O Problema é a Bíblia que atrapalha

25
663
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 


Por Jofre Garcia
A caminhada cristã é feita na estrada dos absolutos.
Por esta razão os profetas bradaram sua voz contra poderosos reis, sistemas religiosos corruptos e a própria cultura adoecida de suas gerações. O elemento solidificador de sua mensagem era a inspiração divina, que com severidade ecoava: “Assim diz o Senhor”.
Reformas como a do tempo de Josias (2ª Crônicas 34.1-35.19), e os reformadores como Esdras e Neemias, tiveram como coluna mestra e rocha de construção a comunicação divina através da Palavra de Deus. Em nenhum desses momentos de tensa dramaticidade para o povo de Judá foram-lhes oferecidas “revelações” atípicas, rituais estranhos, subterfúgios místicos ou transes embriagantes, mas, o modificador da vida e das diárias do povo era a Palavra Absoluta de Deus.
A vida e obra do Messias foram respaldadas por cerca 300 profecias a seu respeito e todas se cumpriram cabalmente. O Mestre co-relatava suas ações com o que estava estabelecido nas Escrituras. Algumas de suas afirmações acerca delas foram: que não podem falhar (João 10.35); erravam por não a conhecerem, nem o poder de Deus (Mateus 22.29); que os acontecimentos em torno do seu ser e sua história era para o seu cumprimento (Mateus 26.54,56); que ela dava testemunho sobre Ele, Jesus (João 5.39); que elas eram suficientes para o conhecimento da salvação (Lucas 16.29-31) e que era a verdade (João 17.17).
O caminhar dos apóstolos e discípulos na implantação da Igreja de Cristo teve sempre como patamar a proclamação da Palavra de Deus. O Senhor comissionou-os a ensiná-la (Mateus 28.20). Felipe anunciava Jesus através dela (Atos 8.35). Paulo testificou sua inspiração e fidelidade (2ª Timóteo 3.16). Para Pedro – concordando com Salmos 119.105 – era como uma candeia a iluminar em lugar escuro, e jamais podia ser particularizada por indivíduos para os seus próprios desejos (2ª Pedro 1.19-21). Pedro, também tinha plena consciência de sua eternidade (1ª Pedro 1.24,25). O escritor de Hebreus a identifica como viva, eficaz e espada de dois gumes com uma ação imanentemente transcendente em toda criação (Hebreus 4.12).
A Reforma Protestante foi um movimento de retorno ao estudo, ensino da Bíblia na prática de vida da Igreja. Nada foi tão poderoso para abalar as estruturas de poder de uma religião perdida e corrompida do que a argumentação de que a Bíblia, somente a Bíblia é a única regra de fé e prática (Sola Escriptura).
Como podemos perceber os avivamentos na história da Igreja é uma seqüência de retornos a obediência ás Escritura Sagradas.
Para os protestantes, os “crentes”, a Bíblia está acima qualquer outra revelação, tradição ou concílio. Aliás, qualquer sonho, qualquer profecia, qualquer movimento, qualquer avivamento, qualquer prática, qualquer ensino tem que se coadunar com a Palavra, de outra forma seja anátema, ainda que seja um anjo a bradar. (Gálatas 1.8)
Eu pensava que era assim!
Visite uma “igreja” em qualquer dia, qualquer “culto”. Principalmente aquelas dos novos movimentos, dos “moveres”, dos “mistérios”, as neo-pentencostais e você testemunhará o absoluto da Palavra de Deus, a Bíblia, ser descaradamente colocada em segundo plano, esquecida, relegada, ou ainda pior, distorcida e aviltada.
Adivinhações, “visões”, profecias antropocêntricas, mensagens de auto-ajuda, metralhadoras para matar o capeta, gente rodando como carrapetas sem razão, disparate de falação em línguas e promessas de vitórias subjetivas e sofismadas que não se concretizam. Some-se a isso a música sendo usada como um mantra hipnotizante que induz os participantes a gestualidades assustadoras e paranóicas.
Meu Deus! Meu Deus!
Que “igreja” é essa?
Em que parte não entenderam: “ ordem e decência”?
Em que lugar foi perdido a cristocentricidade do Culto?
Em que lugar aprenderam que o Pai, o Filho e o Espírito vivem a nos servir como garçons celestiais a nos fornecer como marmitas as “bençãos”, que nada são a não ser desejos mesquinhos de vil metal e de pisar, humilhar e derrotar quem por alguma razão nos ofendeu?
Cansei de ver pregadores que nem sequer a Bíblia consultava para suas prédicas. Ficava deveras confuso com essa anti-prática cristã, até que compreendi o problema da Bíblia, é que ela, nesses casos, só atrapalha.
Em Cristo, a Palavra da Verdade.
***
Direto do blog Auxílio do Alto, Via Arte de Chocar. Divulgação: Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

25 COMENTÁRIOS

  1. Também acho isso!!! o que vem acontecendo nos dias de hoje é que as pessoas não seguem a Jesus e a sua palavra, elas seguem a uma doutrina de igreja que não vai leva-la a nada, ficam gritando caiando no chão e levando jesus com irracionalidade, e isto é culpa dos maus pastores que se dizem de Deus mas na verdade não o conhecem, pois, falam o que as pessoas querem ouvir, e não o que elas necessitam ouvir, levam a palavra de Deus na teologia, e não pelo espírito Santo, pois quando nós o conhecemos, não precisamos estudalo pois o espirito santo nos traz a sabedoria e entendimento de sua palavra, Deve-mos apresentar a ele o nosso Culto Racional, Deus não se importa com os nossos sentimentos e sim com a nossa fá, pois sem fé é impossivel agradar a Deus!!! Um abraço pessoal do pulpito fiquem com Deus.

  2. Falou pela boca do anjo! hehehehehe

    Sou obrigada, infelizmente, a concordar com o texto. Hoje vemos um sem fim de mantras "gospel" e de movimentos de "unção gospel" (afinal, se é gospel, pode né? #SóQueNão)

    Mais palavra de Deus, mais vida, mais graça, mais amor… Mais poder do Verbo Vivo.

    E repito: Maranata! Vem Jesus, que este mundo já findou pra mim… uasahuhaushauhsua

  3. Gostaria de saber onde eu poderia verificar uma lista com as citadas cerca de 300 profecias sobre Jesus.
    Gostaria de conferir se são semelhantes às que eu conheço, pois um amigo me passou uma lista menor e eu fui verificá-las na Bíblia. Resultado: de 25 até o momento, 4 Jesus não cumpriu e 21 nem eram profecias, mas trechos tirados do contexto.

  4. Shalon Adonai! amados, me apresente qual o problema ou dificuldade em que a Bíblia não tenha uma resposta direta e adequada? e depois precisamos conhecer a APOLOGÉTICA, na verdade nenhum problema, a BÍBLIA fala a língua dos homens atuais, tementes e obedientes a Deus, seguidores de JESUS O MESSIAS. Se estamos seguindo outro caminho que não seja o de Jesus, então é bom arrancar seus chifres de bode. HALLELUJAH.

  5. E nos ultimos dias derramarei do meu espirito sobre toda carne! se vc lê biblia vai ver mover de DEUS em varias partes da biblia. Tudo bem concordo a respeito de louvores de 18:30 até 20:30 errado pois a palavra é que vivifica.

  6. Amado irmão Leonardo, acompanho seus textos aqui neste site e compartilho da mesma opinião. Tenho alguns textos seus em meu blog, visita pra conferir, acho seu ponto de vista bem relevante. Seria um prazer ter um texto seu em meu blog.

  7. Mas sabe qual é o problema tmbm irmão, é que algumas pessoas querem enfiar "goela" abaixo dos outros apenas aquilo que eles acham certo na Biblia
    Na Biblia ha mover sim, ha pentecostes sim, ha louvor e alegria siiiiiim senhor.
    Claro em momento algum aqui estou em conformidade com aberrações hereticas, na casa de Deus deve haver equilibrio, mas não sejamos tmbm pedras de gelo e queiramos que todos o sejam tmbm, do contrário o chamaremos de loucos, pois bem me chamem se quiserem.

  8. AO comentario do irmão acima, sim nos ultimos dias o Espírito seria derramado em toda carne, mas não vejo o Espirito de Deus envolvido por movimentos estranhos, por linguas muito estranhas,por festas gsopel em que nada edifica e não leva os jovens a uma verdadeira e autentica intimidade com Deus,não acho graça em fazer o Espirito Santo se passar por tolo, torpe e degradante, menos ainda constragedor. Não vejo o espírito Santo fazendo parte de uma geração de crentes omissos, consumistas e sem amor, um evangelho caro , onde só a fé e joelho não tem mais valor, é necessário ter cash pra ser um crente fervoroso nos dias de hoje. Obrigada por ajudar a descer esse evangelho mediocre e cheio de recheios enganosos, eu precisava disso.

  9. Bom dia

    Realmente irmão, o texto que vc escreveu e infelizmente a realidade da igreja Brasileira, precisamos como igreja remanescente defender a fé que foi confiado aos santos, como vcs do pulpito cristão dissem:
    O $how tem que parar!

    Deus os abençõe.

  10. Amiga Izabel! Eu não quiz dizer que na igreja devemos ser pedras de gelo, pois é quase impossivel buscar a Deus sem que sintamos um gozo na alma ou emoção, só que não devemos paltar isto como termometro de nosso bem estar com Deus, muitas pessoas acham que estão cheias do espirito Santo, por que charam na oração, por uma oração bonita do pastor ou uma musica bonita, podemos orar sem sentir nada, mas ter a certeza de que o Espirito Santo é conosco, eu gostei muito do que vc disse, fiquem com Deus mas uma vez, vamos partir pra cima doo infeeerrrnnooooo!

  11. A Paz irmãos!

    Li a matéria "O problema é a Bíblia que atrapalha" e acho muito complicado uma afirmação tão genérica como essa "visite uma "igreja" em qualquer dia, qualquer lugar"…Qual “igreja”?

    Em primeiro lugar, o autor da matéria não cita nehuma "igreja", em segundo: até o presente momento, estou frequentando uma Igreja onde existe orações, louvores e a livre manifestação do Espírito Santo para operação de milagres , curas, línguas e profecias.

    Entretanto, continua sendo a Palavra de Deus a principal expectativa do nosso Culto.

    Alguns exemplos ( e ou passagens) de mistérios em que Homens de Deus se viram envolvidos pelo Espírito Santo, leiam a Palavra de Deus: Daniel C10:8-9; Ap C1.10-18 e Isaias 29:9.

    Assim, gostaria de uma réplica nesse espaço democrático, a fim de fomentar a discussão sem fermento.

    Firme na Fé, Esperança e no Amor!

    Claudio

  12. Saudações!
    A paz Isbel

    Concordo! "Onde há o Espírito Há liberdade! Amém.

    Uma Igreja Cristã que se preze, deve antes de tudo: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Então, de acordo com esta Escritura, os propósitos ou atividades da igreja devem ser: (1) o ensino da doutrina bíblica, (2) providenciar um espaço de adoração para os crentes, (3) observar a Ceia do Senhor, e (4) oração.

    A igreja deve ensinar a doutrina bíblica para que possamos ter os alicerces de nossa fé. Efésios 4:14 nos diz: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” A igreja deve ser um lugar de comunhão, onde os cristãos possam se devotar uns aos outros e honrar uns aos outros (Romanos 12:10), instruir uns aos outros (Romanos 15:14), ser benignos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32), encorajar uns aos outros (I Tessalaonicenses 5:11), e principalmente, amar uns aos outros (I João 3:11).

    Embora a crítica feita com relação aos "moveres" tenha um cunho sectário, acho que o fenômeno que hoje cresce bastante no Brasil faz com quemuitos irmãos critiquem e até duvidem dos milagres que realmente acontecem nas Igrejas chamadas Neo-petencostais.

    Mas, no fundo todas as coisas (curas, libertações, revelações, livramentos, "cooperam para aqueles que amam a DEUS).

    Amem! NOSSO DEUS É UM FOGO QUE CONSOME SEM NOS QUEIMAR!

  13. ESTAMOS PASSANDO PELO PRINCÍPIO DAS DORES,(ULTIMOS DIAS DA IGREJA DE CRISTO), COMO OBREIRO DA ASS.DEUS UMA IGREJA PENTECOSTAL,EU ENTENDO QUE HÁ EXAGEROS NOS CULTOS, POIS MUITAS VEZES HÁ CONFUSÃO DE AVIVAMENTO PENTECOSTAL COM BARULHO. É COMO UMA LATA VAZIA MAIS BARULHO QUE A CHEIA,MAS ESTA VAZIA. MAS NEM SEMPRE É ASSIM, HÁ CULTO ONDE O ESPÍRITO SANTO OPERA, E NÃO TEM COMO NÃO ACONTECER BARULHO, POIS HÁ MUITA GENTE SENDO CURADA, LIBERTADA, TRANSFORMADA, BATIZADAS COM ESPÍRITO SANTO E RENOVADAS. INFELIZMENTE, O CARNAL NUNCA VAI ENTENDER E ACEITAR A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO, POIS É CARNAL AINDA NÃO TEVE UMA VERDADEIRA EXPERIÊNCIA ESPÍRITUAL. POR ISSO SÓ SABE CRITICAR JULGAR. OU JESUS MUDOU? SERÁ QUE ELE NÃO OPERA MAIS COMO NA IGREJA PRIMITIVA? JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE, ELE NÃO MUDOU, O IMPORTANTE É QUE CADA UM RESPEITE O ESPAÇO DO OUTRO E OREM PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA NO BRASIL E NO MUNDO, PARA QUANDO O SENHOR JESUS VOLTAR PARA ARREBATAR A SUA IGREJA, QUE SEJA UMA ENORME MULTIDÃO DE PESSOAS. CAROS IRMÃOS OU JUIZES. EM VEZ DE JULGAR, FAÇA A SUA COMO NOS MANDOU JESUS: IDE, PREGAI O EVANGELHO, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI,DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. É ISSO! JESUS NOS DEIXOU ESTA MISSÃO, POR ISSO EVANGELIZE, FALE DO AMOR DE JESUS E DO SACRIFICÍCIO FEITO NA CRUZ, PARA REMISSÃO DOS PECADOS E PARA REDENÇÃO E VIDA ETERNA. É FÁCIAL CRITICAR E JULGAR OS OUTROS. PENSE! MESMO QUE NO CAMPO DAS IDÉIAS HAJA DISCÓRDIA SOBRE DOUTRINAS E COSTUMES. DEVEMOS LEVAR EM CONTA DE QUE DEFENDEMOS A MESMA FÉ FIRMADA EM CRISTO JESUS E TEMOS O MESMO ALVO QUE É VIVER ETERNAMENTE COM ELE NO CÉU. E TEM MAIS, POR MAIS QUE ÁS IGREJAS PENTECOSTIAS, NEO-PETENCOSTAIS,E OUTRAS AINDA TENHÃO ALGUMAS DIFERÊNÇAS DE DOUTRINAS,IDÉIAS E COSTUMES,NÃO DEVEMOS JULGAR E SIM ORAR E INTERCEDER PARA OBRA DE DEUS CRESCER A CADA DIA, COMO VEM CRESCENDO, POIS O EVANGELHO DE CRISTO JÁ VEM SENDO PREGADO QUASE EM TODO MUNDO, E O RESULTADO É, MAIS CURA, LIBERTAÇÃO, TRANSFOMAÇÃO,BATIZMO COM ESPÍRITO SANTO E SALVAÇÃO. CUMRPINDO-SE O QUE DISSE O PROFETA JOEL 2.28. E AOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS,ORAR SEM CESSAR, SE CONÇAGRAR, MEDITAR MAIS NA PALAVRA DE DEUS PEDINDO AO SENHOR SABEDORIA E ENTENDIMENTO CAIREM NAS ,BUSCAIS AOS DONS ESPÍRITUAIS, FREQUENTAR MAIS OS CULTOS DE ENSINAMENTO E ESCOLAS BÍBLICAS, CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO,PARA NÃO CAIR NAS GARRAS DAS SEITAS E HERESIAS. ENFIM PARA SOMAR E NÃO ESPALHAR POIS DEUS DA A CADA UM TALENTOS PARA AJUDAR A OBRA DE DEUS CRESCER, PARA NÃO CHEGAR NO CÉU COM ÁS MÃOS VAZIAS!

  14. Irmã não ha linguas muito estranhas, ou a lingua é conhecida ou é estranha concorda?! quando a irma usa estes termos já mostra que no fundo duvida de tudo, o que é um erro a Biblia tem textos que falam sobre mover do espirito santo, profecia, linguas estranhas, milagres, pentecostes bom tudo o que conhecemos por meio da Biblia.

    Concordo que sim o cristão mostra seu cristianismo não apenas com moveres do espirito mas com algo muito mais abrangente no entanto uma coisa não exclui a outra.

    Outra coisa irmãos, que acho importante falar, porque criticar tanto nossos irmãos que se alegram no Senhor com emoção ou com o espirito? Davi se alegrou muito ao ver o poder de Deus e se alegrou de uma forma que levou a critica mas a palavra do Senhor fala mais vale agradar a Deus do que a aos homens então…

  15. Magina irmão eu sei!!!

    Independente de estarmos discordando ou não o bom mesmo é falar de Deus concorda?! GLÓRIA A ELE POR ISSO.

    Sei que tem os exageros, e sei que a culpa maior muitas vezes é dos lideres que não ensinam e ai eu me pergunto para que ser lider se não for para ensinar?

    Só um detalhe temos que ter cuidado para não cairmos na vaidade de achar que nós sabemos o que está dentro de nossos irmãos, digo isso porque, as vezes a gente fala ahh tem gente que acha que está cheia do poder de Deus só porque chora, pula, mas e se ela estiver mesmo? Deus é multiplo, Ele é tudo Ele é o todo jamais devemos encaixotá-lo.

    Na minha igreja um dos pastores quase não dá um glória a Deus kkk mas é um homem cheio do espirito santo e tem outro qe é muito "intenso" e tmbm é cheio do espirito santo.

    No mais vamos pra cima das potestades em nome de Jesus.

  16. Irmão Cláudio, a graça e a paz.

    Extremamente correto o seu comentário, seu cuidado em defesa da expectativa pela Palavra de Deus em meio aos carismas na Igreja onde você serve ao Senhor. No entanto, mano, como você testemunhou, não citei sua Igreja. Na verdade não cito particularmente por pudores éticos cristãos. Quem lê o texto precisa se contextualizar com o universo "evangélico" inserido no Brasil. Por conta de minha monografia, desenvolvi uma pesquisa cuidadosa sobre o tema, os resultados são impublicáveis. Aqui em minha cidade, que é modesta, temos quase 20 tipos de igrejas, a grande maioria apresenta esta situação.
    Portanto, o contexto do texto quando afirmo "visite uma igreja", são as que estão com este desvio que é um fato e não um sofisma.
    Graça a Deus que há Igrejas que buscam os dons firmadas nas Escrituras. Para essas a crítica textual não procede.

    Fica na paz, e em Cristo, a esperança da glória.

  17. Bem compreendi o que o Jofre expressou. O texto em nenhum momento citou igreja A ou B, nem tampouco generalizou, porém apontou para uma tendência atual em grande parte das igrejas brasileiras. A carapuça cai tanto em pequenos centros, cujo autor reside, quanto nas grandes metrópoles, assim como na maior parte dos programas televisivos.

    Qual a última vez que alguém já viu na TV um pastor famoso elucidar um Sermão do Monte, por exemplo e suas Bem aventuranças? (Raro)

    Certamente ler um sermão desses (Mt 5) deve atrapalhar o evangelho genérico popularizado em grande parte das igrejas de hoje.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui