PAULO TB DISSE ROMANOS 10,5…NEEMIAS 9,29..EZEQUIEL 20,13 E 20,21
    1COR 14,21….ISAIAS 28,11E12

    É ESSE O ENSINO QUE CREIO IRMAO RENATO LUCAS 24,44 CONVINHA QUE O CRISTO CUMPRISSE O QUE ESTAVA ESCRITO NA LEI DE MOISES, NOS PROFETAS E NOS SALMOS. GRAÇA E PAZ

  18. Missionário Sergio

    Vamos por partes. Em primeiro lugar, há muitos judeus que creem no Messias hoje em dia, informe-se sobre isso. No passado, pela sua atitude cheia de ócio, muitos cristãos afastaram os judeus de crerem no Messias. No tempo dos apóstolos, a quantidade de judeus que criam em Yeshua não era pequena, muitos dizem que era bem mais do que 10% da população judaica.Serão muito mais no final, conforme ensina a Carta aos Romanos.

    Emsegundo lugar, leia o NT e verá qual a base ética ensinada por Jesus e pelos apóstolos: Não é a Lei de Moisés? Não matar, não roubar, não defraudar, não adulterar, não praticar sodomia, obedecer às autoridades (dentro de certos limites), não blasfemar, amar a Deus, ajudar o próximo, auxiliar os pobres, socorrer as viuvas, falar do amor de Deus aos gentios, respeitar os pais, etc. Ou você julga que a ética ensinada no NT surgiu de repente? Jesus não inventou a roda, apenas ampliou o sentido do que já era ensinado por Moisés e pelos profetas, e deu um enfoque mais aberto, para que os gentios pudessem participar.

    Quanto à oliveira, é Israel. Se não fosse Israel, os judeus não seriam os ramos naturais, como diz o texto. Encontre algum texto que diga o contrário.

    Quanto ao que Cristo cumpriu, ele cumpriu aquilo que a respeito DELE estava escrito. Note que o próprio Jesus explicando o livro de Daniel, cita profecias deste que se cumpririam após a sua morte e ressurreição. João também retoma o livro de Daniel em Apocalípse, esclarecendo e continuando as suas profecias.

    Quanto à Lei, não é aplicavel para nós, gentios, o seu aspecto cerimonial (eu não disse os textos de Moisés). Quanto ao ensino, é aplicavel a todos os crentes (inclusive o Pentateuco). Note que o próprio Paulo cita sempre os textos da Tanach para embasar o seu ensino. Ora, se fossem textos sem valor, não serviriam para ensinar os crentes.

    A respeito da fé e da graça, note que o autor de Hebreus ensina claramente que foi pela fé que os antigos alcançaram a aprovação de Deus. Ninguém foi salvo por justiça própria, mas sempre pela graça que se manifestava através da fé.

    Note mais uma coisa. Os crentes judeus em Jerusalém, aquela Igreja primitiva que manifestava os dons o amor, todos eles freqüentavam o Templo. Ora, mas para frequentarem o Templo, tinham de cumprir os ritos da Lei. Paulo, inclusive, quando estava em Jerusalém. E ai, como é que fica? Nada indica que os apóstolos foram considerados "apartados da graça" por causa disso, pelo contrário, tudo na narrativa mostra o Espírito de toda Graça agindo por meio deles. Vou mais longe: Quando Paulo esteve em Jerusalém, cumprindo ritos do judaísmo, não foi repreendido por Deus. Pelo contrário, Jesus apareceu a ele e falou do seu testemunho em Jerusalém como algo bom, e em nada o repreendeu. O fato histórico mostrado no livro de Atos é evidente: os judeus que creram, continuaram judeus, e foram aceitos por Deus assim. E da mesma forma os gentios, continuaram gentios, e foram aceitos por Deuas assim. Conforme disse Paulo: quem é circunciso, fique na circuncisão, e quem é incircunciso segundo a carne, não busque a circuncisão da carne. Cada um fique no estado em que Deus o chamou.

    Haveria ainda muito o que dizer, mas quero ficar por aqui.

    Graça e Paz

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui