ESTA FALTANDO HOMEM E SOBRANDO MENINO

3
46
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Samuel Torralbo 
Segundo o sociólogo Zygmam Bauman o período da modernidade (iniciada no século XVIII) foi marcado pelo derretimento dos modelos e paradigmas que sempre pautaram a vida em sociedade, onde importantes emancipações e revoluções aconteceram, como por exemplo – a revolução feminista, revolução industrial, emancipação religiosa, etc. Sendo que, atualmente a pós-modernidade seria a ressaca (do período moderno) que embriagou e cambaleou a humanidade na ausência de significado e sentido para a vida.
De modo que, a sensação é de que, a vida contemporânea ao mesmo tempo em que sofre um processo de desconstrução, é vitima de novas adaptações abruptas que ganham forma a cada momento. Com isto, torna-se cada vez mais difícil o individuo contemporâneo entender seu papel no convívio social.
Parece que, esse turbilhão de novidades, informações, expectativas, angústias, e ansiedades tem gerado uma geração esquizofrênica, que busca se achar em meio a um inverso impetuoso e sombrio. Atualmente, é muito comum encontrarmos meninos em corpos de homens. Indivíduos que são gigantes nos seus negócios, mas nanicos nos seus relacionamentos, empreendedores de sucesso, mas fracassados no caráter, exímios construtores temporais e péssimos investidores na eternidade.
A escassez de homens com a fé de Abraão, liderança de Moises, caráter de José e consciência cristã de Paulo, é notável através da fartura de meninos em corpos de adultos que são superficiais, inconstantes, vulneráveis, e inconsequentes.
O perfil bíblico e histórico de um autêntico homem (gênero masculino como feminino) sempre foi caracterizado por um individuo sensato, de palavra, cumpridor dos seus deveres, honesto, respeitador, equilibrado, pacificador, coerente e sóbrio em suas decisões. No entanto, no mundo contemporâneo o aumento de pessoas que ludibriam para atingir seus objetivos; burlam para cumprir suas metas, negociam caráter para crescer em seu contexto, abandonam filhos, sacrificam família, e mudam de opinião como mudamos de roupa é alarmante, evidenciando uma crise de valores e significados.
Este fenômeno, infelizmente acaba atingindo o contexto socio-religioso, onde cada vez mais é comum líderes evangélicos, faltar com a verdade em suas palavras, aplicar calotes financeiros, se envolver em escândalos sexuais, relativizar o caráter cristão, descaracterizando assim o perfil do homem segundo o coração de Deus, enquanto que, promovem o perfil do ministro reprovado por Deus (menino).
Em tempos de relativização, liberalismo teológico, sincretismo religioso e aumento de heresias e modismos, a igreja precisa de homens que ame o evangelho da cruz, e não de meninos que promovam shows em nome da fé. De modo que, é próprio dos homens: 1) cumprir com sua palavra, 2) respeitar o semelhante, 3)lutar pela verdade, 4) valorizar sua família, 5) manter-se sóbrio em tempos de embriaguez existencial, 6) confiar na soberania divina, 7) exercitar-se na humildade, 8)amar sem reservas, 9)e buscar o caráter de Cristo.
Observando o processo histórico humano, parece que, sempre a demanda por homens de valor enfrentou a problemática da escassez dos mesmos – “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.” (Ez. 22.30)
Em momentos de crise moral, existencial e espiritual, é comum o aumento de indivíduos sem lastro e aliança com a verdade, ao mesmo tempo em que, urge a necessidade por homens que não barganhem com a consciência e a fé em Deus. Não precisamos neste momento de indivíduos da estirpe de Geazi, mas necessitamos de homens com o caráter do profeta Elizeu.
Sendo assim, a necessidade de manter-se firme no caráter de Cristo e na consciência do Evangelho é essencialmente importante para aqueles não desejam fazer parte da diluição de valores característico do nosso tempo, que objetiva sistematicamente a relativização da verdade eterna de Deus.
De modo que, em tempos onde faltam homens e sobejam meninos ávidos por brinquedinhos pós moderno, o convite de Cristo continua sendo o mesmo –“Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.” (Mt. 8.22)
***
Samuel Torralbo é pastor, pregador e colaborador no  Púlpito Cristão .

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

3 COMENTÁRIOS

  1. VEJA BEM SENHOR BLOGUIRO, O SENHOR OUTRO DIA POSTOU UMA MATÉRIA QUE FALAVA DE UM SUPOSTO PASTOR GAY, NO RIO GRANDE SUL; MAS O SENHOR NÃO FEZ NENHUM COMETÁRIO,POR QUER? O SENHOR COMENTA TUDO DE TODOS, PRINCIPALMENTE DE PASTOR FAMOSO, E DO GAY NÃO HOUVE COMENTÁRIO ALGUM.
    SENHOR SEJA HOMEM, "PONHA A CARA PRA BATER" TOMO UMA ATITUDE SAÍA DO "ARMARIO" DIGA QUE APOIA OU DIGA QUE NÃO APOIA, MAS PARE DE FINGIR SER IMPARCIAL.CHAMAR ATENÇÃO DAS MASSAS FALANDO DA VIDA DOS FOMOSOS É FÁCIL, DIFÍCIO É FAZER O QUE ELES FAZEM.
    VAMOS LÁ! DEIXE ESSA MASCARA DE PASTOR DE OVELHA, QUE TÁ TRABALHANDO PRO REINO DE DEUS; PORQUE NO FIM VECÊ É IGAUALZINHO AOS QUE VOCÊ CRITICA, E NÃO TÁ AJUNDANO EM NADA, Á NÃO SER EM CONFUNDIR MAS AINDA A MENTE DOS INCAUTOS.
    VC, DIZ SER PASTOR E MISSIONÁRIO EM PERU; IMAGINO… DEVE SER PASTOR DE UMA IGREJINHA TACANHA, DE UM POVO SOFRIDO, EM UM MINISTÉRIO QUE NÃO CRESCE… DÁI VEIO A IDÉIA DE LANÇAR UM BLOGUE PRA "METER O PAU NOS OUTROS"; DEU CERTO, NÃO FOI? FICOU FAMOSO, CONSEGUIU ALGUMA ALMAS ABATIDAS E FRUSTRADAS E ELAS TE TROUXE FAMA, AINDA MAS QUANDO ALGUMA REVISTINHA TOMOU O SEU BLOGUE COMO REFERÊNCIA… AÍ FOI O ÁPCE DO SEU SUCESSO, HEM?.
    ME DIGA UMA COISA, COMO É SER CRITICADO NO SEU PRÓPRIO BLOGUE POR ALGUÉM QUE VC NUNCA VIU? QUERO VER SE AMANHÃ ESSE COMENTÁRIO VAI ESTÁ AQUI.EU TE DESAFIO VC DEIXAR OUTROS LEREM ISSO.
    NO FIM SENHOR BLOGUEIRO, O SENHOR SÓ QUER SE PARECER COM TODOS ELES.

  2. Querido irmão, fazendo algumas ressalvas,

    1º O pastor não é suposto gay, mas é um pastor Gay.

    2º O blog é declaradamente apologético, havendo dúvidas sobre o que cremos, basta clicar no link “CREMOS”, na janela de cima blog.

    3º O blog possui alguns textos nocitiários, e este que vc criticou foi um, porém, vendo que alguns confundiram a postagem com a apologia logo foi feita uma errata. Leia lá.

    4º Ninguém se esconde aqui no blog. Leonardo, editor oficial do blog está um pouco ausente dedicando-se exclusivamente ao seu projeto em Piura.

    5º Aguardo um comentário interessante sobre este texto que vc interferiu.

    Antognoni Misael, colaborador do Púlpito Cristão.
    Paz e graça.

  3. Agradeço aos editores deste blog que têm enviado artigos para o meu email, pois têm me dado muita inspiração, haja vista que tenho sede de participar da defesa da Fé "que uma vez foi entregue aos santos", que tem sido deturpada em nossos dias. Quer ver crente fiel? Olhem para os crentes da China, da Coréia do Norte, do Irã e outros países onde não há liberdade religiosa. Devemos sim combater as heresias, os falsos mestres, mas nossas armas têm que ser espirituais – A PALAVRA DE DEUS. Não nos desesperemos, o dia da colheita está próximo, quando será separado o joio do trigo, quando a palha será lançada ao fogo e o trigo recolhido. A PAZ DO SENHOR A TODOS!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui