Isto é gospel!

10
511
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Antognoni Misael
Ao falar sobre música cristã no Brasil, volta e meia sempre volto ao tema do Gospel. Recentemente, num projeto acadêmico realizei uma pesquisa sobre o tema propondo um olhar sobre o gospel enquanto invenção. Meus argumentos permeiam sobre uma análise cultural pautada na indústria evangélica solidificada na década de 90, discutida inclusive em um de nossos textos anteriores.

Podemos fazer música gospel? Sim, claro, como mostrou a performance do prodígio Jotta A. no vídeo acima (embora ele tenha temperado com soul, hip hop). Entretanto que se compreenda que este como estilo musical precisa de diretrizes estéticas que o tornem de fato uma canção gospel. Quem faz um samba com guitarras e distorções, certamente não o fará, assim como há muito pop rock, balada romântica, se denominando gospel.

A canção estilo gospel é, grosso modo, de base folclórica da música norte-americana. Ela foi sendo ressignificada com o passar dos anos, quando alguns elementos sonoros passaram por processos híbridos modificando assim o gospel mais rudimentar, contudo seus elementos ainda permanecem bem presentes na música religiosa norte-americana.

Curta os vídeos desta postgem e sinta um pouco da espontaneidade, das escalas, técnicas e improvisos, comuns na balsa musical advinda dos cantos e respostas do worksong, blues and jazz, presentes no gospel. Essas sim, são canções gospel!

Os vídeos são respectivamente de Jotta A., Mahalia Jackson, Harlem Gospel Choir, Deitrick Haddon.
***
Antognoni Misael é músico, editor do blog Arte de Chocar e colaborador no Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

10 COMENTÁRIOS

  1. É musica gospel virou sinônimo de música evangélica, ou melhor, cristã. Quase como produtos do dia a dia. Dá um pedaço bombril aí ! Usa uma gillette para cortar.

    Os músicos profissionais, de verdade, é que deveriam "forçar" uma correta rotulagem, evitando de tudo ser jogado no mesmo caldeirão. Ocorre o mesmo com a classificação religiosa, antes crente ( o que é/era um erro, meu avô materno era crente, crente no comunismo !) agora "evangélico", qual será a próxima rotulagem ???

    O que corretamente define o convertido a Jesus Cristo é como a bíblia define corretamente, Cristãos ( Atos 11 : 26 ).

    Prefiro o Joshua fit the battle na versão do Elvis.

    http://www.youtube.com/watch?v=IsEmF9urYDk&feature=player_embedded

  2. E so não confundir musica gospel, com louvor e adoração a Deus, ate porque o mestre Jesus nos fala que os verdadeiros adoradores o adoram em espírito e em verdade, nada tem haver com apresentação musical.

  3. Eu penso que, assim como existem variedades de samba, maneiras diferentes de se tocar sanfona(no RS, SP, PE, etc), as variações do gospel podem ser muitas e não necessariamente ruins só porque ocorrem no Brasil.

  4. a rotulagem coloca tudo na mesma balança com o mesmo peso e musicas maravilhosas como estas estao na mesma prateleira dos mantras, musicas de pedir e musicas sem noção q é o q mais se tem atualmente

  5. Há muito eu falo disso…O verdadeiro estilo gospel é de dar orgulho.Essa musica é que deveria ser mais praticada em nossos templos.Tecnica perfeita, louvor congregacional, uma inspiraçõa contagiante um louvor puro fruto da ação do evangelho na vida sofrida de homens e mulheres com profundas esperiências de vida!!! Viva o verdadeiro gospel! Um estilo definido, com muita história pra contar e pra escrever no futuro.

  6. .
    Percebo que tem muita gente utilizando a música para apresentar uma mensagem cristã.
    Mas não basta apenas juntar um monte de jovens bonitos, montar uma bandinha e sair
    cantando conforme o script do mercado pop.
    A música é uma expressão artistística como tal, talento e musicalidade é fundamental.
    E quando esta expressão artisitca se funde a uma inspiração cristã, surge uma mensagem reveladora .
    Independente do estilo que pode ir do Gospel Americano, com aquela força afro-americana inspirada no Soul até os grandes mestres eruditos do barroco como Bach, Handel e Vivaldi.
    Quem nunca sentiu uma presença divina com obras do teor
    de: Jesus, Alegria dos Homens de Bach, Hallelujah de Handel, Gloria a Deus nas Alturas de Vivaldi.
    E isso ultrapassa a fronteira de músicos essencialmente ligados a alguma igreja.
    Na própria música popular brasileira, percebe-se esse tipo de inspiração em artistas
    de diversas vertentes:

    Cartola:
    Nunca use a injuria como arma de defesa
    Agradeca sempre a Deus
    O que tiveres em sua mesa
    Amparai os inocentes
    Se for cego dê-lhe a luz
    Sem contar com a recompensa
    Do Grande Mestre Jesus

    Nelson Cavaquinho:

    O sol….há de brilhar mais uma vez
    A luz….há de chegar aos corações
    Do mal….será queimada a semente
    O amor…será eterno novamente
    É o Juízo Final, a história do bem e do mal
    Quero ter olhos pra ver, a maldade desaparecer

  7. Pensoo que nao tem nada ver,a verdade e que o povo gosta de botar defeito nos outros,nunca ta bom!
    Vamos parar de ser quadrados e ver o lado positivo da coisa:Não importa o ritimo se e samba rock o que foor se tiver trazendo a verdadeirfa mensagem de Deus que é Jesus Cristo,então vamos glrificar ao invéés de CRITICAR!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui