Deus É fiel, e Você?

12
111
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Wesley Moreira
Há 11 anos atrás eu perguntei em um grupo familiar; “Houvera Deus nos dado somente a salvação em Jesus Cristo não seria isso mais que suficiente para adora-lo e servi-lo em amor?” Abençoei uns, choquei alguns e escandalizei outros.
Essa semana, passada uma década, conversava eu com um velho amigo ouvindo dele sobre seu sucesso ministerial. Me alegrei com ele somente para alguns segundos depois ouvir de sua boca a frase que motivou esse texto. Ele me disse: ‘Deus tem sido fiel!’.
É a ‘fidelidade de Deus’ ou nossa ‘fidelidade à Deus’ que deve ocupar nossa mente? Entre uma e outra sentença está o abismo que separa o antroponcentrismo e o teocentrismo. Qual das duas sentenças ocupa o centro da nossa vida espiritual e qual delas influencia o nosso caminhar nessa vida?
Podemos rapidamente e superficialmente definir o antropocentrismo como a idolatria do Eu, do ego e da vontade do homem, enquanto o teocentrismo centraliza Deus e Sua vontade acima de todas as coisas.
‘Deus é Fiel!’ Nenhuma frase de adesivo de parachoque evidencia mais o confuso momento antropocentrista da igreja moderna. Músicas, sermões, gritos de triunfo, livros, chavões e campanhas são criadas para ‘propagandear’ essa óbvia caracteristica do caráter Divino.
Seria o contrário possivel? Seria Ele Deus, não fosse Ele fiel? Dado a impossibilidade da infidelidade de Deus, a frase de efeito ‘Deus é Fiel’ manifesta outra ideia. De que a fidelidade de Deus somente pode ser experimentada quando os desejos dos crentes forem satisfeitos.
Desrespeitando toda boa contextualização eles vão depenando a Bíblia em busca de promessas isoladas feitas pessoalmente à certos personagens bíblicos, usurpando-as para si como promessas para si mesmos. Assim também eles tomam as generalizações nas cartas de Paulo, escritas no plural referentes a Igreja, como individualizações no singular a serem cobradas para si mesmos, chegando ao cúmulo de dizer: “Deus cumpra Tua palavra a mim ou eu rasgo a Bíblia”.
Não foi essa geração que transformou todo o conteúdo do coracão do homem em vontade de Deus? “Tudo o que está no seu coração é semente de Deus para sua vida”, pregam ainda, “Deus vai satisfazer os desejos do seu coração,” ignorando as palavras de Jesus:
Porque do coração (do homem) procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19
A prova da eficácia da pregação antropocentrica é que realmente tudo que está no coração do homem se tornou realidade, fato denunciado pela quantidade de “maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituições, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” hoje no meio evangelico, nos ministros e seus ministerios. A mensagem foi ouvida!
Não foi essa geração de crentes que transformou o jejum de uma manisfetação de arrendimento e humilhação para com Deus numa espécie de greve de fome para chantagear a Deus afim ter seus desejos satisfeitos?
Estes muito pecam quando substituem nossa fidelidade a Deus pela lealdade à igreja local. Que cada um encontre uma igreja local para com os irmãos servir a Deus. Contudo, ser fiel a igreja local, vem muito depois da nossa fidelidade à Deus e a sua palavra.
Na centralização do homem e seus desejos acima da vontade de Deus, a responsabilidade em ser fiel é de Deus não do homem, que por sua vez é infiel a Deus todos os dias, mesmo sendo fiel a sua igreja.
A graça deixou de ser um favor imerecido, como na boa e antiga definição, e foi transformada em um direito de questionar a fidelidade de Deus com base no cumprimento de promessas mau contextualizadas. Deus por sua vez exige fidelidade. Ele nos deixou mandamentos a cumprir. Mesmo o mais fanático Darbiano-dispensacionalista encontrará vários mandamentos de Jesus nos evangelhos. Disse Jesus:
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15
O mesmo disse também Deus: Guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor. Leviticos 22:31
Jesus que nunca questionou a fidelidade de Deus, questionou nossa fidelidade à Deus. Digo na ousadia da minha imaginação, houvera Jesus tido um veículo, no seu parachoque haveria um adesivo que traria as seguintes palavras:
“É você Fiel a Deus?”
Como me recuso a criticar para destruir. A solução para o antropocentrismo praticado pela igreja está na volta à leitura da bíblia e da oração. Abandonem os livros evangelicos, e as biblias de estudo enduzido, seja estes quais for, para priorizar uma leitura diaria da bíblia. Leia a bíblia como devocional diário, como adoração e não como um livro de estudos. Ore antes e depois da leitura. Ao não entender determinado assunto, não pare a leitura, continue lendo e confie no Espírito Santo que te guiará a toda a verdade.
PS. Meus amigos cubanos, fugitivos do regime de Castro, porém ateus, sempre me dizem ironicamente “Dios és Fidel”.
***
Wesley Moreira, direto do blog Wesmo. Divulgação: Púlpito Cristão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

12 COMENTÁRIOS

  1. Nunca aceitei a repetição enfática da frase "Deus é fiel" como se fosse uma espécie de amuleto, "abracadabra" ou mesmo um "lembrete" a Deus de que Ele é "obrigado" a ser fiel a nós. Porém, a Palavra de Deus diz: “Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Romanos 9:14-21)

  2. Esses jargoes de "Deus é Fiel" ou "Deus vai te Honrar" bem que poderiam ser invertidos,(vou honrar a Deus) ou (vou ser fiel a ele).
    Ao inves de exigirmos de Deus, porque nao exigimos de nós mesmos, agradeço a este blog pela exposição da palavra de Deus com tanta clareza,que em nome de Jesus possamos compreender aquilo que é palavra de Deus!e que a biblia possa ser nosso manual de FE e PRATICA.

  3. Louvado seja Deus pelas palavras,que assim como o Senhor tem me despertado para o fiel evangelho da sua palavra a medida que eu me dedico a ganhar tempo lendo a biblia, oro para que essa geração de evan-gélicos, pare de servi a si mesmo,e volte ao evangélho de Cristo para aprender a ser servo somente servo,que a misericórdia de Deus seja motivo de alegria na vida deles,assim como é na minha,Deus abençoe a todos que tem lutado pela clareza do puro e fiel evangélho de Cristo.

  4. Afirmar que Deus é fiel não é de modo algum anular a graça divina!Pegou um comentário pueril do irmão e transformou num pretexto para expressar toda a dúvida que elucubra.Pôxa!Vamos olhar direito,não,é?Se levarmos só a graça até as últimas consequências,cairemos nas acusações que faziam contra Paulo.Diziam que ele despregava a obediência ,que se podia matar,roubar,adulterar,etc.Mas isso não era verdade,claro,e isto é o mesmo caso.Se o próprio Jesus exige o cumprimento de mandamentos por nossa parte,é porque a finalidade é o homem em comunhão com Deus.A fonte da salvação é a graça,mas a finalidade da salvação é o homem!E obediência como um convite à parceria no desenvolvimento espiritual,completo do homem,á estatura de Cristo.A obediência que Jesus pede é,e só pode ser voluntária,se não,não é verdadeira,não é real,não realiza o viver em Cristo,não comunica o conhecimento pleno cristalizado na alma.

  5. quando vejo alguem falar ou um adesivo DEUS é FIEL eu sempre me pergunto será que essa pessoa tambem é fiel a deus ou ta no embalo do modismo cristão,o texto do nosso amigo nos leva a rever nossa postura perante deus, até que ponto estamos agindo de forma correta será que somos totalmente fiel a deus, temos que vigiar e não nos deixar levar pelo emocional,e tenha fé.

  6. Ñ só isso , mais todos os vers isolados q pegam para estar dizendo sempre ,
    Ex :ñ é por força e nem por violência , ele é o Deus do ouro e da prata, o choro dura uma noite, MAIS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ, " e se ñ vier " as portas do inferno ñ prevalecerão ,tudo posso naquele q me fortalece, "porque? "
    Fazem Deus de garçom , microondas ….

  7. Distintos irmãos, graça e paz!
    O irmão Wesley Moreira, de forma sintetizada, foi feliz no tocante à observação de uma das frases prediletas da grande maioria dos evangélicos,isto é: "Deus é Fiel."
    Ora, o Altíssimo nunca deixará de ser Fiel.
    Nós, pobres mortais, grãos de areia de quinta categoria, em relação à grandeza do Eterno, é que, infelizmente, por mais cuidado que tenhamos, em nossas atitudes, vez por outra, estamos sendo infiéis. Mesmo que não seja em coisas absurdas que venham comprometer-nos moralmente.
    Acontece, entretanto, vivemos em um mundo onde nos deparamos com muitas pessoas que se veem perfeitas.Nunca erram.
    Aliás, queremos destacar principalmente, diversos líderes que erram de forma recorrentes, e muitas vezes provocando escândalos, e não têm humildade para reconhecer os absurdos cometidos. Veem-se, em seus delírios, acima do bem e do mal. No entanto, nos púlpitos, conclamam à igreja:"Deus é Fiel."
    É claro que sabemos: imperfeitos somos nós.
    No tocante ao conselho dado pelo nobre irmão para deixarmos de ler livros evangélicos ou Bíblias que trazem comentários ( induzidos ), entretanto, discordamos.
    Ora, as Escrituras se nos dizem: " Examinai tudo. Retende o bem" ( 1 Tessalonicenses 5.21).
    Assim sendo, aproveitamos dos livros e comentários bíblicos aquilo que é edificante, fazendo como os crentes de Bereia ( Atos 17.10,11).
    Que o Grande General continue nos abençoando, não permitindo que venhamos nos transformar em papagaios de piratas e vacas de presépios.
    Em Cristo,
    Tadeu de Araújo

  8. Acho que Deus já nos deixou todas as respostas na bíblia ,apenas temos que ler .Através da bíblia encontraremos respostas para todos os nossos problemas,destruiremos setas do inimigo ,quebraremos correntes e o mais importante ouviremos Deus falar conosco de maneira mais intima.Será somente você e Deus .Falo isso por experiência própria,busquei em tantos livros de alto ajuda ,em estudos dominicais e em livros escritos por pastores abençoadíssimos o que eu sabia que havia na palavra de Deus.Não é que você não possa comprar livros ! é bom sim saber como as pessoas pensam ,os pastores ,assim também como é bom estudar em livros de estudos dominicais .Mas nada substituirá a boa e velha bíblia (palavra de Deus )

  9. verdade ,devemos priorizar a palavra de Deus ,porque os livros podem enganar ,pensamentos de pastores também ,mas a palavra de Deus é única e dura para sempre.amém.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui