A fé e o pano de saco

21
237
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Mikaella Campos
Sou um pouco implicante, confesso! E fico inquieta quando vejo interpretações erradas sobre passagens bíblicas. Logo, não posso deixar de implicar. E o engraçado é que quanto mais eu fujo de rituais místicos evangélicos, mais pessoas apresentando a proposta surgem ao meu redor. Será uma provação? Pode até ser. E uma dessas aparições que me tirou da graça foi o saco. Isso mesmo. O saco. Ou melhor, um pano de saco.
Ele chegou do nada. Logo depois do louvor, no grupo onde me reúno. Todos ali estavam querendo se quebrantar diante de Deus. Mas o que o saco tem a ver com isso? Pois é, até agora estou tentando entender também.
O momento de intercessão começou ao toque do shofar. Até aquele instante eu nem sabia o que isso significa. Ok, pensei eu. Vou deixar essa passar. Dei uma risada. Não queria ser debochada. Afinal, com a fé a gente não brinca. Apesar de termos o direito de contestar visões equivocadas sobre a Bíblia, deixei aquilo de lado e tentei entrar em comunhão com Deus, sem que o shofar me atrapalhasse na concentração.
Mas até que o pano de saco veio me desconcertar. A pessoa que estava ministrando a intercessão entregou para cada participante uma peça rústica, dessas usadas na limpeza da casa. A ideia seria mostrar para Deus que nós somos pó, um nada, insignificantes.
Para não agir com rebeldia, eu aceitei vestir o saco. Até porque mal não poderia me fazer, não é? Leigo engano. Além de não me abençoar, o pano me trouxe em segundos uma crise alérgica. Meu nariz entupiu, minha garganta começou a arranhar. E eu só pensava que queria sair daquela situação por um duplo motivo: primeiro por convicção de que aquilo não passava de uma bobagem e segundo para evitar que eu precisasse me entupir de remédios para curar meu desarranjo alérgico.
Aguentei o saco até o fim da ministração. Quando acabou, lavei meu rosto e logo fui para casa. Naquele dia, nosso encontro ocorreu até a meia-noite. Mesmo cansada, porque havia trabalhado o dia inteiro no jornal, cheguei no meu lar doce lar e fui pesquisar sobre aquilo que eu tinha visto ali. Eu não podia acreditar que tinha vivido e aceitado fazer algo fora dos meus princípios cristãos.
Logo nas primeiras pesquisas, encontrei de cara um significado para aquilo. O saco vem sendo usado por muitas igrejas evangélicas em rituais judaizantes, para lembrar o que o povo de Israel fazia para se arrepender do seu mau caminho. Meu sentimento ficou ainda pior porque eu já sentia que aquilo tudo era um engano doutrinário.
Hoje, muitos cristãos acreditam que precisam vestir sacos para mostrar que estão arrependidos pelos seus pecados. Mas onde entra Jesus nessa história? Desde pequena eu aprendi na Escola Bíblica Dominical que acreditar no Cristo, aceitá-lo em meu coração com meu salvador e confessar a ele os meu erros seriam ações o suficiente para ter meus pecados abonados. Afinal, Ele, o Messias, morreu na cruz pelos meus pecados.
No Velho Testamento, vemos muitas situações em que os judeus se vestiam com saco em demonstração de arrependimento. Mas você lembra dos fariseus? Pois é, eles também usavam panos de saco, ficavam se lamentando na porta do templo, para mostrar para o povo que estava sofrendo devido aos pecados da nação. Pura hipocrisia.
Então, veio Jesus. Um jovem revolucionário, que tirou das costas da população esse peso e mostrou um caminho da salvação. Qual é esse caminho? Ele mesmo, oras. Nada de saco, nada de shofar. Nada de ritual. É tudo uma questão de fé, de crer que Cristo é o Messias, o salvador, o redentor, Deus em carne que morreu, venceu a morte, ressuscitou, subiu aos céus e vai voltar.
Ao ler o capítulo 11 de Apocalipse nos deparamos com as duas testemunhas que vão atuar no fim dos tempos. Logo no verso 3, uma das características importante dessas duas pessoas são apresentadas: elas estão vestidas de saco. O que significa isso? De acordo com o comentário da Bíblia Nova Versão Internacional, o saco que eles usam é uma peça rústica feita de pelo de animal. A vestimenta simboliza o luto devido à tormenta que assolará a Terra. É também um sinal de humilhação, de arrependimento pelos pecados.
A pergunta que fica no ar, devo ou não usar o saco na hora das minhas orações já que até as duas testemunhas vão usar? Se quiser ter uma crise alérgica como eu, deve sim. Mas se quer apenas se arrepender dos seus pecados, basta dizer a Deus, pela intermediação de Jesus, que deixa de lado seus erros, seus desejos humanos para ter uma vida em comunhão com Deus.
Ah, esqueci de explicar o que é shofar. Quer saber mesmo? Vou te deixar curioso. Isso vai ficar para um novo post.
***
Mikaella Campos é amiga, jornalista, blogueira (que nunca mais vestirá pano de saco) e subversiva. Escreve para o Minha vida em Cristo sem heresias. Púlpito Cristão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

21 COMENTÁRIOS

  1. Quando morava em Juiz de Fora _ MG, passei por algumas experiências quase desse tipo.
    Não vesti o referido vestuário, mas como se estivesse em uma daquelas igrejas onde o apóstolo é adepto do Kanabis Sativa, pensei que tudi faria parte do espetáculo.
    Com tempo fui amadurecendo espiritualmente e hoje entendo poruqe as igrejas em sua maioria perderam o rumo e se transformaram em casas de shows de horrores.
    Não estou pecando e memcoloco diante de Deus ao falar assim, pois nem Deus suporta brincadeiras que envolvem um lugar onde um dia fora consagrado para ele.
    Assim como Jesus chamou aqueles homens que praticavam bazar e casa de câmbio negro no templo de covil de ladrões.
    Pois foi ele que disse: – Sede meus imitadores.
    Não chego nem de perto na sua saliva, mas me coloco a sua disposição para combater a falta de Rivotril na vida de alguns lideres frenéticos…

  2. Eu tenho algumas considerações a fazer.Shofar é um instrumento da cultura israelense,feito de chifre de carneiro.A cultura brasileira o instrumento cultural brasileiro é a percussão,somos filhos de africanos,e nossa música é o samba e letra feita pelos brasileiros,a nossa dança é o samba.Há preconceito contra o que é nosso,o que é nosso dizem que é do mundo,coisa do capeta, e cantamos músicas e letras da cultura americana e judaica sem entender o que estamos cantando.Isso é uma vergonha.Certa ocasião fui numa "santa ceia" a moda judaizante,comi carneiro assado,pão asmos e no lugar do vinho veio suco de uva,dançaram e gritavam o nome de Israel chamando-os de povo que Deus ama e portanto nós temos que amá-los tb.Não fui convencido e caí fora.E a festa continua.tito from brasília. Xô,xô,e xô.

  3. A questão não é o uso de instrumentos musicais, seja shofar ou atabaque, címbalo sonoro ou címbalo retumbante. A grande questão é SEMPRE o louvor (adoração/gratidão) que deve vir do coração.

    O louvor a Deus é algo que flui naturalmente das pessoas. Quando louvar está atrelado a um dever, uma mera obrigação, inevitavelmente surge questionamento do tipo acima.(Aliás, questionamento é algo sempre saudável, pois que nos impulsiona a exercitar o senso crítico)

    Quando tais instrumentos são usados unicamente como instrumentos DE LOUVOR, então são agradáveis a Deus. Seja por meio de címbalos (os barulhentos pratos de bronze)ou pelo som mavioso das harpas e das flautas.

    "Todo ser que respira louve ao SENHOR"! Seja por meio de palavras ou de música.

    Já dizia o salmista…

  4. Parei com essa de pano de saco, eita povo ignorante ou cheios de modinhas. Pano de saco significa humilhação, arrependimento, a pessoa está muito contrita e quebrantada, que está se esvaziando de si mesma e que está buscando a Deus. Hoje essas igrejas estão cheias de atos proféticos e superstições fugindo totalmente do que está na Palavra de Deus!

  5. concordo com a falta de entendimento de algunns e praticas religiosas, aqui temos alguns que passam meses vestidos de saco e descalços,ai depois voltam para as velhas praticas pecaminosas,vivem se culpando e se humilhando sem efeito nenhum.Uma coisa que gostaria de ouvir voce comentar é sobre o voto de raspar a cabeça…comum aqui tbem entre pastores e..pastoras.

  6. respondendo ao seu comentario,Atos profeticos já é outra coisa…Eu estou a frente de uma igreja e faço ATO PROFETICO.Não usando pano de saco ou tocando shofar..mas dando lugar a Unção do momento dentro de uma realidade necessaria.Ex; Coloquei 10 cadeiras do lado de fora da igreja no hall de entrada e orei com os presentesdesafiando cada um buscar uma cdeira referente a alguem que queriam ver na presença de Deus antes da virada do ano,no QUAL eles iriam se empenhar para traze-los.Conclusão; Temos 10 novos cconvertidos.

  7. amada, vou orar para que Deus te de discernimento da palavra Dele…misericordia! O saco nao significa arrependimento, mas gratidão por uma benção, ou por algo que Deus fará ainda!

  8. Acredito que todo ato, se com intuito de mostrar gratidão, é válido. Não que a vestimenta em si vá purificar a pessoa, pois Cristo assim já o faz. Deus age na vida de cada um de uma forma. Quanto ao chofar, pra mim, é um instrumento de uma linda melodia. Não entendi a parte do riso (um para não ser debochada ?) na hora que tocou o chofar. Quando eu estou na casa do Senhor não costumo olhar a circunstâncias nem o instrumento. Entrego a Ele o meu coração. Afinal, para um adorador, todo momento é momento de adorar independente do costume da igreja…

  9. O que e levado em consideração e a motivação da semente, o que motiva as pessoas a vestirem pano de saco?O que motiva as pessoas a adorarem ao som do chofar?Deus conhece as sinceras e enganosas motivações do coração do homem, e o que vai gerar resultado não é o ato e sim a motivação do ato,motivação gerada pelo Espirito de Deus o resultado e benção, se a motivação e enganosa o resultado é maldição.
    Debochar também e uma semente, qual seria a motivação e o resultado dela?

  10. Pô,gente,shofar?Pano de saco?Se boa intençao fosse tudo,deus não teria fulminado homem que tentou segurar a Arca da Aliança.Também os despachos da encruzilhada são feitos com boas intenções e nem por isso agradam a Deus!Olhem para os padres!Usam roupas que pensam ser sagradas!E ato profético?Existe uma heresia como esta?A escritura diz que profeta é quem fala em nome de outrem.No caso,falar em Nome de Deus.A escritura é nosso profeta!Em lugar algum existe ensino de ato profético no Novo Testamento!É triste ver tal decadência na igreja!!!

  11. EU VI O SEU COMENTARIO
    PELO O Q ENTENDI JESUS JA PAGOU PELOS NOSSOS PECADOS
    ELE FOI ZOMBADO,CUSPIDO,SURRADO,ESCARNECIDO ELE PASSOU POR TODAS AS DORES Q NOS SERES NAO PASSARIAMOS NUNCA
    VC PASSARIA ISSO TUDO
    JESUS NAO TE DA UMA PROVA MAIOR QUE AS TUAS FORÇAS
    PQ ELE NAO Q VC PASSE O Q ELE PASSOU
    JESUS NAO ESTA ATRAS DAQUELES Q O ADORAM EM ESPIRITO EM VERDADE
    E FACIL SE ARRENPENDER ,PQ E SO PEDIR PERDAO PARA DEUS ESTA TUDO RESOLVIDO
    ISSO E MTO FACIL
    E A SUA ALERGIA
    QNDO NOS TEMOS FÉ A DOENÇA SAI EM NOME DE JESUS ISSO E FÉ

    PANO DE SACO SIGNIFICA NOS TEMPOS DE HOJE HUMILHAÇAO ,VERGONHA, DOIDO
    MAS DOIDO POR JESUS,PQ SE ELE COLOCOU NO SEU CORAÇAO ISSO DE FAZR FASSA
    NAO OLHE PARA TRAZ PQ QM VAI TE HONRA E DEUS
    Jonas – 3:8
    Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.
    Gênesis – 37:34
    Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho.
    Levítico – 11:32
    E tudo sobre o que um deles cair depois de morto, qualquer que seja o seu uso, ficará impuro, seja objeto feito de madeira, de pano, de couro ou de pano de saco. Deverá ser posto em água e estará impuro até a tarde, e então ficará puro.
    FASSA ALGUMA COISA PRA DEUS ELE SE AGRADA QNTO UM FILHO SE ARRENPEDE DOS SEUS PECADOS
    MAIS ELE Q TE HONRA
    VC TEM FEITO ALGUMA COISA PRA DEUS ALEM DE FICR PEDINDO PERDAO
    FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS

  12. estou vestida de saco e se Deus me responder no meu proposito sei que vai ser valido!!mas se não me responder largo este proposito ..pois não adianta se Deus não vai agradar>

  13. O pano saco não vai tirar a santidade de ninguém, nem dar santidade a ninguém, se não houver um arrependimento puro de coração, muitas pessoas falam dos rituais que outros fazem, mais não tem coragem de fazer nada pra Deus, mais quando surge uma modinha mundana por aí, é o primeiro a aderir, e não busca saber qual o princípio da tal moda. Vestir pano de saco é símbolo de arrependimento, coisa que muitos precisam, principalmente muitos q estão dentro de templos constantemente, não só os do mundo não, mais há muitos que com a boca adora ao Senhor, mais está com o coração muito distante, pano de saco significa humilhação e humildade, muitos tbem precisam se humilhar na presença de Deus, para q seje aplacada a irá dele sobre vidas no dia de seu julgamento, e precisam ser humildes tbem, pois a muitos com nariz impinado achando q por serem ususados por Deus , pensam que Deus aprova todas as suas obras, só por pregarem ou fazerem parte de um ministério de louvor, e tbem significa tristeza, pois devemos nos entristecer com as calamidades que assolam nosso país, muitos jovens perdendo a vida prematiramente, nas drogas e outros atos ilícitos, mais não adianta nada ficar só na simbologia, mais devemos ter atitudes, ou não passaremos de fariseus.

  14. Lc 10-13 Ai de ti, Corazim, ai de ti Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas EM SACO DE PANO GROSSEIRO E CINZA, se teriam arrependido.
    Só pra concluir que falou isso foi JESUS CRISTO, abençoada antes de falar do que não sabe estude melhor a bíblia.
    há só pra lembrar isso está na NOVA ALIANÇA.

  15. é fácil acusar,mas difícil é fazer oque o senhor manda,o mundo tá cheio de pessoas que de algum mod decjaram que o diabo é pai deles, e els não tme vergonha do seu pai…agora se um crente veste o pano de saco,hoje,ele é ridicularizado,mas eu afirmo que se veste pra Deus o pano de saco ninguém aqui da terra,doutor ,mestre na interpretacão da biblia,poderá julgar,Deus ele é quem sonda o coracão,não o homem…tudo que é feito pra D eus com sincera e genuína fé,a biblia diz que a fé remove montnahas..deixa o saco de pano dos irmão em paz..e ver se veste pano de saco também pra fazer algo pra DEUS,se mexa,desgrude os braco,tira a bunda do banco da igreja..seja ousado,o homem espiritualsabe discenir espiritual..ma so carnal nada disceni só qoue é da carne..vejo que alguns tem a fé natural,nao cree no espiritual..ah se vc não gosta do pano,não usa e fica gelada do jeito que é!

  16. acho q o pano de saco e uma forma de se humilhar perante a deus e uso sim e acho q cada um tem q respeitar a fe do outro pq ninguem sabio de mais quanto pensa! e o q vale e a fe ! quem sabe o q e certo ou errado e deus e nao nenhum de nos ! por isso e bom pararmos de julgar pq nao preciso nem falar sobre o q a biblia diz sobre julgar o proximo neh !

  17. Ato de arrependimento é o Batismo nas aguas. Fica parecendo q Jesus nao é suficiente. So usar o nome Dele nao adianta?. Nao coloquem Jesus em segundo plano. Não diminua Jesus….para com essa palhaçada de pano de saco…ta sendo ridículo já….essa semana vi um jovem todo coberto de pano de saco na rua e segurando uma bíblia e uma vara(tipo cajado de Moises). Estao escandalizando o evangelho de Cristo.

  18. "Desde pequena eu aprendi na Escola Bíblica Dominical que acreditar no Cristo, aceitá-lo em meu coração com meu salvador e confessar a ele os meu erros seriam ações o suficiente para ter meus pecados abonados."
    NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM! Conforme escrituras: João 3: 3 e 5, Romanos 6:3 e 4, Marcos 16:16, Atos 2:38, Atos 22:16 e 1 Pedro 3:21 sem batismo não há perdão de pecados e não recebe o Espirito Santo. Quanto ao "Saco", é um estado de se humilhar a Deus em adoração, oração, atitudes diárias, mostrar que o que importa é Deus e não nossos desejos egoístas. Acredito que o que este líder tenha tentado fazer é quebrar vaidades e orgulhos dentro da congregação, para que as pessoas "desçam dos seus saltos altos" e trabalhem seu coração para o dia do Senhor, neste dia não teremos tempo para nada, nem para pedir perdão a quem julgamos mal.

  19. Desde Jacó no livro de Genises Até o Apocalipse nós encontramos o que voces estão falando. Eu uso das palavras do BLOGPROERD ACIMA. E COLOCO AQUI ESTAS PALAVRAS PARA VOCES PENSAREM POIS SE ESTA NA BIBLIA E ISSO FOI USADOS POR MUITOS HOMENS E MULHERES DE DEUS E ATÉ O SENHOR JESUS SE REFERIU A ESTA PRÁTICA QUEM SOMOS NÓS PARA CONTRADIZER. A BIBLIA NÃO PRECISA DE SUA OPINIÃO SE ESTA CERTA OU ESTA ERRADA, OU VOCE A ACEITA E ACREDITA E ELA TE ABENÇOA OU VOCE VIVE POR VOCE MESMO SEM REFERENCIA DE ONDE VIEMOS E DO QUE SOMOS E DE PARA ONDE IREMOS. A expressão vestir-se ou cingir-se de pano de saco aparece tantas vezes na Bíblia que é bom conhecer o seu significado. Embora seja mais freqüente no Velho Testamento, ela não é omissa na outra parte das Sagradas Escrituras. Diz-se, por exemplo, que as duas testemunhas do Apocalipse vão profetizar 1.260 dias vestidas de pano de saco (11.3). Jesus mesmo referiu-se a este cerimonial: “Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza” (Lc 10.13).
    QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE TODOS NÓS.

  20. Uma das principais coisas que você amada tém que fazer é aprender a amar o teu proximo, querida ninguém te escolheu para juiz mas você como eu e qualquer um teólogo, religioso, semideus que falou aqui, aprendeu a não julgar se fazem errado ou certo são eles é Deus pparem de julgar e aprender a amar, pois Jesus disse para amar o próximo e Ele Amou a cada um de nos sem fazer acepção por que vocês tem que se acharem melhores do que os demais

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui