Ricardo Gondim: Acreditar-se eleito é maldição

41
665
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Renato Vargens
O pastor Ricardo Gondim escreveu mais um texto polêmico. Na verdade, ele publicou em seu site uma breve reflexão sobre o seu pensamento sobre a  eleição (leia aqui). No texto, ele afirmou que aquele que acredita na eleição é maldito.
Bom, eu não sei porque Ricardo destila tanto ódio a algumas doutrinas bíblicas. Sinceramente, não consigo entender as vociferações “gondianas” quanto as doutrinas da graça.
No texto Gondim afirmou que o conceito de eleição encontra-se tanto na mitologia como nas narrativas bíblicas:
“O conceito de eleição está presente tanto nas mitologias como nas narrativas bíblicas. Narciso foi galardoado com beleza. O sacrifício de Abel foi aceito e o de Caim, rejeitado. Jacó, a despeito de sua falta de ética, ganhou a primogenitura – Esaú acabou descartado. Samuel marcou um x nas costas de Davi como o estimado de Javé. Além dos textos religiosos, a história também esteve repleta de poetas, literatos, cientistas e políticos que acreditaram na ideia de que Deus, a vida, o destino ou qualquer outra força os predestinou. Eles não se viam cotidianos, banais, ordinários. Pelo contrário, acharam que os outros mortais deviam se sujeitar aos códigos que escreveram.”
Caro leitor, porventura será o que o pastor da Betesda ao escrever  isso o fez com o intuito de colocar  no mesmo patamar  de autoridade, mitos  e  doutrinas? Será que os escritos de Dostoiévski possuem a mesma autoridade dos escritos apostólicos?
Pois é, diferentemente de Gondim, eu creio na Bíblia como única e exclusiva regra de fé. Eu creio na doutrina da eleição, eu creio em um Deus Soberano que reina sobre tudo e todos e nem por isso sou “carniceiro”.
Ora, as Escrituras tratam da doutrina da eleição sim e fazem isso com clareza inquestionável. Todavia, ao falar dela, Gondim preferiu omitir textos bíblicos como Rm 9, Rm 8.33, Cl 3.12, Tt 1.1,  Rm 16:13, I Ts 1:04, Mc 13:20, 27, Cl 3:12, Mt 24:22 ).
Pois é, dias difíceis os nossos! Confesso que tenho ficado muito preocupado com os textos publicados pelo Gondim. Lamento profundamente o fato de que os ensinamentos proferidos em seu púlpito estejam muito aquém das verdades bíblicas.
Isto, posto, faço minhas as palavras do Principe dos Pregadores Charles Haddon Spurgeon:
“Creio na doutrina da eleição, pois estou bem certo de que, se Deus não me tivesse escolhido, eu jamais iria escolhê-lo, e estou certo de que ele escolheu-me antes de eu nascer; de outro modo, ele nunca me teria escolhido”.
Pense nisso!
***
Renato Vargens, pastor, escritor e editor do blog Renato Vargens e colaborador do Pulpito Cristão.

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

41 COMENTÁRIOS

  1. Realmente o Gondim viaja na maionese. Agora, quanto a eleição incondicional ter clareza inquestionável, não estou certo disso. Dê uma olhada no blog http://www.bibotalk.com e escute os podcasts 21a e 21b. Aproveite e leia os seguintes textos: 1Tm 2.4; 1Tm 2.6; Jo 3.16; 1Co 8.11; Rm 14.15; Ap 22.17; Jo 3.14, 15; Mc 16.15; Rm 1.14-16; Rm 3.22-25; 1Jo 2.2; Hb 2.9; 2Co 5.14, 19; Rm 5.18, Tt 2.11;

  2. huum o que dizer a esse Sr.??? Ele próprio está negando o que a bíblia diz!!!Não vou comentar muito sobre isso, então pra terminar deixo um versículo que é a realidade nos nossos dias

    Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
    2 Timóteo 4:3-4

    Soli Deo Gloria!!!

  3. Li,de fato o texto é rebuscado,mas não tem nada contrario as escrituras, é apenas uma forma de de dizer que as pessoas nascem com habilidades diferentes cabendo a cada um explorar ou não, com tudo Deus nos ama igualmente e chamou a nós todos para vida.
    No aspecto de alguem se sentir eleito superior a todos, é sim uma maldição.
    Adimiro a humildade de Abraão que com tudo desse para Ló se escolher a direita eu vou prara esquerda.
    Não é de Deus lideres que se julgam (escolhidos)e por isso oprimem e umilha as pessoas, e esse tipo de gente se encontra em todas as camadas,inclusive no meio evangelico.

  4. O texto busca tratar sobre o individualismo, egocentrismo etc. Por isso disse que a religião tem o dever de acabar com isso. No meu entendimento, quando disse sobre a eleição quis dizer sobre a soberba daqueles que se acham melhores por terem sido eleitos (vejam que ele generalizou, não disse somente dos eleitos de Deus) e isso é verdade. Sinceramente os evangélicos são assim, se dizem escolhidos por Deus, "os eleitos" e por isso se acham melhores que os outros. São tão evangélicos que se esquecem de ser cristãos.

  5. Gente,
    já li tanta coisa de Gondim e fico com um nó na cabeça, alma e coração.
    Quando conheci este Pr (há mais de 15 anos…) foi num congresso em Caruaru-PE…neste evento, na hora dele pregar, houve uma microfonia absurda e nenhum engenheiro ali presente identificou em qual mesa estava o prob. Daí..ele lá esperando, o auditorio em silencio e aquele apito infernal…de repente ele vai até um caixa q estava no meio de tantos outros no palco, ora em voz baixa e o apito pára…daí em diante, foi só palavra boa, pura mesmo…e agora eu fico perguntando a mim mesma: em que ele se transformou? como pode meu Deus ?
    eu só acreditando porque estou vendo mesmo…

  6. Somente porque Gondin não ensina como reformado, não defende a doutrina reformada, e simplesmente emite sua opmião contrária aos interesses dos reformados, necessariamente precisa ser tratado como herege? Quer dizer que somente é verdadeiramente cristão quem for reformado? falar de forma contrária a doutrina reformadada da eleição é destilar ódio? Isso somente confirma a tese de soberba e orgulho espiritual que vocês tem!!!!

  7. O fato de discordar da doutrina da eleição ou predestinação não faz de inguém um herege!

    Esse tipo de debate é chover no molhado! Tanto os Arminianistas quanto os Calvinistas vão defender suas doutrinas como as melhores do planeta. Balela!

    Creio que Deus faz o que quer, quando quer e com quem quiser, mas daí achar que uma pessoa foi "eleita" e por isso possui privilégios especiais é balela!
    A eleição atua junto com a disposição da pessoa em seguir as pisadas de Jesus. Se não houver frutos dignos de arrependimento, do que vale a eleição? Se sou "eleito" e não cumpro com a vontade do Espírito, que mérito tenho?

    Nesse ponto, concordo com o Pr. Ricardo Gondin.

  8. Acho magnífico o que o Pastor Gondim escreve, não só sobre isso… Deus não tem prediletos, somos todos e todas filhos e filhas de Deus sem distinção!! Tudo isso é invenção dos homens, por pura arrogância e ego, ou será que todos esquecem que a bíblia foi escrita por HOMENS de carne e osso?

    Esse homem é cheio de Deus!! Utiliza a fé e a razão que são as duas asas que nos elevam para o céu, é um homem de Deus, de fé madura que nos ajuda a repensar a nossa fé também.

    Leiam o texto dele TEMPO DE PARTIR, não tem como não sentir Deus naquelas palavras.

    Paz a todos e todas.

  9. A questão aqui é outra!
    Os que questionam Gondim são em sua maioria calvinistas e Gondim é armeniano declarado.
    Lamento a intolerância que reina nos arraiais evangélicos!
    Há uma espécie de caça às bruxas.
    As bruxas são os armenianos, pois, embora a teologia popular seja armeniana, a das lideranças é calvinista. Mas, na hora do "vamos ver", todos querem que Deus trabalhe e intervenha em seu favor.
    Gondim não é fatalista, mas, acredita num futuro de possibilidades.

  10. “Creio na doutrina da eleição, pois estou bem certo de que, se Deus não me tivesse escolhido, eu jamais iria escolhê-lo, e estou certo de que ele escolheu-me antes de eu nascer; de outro modo, ele nunca me teria escolhido” Claro, vc jamais poderia escolher Deus com uma mente tão sectária, elitista e soberba… Estás há anos luz da presença Dele…

  11. Sou arminiano, não entendo a eleição da mesma forma que os calvinistas, mas com certeza não se pode negar que há eleição, porque isso está na Bíblia, de forma bem clara.

    Quanto a Gondim, para mim ele não é cristão, é apenas um marcionita enrustido. Que pena que se desviou, mas não me surpreendo mais com nada que ele diga.

  12. Ultimamente o Pr. Gondim tem escrito coisas de arrepiar s cabelos. Agora, tendo lido alguns artigos do Pr Renato, sabendo que o mesmo é calvinista, creio que quando ele critica o texto do Pr Gondim e diz que a doutrina da eleição é inquestionável, ele tenta matar dois coelhos com uma cajadada: Ele critica o texto e a mesmo tempo tenta estabelecer a doutrina reformada como a única correta.

  13. Meu caro Renato, não vi o texto como uma afronta ao conceito da predestinação,Godin faz uma crítica aos "Eleitos" em nome da soberba de por ser salvo menosprezam ao restante.É sempre importante o debate sobre todos os textos,porém, acho de uma ingenuidade o fato de você ter intendido o texto de uma forma não tão clara,acho que você ta sendo oportunista pelo momento que o Pastor Godin passa,e se aproveita disso para criar textos contra ele.Me desculpe meu caro Renato,gosto dos seus textos porém você anda vacilando em querer dar outras interpretações a determinados textos.Abraços!!!!

  14. Eu não vejo Gondim como 'caso encerrado',e nem o vejo como "viajando na maionese". Senhor Vargens, se hoje o profeta Jeremias repetisse o que falou no capítulo vinte, nós os "retos de coração" iríamos esmaga-lo sob chuva de pedras.
    Certeza eu tenho que as nossas "tradições" impedem de ouvir aqueles que não concordam com os nossos pensamentos "teológicos". Não seria melhor nós "tradicionalistas" aprender a ouvir os contrários.Mesmo assim eu creio que Gondim é um "eleito" por Deus.A doutrina da pré-destinação ou dos pré-eleitos tem distorções gritantes que leva os "eleitos de hoje" a levarem uma vida devassa sem comprometimento,ou não ? O Renato precisa ter visão do Espírito Santo e não visão tradicionalista,tá? então tá.
    tito from brasília.

  15. Oi Renato vê se toma chá de 'se manca homem'.
    Havia uma montanha (tipo pão de açucar no rio), quatro pessoas estavam numa posição ao pé da montanha e os quatros tiveram visão diferente da mesma montanha.Um viu um lado da montanha uma floresta fechada,outro viu outro lado uma grande pedra lisa,outro viu outro lado sem nenhuma vegetação,e o último viu a montanha com um pouco de tudo.
    A montanha é a mesma,as visões são diferentes.Vargens vc precisa aprender a lidar com as Escrituras,estude um pouco + tá? Se livre do tradicionalismo,é a sua enfermidade religiosa. tito from brasília.

  16. Nõa se preoculpe iremos pegar o Gondin!Falamos grego aos gregos, catalão aos da Catanunha e a Gondim? -gondim é semelhante a uma aranha gorda que tece uma complexa-mediúcre casa em volta dos ensinamentos de sua mãe; a mãoe de gondim provaremos é nietzche! Penso em Nietzche como Grande! – grande fornecedor de material, promovendo o equilíbrio da vida para que o show do livre arbítrio se expresse como ele é:justo.Olivre arbítrio promove o homen a lugares fantásticos,promoveu nietzche á um pólo, falta-nos o outros mais em breve o livre arbítrio cuidará disso. O que nos interesa náo é gondim e sim seus mentores! Um pouco de exegese desses mentores resolve-se o problema.Lembra-se da aranha? poi é, ela é pérfida, oportunista enéscia,; toda sua casa foi construida e será contruída com material reaprofeitado! RSSSSS não me acosso com os ensinamentos de nietzche(ele é o foco) e sim com os que recebem esses ensinamentos, mais apenas por um motivo!nietzche e seus amigos promovem algo sublime a todos avarentos, devassos, libertinos, egoista, orgulhosos, mentirosos, contenderos em fim a toda humanidade: a morte de DEUS. O DEUS BÍBLICO É UMA PEDRA NO SAPATO PARA A HUMANIDADE, PORQUE? – PORQUE É O PONTO QUE DERRUBA O DEVASSO,A AUSÊNCIA DO AR QUE SUFOCA O LIBERTINO, A ADAGA NOS OLHOS DO AVARENTO, AO ORGULHOSO ELE É INDIFERENTE, AO EGOÍSTA ELE É AQUELE QUE MENOSPRESA AS SUA POSSES E AO MENTIROSO A VERDADE SIMPLES.

  17. Na boa se vc aceitar a Cristo e seguir os seus ensinamentos vc vai ser salva e tal. se vc deixou se seguir vc ta lascado, na existe eleição e nem salvo uma vez salvo pra sempre, isso é coisa de quem quer dar um puliho fora e acha que quando volta ta tudo de boa!!

  18. Fiz dois comentários do texto dele na página do próprio Ricardo no dia 09,mas o interessante é que ele não moderou! Gente, ele tá tão confuso,não é a toa q só libera os comentário de elogio. #CENSURATOTAL

  19. Creio que o Pr. Gondim está se perdendo nas “palavras” e entre a palavra de Gondim e a palavra de Deus – escolho a de Deus.

    Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
    1 Pedro 2:9-10

  20. Concordo com o Marcos Pinheiro, vamos deixar de dar ibope a esse recalcado que perdeu a fé porque viu a mãe morrer de cancer. Não o julgo por isso, qualquer um pode ser vitima de um infortunio desses. Pórem, isso não lhe dá o direito de desviar as tolas ovelhas do seu rebanho. Um dia, esse desajustado espiritual vai prestar contas das almas perdidas pelo seu ministério

  21. "Creio que o Pr. Gondim está se perdendo nas “palavras” e entre a palavra de Gondim e a palavra de Deus – escolho a de Deus.

    Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
    1 Pedro 2:9-10"

    Enviei este mesmo comentário na página do referido artigo no site do Gondim, mas ele não teve coragem de moderá-lo, simplesmente não o publicou, por que?
    É que a Palavra de Deus destroi a sua vã filodofia.

  22. A iniciativa de Púlpito Cristão, em denunciar a heresias como esta, cumpre o pepel de defender a sã doutrina, mesmo que desagrade outros; entretanto, o evangelho, apesar de existir gente assim, não é neutro. O Ricardo Gondim não poderia ficar na sombra com suas heresias. agora sim, ele começa tirar a máscara. Isto é bom, porque as trevas não resistem a Luz.

  23. Tito

    Já lhe passou pela cabeça que criticar Gondim ou discordar de Tito podem não ser sintomas de "enfermidade religiosa"?

    Diferentemente de meu chará, que escreveu o artigo, não sou calvinista, então não me venha dizer o chavão preferido dos defensores de Gondim "os reformados pensam que quem não concorda com eles não é cristão".

    E vou mais longe, para mim Gondim é liso como quiabo, joga maliciosamente com as palavras, para fingir que não disse o que disse.

    "Seja a vossa palavra, sim, sim, não, não. O que passar disso é de procedência malígna".

  24. Renato,so porque o pr. não pensa iqual a voçê ele tem de ser criticado? olha sempre admirei o pulpito cristão mas ultimamente estou assistindo uma caça as bruxas (godin).
    Estou começando a abri meus olhos.

  25. O nome da igreja dele é Betesta. O nome que protagoniza um dos mais belos episodios da misericordia divina. À beira deste tanque havia inumeros deficientes e problematicos de todos os tipos, mas para que fosse escrito na Bíblia, me digam: quantos foram curados?
    Algum democrata ávido diria que todos deveriam ter sido; outro ao saber o fato de que nao foi desse jeito diria, ninguem deveria. Mas o fato concreto é que apenas um, e nao aleatoriamente… UM apenas!

  26. O tom "amoroso" por aqui é emblemático.

    Que bom que todos vcs já são "eleitos", assim não precisam sequer obedecer o mandamento maior.

    Se o céu for habitado por essa turminha "reformada", eu to fora. Deus me livre de passar o resto da eternidade com esses b#b@c#s.

  27. Prezados Irmãos em Cristo

    A doutrina da predestinação é bíblica. Fato.
    Mas além dela há outras doutrinas nas escrituras.
    E , acima de tudo, o exemplo de Cristo no lavapés.
    Os apóstolos discutiam quem seria o maior deles no reino dos céus, bem como quem sentaria ao lado de Jesus Cristo.
    Sejamos servos uns dos outros. Ame-mo-nos como Ele nos amou e a Si mesmo se entregou.

    Um grande abraço e que O Senhor Deus nos guarde a todos.

  28. Caramba… isso é procurar piolho em careca! Tem coisas do Ricardo que eu discordo abertamente, mas não há nada de antibiblico nesse texto citado. Por incrível que pareça, nem todo cristão é Calvinista, e essa questão não é tão clara como voce diz. Continue seu esforço apologético, é muito importante, mas em casos assim já é demais. Abraço. Paz.

  29. Renato Vargens,, JÁ QUE É CHEIO DE CERTEZAS ABSOLUTAS, OLHE UM 'CONSELHINHO AQUI', CUIDE DE SUA FAMILIA, SE É QUE TENS. FAÇA APENAS O Q SEU MESTRE MANDA, AME, AME E AME.PARA DE BABOSEIRA DE QUERER QUE TODOS ACREDITE NO QEU VC ACREDITA. QUE O TEU DEUS TE DÊ PAZ, ESTA PRECISANDO.

  30. Você faz idéia do que é misericordia?
    Se todas as coisas acontecem ao mesmo tempo, se tudo já está determinado, Deus é eleitor, determinador, ditador, e longe de ser misericordioso, talvez eleitocordioso( usando a tendencia de criar palavras caiofabiana…aí…)…e não há nada que eu possa fazer…me poupe…
    Eu creio no Deus de misericordia, e que até a ultima hora, suspiro, dar a chance de que através da fé em seu sacificio, perdão de seus pecados…a todos que nele crer…a todos não penas nos que nele crer…
    Cruz não é dominar, é orar por quem os domina; cruz não é prosperidade, mas saber que nosso tesouro não é desta vida; cruz não é para ser melhor do que os outros, mas para servir aos outros; cruz não é para ter mais, mas para doar mais;cruz é para matar o velho homem, e nascer um novo homem que nasce para morrer, decidir dizer não para este mundo, suas paixões e projetos, inclusives políticos, e nasce para falar de um novo céu e nova terra, após a morte, realidade inexorável a qual todos passarão…

  31. CRER NUM DEUS JUSTO QUE FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS LEVANDO PARA O CÉU QUEM QUER E MANDANDO PARA O INFERNO QUE QUER É TERRIVEL!!! É EM CRISTO QUE SOMOS SALVOS E ELEITOS E ISSO ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS OS HOMENS, DESDE DE QUE SE ARREPENDAM E ACEITEM A CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR.A BÍBLIA DIZ QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. DIZ QUE ELE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM!!!

  32. Graça e Paz!

    Acredito que tanto os reformados precisam dos (não)reformados e vice-versa. Os seguidores Calvinistas, Luteranismo, Wesleyano entre outros não conseguiram entrar num acordo e definir doutrina alguma e hoje queremos achar que somos os donos da verdade, rotulando,caricaturando pessoas! Na vwerdade acredito que na Eternidade, teremos tempo suficiente para tirarmos toda duvida!Por enquanto nos contentamos com a espera e suportemo-nos uns aos outros!!

    A Deus somente a glória!

  33. Esse cara que os bodes ensistem em chamar de pastor, é um desviado dos caminhos de Cristo desde o dia em que aceitou Cristo que sabia que essa anta seria uma pedra de tropeço na vida milhares.
    Esse povo se encharca de teologia e depois querem submeter Deus as suas babaquices carnais e diabólicas.
    Porque ele não aceita Apoliom como salvador, seria mais cabível a dementes como ele…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui