Cáio Fábio está errado!

68
1107
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Renato Vargens
Cáio Fabio afirmou que a Bíblia não é inerrante.
Eu discordo dele! Para mim as Escrituras são por definição a única Palavra de Deus escrita como também a única expressão verbal das verdades de Deus publicamente acessível, visível, e infalível no mundo.
Na minha perspectiva, a Bíblia possui suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e somente ela é o árbitro de todas as controvérsias.
Os reformadores consideravam que somente as Escrituras possuíam a palavra final em matéria de fé e prática. João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia. Para o reformador francês a Bíblia era a Palavra de Deus. Calvino também afirmou que a Bíblia era o único escudo capaz de nos proteger do erro.
Caro leitor, para o protestantismo a Bíblia é a revelação verbal de Deus. É Deus falando aos homens. É a voz do próprio Deus. O apóstolo Paulo ao escrever a sua 2ª epistola a Timóteo afirmou que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. ” Pedro em sua 2ª carta, explicou que os homens que escreveram as Escrituras foram “inspirados pelo Espírito Santo”, para que nenhuma parte dela fosse “produzida por vontade de homem algum” ou pela “interpretação particular do profeta” Além disso, também vale à pena ressaltar a infalibilidade da Bíblia. A Bíblia não contém erros. Ela é correta em tudo o que declara, visto que Deus não mente ou erra. Tudo aquilo que nela está escrito é a mais pura verdade. Jesus disse que “a Escritura não pode ser anulada” , e que é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei”
Para contrapor-se aquilo que Caio Fábio disse, coloco abaixo uma excelente reflexão de Augustus Nicodemus sobre a inerrância das Escrituras.

Fonte: Blog do Renato Vargens
***
Assista aos vídeos, avalie e comente. Será que a Bíblia realmente não é inerrante? Eu particularmente não vejo alternativa alguma em pensar a Bíblia fora do prisma da clareza e inerrância. Até nisso é preciso ter fé! (E não esqueçamos, a própria fé, quem dá é Deus)
Da redação do Púlpito, Antognoni Misael.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

68 COMENTÁRIOS

  1. Como eu li recentemente num livro, "O Perfeito estava ali a me acenar com um sorriso. Eu quis apertar suas mãos, mas não pude: havia um livro no meio". Caio Fábio está certo. Muitos obedecem páginas, símbolos, ordens, papel, dogmas, traduções e impressões humanas. A Palavra corporizada em livros cresce, e Jesus diminui nessa forma de ver as coisas. O que sinto é que Jesus está muito acima disso. Dizer que só o que está na Bíblia é a Verdade, e que tudo é aplicável, 100%, é ignorar o óbvio. É prender Deus em folhas, em hegeses, e a nós mesmos, porque ficamos, permanentemente, buscando formas de explicar a simplicidade de que nos distanciamos. Daí, as distorções e invencionices que fragmentam o cristianismo, e o reduz a uma conta-de-chegar. Se Paulo ficasse mencionando só os livros escritos 1500 anos antes dele, certamente não teria tempo para pregar a Cristo e a Liberdade que ele nos ofertou com seu sacrifício. Enfim, o verdadeiro Livro, a verdadeira Palavra é Cristo. Escrita, explicada e cumprida.

  2. Me responda então, se tudo que sabemos de Jesus é pela Bíblia como podemos então acusar a Bíblia de falhas? O Caio é um idiota ao tentar separar Jesus da palavra. É a palavra que dá testemunho de Jesus. Como ele próprio disse, se a palavra não é verdeira o que faremos com as profecias sobre Jesus? Como podemos crer que Jesus é o messias se a Bíblia está errada. Que idiotice do Caio Fabio, o cara caiu de vez mesmo, lamentável.

  3. Me explica! Como voce sabe que Jesus é o Cristo? Jesus depende e sempre dependeu da palavra. Jesus fez o que ESTAVA ESCRITO sobre ele, nem mais nem menos. Cumpriu todas as coisas. Vocês do 'caminho da graça' estão criando um 'culto' à personalidade do Caio. Arrependam-se enquanto ainda podem!

  4. Bibliolatria e' a palavra certa nesse momento.Cansa, esse pessoal que nao consegue chamar a Biblia de "Escritura Sagrada", como Jesus chamava, cansa, essa gente que nao consegue entender que as cartas pessoais e com assuntos pessoais nelas, alem das exortacoes e conselhos, nunca tiveram a pretensao de serem sacras, foram simples cartas, que com o tempo, espertalhoes religiosos, em comum acordo, resolveram juntar o que interessava e deixar de fora o que incomodava, e ao longo dos anos foram alterando um pouquinho aqui e ali (pondo a culpa em traducoes)ate chegar ao que temos hoje. Nao quero com isso desdenhar a Biblia, ela continua sendo a Biblia, pra mim, mas a Palavra de Deus esta muito longe de caber em um livro ou de ser representada por ele, seja qual for. A necessidade de manipular a fe' do povo vai fazer com que essa bibliolatria se perpetue, mas, fico com Jesus, que chamava de Escritura e se referia somente ao Velho Testamento e que me conste nunca instruiu, nem autorizou ninguem a incluir nada ao que ja havia sido escrito.
    Quanto ao Caio, meu querido escritor do post, eu gostaria de fazer uma perguntinha simples: Te achas melhor do que ele? Hein?

  5. é renato vargens, seu tiro saiu pela culata , seus argumentos são fracos, Caio Fabio mais uma vez tem razão , paremos de idolatrar o livro, e vamos nos prostar diante da graça de Deus.

  6. Como as pessoas tem tempo de se ocupar com o que os outros pregam. Na verdade, como testemunho de vida, eu mesmo, afirmo que fui transformado pelo Evangelho e parte dessa transformação foi através do Caio Fábio. Não vou defendê-lo, pois as acusações aqui perpetradas são tão inúteis e não passam de manifestação de opinião, sem prova alguma de que ele viva ou não o que prega.

    Agora continuem assistindo ao que ele fala, pois o primeiro passo pra mudança é a revolta! E isso vocês tem sentido no coração! Daqui a um pouco mais, vocês serão compelidos pelo Espirito e conheceram o que é o Evangelho de Vida, de Amor e não de letra ou de Bíblia!

  7. Deus não se deixa zombar. É curioso como os homens que se arvoram em grandezas vão caindo um a um. É Waldemiro com a heresia ariana, Gondim com a volta literal de Jesus que não ocorrerá, (vai ver ele, Gondim, cancelou-lhe o visto de entrada) e agora o queridinho dos crentes mais descolados, Caio Fábio, que anula a inerrância da escritura sagrada. E tem alguns "irmãos" que não conseguem enxergar um palmo adiante do nariz, querendo defende-lo, dizendo que o acatamento absoluto e estrito da palavra de Deus, engessa, enquadra, limita o amor e a plenitude de Jesus, dizendo que o que conta é Jesus e não a biblia.
    Ora queridos, é claro que o centro de tudo é Jesus, a regra é Jesus, porém, o norte, o oriente, a guia é a palavra de Deus, a biblia, e como tal, ela é absoluta, inerrante, total, completa, pois que se tirarmos qualquer destes atributos dela, ela passa a ser relativa, e como relativa, passa a ser moldada conforme o gosto do fregues, destruindo a fé cristã. Ou voces tem alguma duvida, por exemplo, de que se nós tirarmos a absolutez da biblia, por exemplo na questão do casamento entre homem e mulher, poderemos dar desculpas tipo assim: Jesus é amor, e o que importa é a relação estável entre duas pessoas, com respeito, amor e cuidado, por isso, é cristão dois homens ou duas mulheres se casarem. Ai então, dai para se relativizar todas as verdades biblicas é um passo, por exemplo, que há outras oportunidades de salvação, que não em Jesus.
    Duvidam?
    Espero que não aconteça, para voces confirmarem.
    Soli Deo Gloria.

  8. Escritura é diferente de bíblia, lembre-se.
    João Calvino não pode ser interprete em nenhuma instância para ninguem, pois assim foi com os adventistas e a maioria das denominações pendurados em interpretações pessoais e afismações relativas.
    A revelação de Deus não é a Biblia e sim Jesus o Verbo encarnado, pode ser para os protestantes, mas não para os discipulos de todas as épocas, cuidado.
    A 2ª epistola de Paulo fala da Escritura e não da bíblia, a biblia é um livro referência à história, mas nesses últimos tempos o Pai nos tem falado pelo seu Filho (Hebreus).
    Lembrando:
    Deus não é a bíblia, Deus não é protestante, Deus não é evangélico, Deus não é catolico, Deus não é cristão.

    A referência que Jesus fala sobre a Escritura não poder ser anulada é que os que querem viver pela lei não podem viver por Ele que a cumpriu no seu todo, quem está em crito já cumpriu toda a lei que esta na Escritura que é até a sua morte, onde o testamento no seu sangue passou a ter validade.
    Augusto Nicodemus, tem um conceito de igreja pós constantino, pós concilios e denominacional.
    Temos que pensar igreja antes da institucionlização dessa palavra, ai sim dá para iniciar um diálogo saudável.
    No momento em que a igreja (pessoas) tinham apenas as palavras do Salvador no coração e algumas recomendações dos apostolos de forma oral. E em circustâncias extremas cartas com endereços certos. Que a nós são aplicaveis apenas os princípios, do contrario o evangelho proposto seria incapaz de se viver.
    Que a bíblia não é a Palavra de Deus todos nós sabemos, mas poucos tem a coragem de dizer, porque dá trabalho mostrar nos evangelhos quem é o Evangelho. Porque há um medo latente nos corações de muitas da liderança que o povo descubra que o Pastor é um só e os demais são iguais.A biblia merece nosso apreço e respeito como livro de informação histórica, cultural e de informação sobre
    Ele o Verbo da Vida, A Palavra de Deus, Jesus.
    Por isso muitos tem caixinhas de promessas com versiculos soltos para cada dia tentando contextualizar o que não podem. E outros em dias de desepero abrem a biblia aleatóriamente como um jogo de búzios evangélico para obterem respostas, a questões que Jesus falou com tanta clareza, e viveu.

    Que a Paz do Senhor Reine em nossos corações.

  9. a bíblia pode até ser inerrante sim mas muitas coisas nela escrita não serve mais pra nós em Cristo, prova disso é o sermão do monte aonde Jesus relativisou varias passagens da lei dizendo, EU porém vos digo, mas os exegetas querem manter o que a lei diz junto com o que Jesus disse, criando uma esquizofrenia na mente dos cristãos, esse é o problema e não a inerrancia das escrituras que muitos ficam defendendo e acabam confundindo mais ainda nossa fé em Cristo.

  10. Creio em Deus e no sacrifício de Jesus, contudo, têm certas partes que não gosto na Bíblia, principalmente aquelas que condenam o pecador, do resto eu gosto!
    Onde posso encontrar ensinamentos, uma religião, uma igreja ou um livro que se molde ao meu desejo, à minha necessidade???

    PS: Entendam, isso foi uma ironia! Sei lá… vai que alguém lê essa minha postagem e toma pra si com uma interpretação diferente, a que mais convier. Né?!

  11. Caro Luiz Antônio,

    nunca vi tanta bobagem em um comentário tão pequeno. Acho que deveria pensar antes de escrever. A bíblia, caro irmão, não prende Deus, pois foi Ele que a escreveu. Ela prende o ser humano. Este é que possui defeitos e deve ter um livro – que é o mesmo desde a sua compilação – capaz de guiá-lo.
    Imagine que Deus tenha um plano para a humanidade e para que este se cumpra, Ele dará um livro aos homens que deverá guiá-los. Ele daria um livro que fosse inerrável e harmônico que não deixasse margem à interpretação, ou daria um livro cheio de falhas e erros? Se a segunda afirmação for a correta o homem criaria a religião que quisésse, pois não há nenhuma base em que firmar a sua fé. Assim, com esse relativismo todo que retira da bíblia a sua credibilidade voltaríamos ao paganismo romano, uma vez que toda a palavra de Deus que nos foi dada é digna de desconfiança e o nosso coração, que insessantemente nos engana, levaria-nos aonde ele preferisse.

    Abraço e espero que a luz de Deus venha sobre ti e te ilumine para para de falar bobagens.

  12. Contra fatos não há argumentos, a bíblia é o livro perfeito que perfeitamente aborda as imperfeições humanas inclusive as minhas e as de Cáio Fabio, poderia citar alguns textos, mas o artigo de Renato Vargens tonar-me desnecessário…

    Para mim a bíblia é o superlativo paradigma magnânimo, com perdão da redundância…

  13. É difícil entender que nem tudo que está na Bíblia é aprovado por Deus?! Esta minha afirmação não faz da Bíblia um livro errado!
    Está claro, você mesmo transcreveu as palavras de Jesus "EU porém vos digo". Muita coisa relatada na Bíblia não é aprovada por Deus, não é pra ser feita, mas fez-se necessário deixar registrado para o nosso entendimento e não para nosso aplicação na vida.

  14. Graça e paz,

    Fico admirado com CaioFabiolatria,alguns são capazes de defende-lo com unhas e dentes,mas na verdade a um desequilíbrio com esse senhor,que precisa de se converter e assumir que ate agora vem trilhando um caminho perigoso.
    A bíblia e a palavra de Deus inspirada e ponto,e pra mim sempre haverão aqueles que não acreditam nele e ponto.
    Se professar cristão e não acreditar na bíblia, e o mesmo que respirar e não acreditar nos pulmões.
    Romanos 10:16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?
    Romanos 10:17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
    Romanos 10:18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo

  15. Amigos,

    Não sou seguidor de Caio Fabio e nem o conheço. Mas prestem atenção ao que ele diz. É a pura verdade. Agora o que o Nicodemos diz é um grande engodo.
    A bíblia é um livro que contém parte das Escrituras. A bíblia não é as Escrituras. Não confundam as coisas.

    Hoje temos acesso à bíblia em diversos idiomas, com suas epigrafes e versículos e capítulos que segundo os responsáveis, foi assim feito para facilitar a compreensão e estudo. Porém, isto não se confirma. Pois, só no Brasil existem mais de 20.000 denominações diferentes que dizem seguir o que diz a bíblia. Cada uma com sua própria maluquice.

    Para que possamos ler as Escrituras, na bíblia, tem que ignorar as divisões de capítulos, versículos e epígrafes e traduzir todas as palavras que não foram traduzidas. (as palavras transliteradas) e pesquisar e estudar muito, pois existem muitos trechos apócrifos na bíblia.

    É incrível que na bíblia tenha uma divisão separando o novo testamento do velho testamento e isto parece que não tem sentido algum para os "evangélicos". Fazem uma salada mista do velho com o novo e querem viver coisas do novo e coisas do velho. Dizem: Jesus é o meu único e suficiente salvador, mas logo se submetem a outros homens, como "autoridades espirituais" e se deixam levar por práticas do velho testamento como: dízimos e práticas de culto. E o que o Senhor Jesus ensinou não conseguem viver.

  16. outro dia ,eu estava assistindo um culto deste sr.e ele de forma esquizofrênica,me espantei,porque ele é que costuma dizer que há muitos esquizofrênicos no dito meio evangélico)pois,bem ele disse que os cristãos,que nós eramos a(diarréia de deus")Que termo chulo e sem propósito.De forma franca sabe o que eu entendo.De um lado espertalhões de toda ordem,surripiando,incautos e interesseiros da mesma estirpe.De outro lado,muitos intelectuais,que gostam de ser o centro da atenção,ex.gondim e este sr.Se os cristãos,deixassem estes camaradas de lado e se atem-se a Ler a Bíblia,orar,evangelizar e depender única e exclusivamente do Sr.Jesus Cristo,não teriam tempo para estes que querem aparecer.Detalhe,todas estas idiotices e frases mirabolantes que eles inventam,terão que dar conta.Definitivamtne,não se deve encher a"bola"de ninguém.e me desculpem a franqueza,este sr.Caio Fábio,também gosta de ter títeres lhe bajulando.Cá com os meus botões,me remete ao Verdadeiro apóstolo Paulo que sempre se colocava como um servo,humilde e temente,direcionando sempre o foco e a atenção,somente ao sr.Jesus Cristo.Que diferença nos dias de hoje,o que mais se vê é um querendo aparecer mais que o outro.Francamente.Quando O SOL DA JUSTIÇA ESTÁ BRILHANDO;A SABER O SENHOR JESUS CRISTO,NÃO HÁ ESPAÇO PARA"estrelas"e Nunca Haverá.Todo o Brilho quer de estrelas,da lua,do sol são únicos para engrandecimento do Santo Nome Excelso do Senhor Jesus Cristo.O resto srs.é só perda de tempo.Que Deus seja louvado Sempre.

  17. EU ACHO MUITO ENGRAÇADO,AS PESSOAS MORREM PELA BÍBLIA.EU CONHEÇO VÁRIAS PESSOAS QUE CONHECEM A BÍBLIA DE PONTA A PONTA E OS VERDADEIROS ENSINAMENTOS DADOS PELO CRISTO QUE É BOM,NIENTE.ASSIM É FÁCIL FALAR: A BÍBLIA É A BOCA DE DEUS E O QUE SAEM DA BOCA DESTAS PESSOAS NADA TEM A VER COM ELE.A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA.A BÍBLIA NÃO É MAIOR QUE O CRISTO, MAS CRISTO É MAIOR QUE A BÍBLIA.

  18. Renato Vargens

    Nicodemos vai ter que comer muito feijão e vatapá para discutir qualquer assunto da bíblia com Caio Fábio.

    É como um doutor da lei discutindo com Paulo, vai apanhar feio.

  19. E' incrivel ver pessoas com uma dificuldade enorme, em chamar a Biblia de Escritura, como Jesus fazia, e reconhece-la como tal e querendo mostrar uma religiosidade exacerbada, chamando-a de "palavra de Deus" o tempo todo.E' incrivel ver pessoas com uma dificuldade enorme de perceber que a Escritura a que Jesus se refere e' tao somente o Antigo Testamento, posto que, o Novo, foi montado e desmontado algumas vezes, ate chegar ao que temos hoje e agregado ao Antigo Testamento em um mesmo "livro", processo que durou alguns seculos. Cansa tambem ver pessoas falando sobre o perdao e incapazes de perdoar. Quem foi que disse que o que Deus e' ou o que Deus pensa cabe dentro de um livro, seja ele (livro) qual for? Quem foi que ensinou a essa gente prestar adoracao a um livro mais do que ao personagem principal desse livro. E' logico, que ao longo do tempo descobriram que atraves do livro poderiam manipular vidas, o que nao perceberam, no entanto, e' que com isso se fizeram presas da propria armadilha. O livro e' sagrado e continua sagrado, como diz o Caio no video, mas Deus vai muito alem disso tudo que esta escrito, e e' dificil pra compreender isso pra quem estra prenhe de religiao. O livro tem falhas sim! Tem lapsos, sim! Tem muita politica e conveniencia na sua formacao, sim!Livros foram inseridos e retirados ao longo da historia bem como versiculos alterados de acordo com a conveniencia denominacional, sim! Nem por isso ele ( o livro) deixa de ser sagrado. Deus? Jesus? Esta muito alem disso tudo e so' vai entender isso quem realmente conheceu a verdade e foi liberto!

  20. Como não quero discutir deixo apenas as palavras do apóstolo Paulo à Timóteo:

    "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"
    2 Timóteo 4:3

    "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,[..]

    Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"
    2 Timóteo 3:14,16

  21. Achei bem estranho ver muita gente empenhada em defender o Caio Fábio ao invés de discutir teologicamente tudo o que ele disse. Eu gosto de muitas coisas que o Caio diz mas eu não o sigo, sigo apenas a Cristo, as palavras dele não são verdades absolutas, toda palavra fora das Escrituras deve ser julgada. Sim, desta vez o Caio Fábio errou, com olhos carnais, com uma leitura alicerçada em lógica humana e com suas palavras articuladas tentou "matar" a Palavra de Deus que é viva e Eterna e jamais passará.

    Sola Scriptura, Solus Christus!

    Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus
    Mateus 22:29

  22. Caio Fábio quis dizer que trechos biblicos podem ser pegos fora do contexto por falsos profetas e Satanás com o objetivo de enganar as pessoas!!! Jesus é maior q a Biblia!! ahauhauah

  23. Eu acredito que alguns tradutores podem ter distocido a palavra, mas sei que o nosso Senhor vela por ela e que é fiel em cumpri-la esse tal de Caio Fabio já caiu da graça faz tempo e seus seguidores com ele.

  24. Como vcs podem criticar um cara que exalta tanto Jesus?? Exalta tanto a importancia de Jesus!! Jesus é a Palavra, o Verbo!! Vocês querem Jesus e mais as leis…Mas quem tem Jesus tem tudo!!

  25. É óbvio que Cristo é maior que a bíblia, Deus é maior do que tudo. Mas como vc conheceu a Cristo, como você conheceu a Deus, Ele apareceu a você durante alguma viagem ou em alguma vigília noturna? De onde você tirou seu padrão moral de certo e errado? Sim a "letra" mata, a palavra de Cristo tem poder para salvar e tem poder para condenar. Sim, Caio Fábio está certo e Paulo está errado quando diz:

    TODA A ESCRITURA é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;”
    2 Timóteo 3:14,16

    Quando ele fala Escritura está falando da Torá e de todos os livros pertencentes ao "antigo testamento" uma vez que suas cartas e a dos outros apóstolos e os evangelhos ainda não haviam sido todas escritas.

    Tudo o que sabemos sobre Deus está entre Gênesis e Apocalipse, querer atacar a Palavra de Deus declarando-a falível é cair no fermento do gnosticismo.
    Abre o olho, ou você terá uma grande surpresa quando descobrir que o Caio Fábio não pode te levar para o céu.

    Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus
    Mateus 22:29

  26. Caio Fabio tem o direito de dizer o que quer e bem entende. É livre o pensamento e a liberade de expressão garante a constituição, qunato a injúira que cometem contra ele, isso sim é crime e condenável. Ninguém tem obrigação de crer no que ele disse. Nem Jesus Cristo reagiria assim.

    Infelizmente ele está sendo mal interpretado por questões de semântica. É injusto esse linchamento. São raros os cristãos que entendem o que ele quis dizer.

    Infelizmente Caio Fabio não vai fazer um desenho para do que quis dizer. É difícil para a maioria dos crentes perceber que: As rosas não são rosas, são vermelhas e as violetas não são violetas, são azuis.

  27. Meu caro Joao Urbano, voce tambem esta dizendo que o livro e' que e' "palavra de Deus e que e' eterno? E' isso? Veja bem o video e pelo amor de Deus entenda ( o que a maioria nao consegue) que este livro, que continua sagrado pra mim, mas nao ao ponto de idolatra-lo, ao longo do tempo, vem sendo manipulado, e servindo para manipulacao de milhares, de acordo com a vontade dos lideres denominacionais e religiosos de todo tipo e em todas as epocas. Jesus e' a verdadeira Palavra de Deus e ele mesmo diz isso, agora, o pessoal nao esta empenhado em defender Caio ou Fabio, mas esta tentando faze-los entender que o livro nao pode ter mais importancia do que o Mestre, e muitos nao conseguem ver isso e o mais incrivel, nao conseguem mais chamar a Biblia de Escritura como Jesus fazia. Que o cara que postou isso defenda essa posicao, eu entendo, porque ele depende disso, e' o seu ganhapao, ele possivelmente, morreria de fome, se nao defendesse isso. Mas, pessoas que conseguem pensar e que tem capacidade de observacao perfeita… e' incrivel!

  28. Quanta polêmica e quantos comentários.

    Aqui no PC quando um assunto plenamente Cristocêntrico é postado vemos pouquissímos (as vezes nenhum) comentério (já disse isso em um post antigo), mas quando é tocado em "seus ídolos" na "sua religião" os "filhos" pulam e gritam forte.

    O que este suposto/pretenso pastor comentou em nada difere do que os telepastores fazem todos os dias, a polêmica esta porque ainda existia muita gente crendo em homens/Caiólotras.

    Reintero comentário anterior:

    Alguém lembra da Dercy Gonçalves???

    Aquela velha que fazia de tudo para chamar a atenção para si! Dizia "escândalos", proferia polêmicas e afins em uma tentativa doentia de ser vista e qunato mais velha ficava mais o seu ego agonizante GRITAVAAAAAAAAAA.

    Pois assim é a "Dercy Fábio Gonçalves Evangélica" que vive desesperado por holofotes, faz qualquer coisa para chamar a atenção para si, infelizmente vejo NADA de CRISTO naquela vida HUMANISTA.

    Infelizmente a mistura de afirmações verdadeiras e lógicas, juntamente com falsidades é um velha tática satânica, será que não aprendemos isso até hoje?

    Só espero que no próximo carnaval a "Dercy Fábio Gonçalves Evangélica" não apareça na sapucaí com as coisas de fora.

    "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20)

    https://www.facebook.com/AHORADAPALAVRA

  29. Se ela não está totalmente correta, me diga o que está errado na bíblia para eu poder rasgar o que não é a palavra de Deus. Eu, por exemplo, não acho certo esse negócio de "dar a outra face", porque se alguém me faz uma injustiça eu não gosto e quero me vingar. Então se o Deus me fez assim ele deve estar mais certo que a bíblia, então a bíblia está errada. (ironia mode: on)

  30. Só enxergamos aquilo que realmente queremos ver. E cada um interpreta o outro e o mundo que o cerca a partir de si mesmo. Não é a toa que temos quatro evangelhos para falar de uma mesma pessoa, mas vista por quatro olhares diferentes.
    Compreendo a colocação do Caio e são verdadeiras, afinal a bíblia foi escrita por homens tão falhos quanto eu, mas que na sua impotência foram direcionados por Deus. Mas o nosso maior erro é julgar a pessoa e não o que está dito.

  31. Vamos prestar atenção ao que ele disse,e não ao que se diz que ele disse.De fato a genealogia de Jesus pula ou omite muitos nomes,mas isso não configura heresia.Qualquer ateu pode usar este argumento para dizer que a bíblia erra.Em gênesis estão assinalados os patriarcas,descendentes de Adão, e não todos os homens que nasceram,né?Mas quanto a chave de interpretação da bíblia,é Jesus mesmo,e isso era ensinado na igreja presbiteriana a 30 anos.Se jesus é mo parâmetro para a bíblia,como posso afirmar que o Caio está defendendo casamento entre homossexuais?Aliais qual pastor já deu a cara pra bater,como ele fez?Se quisesse poderia estar em qualquer denominação evangélica,poderia fundar sua própria denominação,mas não o fez,para a tristeza dos acusadores e invejosos.Ora,cara pálida,não entende que o próprio Jesus ,a quem Caio citou como chave hermenêutica da bíblia,é o autor e guia do entendimento dada por Ele mesmo? Fala sério!!!

  32. João Florentino da Silva, eu entendi o que o Caio Fábio disse, eu concordo com ele em muitos pontos, por exemplo que a bíblia deve ser lida e analisada de uma perspectiva cristocêntrica e de que Jesus é o verbo feito em carne, sendo Ele a verdadeira Palavra de Deus uma vez que era o próprio Deus feito homem.
    O que eu estou apontando como falso na fala do Caio Fábio é dizer que a bíblia, segundo as próprias palavras dele, "não é um livro de Deus". Falou que a bíblia não é uma palavra perfeita e possui um monte de erros e contradições. Ora, existe "contradição" nos próprios Evangelhos, pela teologia reformada sabemos que são contradições "aparentes" e não erros. Pelo seu fruto Caio Fábio se revelou ser um seguidor da neo-ortodoxia (barthianismo). É uma questão muito complicada, meu julgamento não é contra a pessoa do Caio Fábio mas sim contra sua maneira de "ver" as Escrituras Sagradas, ou será que ele é para você tal como o papa é para os católicos: infalível?

  33. Renato Vargens

    O cara tem que ser muito ignorante e tapado para não entender o que Caio Fábio explicou.

    Obrigado Renato, pois aprendi muito com o vídeo, entendi que só Jesus é a Palavra Eterna.

    Realmente a bíblia só tem sentido com Jesus, pois Ele é a interpretação das escrituras. Que sacada de Caio Fábio.

    Essa sacada causa inveja nos "doutores da lei".

    Mas um pouquinho de humildade nos "doutores" acabam aprendendo.

  34. Que Graça de Deus? o que é de Deus e o que não é? se parte dela não é a Palavra, o que garante que o resto é? quem garante que Cristo fez o que fez se a Bíblia pode estar equivocada?

  35. Amigos,

    vou citar só alguns erros da bíblia pois não caberia aqui todos que conheço:

    Deus pede para fazer holocaustos e sacrificios logo após a saida do Egito (Exodo 20: 24 )
    Mas em Jeremias 7:22 diz: Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
    Jeremias 7:22

    Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12).
    Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30).
    Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11).
    Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10).
    Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28).

    Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4).
    Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).
    E Jesus declara todos os alimentos puros. ( Marcos 7: 18,19,20)


    Deus proibe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
    Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).

    Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
    Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
    Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).


    Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
    Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

    Satanas provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
    Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

    – Acho que ta bom por enquanto. Será que não tem algo errado ai? Como podem dizer que estas controversias todas é a palavra de Deus?

    P.S: não sou ateu.

  36. Largo é o caminho que leva à perdição…ops, de acordo com os apóstatas aqui talvez não…Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida….quem sabe, de acordo com o joio aqui…quem tem falta de sabedoria peça à Deus…hmmm, os hipócritas caídos preferem a hermenêutica, embora provavelmente não conheçam seu significado maligno e nem mesmo sua grafia correta… tem H, néscios…e são elas mesmas que testificam de mim…ué, mas se a escritura é falha, diriam os DESGRAÇADOS…

  37. Creio que todos estão certos e ao mesmo tempo errado. É isso, relativismo, absolutismo, iluminismo, e tantos ismos como Metodismo, Presbiterianismo, Batismo(Batistas),Luteranismo e tantos outros infinitos ismos que nos acercam, cada um com um óculos especial que nos colocam em ambos os olhos para que não enxerguemos em estereoscopia como normalmente vemos, ou seja largura, altura e principalmente profundidade. Porque certas partes da Bíblia são inesploráveis e inconcebíveis para todos esses ismos que citei acima? Certamente poque a Bíblia se tornou inerrante assim como o Papa se tornou infalível pelo catolicismo ou batismo por imersão indiscutível para o Batista, ou a consubstanciação irrepreensivel para os Luteranos, o falar em línguas intocável para os pentecostais e neo-pentecostais. Concluo que possa haver várias interpretações: Ou a Biblia é infalível e aqueles que dizem que não é o são, pois cada um parte pra um lado; ou a Bíblia é falível o que justificaria tantas religiões e facções,pois creio que todos os teólogos dessas denominações são no mínimo inteligentes. Tenho que render-me ao seguinte ponto de vista: concordo relativamente com Nicodemos porém vejo uma maior coerência em Caio. Se os "cristãos", esse povo tão distante um do outro e tão dividido olhassem para a Bíblia do ponto de vista de Deus e de Jesus Cristo sem bibliolatrar-mos, ou caiolatrar-mas ou nocodemolatrar-mos, ou latrar-mos de alguma outra forma, creio que estaremos no verdadeiro CAMINHO, é lógico, somente se ele ja viver em nós, que também é a VERDADE e a VIDA.

  38. É suficiente ler a chamada do título do texto acima, para perceber o quanto seu conteúdo é, inegavelmente, PESSOAL.

    E o apelo chega ao seu ápice, quando se coloca uma 'autoridade' para desbancar a anterior…

    Impressiona-me ver como alguns 'líderes' se incomodam com a popularidade de outros, usando isso como motivação, esmerando-se em 'evangelizar' com base nas vaciladas de outros mais afamados que eles próprios.

    Quanto mais eu leio textos assim, permeados de apelações desesperadas, mais eu me lembro do que disse o autor de Eclesiastes:

    Então, vi que TODO o trabalho e TODA destreza em obras provêm da INVEJA do homem contra o seu próximo.

  39. IRMAO REINALDO COM TODO O RESPEITO, TEMOS QUE FICAR COM AQUILO QUE JESUS CRISTO FALOU, ELE FALOU PARA PREGAR O EVANGELHO QUE É DE MARCOS 1.1 EM DIANTE PARA A NOIVA DELE,., POIS QDO MISTURAMOS AS DUAS ALIANÇA JUNTAS TRAZ MUITA CONFUSAO, ENTAO É MELHOR FICAR COM O QUE CRISTO FALOU PREGAI O EVANGELHO QUE CONTEM AS PALAVRAS REVELADAS QUE VAI PERMANECER, ENTAO TANTO PARA GREGOS, JUDEUS, E TODOS OS POVOS TEMOS QUE PREGAR ESSE CRISTO RESSURETO SOMENTE. AQUELE QUE ME AMA GUARDARÁ A MINHA PALAVRA MEU PAI O AMARÁ E VIREMOS A ELE FAREMOS NELE MORADA; MOISES DISSE QUE VIRIA UM PROFETA COMO ELE E QUE TODA ALMA QUE NAO OUVIR PERECERÁ ;, DEUS DISSE ESSE É MEU FILHO AMADO A ELE OUVI.,. ENTAO VAMOS OUVIR AS PALAVRAS SOMENTE DO SENHOR DA IGREJA…,. GRAÇA E PAZ

  40. João Bosco,

    Você já recitou sua pérola e já divulgou seu blog 🙂

    Dica: aguarde novo texto polêmico (pelo menos pra num dar tanto na vista) para repetir os mesmos erros que (quase) todos cometem. Inclusive erros gramaticais CRASSOS.

    Ih, ih!

  41. O nùmero do anticristo è:"999".-O nùmero "6"è O "Amor Universal" representado pelo Cristo!Simbolizado pela estrêla de "6 pontas",tambèm chamada pelos judeus de:"Estrêla De Davi".Ela è formada por 2 tiãngulos esòceles sobrepostos;A ponta para cima representa os mundos superiores e a vinda de Cristo ao mundo;a ponta para baixo,representa a Terra e o ventre de Maria recebendo O Messias;e os dois triãngulos representam tambèm:A comunicação entre "mundos inferiores e superiores"!-O nùmero "9"è profètico e considerado nas seitas secretas como sendo:O nùmero dos iniciados".
    Um dos castigos entre os judeus era:39 açoites;a novena que são 9 dias de orações da igrêja Catòlica;no jogo do bicho o nùmero da cobra è"33"e no grupo"9".PazM.M.

  42. Meu Senhor està muito triste!Pois:todas as igrejas e no mundo todo,passam um cristianismo que Ele não ensinou!Permita-me esclarecer meus irmãos sem me interromper,por favor!

  43. Esse cara adora uma polêmica, ele vive disso… Crer na Bíblia é acima de tudo uma questão de fé, Jesus, nem tudo que eu leio eu compreendo, mais se a bíblia diz eu aceito.
    Querem complicar o que Deus simplificou…apenas creiam!

  44. Você precisa estudar mais história. A tradição eclesiástica tanto católica quanto a protestante estão no mesmo time nesse quesito. Quem decidiu quais livros estariam contidos no canon bíblico, não foi uma revelação divina, e sim concílios eclesiásticos compostos por homens religiosos, sem contar que o canon bíblico já mudou muitas vezes e a bíblia católica contem 7 livros a mais, e as igrejas ortodoxa e etíope muito mais ainda.

    Nós somos cristãos, e não muçulmanos. Nossa fé é baseada numa experiência fenomenológica com o Deus vivo, e não num livro. É claro que a escritura tem sim sua importância, pois é um método que Deus usa para que conheçam a ele. A escritura é uma ferramenta que direciona à Verdade (cristo) mas não é a Verdade em si, e sim um testemunho da Verdade.

    Se fosse assim, gerações e nações inteiras iriam para o inferno sem ao menos ter a chance de no mínimo rejeitá-la. Os cristãos primitivos não tinha bíblia, totalmente completa como temos hoje. Sem contar que gerações inteiras de cristãos batizados nem sequer sabiam ler e nem por isso deixaram de ser salvos.

    Que Deus te abençoe e te ilumine! 🙂

  45. Mano de Jesus,
    Você sim está errado!
    Existem erros de tradução na Bíblia! E o Velho Testamento é passado. Ela não é a Palavra de Deus PAI. Na verdade ela contém a Palavra de Deus PAI!
    Procure não defender o que você acha!
    Vai pregar a Palavra que você tanto ama. Ajude os pobres. Faça o dia de seu próximo feliz!
    Não defenda um livro! Obedeça as PALAVRAS DE JESUS!
    Fiquem na Paz!

  46. Esse assunto é realmente um problemão.
    E que não deveria estar sendo discutido pelo Caio Fabio pelo seu simples testemunho de vida.Em outros tempos ele jamais falaria isso, pois sabia que precisava das editoras evangélicas do Brasil para se promover.

  47. Nao chame ninguem de idiota por isso, meu querido, a palavra, nao e' o livro, a Palavra e' o proprio Jesus, que voce e o irmaozinho Vargens deveriam conhecer melhor como verdade, para que fossem libertos.

  48. Engano seu meu querido, voce que diz ser a sua Biblia a palavra unica de Deus, nao aprendeu ainda que odiar como voce odeia o Caio e' pecado? So' pra ficar por aqui. Ta bom?

  49. Absolutamente, o Fabio e' falivel, ja provou isso, como qualquer um de nos, bem como o livro, organizado por desejos politico/religiosos de todos os tempos, que homens continuam manipulando ate hoje, tem o seu grau de "sagrado" mas tambem tem as suas falhas historicas e da historia, bem como palavras extremamente humanas. Nao deixa de ser sacro mas, sacro nao quer dizer divino.

  50. Os livros da bíblia foram escritos centenas e até milhares de anos depois que os fatos ocorreram. Como as pessoas daquela época criam no Evangelho sem ter a Bíblia na mão? Simples, antes de existir a bíblia, a Palavra já existia. Antes de tudo ser criado, a Palavra já existia. A Palavra é Jesus. As pessoas criam em Jesus, e na pregação dos apóstolos e isso foi suficiente.
    Se todas as bíblias do mundo fossem queimadas hoje, você perderia a fé? Mais uma pergunta: Você carrega a bíblia ou a Palavra no seu coração?

  51. Jesus depende? do que? de mim,de você? Mano abra os sentidos da sua consciência,saia da Matrix,melhore sua existência aqui na terra.paz

  52. Por causa de vós e de toda essa perda de tempo é que o mundo está como está!

    Entrarão pela porta gente do mundo todo… mas aqueles que se achavam donos da verdade ficaram de fora!

    Vão as ruas e amem as pessoas que estão no caminho de morte! Vão as igrejas e amem as pessoas que estão a caminho da morte!

    O mundo significa TUDO! não existe lugar santo e lugar imundo!

    Próprio Deus fez isso DEMOLINDO o templo!

    AMEM AS PESSOAS! AMEM! AMÉM!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui