Toda discussão teológica é do diabo?

9
517
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Lutero diante do tribunal religioso de Worms, Alemanha, defendendo a doutrina da justificação pela fé.

Por  Augustus Nicodemus Lopes
De vez em quando leio comentários de cristãos nas mídias sociais dizendo, “eu sou mais a Bíblia, eu só quero Jesus, esse negócio de discussão doutrinária só divide a igreja, é coisa de homem e do diabo”.
É claro que eles estão certos se a discussão doutrinária for movida por interesse mercenários e pela luta pelo poder. Todavia, este tipo de juízo generalizado revela uma falsa piedade enorme e uma ignorância ainda maior.
Se hoje estes queridos têm a Bíblia no Brasil para ler em português e conhecem o Jesus que ela ensina é por que:
– A Igreja reconheceu os 66 livros somente depois de muita polêmica contra Marcião e Montano no séc. II a III; sem isto, nem Bíblia teríamos ou então, uma mutilada;
– Os Reformadores quebraram o pau na Idade Média para dizer que a Bíblia é a revelação final de Deus e com isto conseguir que ela voltasse para as mãos do povo;  sem isto, estaríamos escutando missa em latim até hoje e sem uma Bíblia em nossa língua para conferir;
– Comitês de tradução brigam e disputam teologia para saber qual a melhor tradução do grego e hebraico para o português; imagino que estes irmãos “piedosos” não lêem nem grego e nem hebraico e que dependem do português para ler a Bíblia;
– Teólogos e mestres crentes lutaram e brigaram contra os liberais para que as igrejas ficassem com o Evangelho puro acerca de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Sem estas disputas teológicas, estaríamos reverenciando um Jesus diferente daquela da Bíblia.
 Portanto, acho que estes irmãos estão simplesmente cuspindo no prato em que comem todo dia, ao condenar as disputas teológicas ao mesmo tempo que lêem sua Bíblia em português.
***
Augustus Nicodemus é pastor presbiteriano, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, escritor e blogueiro. Divulgação: Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

9 COMENTÁRIOS

  1. Neste caso dou razão ao Professor Augusto Nicodemos.Por absoluta falta de conhecimento das Escrituras o povo fala o que houve dos falsos profetas,isso Oséias 4.6 já dizia a mais de 1000 anos AC.tito from brasília.

  2. Este comentário veio como bálsamo ao meu coração, pois li outros comentários neste e em outros blogs que condenam o estudo sistemático da Bíblia, cursos de teologia, que todos os mestres de teologia são do diabo, que todas as igrejas formais são do diabo, que preferem servir a Deus nos lares, enfim, generalizam tudo. Li em um blog o testemunho de alguém que disse ter sido liberto por Deus em um culto quando o pastor orou por ele, entretanto, disse em outro artigo que essa e todas as igrejas são do diabo. Quanta incongruência. Sou leigo em teologia, contudo tenho 4 bíblias de estudo e outros livros onde procuro aprender, com senso crítico, as verdades bíblicas. Tenho sede de conhecimento de Deus. Há o conhecimento de Deus revelado pelo Espírito Santo desde a conversão e há o conhecimento adquirido com o estudo das escrituras, assim creio. Que Deus abençoe a todos.

  3. Meu querido irmão Rev.Nicodemus, suas palavras são de quem conhece bem a coerência de um servo diligente.
    Alguns mercenários que desafiam Deus em suas ridículas palestras, causam não só divisão entre igrejas, como também conflitos familiares.
    Tem "teólogo" de botiquim que gosta de bater boca com transexuais em rede nacional.
    Nada contra a clase das bonecas, mas Deus não levantou homens que conhecem a palavra para esse tipo de farrinha gospel, devemos pregar o evangelho a todos com amor, convidar as pessoas para que participem dos cultos como convidados do Senhor Jesus.
    Eu conheço dois casais que moram de frente pra uma praia em Vila Velha – ES, que descem de seus respectivos apartamentos e oram com e pelos transexuais que fazem ponto ali mesmo.
    São servos de Deus que amam as almas e não utilizam a teologia para ameaçar ninguém, muito pelo contrário, são duas famílias humildes e cheios de paz no coração.
    Foi um grande exemplo para mim e um amigo que mora lá e também é pastor.
    Deus o abençoe grandemente Reverendo, sua participação é de extrema importância para mim e quem o conhece pessoalmente…

  4. Concordo com o Rev. Nicodemos, pois dentro de algumas denominações, já consideram algumas passagens biblicas para contextualizar a proibição de uma discursão doutrinaria.

  5. Religião e fé, são para àqueles que para serem virtuosos, precisam viver sob a ameaça do fogo do inferno.
    Religião e fé, são para àqueles que para serem virtuosos, precisam de algo em troca (vida eterna).
    Chantagem, portanto. Serei isto se me deres aquilo. Algo amoral, Não é mesmo?
    Com a palavra, algum cristão renascido e com a sabedoria superior do espírito santo.

  6. Em relação aos padrecos sodomitas e vagabundos, eu sou a favor de que todos sejam capados. Sei que parece meio estranho e injusto a um ateu, afinal, nem todos são culpados. Mas para os cristãos, tudo faz muito sentido, estão acostumados com um inocente pagando pelos pecados dos outros. Faz parte do processo hipnótico a que são submetidos pelo púlpito. Melhor prevenir que remediar. Não é mesmo? Com a palavra algum cristão renascido com a sabedoria superior do espírito santo: NDSIMAS@YAHOO.COM.BR

  7. Existem aqueles porém que só produzem questões, como disse Paulo. Valores espirituais eles não têm. Eu conheço essa gente que quer ser metida a teóloga, adultera, calúnia e corre atrás de jabá. É claro que respeito os verdadeiros teólogos, que verdadeiramente defendem a fé, e são pessoas de valores e ética.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui