Ricardo Gondim se diz cuspido e difamado pelos líderes evangélicos e procura "caverna pra trocar de pele"

49
550
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O pastor Ricardo Gondim, da Igreja Betesda, anunciou em seu site, através de um artigo, que está rompendo com o Movimento Evangélico. Narrando suas experiências religiosas desde adolescência, quando abandonou o catolicismo inquieto pelo que chamou de “dogmas” da igreja romana, o pastor falou sobre o que o fez romper com a Igreja Presbiteriana e com a Assembleia de Deus, exemplificando cada caso.
Agora, se dizendo sem saber para onde ir, afirma que está querendo “apenas experimentar a liberdade prometida nos Evangelhos” e que não abandonará sua vocação de pastor e continuará servindo na Betesda.
Os motivos listados por Gondim em seu artigo reclamam da transformação do evangelho em negócio, e se diz “incapaz de tolerar” a transformação da fé em negócio. “Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores, e a igreja, em balcão de serviços religiosos. Entendo que o movimento evangélico nacional se apequenou. Não consegue vencer a tentação de lucrar como empresa. Recuso-me a continuar esmurrando as pontas de facas de uma religião que se molda à Babilônia”, acusa o pastor.
A falta de afinidade com os grandes líderes evangélicos nacionais também é colocada como uma questão de peso e decisiva para o rompimento: “Não consigo admirar a enorme maioria dos formadores de opinião do movimento evangélico (principalmente os que se valem da mídia). Conheço muitos de fora dos palcos e dos púlpitos. Sei de histórias horrorosas, presenciei fatos inenarráveis e testemunhei decisões execráveis”, afirma o pastor, sem citar nomes.
Em mais uma crítica direta à teologia da prosperidade, que tem sido priorizada em diversas denominações, o pastor Gondim afirma que a igreja se tornou inútil ao pregar essa mensagem: “No momento em que o sal perde o sabor para nada presta senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Não desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade por priorizar a mensagem que promete prosperidade. Como conviver com uma religião que busca especializar-se na mecânica das “preces poderosas”? O que dizer de homens e mulheres que ensinam a virtude como degrau para o sucesso? Não suporto conviver em ambientes onde se geram culpa e paranoia como pretexto de ajudar as pessoas a reconhecerem a necessidade de Deus”.
Um texto publicado pelo jornalista Paulo Lopes, atribuído a José Geraldo Gouvêa, ateu declarado, afirma que “Gondim não tem para onde ir, a não ser os braços do ateísmo”. O autor do texto afirma se identificar com o pastor, “uma espécie de Leonardo Boff evangélico”, fazendo menção ao ex-frei e crítico ferrenho da Igreja Católica.
Confira abaixo a íntegra do artigo “Recesso – preciso de um tempo”, do pastor Ricardo Gondim:
Por mais de um motivo, ficarei sem escrever aqui e no tuiter.
Vou me exilar de todas as redes sociais por um tempo.
Mais cedo ou mais tarde chega o tempo em que algum ciclo se fecha.
Como preciso saber discernir a minha hora: chegou um momento decisivo em minha vida.
Não escondo a minha profunda dor.
Fui cuspido, difamado e ridicularizado por quem acreditei ser parceiro.
Meu coração sofreu além da conta.
Noto que me resta pouco tempo de vida -não sei quanto, mas estou consciente de que é pouco.
Em Fortaleza, tive que enfrentar um piquete na porta da igreja que eu considerava a menina dos meus olhos.
Depois, oportunistas se sucederam em me esfaquear. Pessoas baixas se revezaram em colocar o meu nome entre os grande apóstatas da fé. A Betesda em Fortaleza praticamente implodiu. A princípio, sofri. Depois, preocupei-me com amigos, parceiros e discípulos. Eles sofriam as consequências de minhas posições. Embora eu nunca, em tempo algum, tenha vendido a alma ao sucesso, não bastou. As pedradas não cessaram.
Eu podia ser outra pessoa. Estou consciente de meus dons e talentos. Sei que poderia tornar-me famoso e disputado entre os maiorais do movimento evangélico. Mas, não sei explicar, preferi o caminho dos proscritos. E a minha história virou piada; fui arrastado ao charco. Dei uma entrevista à revista Carta Capital (eu daria novamente, sem tirar uma vírgula) e os eventos desandaram. Antigos companheiros passaram a me evitar como um leproso. Reconhecer que homossexuais têm direito era um pecado incontornável. Contudo, prefiro o ódio de fundamentalistas e homofóbicos à falta de paz; quero poder deitar a cabeça no travesseiro com a consciência de que defendi o que é justo.
Eu supus ter amigos entre os envangélicos. Enganei-me. Quando a revista Ultimato me defenestrou como articulista, não contei com cinco amigos que ousassem dar a cara a bater por mim. Nessa hora vi o quanto fui usado. Eu não passava de grife, ornando panfletos de eventos. Saí de casa, deixei meus filhos, esqueci meus pais, dormi em hotéis de quinta categoria, para dar credibilidade a conferências chinfrins. Os amigos, que supunha de caminhada, se calaram. Estavam preocupados com eles mesmos na hora do meu linchamento. Os meus verdadeiros amigos se resumiam aos poucos parceiros que sobraram na Betesda e me deram a mão. Só um punhado se solidarizou quando me viu arrastado na sarjeta. Alguns, para minha profunda decepção, se aproveitaram de vírgulas doutrinárias para jogar ainda mais querosene no fogo brando que fundamentalistas acenderam.
Na verdade, estou exaurido. Agora virou questão de saúde. Como não posso respirar, minimamente, o ar dos evangélicos não serve como terapia. Deixei de acreditar na grande maioria dos líderes, pastores, teólogos e missionários evangélicos. Não confio nos que se dizem pregadores da Boa Notícia do Nazareno; e isso é ruim. Depois de presenciar excrescências éticas, depois de ver-me roubado em direitos autorais, depois de usado e sugado não quero mais a piedade plástica e mentirosa dos que se sentem responsáveis pela salvação do mundo. A subcultura religiosa que me acalentou e me fez um homem bem sucedido agora me traumatiza. E quando a gente perde o respeito, acabam-se os argumentos.
Sinto que chega a hora de começar outro ciclo. Não sei como, mas para que aconteça, meu primeiro passo deve ser o exílio das redes sociais. Quanto tempo fico fora deste site e do tuiter, não sei. Mas, igual aos adolescentes quando querem acabar o namoro, digo: preciso de um tempo.
Resta-me a igreja Betesda, minha comunidade de fé na Avenida Alberto de Zagottis, 1000. Ali é minha cidade de refúgio. Continuarei liderando o pequeno rebanho de homens e mulheres que, apesar de toda a propaganda danosa, ainda se reúne para me ouvir nos domingos. Com eles, e por causa deles, continuo.
Saio das redes sociais por recomendação médica; mas, também, por bom siso: preciso procurar alguma caverna, e lá, trocar de pele.
***
Fonte Gospel + e Blog do Ricardo Gondim. Divulgação: Púlpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

49 COMENTÁRIOS

  1. Bom, sou cristão protestante. Prefiro me denominar assim. Estou me "desconvertendo", revendo conceitos, dogmas, razões, explicações… Quero algo novo. Isso o que me é vendido por aí não serve, e as razões do Pastor me pareceram justas. Não concordo com a discriminação dos homossexuais. Não concordo com uma porção de coisas que o "evangélico médio" propala por aí. Mas por que razão jogaram pedra no Ricardo Godim? Estou meio por fora…

  2. O Gondim que adotou uma série de falsos esninos. Trocando em miudos os termos teológicos Gondim acredita e ensina: a defesa do aborto, que o homosexualismo não é pecado, prega a não existencia do inferno, que todos seremos salvos não importando como vivamos e acredita mais na volta de Jesus é ma utopia.
    Gondim é um teologo liberal, palavra bonita para descrever um apóstata.
    Se tornou moda. Teologos hereges caem e justificam sua decadência nos erros no meio evangélico. Se fazem de vítimas quando são na verdade lobos deles mesmos.

  3. Pará o sr. Gondin tá todo mundo errado, só ele está certo!? Isso que dá se encher de poesia e filosofia! É lamentável uma mente tão brilhante se juntar a Saramago e na sua soberba viajar na maionese …

    Ele se diz o dito erudito de Cristo… Mas o Senhor prefere os simples e crentes!

    "Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:20

  4. Meu querido,ele cansou de tanta falsidade em meio dos evangélicos.tal fez,caio fábio,hoje em dia,dizer a verdade,é,para muitos,sinal de rebelião,mas sabemos que,há pessoas como ele que,não engolem qualquer coisa.
    Que o eterno possa te abençoar.

  5. Bem, foi uma medida no mínimo astuta de um cara que já está queimado e prestes a ter mais um escândalo seu revelado, e dessa vez não doutrinário, mas de ordem pessoal e moral. Esse piquet sobre o qual ele fala foi organizado por uma irmã que se disse lesada por ele. Por hora, aguardemos notícias.

    Só nos resta pedir que Deus tenha misericórdia desse pastor que se perdeu em meio às muitas letras.

  6. O que o Gondim diz te escandaliza? Legal.

    Agora, passar a sacolinha não te escandaliza? Dizer que é pra dar dizímos na igreja se não está roubando a Deus, não te escandaliza? Sendo o dizímos da lei de Moíses e sendo da lei de Moíses não se aplica a graça e nunca foi dinheiro e se quer seguir a lei da graça caiste.

    Também, usar textos biblicos onde está claro que é para ajudar aos pobres e necessitados, e assim saquear as pessoas, não te escandaliza?

    Ahh! Fala sério!

  7. Um testemunho: eu me converti em 2009, em uma grande igreja batista de Belo Horizonte (não foi a Lagoinha). Muita coisa mudou na minha vida. Desprezei amizades, comecei a frequentar uma célula, e passamos a conviver, eu e minha esposa, somente com os irmãos daquela célula. Meus amigos de antes, sumiram. Mas não em razão de eu ter "aceitado Jesus". Sumiram, pois eu me distanciei. Aí afundei nos dogmas evangélicos, com preconceitos contra homossexuais, abstêmico do álcool, parei de fumar (bom demais). Fiquei nessa paranoia uns 2 anos. Do meio do ano passado para cá, comecei a refletir… Comecei a refletir profundamente sobre minhas relações pessoais, sobre meus amigos.Eu abri mão de muita coisa. Será que Deus quer isso? Será que Deus quer que eu deixe de escutar uma música caipira, ou um rock n roll? Os atributos de Deus, visíveis e invisíveis (Rom. 6), estão todos aí. Foi observando a natureza que eu me convenci (é só meu ponto de vista, ok?). E se Jesus Cristo tiver sido mau interpretado? Jesus era judeu, ora. Pregou uma revolução aos Judeus. E foi embora. E se Jesus tiver sido inventado, como está sujeito o que é tocado pelas mãos dos homens? E se Paulo fosse um fanático? Tenho certeza de que Jesus foi Grande. Ah… Deixem pra lá… Minhas dúvidas são intensas. Acabo é me confundindo mais e mais.

    Sobre a influência negativa que o "evangelho" me trouxe, tenho a considerar que o evangelho promete dinheiro, promete curas, promete prosperidade (em sentido lato), e em razão disso tem atraído muitas pessoas para as igrejas. A salvação? Isso tem sido relegado ao segundo plano. Quem sou eu, você, Ricardo Gondim, para dizermos o que é a salvação.

  8. Sou pastor, teólogo, e professor universitário com mestrado. Cultivo desde a adolescência um hábito: gosto de ler. Reservo a cada dia, um tempo para ler; continuamente, disponho-me a pensar, posto que entendo que há uma grande diferença entre "ter pensamentos", que é comum, entre a esmagadora maioria das pessoas, e "pensar", aí entendido como o ato de refletir, questionar, contrapor ideias, analisar e tirar conclusões, em um processo sistêmico e cíclico. Enfim, fico perplexo com os comentários que – diariamente – leio, vejo (ou ouço) nas diversas mídias. Quanta barbaridade é dita e escrita por quem "não pensa", apenas "tem pensamentos"… afirmo isto porque Ricardo Gondim é um homem de Deus. É um homem que expõe, com clareza e profundidade teológica, suas idéias e opiniões. Ele é um dos que não se "conformam"com este mundo, mas tem buscado se transformar pela renovação da mente (Rm 12.2).Os questionamentos de Gondim são pertinentes e refletem uma mente inquieta, investigativa, questionadora. Deus Criador não nos fez como robôs e não nos quer como marionetes; principalmente, nas mãos de lideranças eclesiásticas manipuladoras e que não vivem o que pregam ou ensinam. Em Gondim não há heresias. Desafio a quem se dispor a ter uma mente investigativa e uma disposição desprovida de preconceitos de qualquer espécie a ler, reler, ver e rever os textos, os vídeos e quaisquer materiais produzidos por ele, para de forma inteligente, extrair suas ideias. Temos séculos de vícios e má formação teológica (incompleta, fragmentada) de pastores e líderes cristãos. Quem se dispuser a fazer uma releitura dos artigos de Gondim irá perceber que ele não afirma que está certo o que os homossexuais fazem, mas defende o direito deles de serem o que são ou fazerem o que fazem! E por que ele OUSA fazer isso: porque Deus acolhe pessoas(somente depois Ele cuida), em diferentes níveis de degradação humana; porque, ademais, a Constituição Federal assegura direitos iguais para todos. Logo, Gondima não defende os homossexuais, mas o direito de reinvidicarem seus direitos civis. E mais: se você se dispuser a reler os artigos de Gondim com os olhos compassivos de Jesus verá que a decepção do pastor da Betesda com os líderes evangélicos brasileiros é própria de todos os que pensam e se envergonham das práticas denominacionais espúrias e contraditórias. Não sei razão eu também não consigo assistir programas de televisão evangélicos. Incluo-me entre os que preferem assistir a um jornal, a um documentário ou a um bom e relaxante filme (comédia romântica, preferencialmente) ao lado de minha mulher. Depois continuo com pesquisas bíblicas e leituras teológicas, além de oração, buscando respostas de Deus para iluminar meu caminho e me tirar das "trevas da ignorância" que me cerca, dentro e fora das igrejas evangélicas.

  9. ANTES DE ATIRAREM PEDRA E ACHO QUE FAZER ISTO NÃO É DEVER CRISTÃO MUITO MENOS ATITUDES JULGADORAS SEM ALCANCES EM CONHECER COM PROFUNDIDADE A VIDA DO SR. GONDIM. É TRISTE VER ALGUNS CHAMADOS EVANGÉLICOS MESMO QUE NÃO CONCORDEM COM POSIÇÃO DESTE HOMEM QUE CONHECEU JESUS COMO MUITOS QUE LEÊM OS ARTIGOS DESTE PORTAL, NÃO DEÊM UMA DE FARISEUS E SADUCEUS. SÊ ACHAM O QUE O EVANGELHO QUE ESTÁ POR AÍ É O QUE CRISTO APROVADO, AMÉM! PORÉM EXISTIR UM LINHA QUE DIVIDA ENTRE O CERTO E O ERRADO. "A VERDADE QUE LIBERTA" ESTÁ NINGUÉM PODERÁ IR CONTRA E NEM ABRIR A BOCA CONTRA AS INJUSTIÇAS, POIS O DEUS QUE CONHEÇO É JUSTO E AMA QUE AS PRATICAM. SÓ UM ALERTA QUEM ATIROU AS PEDRAS NESTE HOMEM TENHA CERTEZA DO QUE FIZERAM COM MUITA PROPRIEDADE, POIS SE ELE ESTIVER PRÓXIMO DA VERDADE DE CRISTO, COMECEM A PEDIR PERDÃO E OREM MUITO POR SUAS VIDAS. E VIU PENSEM BEM NÉSCIOS ANTES DE FALAR, PORQUE TODOS SERÃO JULGADOS POR SUAS PALAVRAS. ESTÁ DITO!

  10. Nunca se deu tanta atenção a estes"imbecis" e a alguns pastores, a maioria de ordenação duvidosa, "asnos" teológicos, "nojentos", priciplamentes estes "televisivos" – Como nestes últimos 20 anos, é lamentável, eu como evengélico, me sinto enojado, para tanto, procuro crescer na Graça individualmente, com dignidade, entendimento, sabedoria e amor prório, nunco me deixo segmentar por estes "infelizes" formadores de opinião, verdadeira "mulambada" de ditos teólogos (?). No mais, o quê que eu tenho haver com este tal Gondim como os demais "patifes televisivos"? Absolutamente nada, para minha pessoa nada acrescentam – Assim sendo, este como os denmais, vão para a PQP!

  11. Ok Evandro concordo com vc.Vamos refletir no desabafo do profeta Jeremias no capítulo 20.O que os líderes hoje fariam a Jeremias se ouvissem ele falar como falou? No salmo 77,Asafe questiona Deus sobre se suas promessas caducaram(?)
    Eu acredito no que Gondim escreveu e vem escrevendo é tremendo desabafo e descontentamento com tudo e com todos.Eu prefiro encontrar Deus numa cabana do que na igreja atual.Na igreja atual Ele desapareceu,ficou mudo e surdo e cego não quer conversa com a gente – o Deus indignado com o seu povo e que tem um coração duro feito de bronze.A posição de Gondim com relação aos homossexuais é de compaixão,e não de eliminá-los,o amor de Deus excede ao nosso entendimento e isso faz diferença para nós,não aceitamos.Praticar sexo homem com homem é pecado,e continua sendo pecado,mas nós não temos o direito de assassinar ninguém por causa de pecado/sexual,e isso é que os evangélicos mal liderados exprimem – não temos sabedoria para cuidar do assunto,somos incapazes e essa incapacidade nossa geral ódio mortal e isso só leva a resistência.Não temos paciência no processo de Deus para com o pecador – quem "aceitou" Jesus tem que virar "santo" no mesmo instante,isso é impossível,a salvação do inferno é instantânea,mas a salvação de vida cotidiana é um processo que leva algum tempo,Copiou? Brother Tito From bRasília.

  12. Nós somos acusados de intolerantes religiosos.Deus nos livre de um Brasil evangélico.Já pensou se num Brasil evangélico o Silas Mala-faia fosse nomeado Ministro da Justiça tendo a Polícia Federal sob o seu comando ? O que aconteceria com os militantes gays? Seriam massacrados como porcos,como o ditador Sírio está fazendo com o seu povo.Já pensou em Edir Macedo no ministério da Fazenda tendo o Banco do Brasil e Caixa Econômica sob sua autoridade? A dinheirama correria pelo esgoto da corrupção.Com certeza os escândalos seriam mais escandalosos do que acontece hoje.A intolerância irracional religiosa – ira,ódio mortífero para quem não concorda com as nossas 'doutrinas",e há entre nós isso quanto mais com os de fora.Viva Gondim e outros.E digo e vou mais longe – pastor não tem amigo,diz um famoso pastor americano John Mawell.tito from brasília.

  13. Todos nós temos o direito de escolha – para o bem ou para o mal.Deus é o patrono da liberdade.Não entendo o amor de Deus pois o amor Dele excede o meu entendimento,não sei se excede o seu.Não compreendo até hoje o Amor de Deus que deu o Seu U`nico Filho para morrer por mim,não entendo esse tipo de amor,e muito menos com quem Jesus se relacionou,com pessoas de comportamento duvidoso.Não entendo muito sobre sua morte na Cruz para me salvar,não entendo.Não entendo que Cristo ame mais o povo judeu do que os palestinos,eu duvido.Não entendo tb como Cristo perdoou aqueles que lhe infringiram uma morte tão cruel para aquela época,não entendo.E por isso não posso entender o desabafo de Ricardo Gondim,mas não sou contra o seu desabafo,pois Moisés,Asafe,Coré e Jeremias falaram coisas do arco da velha com Deus e para Deus e Ele em alguns casos recuou em outros amou – não entendo,mas estou na escola do entendimento,e não fechei matrícula,renovei.
    brother tito monteiro from brasília.

  14. Amigo Adriano, há muitos erros no meio evangélico. Mas esses caras só sairam depois que perderam. O Caio só saiu depois do adultério e o Gondim depois de adotar inúmeras heresias, como a negação da volta de Jesus. Depois que fizeram besteira e cairam, querem sair como herois da verdade?

    Gondim e Caio não sairam, eles perderam espaço, perderam seguidores e perderam o pretígio. Como aquele peladeiro que ficou fora do time diz: Que não queria brincar mesmo.

  15. Roubar do povo é pecado!
    Falar contra a soberania de Deus, defender o aborto, negar a volta de Jesus e relativizar as escrituras é igualmente pecado.

    Ninguém se faz justo somente por que é contra os erros alheios.

  16. Isso tudo acontece porque pregam o evangelho da graça misturado com a lei; Prega a velha aliaça que foi inalgurada com sangue de bode misturada com a nova e eterna aliança que foi inaugurada com sangue de Deus(Cristo). Ex o fariseu saulo nao pode ser comparado com o apostolo paulo. Jesus disse a lei e os profetas duraram ou vigoraram até joao batista desde entao é pregado o REINO DOS CEUS. VAMOS SÓ FAZER O QUE JESUS PEDIU PREGAR O EVANGELHO, em marcos 1.1 diz O PRINCIPIO DO EVANGELHO DO FILHO DE DEUS.OU seja moises habacuque davi nao é exemplo para noiva mas sim joao pedro paulo estevan…. e o proprio Jesus. ACERCA do dizimo ele nao é da lei veio antes com o abraao.

  17. Amigo,

    vc está certissimo quanto a mistura que se fazem hoje da antiga lei com a graça. Isto é remendar pano novo em pano velho, colocar vinho novo em odres velhos (Mateus 9:16,17)isto para Deus é prostituição!

    Quanto a dizímos sim era antes da lei, assim como também a circuncisão e sacrifícios e outras praticas que depois vieram a se integrar na lei de Moíses, todos com propositos especificos. Não pode ser usado destas praticas hoje, pois se assim faz, está se desligando da Graça e pisando o Sangue do Senhor Jesus. Sem contar que dizímos nunca foi dinheiro. Ser a favor do dizímo hoje e inventar textos biblicos para apoia-lo é zombar de Deus. É amar o dinheiro e não a Deus; quem ama a Deus ama ao próximo. E a raiz de todos os males sabemos que é o amor ao dinheiro e não o diabo como é ensinado por ai.

    Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10

  18. Exemplo de homem de Deus e tem toda minha admiração e respeito, pena que o povo prefere seguir os hipócritas fundamentalistas que pregam o ódio e a mentira e que agem como fariseus!!

  19. Tito

    Noto que cada um de nós enfrentou dúvidas e crises e muitos personagens da Bíblia tiveram dúvidas e expressaram isso, e isso é normal Mas não exibiram suas dúvidas como sinal de superioridade, como faz Gondim. O que mais irrita as pessoas em Gondim (e também em Caio Fábio) é o fato deles se acharem superiores, justamente no momento em que mais dizem bobagens. Mas nisso não posso dizer que são incoerentes. Quanto tinham um teologia bem mais ortodoxa, já eram enfatuados e cheios de sí, agora que são heterodoxos, continuam enfatuados e cheios de si. Só não notava quem não era etento.

  20. Noto que a principal defesa de MUITOS partidários de Gondim tem sido: "se você criticar Gondim, então você é um defensor da teologia da prosperidade". É claro que não dizem com essas palavras, mas é isso que querem dizer. Espantoso que digam isso, porque muitos críticos de Gondim (e de Caio Fábio) são críticos muito severos da teologia da prosperidade. A máxima de alguns tem sido "se não há como defender seu ídolo, difame os seus críticos".

  21. Irmao Adilson vejo que estamos na mesma fé gloria a Deus; mas com todo o respeito o dizimo sim nao é da lei; o da lei é o de malaquias que cobra o homem a cumpri , se nao vem o devorador e outros bicho, mas o dizimo da graça é o de abraao por fé antes da lei; isso é; porque somos abençoados e nao porque pretendemos alcançar a bençao. Melquesedeque rei de salem sacerdote do Altissimo o abençoou e Abraao propos no coraçao em separar o dizimo. Olha na biblia na nova aliança hebreus7.1-4. Irmaos mas é revoltante ver o dinheiro do povo colocado em cima de uma fé para fazer multiplicar, fazendo prova de Deus, sem repeitar a soberania de Deus. graça e paz

  22. A Bíblia diz: nos últimos dias viriam homens como o Gondim, ele mesmo pode testificar que, as promessa da Bíblia são verdadeiras, nele mesmo está se cumprindo,
    ele é um apóstata. Então se está se cuprindo as promessas! Continuo esperando à volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. MARANATA! Luiz, de Vitória da Conquista, Ba.

  23. REALMENTE PARO,PENSO E RESPIRO.E CHEGO A SEGUINTE CONCLUSÃO: SERÁ MESMO QUE EM UM MEIO ONDE AS OPINIÕES DOS OUTROS ESTÃO SEMPRE ERRADAS E É PRECISO FAZER O POSSÍVEL PARA DESTRUÍ-LOS, INCLUSIVE USAR A BÍBLIA PARA ISSO,É UM MEIO ONDE DEUS ESTÁ PRESENTE??????ULTIMAMENTE O QUE MAIS TENHO PEDIDO Á DEUS É QUE ME LIVRE DESSA ''IGREJA''.ESPERO QUE NÃO SEJA ROTULADO APENAS POR EXPRESSAR MINHA OPINIÃO.PAZ À TODOS.

  24. Amigo,

    Veja estes textos:

    E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
    Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
    Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
    Hebreus 5:9-11

    – Leia a carta aos Hebreus com atenção pois se aos Hebreus este assunto é de difícil interpretação; imagine para nós.

    Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
    Hebreus 7:1

    -Abraão regressava de que? R: da matança dos reis.

    Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
    Hebreus 7:4

    – O que é despojos? R: Neste caso são os bens que foi saqueado dos reis que Abraão matou. Isto não é exemplo para nós.

    E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
    Hebreus 7:8

    – Quais homens que morrem? R: sacerdotes humanos, leviticos ou quem quer se fazer de sacerdote.

    E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
    Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
    Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
    Hebreus 7:15-17

    – O que é segundo a ordem de Melquesedeque? R: segundo a virtude da vida incorruptível.

    Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
    Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
    Hebreus 7:26-27

    Entenda amigo, dizímos é sacrifício, mesmo que seja por amor, é sacrifício. E sendo sacrifício, não podemos faze-lo pois se o fazemos, negamos o Sacrificio Eterno do Senhor Jesus.

  25. Não defendi ninguém. Apenas disse que, o que Gondim diz escandaliza estes; e que os roubos que estes praticam em suas sinagogas não os escandaliza! São um bando de hipócritas!!

  26. Os Pastores com acesso a um pulpito deviam ocupar-se de levar esperança a um povo angustiado pelas incertezas de um mundo fisico,logico.Procurar verdades nesse universo fisico causa um sofrimento semelhante ao sofrimento dos escritores do ultra romantismo, dos filosofos ,dos alcoolatras,etc . Essa foi a ocupação de Jesus antes da cruz ,a esperança do reino dos ceus.

  27. RICARDO ESSA NISSAO TAMBEM DEVE SER OCUPADA POR VC, JESUS CRISTO DEU UMA ORDEM A TODOS QUE É NASCIDO DE NOVO…EU ACESSO O BLOG QDO ESTOU MAIS FOLGADO DOS MEUS COMPROMISSOS E ESSE BLOG É MUITO SÉRIO PARA QUEM LEVA SÉRIO ; ENTAO ESPRESSO MILHA OPINIAO NESSE BLOG COM QUEM FIZ AMIGOS,.,. GRAÇA E PAZ

  28. qdo fiz esse comentario eu estava pensando quanto tempo e energia eu tenho que gastar para pular os obstaculos criados pelos pseudos teologos que dificultam a comunicação com as pessoas simples, a igreja evangelica tradicional tem uma organização semelhante a uma força militar e premia encargos importantes pra quem ajuda por exemplo a eleger a filha do pastor para vereadora. Acredito que o pastor ricardo gondim é muito sério no seu trabalho mas a abordagem pressupõe arrogancia e pouca espiritualidade. Faço um trabalho simples e tambem não cometi suicidio intelectual e como esse blog estou ocupando o meu tempo em olhar para a luz .Estou escrevendo nesse blog porque tenho a convicção da importancia desse trabalho e estou temendo pela ineficiencia de tudo quanto estou fazendo pelo evangelho . GRAÇA E PAZ

  29. AMEM RICARDO CONCORDO PLENAMENTE COM VC, SEM TIRAR NADA., VAMOS CONTINUAR LEVANDO A VERDADE QUE HA NO EVANGELHO,. TI AMO EM CRISTO GRAÇA E PAZ

  30. Sr WESLEY MOREIRA, o senhor lê e não entende o que lê. Pois é necessário interpretar melhor o que, possivelmente, leu no texto do Gondim, para comentar. Vejo que tem uma mente cativa e falsa, me perdoe o falso, mas é assim que percebo, quando dispara a dizer coisas que não esta escrito da maneira que descreve. Peço que seja justo para não se passar por "mentiroso". Abraço!!!!

  31. Muitos serão chamados e poucos os escolhidos, esses poucos dos tempos atuais, estão acordando, se libertando desse sistema religioso hipocrita, enganador, a volta do Salvador está muito próxima, mas 99% não estão nem aí, muitos frequentam as "igrejas" para cura, properidade, enriquecimento, etc, mas esquecendo da essência, ou seja, amor, comunhão, arrependimento e perdão para com o próximo.
    Meu irmão R Gondim, nas Escrituras diz: Sofrereis aflições por cauda do meu nome, é o que está acontecendo contigo, continue firme nos propósitos do Criador.

  32. Ricardo Gondim, obrigado pela contribuição no reino atraves de seus escritos,não sou da Betesda, nem estou preço a movimentos que não me deixem pensar.

  33. Ricardo Gondim, obrigado pela contribuição no reino atraves de seus escritos,não sou da Betesda, nem estou preso a movimentos que não me deixem pensar.

  34. UAU, QUANTAS ACUSADORES. COMO É QUE O ZEUDIR DISSE VOLTA PARA IGREJA CATOLICA. CARAMBA VOCES PARA ACUSAR SAO BOM MESMO. EU IMAGINO DAVI, OSEIAS INDO COMPRAR A SUA MULHER QUE ERA PROSTITUTA, O PROPRIO JESUS INDO CONTRA TODOS OS RELIGIOSOS DA EPOCA. ESSES SERIAM MASSACRADOS. AINDA BEM QUE COM JESUS É DIFERENTE

  35. Concordo com praticamente tudo o que Gondim publica. Romper com o movimento evangélico (vergonhoso, abusivo e profundamente comercial), da maneira como se apresenta e dirigido nacionalmente pelas figuras que aparecem para levantar esse estandarte deveria ser uma obrigação para todo pastor, líder de igreja ou seja lá o que se chama, sério e comprometido com a palavra. O problema com o Ricardo é que ele não expõe a dor que sofre por causa da igreja e dirige essa dor como revolta a toda nação evangélica (prefiro me denominar protestante, pois evangélico é muito pejorativo ultimamente). Creio que as pessoas não entendem direito o que Ricardo Gondim ensina, isolam textos e comentários e criam doutrinas sobre eles. Nem seus próprios pastores entendem a mente de Ricardo Gondim e passam a pregar bobagens de púlpito que denigrem os pensamentos e as intenções diganas de Ricardo Gondim tornando-as em coisas chulas e abomináveis. Eu conheço bem a Betesda e tenho amor por essa igreja, mas se Ricardo Gondim não ficar mais próximo dos pastores que ele mesmo tanto investiu esses homens acabarão com a igreja Betesda e a transformarão em algo parecido com Sodoma e Gomorra, pois uma coisa é viver a liberdade do evangelho, outra é transformar essa liberdade em libertinagem e imoralidade (não sou eu quem diz, basta entrar no facebook, no twiter e outras redes e blogs que verão a apostasia sendo pregada em nome dessa "liberdade" que virou libertinagem). Torço muito para que Ricardo se recupere dessa fase e retorne firme, forme e com maior autoridade sobre a igreja Betesda, corrigindo essas falhas que ele tanto abomina em outras igrejas.
    Voc~e que lê isso e sabe que a liderança de sua igreja é corrupta, já foi inclusive condenada, entenda que Deus não avalisa ninguém para te enganar, você é enganado pelos seus próprios desejos, repense a sua vida Cristã, a sua igreja e compare com Jesus, ele é o nosso caminho, verdade e vida, OK…

  36. se será um novo tempo ,vai ser o de Deus na vida dele.a palavra mata mas o espirito vivifica ..le esta cheio do conhecimento e tambem tem graça mas creio eu que Deus vai encher ele de graça e glória.pode estar na caverna como elias mas Deus vai chama-lo pra fora e vai surpriende-lo .Deus o escolheu . quem não tem pecado atire a primeira pedra quem nos constituiu juiz???? muitos estão pisando no q já esta caido!!!!!!!!! ricardo vc é de Deus e ninguém pode dizer o contrário, se disse alguma coisa fora um pouco da verdade paciencia aqui na terra estamos todos aprenedendo sempre sempre e errando tambem. que nete tempo o senhor tenha um particular contigo sobrenatural e vc esta ra cheio não só do conhecimento mas transbordando de graça. vai te levantar mais firme q nunca e vc vai avançar e não retroceder. vc é de Deus e ele vai aperfeiçoa o vaso. Deus o chamou pra fazer a diferença. não ligue para os q te julgam eles terão o galardão deles nesta terra o negócio é com vc e Deus ore a ele peça direção não faça sua vontade mesmo q pareça dificil e dá vontade de chutar o balbe mas não seja inabalável e sei q vctem peito pra isso, pois é um homem de coragem intrepito. '"esforça-te tem bom animo homem mui desejado". vc vai dar uma virada!!!!!!!!!!!!!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui