O que é o Novo Calvinismo?

58
250
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Novo Calvinismo
Por Maicon Custódio
Lembro-me bem do dia em que vi e ouvi aquele cara estranho, de calça rasgada nos joelhos e camisa de playboy pregar pela primeira vez. Ouvira falar sobre ele na sala de aula do Seminário quando conversávamos sobre o método didático de Rob Bell. Eu havia ficado fascinado com a forma com que Bell expunha suas idéias, mas discordava de algumas delas. Então alguém disse: “Cara, assiste Mark Driscoll, pois ele tem a mesma forma expositiva do Bell, mas é calvinista!”. Não nego que fui para o Youtube com um pouco de ceticismo no coração, mas quando vi aquela mensagem que tinha um título arrojado que dizia: “Porque Odeio a Religião” cliquei, fiquei fascinado com sua exposição e teologia. Assim conheci Driscoll e desde então me tornei um telespectador e leitor assíduo. Comprei os livros Reformissão e Confissões e agora já encomendo o recém lançado Morte por Amor. A motivação deste texto é falar um pouco sobre o chamado Novo Calvinismo, que segundo a revista Time é a terceira entre dez idéias que estão mudando o mundo agora. Um de seus expoentes é John Piper com seu Evangelho Hedonista e o outro, que talvez seja a imagem mais marcante e clara do que este movimento representa é Mark Driscoll.
Além da Time, o The New York Times também escreveu recentemente algo sobre o pastor da Mars Hill em Seattle. Veja um trecho interessante:
“Sua mensagem parece ser radicalmente fora de moda e até anti-Americana: você não é o capitão da sua alma ou o mestre de seu destino, mas um verme depravado cujo esforço e boas obras não te levarão a lugar algum, porque Deus marcou você para o céu ou para o inferno antes da fundação do mundo. Mesmo com essa mensagem, um número significativo de pessoas jovens em Seattle – e pelo país inteiro – estão dizendo que é exatamente isso que querem escutar. Por alguma razão o Calvinismo está na moda. A mensagem de Driscoll não busca compromisso e nem tolera a cultura permissiva e liberal de Seattle. Os novos membros não precisam largar as músicas que gostam, suas camisetas retro e suas barbas malucas ou cabelos extravagantes, mas eles são conclamados a abandonar seu feminismo, sexo antes do casamento e toda interpretação “moderna” da Bíblia.”
E pensando em opiniões e citações sobre Driscoll e sua Mars Hill Church não poderia falar de um grande expoente da teologia calvinista no Brasil, bem como um dos maiores líderes da Igreja Presbiteriana e Chanceler do Mackenzie, Rev. Augustus Nicodemus, que recentemente, em uma visita aos EUA fez questão de ir À MArs Hill. Veja um trecho do que diz:
“Penso que o princípio por detrás de Mars Hill merece nossa consideração. Ou seja, que nós, reformados no Brasil, precisamos encontrar uma maneira de ser reformados que seja mais eficaz e relevante para nossa própria cultura, sem comprometer princípios bíblicos. Precisamos refletir seriamente sobre o quanto na tradição reformada é inegociável por ser bíblico, e o quanto pode ser alterado e mudado por representar apenas a maneira reformada de ser de nosso pais e avós séculos passados”.  (Texto Completo no: O TEMPORA, O MORES!)
Venho pensando sobre o assunto ultimamente. Este texto estava em meu antigo blog mas resolvi revisar, acrescentar algumas coisas e republicar, pois julgo que este movimento pode trazer sobre seus ombros o tão sonhado avivamento que todo mundo (pentecostais e neo-pentecostais) diz que está acontecendo, mas ninguém vê. Digo isso por crer que o avivamento é precedido, motivado e fomentado pela volta às Escrituras, pois não há avivamento sem Bíblia e sem oração. Vejo isso nas novas lideranças jovens, no interesse pela teologia reformada e na busca por boas literaturas. Alimentados por esta esperança pessoas como Alexandre Milhoranza, Cristiano Machado, Rômulo Schade, Ariovaldo Júnior e este que vos escreve que se mobilizam para criar meios de capacitação de jovens líderes em cosmovisão calvinista. Queremos fomentar um verdadeiro avivamento bíblico no Brasil e isso pode ser feito com seriedade. Lembrando sempre do triângulo que Driscoll utiliza em seus livros: REFORMISSÃO = EVANGELHO + CULTURA + IGREJA. Se faltar um dos três a coisa começa a ficar estranha.
O Novo Calvinismo é uma realidade. É atual. No Brasil, podemos não estar ainda percebendo isso como nos EUA, pois por aqui, infelizmente, ainda perecemos nas garras do neo-pentecostalismo e do arminianismo (que é mais pelagiano do que arminiano). Porém, não é novidade para ninguém que nos últimos anos é crescente o número de obras de Calvino que vem sendo traduzidas, não é pouca a quantidade de literatura calvinista que vem sendo lançada, muitos dos blogs e sites cristãos mais conceituados no meio evangélico são calvinistas, tenho amigos assembleanos estudando As Institutas e a teologia sistemática de Louis Berkhof, ou seja, por mais que esteja, a princípio, entrando nos arraiais acadêmicos e pastorais, o processo está acontecendo e dentro em breve, os homens que tem lido a teologia reformada vão começar a ensinar a teologia reformada. Meus irmãos, utilizarmos os meios da atualidade (SMS, E-mail, Orkut, Messenger, My Space, Facebook, Twitter, Google+, Blog, Youtube e etc) para anunciarmos o evangelho e contribuirmos para o crescimento, edificação e santificação dos eleitos (palavras de um calvinista) de Deus é algo muito sadio. Jesus era totalmente contextual e o fez ao utilizar o modo peripatético de discipulado, por exemplo. Paulo utilizou-se de retórica e sabedoria helênica para fazer seu trabalho. Contextualizar a forma de falar, usar os meios contemporâneos, deixar alguns dogmas que não são bíblicos, mas frutos de legalismo, deixar essa balela de que crente só pode ouvir música gospel e coisas mais que, na maioria das vezes, não contribuem ou influem em nada para o crescimento do evangelho; é assim que devemos agir!
O novo calvinismo (Que é sinônimo de cristianismo equilibrado) prega a soberania de Deus, a depravação total, a salvação pela graça, a predestinação, a perseverança dos santos e todas as outras doutrinas bíblicas que o reformador genebrino defendeu, porém entende que uma liberdade moderada nos usos e costumes é bem-vinda, é positiva e , muitas vezes, eficaz. Depois de pesquisar e ler um pouco sobre o assunto cheguei à conclusão de que eu, Maicon Custódio dos Santos, sou adepto do novo calvinismo, pois defendo e sempre defenderei a prática e ensino das doutrinas bíblicas, mas não posso deixar de entender e vivenciar a atualidade. Cristo nos colocou no mundo para fazermos diferença nele e, quando possível, usando o que ele tem para mudar os rumos da história… Abaixo ascetismo e legalismo! Viva a sã doutrina!!! O novo calvinismo não é uma mera idéia da moda, mas o ressurgimento de uma cosmovisão cristã séria que poderia ser instrumento de Deus para mudar os rumos da humanidade. E isso não é de agora, mas desde o início século XX o holandês Abraham Kuyper acreditava e falava isso, como por exemplo em suas palestras que resultaram no livro “Calvisnismo”, pois para Kuyper o Calvinismo é muito mais que teologia, mas um modo completo de vida que por ter a glória de Deus como motivação e a Bíblia como “manual de instruções” resume-se em viver uma vida realmente cristã, com pressupostos bíblicos e visando a glória de Deus.
Fico por aqui com este texto de hoje, mas em breve volto para falar um pouco mais sobre a doutrina reformada que pode revolucionar os passos da igreja evangélica mundial. De fato espero isso, e acredito que o processo será mais rápido do que imaginamos e para concluir lembro do que o Dr. Augustus Nicodemus diz em seu livro “O Que Estão Fazendo Com a Igreja”. Ele sugere que as pessoas que hoje estão nos movimentos neo-pentecostais aos poucos vão perceber as mentiras, as loucuras e os exageros e seus ouvidos estarão desesperados pela sã doutrina e vão voltar para as igrejas históricas e por isso precisamos estar preparados para receber estas pessoas tanto biblica e doutrinariamente como inseridos dentro da visão de mundo atual sem, para isso, ser moldado ou influenciado negativamente por ela.
Amados,Estejamos preparados para falar de Jesus, da forma que Ele abrir as portas para que façamos, pois temos a mais bíblica das doutrinas, talvez falte-nos uma prática um pouco mais vibrante…
NELE, Que não era calvinista (rsrsrs), mas que era a fonte, o meio e o fim de todo o ensinamento do reformador,
Maicon.
***
Maicon Custódio é blogueiro, corinthiano e pastor presbiteriano. Divulgação: Púlpitp Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

58 COMENTÁRIOS

  1. O EVANGELHO É SIPLES!; É GRAÇA! É DOM DE DEUS; É A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DE QUEM BUSCA O SENHOR JESUS; É UM PROFUNDO RELACIONAMENTO COM O SENHOR JESUS. O RESTO É FILOSOFIA DE HOMENS CONFUSOS QUE NÃO DISCERNE A PROFUNDIDADE QUE É O SENHOR JESUS CRISTO POIS TODAS AS COISAS SÃO POR ELE E ESTÃO ALICERSADAS NELE ISTO É CRISTO O MISTERIO DE DEUS!!!!! ALELUIA!!!!

  2. pois julgo que este movimento pode trazer sobre seus ombros o tão sonhado avivamento que todo mundo (pentecostais e neo-pentecostais) diz que está acontecendo, mas ninguém vê

    Na verdade meu amado os pentecostais não dizem isso, talvez vocês tenha visto isso no pentecostalismo extremado (ou pseudo-pentecostalismo).

    Jean Patrik

  3. Pensar no calvinismo como opção é considerar muitas contradições. E o que dizer de calvinismo "atualizado"? – Eu o digo: se trata de uma heresia que rssissita consada de lutar contra os feitiches da vida, cedendo a algum e a outros ainda não. Mas as contratiçôes não representam nada para os teológos de hojes como não representava para Cipriano, Wesley, Calvino, Lutero, desde que ajam adeptos e essas cumpram seus desejos. Universalmente hoje a bíblia tem se tornado o objeto mais utilizado em afirmaçoes controvertidas servindoa aos muitos propósitos impudícos do homem; disgatada como está hoje, a bíblia não tem mais a crediblidade de servi como regra de fé para um ímpio, poi eese presencia o massacre feito por queles que a dizem conhecer? onde se proucura apoio para as fantásias e projetos humanos além da bíblia? o que aconteceu? – a bíblia não defende mais as plavras de salvação de Cristo e sim Cristo defende as idéias de homesn através da bíblia.

  4. Maicon, é muito bom saber que as pessoas estão se voltando para o calvinismo, que eu acredito ser a melhor maneira de compreender a palavra de Deus.

    Eu gostaria apenas de pontuar que o tão esperado avivamento não vem por sermos ou não calvinistas, ou por qualquer tipo de obra ou decisão nossa, mas pela vontade de Deus. A Bíblia deixa claro que o Senhor envia seu poder transformador quando bem entende e que nossa busca não deve ser pelo poder de Deus, mas pela honra e glória dEle diante das nações e dos seres espirituais, com avivamento ou não.

    Gostei muito do texto, e das boas notícias!
    Abração =D

  5. Não consegui me entusiasmar com seu texto, pelo contrário, vi nele ideias nada originais e nenhuma novidade. O que é citado como proposta "empolgante" já existe a muito na prática em vários pulpitos, feito por gente anonima, que não se corrompeu em seminários teologicos, que não idolatra homens, e prega exclusivamente pelo dom do Espirito e tem como única doutrina, Cristo.
    Mais uma vez alguém se deslumbra com "enpreendedorismo" gringo. Será que não vamos conseguir nunca resolver nossos problemas com nossas próprias ideias? A continuar assim, daqui a pouco vamos estar dizendo ao batizar alguém
    Eu te batizo no nome do Pai, de Calvino e do espirito Santo, mas com certeza vai ter quem prefira Lutero.
    Quanto a Mark Driscoll, não posso dizer que seja pregador ruim, pelo contrário, tira-se boas reflexões que ele prega, mas há um certo pragmatismo na formulação do seu próprio racioncinio que fica sutilmente implicita no contexto do que ele prega.

  6. cara quando vao abrir uma igreja dessas aqui no Acre ein, me mudaria pra lá rapidinho….
    A muito tempo venho lendo sobre assuntos parecidos com os sitados ai em cima, questoes como a relevancia da cultura e a importancia de uma igreja q contextualize, e tava sentindo falta de uma base doutrinaria mais firme, obrigado pela direção Pr Maicon, q o verdadeiro avivamento de DEUS atravez do seu remanecente fiel seja real.

  7. Caro Irmão,

    Parabenizo pelo texto, porém, não acredito em predestinação, Deus não escolheu homens para ir para o inferno, até porque o próprio Senhor em inúmeras passagens da bíblia nos relata que a condenação de um homem está em não obedecer os seus preceitos, obedecer a vontade soberana Dele.
    Quando Deus criou o homem foi para que estivesse em comunhão eterna com o Senhor,porém o pecado os distanciou. Se você ler sua bíblia verá que Deus nos impoem condições para alcançarmos a salvação, e os que estão dispostos a pagar tal preço e seguir serão salvos, os que não seguirem e se sujeitarem a Deus serão condenados.
    Fique na Paz do Senhor! E mais uma vez parabéns pelo artigo.

  8. "Explico-me":

    Efésios 1.1-14

    "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

    A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

    Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

    Como também NOS ELEGEU NELE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

    E NOS PREDESTINOU para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

    Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

    Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

    Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

    Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

    De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

    Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, HAVENDO SIDO PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

    Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;

    Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

    O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."

    Amigo, as doutrinas da Graça (que incluem o conceito de eleição e predestinação, baseados unicamente na vontade divina) são doutrinas antigas, que remontam à reforma protestante. Foram pregadas por Lutero, Calvino e outros reformadores, e estão em pleno acordo com as doutrinas de Jesus, Paulo, Pedro e demais ensinos do novo testamento.

    Infelizmente, neste Brasil "Arminiano", a palavra predestinação – que ocorre varias vezes na bíblia – é tida como um palavrão. Nesta religião "em vão gélica", onde predomina o "toma lá dá cá", e o "fiz por merecer", não há espaço para o conceito de um Deus que escolhe soberanamente quem ele quer, independente das obras. Mas não se engane: a doutrina ensinada com o nome de "calvinismo" é uma doutrina bíblica.

    Graça e Paz!

    Leonardo

  9. Se o circulo simboliza a centralidade do evangelho, então é mistica, pois não há nenhuma referencia sobre isso em lugar algum que eu tenha noticia, vai ver esto mal informado.
    Oficialmente o simbolo é de uma cruz celtica, ou cruz solar, é mistica e sincretista, isso é fato.
    A cruz com circulo também é usada por grupos radicais racistas, então na melhor das hipoteses não usar essa cruz é uma questão de bom senso, e na pior das hipoteses é algo muito suspeito…

  10. Leonardo, obrigado por me chamar de "amigo". E o "explique-se" não foi em tom irônico (se assim você entendeu). Meu questionamento a respeito de "predestinação" é pelo fato desta palavra ter sido completamente deturpada em algumas igrejas! Digo isso porque tenho um amigo que frequenta uma dessas igrejas e o conceito é mais ou menos assim: você pode fazer o que quiser, pois Deus já te elegeu como salvo! Como predestinado, você tem um futuro garantido! Você pode agir de acordo com o sistema desse mundo, mas sua vaguinha no céu já esta reservada! Ou seja, uma doutrina completamente satânica! Só pra você ter uma idéia do quão distorcido esta o sentido desta palavra.

    P.S.: Não me engano! Acredito num Deus soberano e poderoso, que escolhe as coisas loucas desse mundo para envergonhar a sabedoria humana. E prego com uma paixão ardente, esse Deus que nos escolheu puramente por Sua graça e amor. Aliás, seus posts são muito bons e sempre estou acompanhando. Um grande abraço 😀

  11. "Alimentados por esta esperança pessoas como Alexandre Milhoranza, Cristiano Machado, Rômulo Schade, Ariovaldo Júnior e este que vos escreve que se mobilizam para criar meios de capacitação de jovens líderes em cosmovisão calvinista."

    Quais são esses meios? Como essa capacitação tem acontecido?

  12. João Alberto,
    O que impede Deus em escolher ( predestinar ou eleger ) alguns homens para a santidade e salvação incondicional, como troféus de sua soberana vontade, do seu poder ilimitado que não esta adstrita a regras?

  13. Há outra coisa, quais as condições que a biblia diz que são "impostas" e que temos que "pagar o preço" para sermos salvo?
    Afinal amado irmão, A SALVAÇÃO É POR GRAÇA OU POR MÉRITOS?
    Nunca teriamos dinheiro para pagar esse preço.
    Somente um DEUS poderia ter pago, e esse Deus foi Cristo, na cruz.

  14. Gostei muito! Tenho a dizer o seguinte:
    Sou cristã, ha 20 anos, e nunca encontrei doutrinas tão odiadas, quanto as de caráter, calvinista.Que, só pode, ser de Deus!
    Dei uma chance ao calvinismo, e encontrei TODAS as resposta que procurei uma vida toda, estou muito feliz, e tenho vivido um tempo novo!
    Já li muita coisa de caráter reformado e calvinista este ano e quero adquirir as Institutas, sempre tive prazer na palavra, más nunca, quando era armeniana o Espirito Santo falou tanto ao meu coração, quanto agora, quando estudo a bíblia.
    Resumindo se é novo ou velho, eu não sei? Só sei, que eu quero pra mim e pra minha família.
    Outro dia li, que existem flores que só nascem, em solo calvinista, eu assino em baixo.
    Dani Lima

  15. Ai,ai, porque algum pagão usou o sol, pra adorar.Este se tornou inutilizável?!
    Mal 4:2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
    Larguemos este legalismo tolo, que vê capeta em tudo!
    Dani Lima

  16. Ao irmão Elias Ferreira Rossatti
    Deus te abençoe muito, e continue perseverando nós estudos da bíblia do ponto de vista de calvinista, que sempre vai ser benção!
    Também dou muito crédito, a todos estes verdadeiros homens de Deus que tem levantado a bandeira do evangelho verdadeiro e que pregam a soberania de Deus acima de qualquer coisa.
    Tive que trocar de igreja pois minha mente foi de tal forma renovada, que permanecer em uma igreja armeniana era impossível.
    Estudar o calvinismo, estranhamente fez com que eu conhecesse melhor o arminianismo para ter certeza, que não era, o que cria, por inúmeros motivos…
    Hoje estou em uma excelente, igreja presbiteriana, onde estou muito feliz e recomendo mesmo!
    Dani Lima

  17. Bruno,

    O seu amigo precisa ler a primeira carta do apóstolo João, onde são abordadas as características de um salvo, ou se preferir, as evidencias da salvação (e da eleição/predestinação). La diz, entre outras coisas, que aquele que é nascido de Deus "não vive pecando", "anda na luz", "ama seu irmão", etc. Assim, aqueles que dizem que usam a doutrina da eleição para justificar uma vida sem santidade e temor, estão demonstrando que na verdade nunca foram salvos.

    Desculpe se pareci grosseiro também. Por favor, me perdoe.

    Um abraço,

    Leonardo.

  18. Sou cristã, ha 20 anos, e nunca encontrei doutrinas tão odiadas, quanto as de caráter, calvinista.Que, só pode, ser de Deus!
    Porque queres de calvino o que teu Deus pode lhe dar?

    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

    Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia

  19. Podem parecer cliches, mas não foi essa a intenção, no entanto, tenta na medida do possivel para um texto curto, demostrar minha opinião.
    O topico tem como chamada o "novo calvinismo", e o personifica em Mark Distroll.
    Ai lhe digo o seguinte em 3 tempos.
    Distroll é um cara confuso, assim como a doutrina calvinista o é.
    Distroll assim como todo pregador famoso, quer impor suas ideias e suas "verdades", isso quer dizer que ele é completamente ruim, não, de forma alguma, mas quem se deslumbra com ele o faz por ser calvinista, por ser impactante ou por ser moderno? Ele segue o tipico americano que trabalha aquela cultura do "sou vencedor", ou poderiamos dizer "não sou um perdedor", pois entende um ministério de sucesso, aquele cujo crescimento demostra a competencia do seu administrador. Pragmatico não é mesmo?
    Quanto a doutrina calvinista, lhe digo, é doutrina de homem, é doutrina de pegrador que assim como todos nós carece da graça de Deus, sendo assim nos apoiamos nisso como indicativo de caminho, como rumo doutrinários, no afã de entender os mistérios de Deus? De uma frase de Paulo tira Calvino sua doutrina, desconsiderando todo o conjunto biblico, criando contradições até com o que diz o próprio Jesus, esforça-te, ame teu próximo, ame teu Deus e sua justiça. Calvino teve papel importante no protentantismo, mas dai a sequi-lo, a te-lo como lider doutrinário é um erro. Se existe-se a predestinação, Jesus não diria que veio para os doentes, e mais, se ela existisse não haveria sãos exercendo membresia, sabe porque, porque igreja, dogmas, doutrinas de pastores é insuportavel para quem tem "algo mais" que garanta sua salvação, no entanto de maneira geral, calvinistas gostam muito de instituições religiosas…
    Já quanto ao empreendedorismo gringo, isso é o grande lance deles. Aqui no Brasil, como somos um pais pobre, os caras apelam para soluções mais simplistas, imediatistas como a doutrina da prosperidade, que não deixa de ser produto de importação. Somos um povo imitador e valorizamos muito os de fora, somos um povo de religiosidade pagã, somos misticos, misturamos religiões, somos um balaio de gato doutrinario e religioso das mais diversas tendencias, nossas soluções não vem desses caras que tem culturas e poblemas diferentes. Ver Driscoll como avivamento é mais uma das nossas fantasias religiosas. ver calvino como verdade é ter o mesmo sentimento que teve o homem quanto perguntou a Jesus, Senhor, muitos seram salvos? Jesus respondeu a ele, só os predestinados?
    Pense irmão.

    abraço

  20. Prezados irmãos,

    Novamente voltamos a discussão tola de que "a visão Calvinista é a melhor visão da Bíblia".
    Me desculpe, mas é muita prepotência afirma que só através dessa doutrina é que chegaremos ao avivamento tão esperado no Brasil. Afirmar que o Calvinismo é a visão mais correta biblicamente é impossível. A Bíblia dá margem tanto para a interpretação calvinista quanto para o Arminianismo. Deus pode tanto predestinar alguns para a salvação, quanto chamar a muitos e estes o rejeitarem (como vemos nos dias de hoje). Até o própria autor do post reconhece que Ele não era calvinista, até porque Jesus sabia que muito iriam negar-lhe e muitos iriam abandonar a fé por amor a este muito e os cuidados com esta vida.
    Sinceramente, essa é o tipo de discussão que só criará mais contendas e dissimulações entre os irmãos.
    Soli deo Gloria!

  21. Você deve estra confundindo a Mark Hill do Driscoll com a Mark Hill do Rob Bell, a do Driscoll se assemelha mais com igrejas históricas do que com as neopentecostais e mesmo com as pentecostais de lá. Suas mensagens são bíblicas.

  22. É… mas ele anda pagando uns micos ai… rsss, vou mandar um versiculo pra ajudar ele.

    Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2)

    Tudo dem bom mano!

  23. Não entendo essa babação em cima de Dricoll. O que o distingue de verdade? É apenas mais um pastor, que diz coisas relevantes e também dá bolas fora, como todo pastor. O que o distingue é que não é herege, apesar de se classificar como emergente. Nada há de bom num movimento em que um de seus membros é aplaudido apenas por não ser herege.

    E, para não perder a viagem, pesquisem a história do movimento emergente (desde os seus primórdios) e verão que é um movimento fundamentalmente herege.

  24. Nâo. Não era disso que Paulo estava falando, nem andar rasgado faz de uma pessoa um mundano. Na verdade esse detalhe nem tinha tomado conta da minha atenção. Usar este tipo de roupa para pregar ou conviver na igreja tem o objetivo de passar uma mensagem, não entro no merito se é ou não uma bom isso, mas há essa intenção. Mas, ele se torna um mundano quando propõe uma enquete para os membros e os seguidores de redes sociais e de sua igreja, que apontem pessoas heteros sexuais que tem algum traço gay dentro da igreja, ele se torna mundano quando diz que mulher são imcopententes nos ministérios e não sabem dirigir igrejas, assim também se torna mundano quando quer resolver seus problemas intimos descrevendo fetiches vários em seu livro. Nesse ponto eu o considero um idiota que não dimensiona a influencia que tem, ou pior, se da o luxo de romper limites, pois um cara que prega o que ele prega sabe o que faz.
    A obra é uma escolha cheia de espinhos. Pessoas idolatram os pregadores, os adimira, confiam neles. Um pregador sério treme diante dessa perpectiva, não de medo mas de responsábilidade, então na hora que coisas assim e outras mais acontecem de bobobeira, devemos observar melhor as coisas. Tem erros e erros, e alguns são tolos demais para não se reparar.

  25. Ah, mano, me esqueci de um detalhe, Driscoll, declarou num debate numa ráido americada, que Davi por ser um escolhido, continuou debaixo da segurança da salvação, leia-se predestinação, durante o periodo em que ele, Davi, estava tramando a morde de um coitado para "pegar" a mulher dele, depois, mesmo estando gravado desementiu.
    Pois é, o cara paga mico, então da-lhe Paulo de Tarso.
    abraço

  26. É bom saber que é possível servir a Deus verdadeiramente, sem estar rendido aos usos e costumes que verdadeiramente na minha visão só afastam as pessoas !

  27. Ai tem um tom de intolerancia irmão. Se você é calvinista e não se sente bem quando alguém não concorda com sua doutrina, argumenta dessa forma?
    Me diga Leonardo, falei alguma mentira sobre Mark Driscoll?
    Procuro ser um cristão coerente, apenas isso.
    Mas se minha franqueza te incomoda peço sinceras desculpas. Te garanto que não acontecerá mais.

  28. Ah meu irmão Leonardo, um detalhe que eu reparei. Você manipulou minhas mensagens tirando da ordem e colocando por ultimo para ficar em evidencia, e uma mensagem sobre a cruz pagã que voce defendeu também não foi postada, ou se foi não está mais aqui.
    Meu amigo, quem tem um blog iqual ao seu, não pode puxar sardinha pra brasa de ninguém, senão vai ficar parecendo aquele ditado, pimenta no dos outros é refresco.
    Se este blog é pra defender os amigos e detonar com os inimigos é lamentavel. Se voce não suporta o remédio que oferece, repito, é lamentavel.

  29. Amigo, eu não argumentei de forma nenhuma. Perceba: Eu não argumentei em momento algum. Só disse que vc postou um monte de informação desconexa e carentes de fontes sobre um cara que você nem sabe como se chama.

    Disse alguma mentira?

  30. É um ensinamento relevante para nossa época, onde temos como "correto" as práticas Arminianas, infiltradas nas igrejas evangélicas no Brasil. Como pesquisador, para glória de Deus, é a primeira vez que tenho contato com essa termologia: Novo Calvinismo(…). Gostaria de saber mais! Como me aprofundar mais no assunto?
    SOLI DEO GLORIA!

  31. Só disse que vc postou um monte de informação desconexa e carentes de fontes sobre um cara que você nem sabe como se chama.

    Disse alguma mentira?

    Você sabe a resposta para tudo que está ai acima e todo o restante, mas não vou contender com você, nem vou pontuar seu texto, nem acrescentar nada. Seria fácil faze-lo, mas vai ficar como está, ou seja, dou a você a razão, é sua, e ainda me declaro completamente errado neste episódio para que não paire nenhama duvida quanto a voce estar certo e eu errado.
    Simples.

  32. Não, ele não predestinou ninguem para ir para o inferno.
    Jesus já disse " é vontade de meu pai que nenhum se perca".
    Entretanto, Deus, dentro da sua unisciencia epreciencia, sabe que nem todos irão conseguir se salvar.
    Ele já sabe desde já quem se salvará ou não.
    Os que rejeitarem a salvação, Ele não tem nenhuma obrigação de salva-los, elegendo A TODOS, compulsoriamente, porque a oportunidade lhes foi dada.
    Ele elege apenas quem ele quer, mas dá oportunidade de salvação a todos, indistintamente.

  33. Paulo Sales
    Você é feliz com a luz da escritura que tem?!
    Se sim,continua em paz, que eu também estou!
    Não pretendo entrar no debate teológico, de arminianismo x calvinismo, más expressar minha experiencia pessoal .
    Sou convertida a 20 anos, e sempre congreguei em igrejas com princípios armenianos, portanto sempre os pratiquei, pois assim fui ensinada, más nunca, nunca, vi na minha vida, uma doutrina tão odiada quanto a da predestinação!
    No ano passado passei por algumas mudanças na vida pessoal, que me proporcionaram mais tempo livre para meus estudos bíblicos, foi então que repentinamente, reparei, que tudo que lia e achava que era bom e com coerência, vinha de blogs, sites e livros de caráter reformado e isso me despertou para entender melhor a interpretação de Calvino das escrituras, e a historia da igreja e me deparei com uma aberração! O evangélico hoje é um ignorante, e ignorante de sua historia, não sabemos quem somos, de onde viemos, é uma vergonha !
    E isso colabora e muito para o cenário “ridículo, que vemos hoje no Brasil, se é verdade que um povo que não tem memoria está fadado a repetir os mesmos erros” então a reforma, está batendo as nossas portas, e que venha, URGENTE !
    Igrejas, com teologia armeniana, não tem interesse em educar, ensinando a historia da igreja, pois tem MEDO de expor a doutrina calvinista, claro salvo algumas exceções!
    A doutrina da predestinação=eleição=graça=SOBERANIA DE DEUS, foi um descanso e RESPOSTA a todas as minha duvidas que arminianismo , não respondeu !
    Estou experimentando uma alegria e um entendimento que nunca desfrutei antes!
    Todos os dias oro a Deus, agradecendo sua misericórdia, pedindo que mova meu coração em sua direção e também daqueles que estão em meu caminho.
    Eu, ACEITO, sua soberania! Ele é Deus, e se escolheu amar a Jacó e não a Esaú eu vou me resignar a minha insignificância e ponto.
    Não vejo problema nenhum em utilizar o termo calvinista ou arminianismo, já que foram eles, os que melhores organizaram e reuniram interpretações bíblicas,que já existiam anteriormente, eu estudo e leio a bíblia, por isso mesmo é que fui inspirada pelo Espirito e convencida a mudar meu ponto de vista.
    Se você continuar com sua "escolha" e eu com minha "eleição", lá na gloria, nós encontraremos.
    Dani Lima

  34. Engraçado;eu me converti numa igreja presbiteriana,que me serviu para conhecer a salvação pela graça.Mas depois de um tempo não havia mais lugar algum para ir,a não ser rodear e rodear em volta de discursos,procurando algo novo que colorisse a fé cansada de pensar e tatear sem experimentar comunhão sobrenatural.Nenhum calvinista vai além das palavras e idéias.quando algum tem contato com a realidade espiritual(experiencia com dons)logo descobre que não conhecia nada.Alguns problemas só se resolvem por meios sobrenaturais,e eles têm medo,mas muito medo mesmo daquilo que não podem controlar.Enquanto pregam paz numa suposta garantia de impunidade perpétua são tomados de pavor por não controlarem todos as possibilidades de outro raciocínio.Toda vez que alguém discorda deles ,são acusados de arminiano.Ora,isso já passou faz tempo!Por outro lado,para ter segurança de salvação,não precisa ser calvinista,basta crer em Jesus.Dizer que esse pregador está pregando coisa nova,ou demonstrar uma admiração tão exacerbada pelo tal Driscoll faz-me duvidar não da sinceridade,mas competência desta avaliação.Eles não oram de fato esperando uma resposta de Deus.Todas as suas orações carregam na voz "aquele já conhecido tom de dúvida e insegurança"que se vê em quem não tem intimidade com alguém.Essa intimidade só vem com a prática da piedade em favor de outras pessoas.Não vem do pensar,ou somente orar;é preciso arriscar sua credibilidade nas mãos de Deus caso Ele não responda como nós queremos.Ter apenas uma idéia abrangente sobre a administração de Deus não traz mudança real,concreta e permanente dentro de nós.A propósito,tenho notícias de pastor presbiteriano que após ter conhecido o sobrenatural de Deus de maneira pessoal,foi obrigado a sair do meio dos irmãos pela pressão eclesiástica.Hoje sua igreja é pentecostal,ainda calvinista,não abriu mão de suas convicções,mas agora além de teoria ministra também conhecimento pessoal e ocular na graça do evangelho.A paz seja com todos.

  35. Amados graça e paz.
    Tenho lido nestes dias sobre esta doutrina da predestinaçao é muito fascinante mas contraria os ensinamentos da biblia, pois tira de Deus sua santidade e justiça. E quando o Ap.Paulo fala disto em Efesios, Romanos e outras epistola ñ está ensinado que Deus tem destinado uns para perdiçao mesmo que estes pobres destinado queiram ser salvo.
    O Ap.Paulo paulo sempre baseou seus ensinamentos nas Sagradas Escrituras hebraicas tanto para mostrar que Jesus de Nasaré era O Cristo, sobre os sofrimento de Jesus como apoiar seus ensinamentos, mas nunca para ensinar o que os calvinistas querem passar sobre seu entendimento quanto a palavra predestinaçao.
    Deus é um Deus Moral e criou o homem dotado-lhe do q é mais sagrado:O livre arbitrio e eito ñ lhe tira Sua Soberania nem torce sua Graça. Gen. 2:16; 3:1-6; 4:6-9.
    Deut. 11:26,27; 30: 15, 19. Josué 24: 14-16. Ezq.33:11-16 etc. etc
    Que o Sr. Deus Eterno vos abençoe.

  36. Dani Bereana,

    por que você e tantos calvinistas apntam todos os males da Igeja de Cristo como sendo 'arminianos' (ah, armeniano é quem nasce na Armênia, tá?)? Me diz, aonde um homem que, segundo consta, jamais fez mal mesmo aos seus detratores é tão odiado e xingado, ao contrário deste 'ídolo' que é até hoje acusado de queimar alguém que discordava de suas ideias e é tão idolatrado ao ponto de se dizer que Paulo de Tarso era 'de seu partido'?

    Acaso, me diria o que você realmente entende de arminianismo?

  37. Após meus 40 anos fui em busca de respostas sobre religião:conclui que o verdadeiro evangelho de Jesus ñ está na denominação religiosa mas sim na convivencia entre os homens de boa vontade ;devemos sim agir de forma a sermos dignos das promessas de cristo,em proveito do bem estar do povo o agir identifica ser o povo escolhido por Deus,as denominações são necessarias como referencia "ponto de encontro do povo escolhido "Com referencia ao texto de resposta a MAICON do dia 19/01/2012 tomo a liberdade de concluir que vc foi induzido a si considerar como "Um cristão pecador"mas com a graçã de DEUS,Deus nos presenteia no final do seu texto como um homem bem aventurado que reconhece a ação de Deus em nossas vida…Seja feliz e continue a cantar pois para isto é que fomos criados somos filho DO DEUS CRIADOR.

  38. Olá caro amigo Paulo Sales e a todos.Não precisa ficar bravo.Aprenda uma coisa, e isso vale para todos aqui:nunca tome a opinião de alguem, como uma verdade absoluta.questionem!Nunca tomem a opinião de um especialista como verdade absoluta sem antes consultar outros.Não tomem como verdade absoluta o que Calvino diz, o que Lutero diz, o que Jonh Piper, Paul Washer e etc dizem…Por mais respeitável e renomado que seja alguém, pois por mais sincera que essa pessoa seja, ela pode falar bobagens.Eu não sou calvinista nem arminiano, tenho minahs próprias convicç~eos pessoais relacionadas , mas mesmo assim consigo extrair coisas boas de alguns calvinistas;de neo pentecostais também sim sim acreditem!…Vocês todos tem a torá para estudar, juntamente com os ketuvins e os natzarim e a brit hadasha.Estudem, entendam leiam, aprofundem-se.Esqueçam Calvino!Uma teologia que possui o nome de alguem, s´por possuir isso, já começa errada por si só, ainda que esteja 100% correta em suas ideologias.
    Abraços

  39. Deixo minha opinião sobre a teologia calvinista:
    Quando eu encontrar uma pessoa que não evangeliza e nem faz oração intercessória e de petição, digo: eis um verdadeiro calvinista.

  40. Leiam, "Eleitos, mas livres" do autor Normam Geisler. Ele é calvinista e mostra os entendimentos errados dos calvinistas extremados abordando a Tulip de forma equilibrada. Traz também, uma resposta dentro do livre-arbítrio sobre a Tulip. Fui muito abençoado com esse livro. Recomendo a todos!

  41. Falta-nos (Calvinistas) oração, muita oração. Modelo de oração como o de Jonathan Edwards por exemplo. Vida. Sabe, fico feliz com certos avanços da teologia reformada ao mesmo tempo que temo ser esta a moda do momento, e pessoas com as mesmas mentes que atuam no neo-pentecostalismo se instalem neste "modismo" para se auto-promoverem, mas agora "teologicamente corretos". Temo ser um campo minado perigoso esta tal falada "cosmovisão cristã de mundo", os limites entre legalismo e santidade são muito tênues, mas enfim.
    Sou um leigo e um pouco novo nisso tudo, quase recém-resgatado no arminianismo neo-pentecostal, talvez isso justifique a minha maneira simples, e até mesmo superficial, de ver as coisas. Que Deus nos ajude a alcançar o caminho Eterno através da simplicidade do evangelho de Cristo!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui