Igreja evangélica: Rumos errados e necessidade de reformas

40
810
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nova reforma protestantePor Onir Prado
e Marcelo Gualberto
Entre uma denominação histórica (tradicional) e uma neopentecostal, onde me encaixo? Se o modelo antigo, com seu aparelho burocrático e engessado, não funciona mais e a nova proposta de “igreja” vem com um enorme vazio de Palavra e seriedade, o que fazer?
Vejamos o tamanho da crise:
As igrejas de hoje têm inúmeros apóstolos, bispos e reverendos, mas pouquíssimos pastores. A coisa mais difícil é encontrar espaço na agenda do líder para um aconselhamento pastoral, afinal, os inúmeros compromissos com a televisão, rádio e os políticos de plantão não permitem que a ovelha perdida seja socorrida pelo seu “pastor”, principalmente se essa ovelha tiver “pouca lã”.
A liturgia do culto tradicional, sem vida e engessada, mais parece um cerimonial fúnebre onde todos estão mudos na presença de um morto que não ressuscitou.
O neoculto, por sua vez, é dividido em três partes: o louvor, composto de uma repetição sem fim dos chamados “cânticos espirituais”, convida o público a “namorar” Jesus, a sentar no seu colo e sentir seu calor, num estado de quase transe emocional. O ofertório (imenso) é o momento de textos fora do contexto para justificar pedidos de polpudas ofertas com taxa de retorno maior que prometiam o pessoal do “Boi Gordo”, com direito a uso de cartão de crédito e/ou débito. A palavra, sempre voltada a um evangelho triunfalista e reivindicatório que obriga Deus a atender todos os pedidos dos fiéis sob pena da não mais contribuir com o seu “reino aqui na Terra”.
A música é outro ponto que merece destaque. Com o aumento da chamada população evangélica, o mercado de cd’s tornou-se verdadeira mina de dinheiro para um seleto grupo que tem construído verdadeiros impérios financeiros, produzindo música de questionável qualidade técnica, e duvidosa qualidade teológica. Esses grupos têm gravadoras, rádios, empresas de comunicação, editoras, agências de turismo, etc, tudo isso para “explorar” o emergente e ávido mercado dos irmãos.
Também merece atenção o lastimável envolvimento de denominações e de igrejas locais com o sistema político vigente, alguns chegando ao ponto de serem eleitos a fim de representar a Igreja de Cristo junto ao Estado como se o Deus Todo-Poderoso, que rege o universo, dependesse de um senador ou deputado para implantar Seu Reino na Terra.
Entre o “velho” e o “novo” existem ainda aquelas igrejas tradicionais que, com medo do êxodo dos poucos fiéis que lhe restam, tentam imitar as emergentes neopentecostais. Chega a ser ridículo. É como querer jogar tênis com as regras do frescobol. Embora existam semelhanças – duas raquetes, dois jogadores e uma bolinha – o jogo é completamente diferente.
Quanta tristeza e cansaço!
Creio que é chegada a hora da virada (seria uma reforma da reforma?). O velho modelo, gélido e sem vida, definha, enquanto o novo é vazio de conteúdo e coerência. Para onde ir? Parece que o chão da verdadeira Igreja sumiu e muitos estão sem rumo e desiludidos. É claro que, em ambos os lados, existem as exceções. Igrejas sérias que servem a Deus com temor e tremor. Muito pouco num Brasil continental. Por isso mesmo, quero convocar a todos os cristãos espalhados nas mais variadas denominações a uma cruzada de reflexão e ação onde a volta ao verdadeiro e simples evangelho seja o alvo de nossos esforços e orações.
Chega de engano e abuso espiritual. Pare, leia, questione, reflita. E que o Deus Todo Poderoso, Senhor da História e do Universo, tenha misericórdia dos cansados e confusos como eu.
Embora o texto esteja na primeira pessoa do singular, ele foi escrito a duas mãos. Mãos que se encontraram num caloroso aperto no inverno de 1995. De lá pra cá, nasceu uma amizade regada a boas conversas e grandes desabafos como esse que agora você acabou de ler.

***
Marcelo Gualberto é diretor nacional da Mocidade Para Cristo. Divulgação: Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

40 COMENTÁRIOS

  1. Aterradoramente olho e vejo, com o que vejo me torno angustiado, não com a reforma da reforma mais com ideia de:O que faremos quando a tecnologia puder criar um deus? Isso é sádico á nos como os “alheios”, mais ainda alguns adoraraão um Deus! Um Deus novo: a tecnologia; e outros, os opróbios da sociedade terão como Deus a sua fé que subsistiu em um ser Divino, justo e verdadeiro que um dia tudo issso julgará.

  2. Como você pode ver em meu link, agora também sou blogueiro e vim à blogosfera para ficar!
    Realmente é muito trista a atual situação da comunidade evangélica brasileira. Muitos são aqueles que, desiludidos com a maioria das denominações, voltam ao catolicismo (no caso daqueles que vieram da ICAR), engrossam o grupo dos "sem igreja", fundam suas próprias denominações ou tornam-se ateus ou agnósticos. A situação é de caos total.
    Felizmente, assim como ocorreu nos tempos de Elias, já que o Senhor reservara em Israel sete mil pessoas que não se haviam dobrado diante de Baal (I Reis 19:18), ainda existe um grupo remanescente que ora e luta pela volta da pureza e da simplicidade do verdadeiro Evangelho. Por mais que esse grupo seja pequeno em número e sofra muitas perseguições e retaliações, esse grupo está sendo usado por Deus para abalar as estruturas das megaigrejas e mostrar tanto às celebridades gospel como às lideranças eclesiásticas corruptas que, por mais que a grande massa esteja anestesiada contra as barbaridades que têm aparecido, logo o joio será separado do trigo. "E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões" (Mateus 21:13); "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:7-8).
    Maranata!

  3. Excelente texto. É uma necessidade urgente está nova reforma. Penso q cada qual pode começar na sua igreja, é assim q faço na igreja q pastereio, busco trazer oq há de bom nos tradicionais, nos pentecostais e fazemos algumas coisas criativas como esportes, festas, brincadeiras, pois somos uma galerinha bem jovem. Penso q há oq se aprender com todos e q Deus quer gerar uma identidade bíblica na sua igreja. Sou de origem pentecostal, já trabalhei em missões com tradicionais e, então, busco trazer para todos oq aprendi de bom nas duas experiências, mas acima de qualquer influência em 1º lugar a bíblia.

  4. Não vou enfeitar o pavão, é mais um incentivo a outros grandes textos como esse, fique sabendo que como você, Eu e mais outros muitos pensamos desta forma e ansiamos por uma REFORMA, já que a primeira foi dentro e para o catolicismo, essa será para o protestantismo, que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê forças para continuar a remar contra a maré!

  5. Concordo plenamente com esta reflexão……ao mesmo tempo me angustio por ver e sentir a que ponto a igreja (templo) chegou…oro a Deus p/ que dia após dia venha nos conduzir ao genuíno evangelho…e que tais pessoas que tem se perdido a tudo isso possa se agarrar ao verdadeiro Pastor Jesus Cristo que jamais abandona suas ovelhas.
    E que as igrejas (templo) possa desperta e ter discernimento a que rumos estão indo encima de alicerces anti biblicos e quantas almas estão matando.

  6. NOVA REFORMA JA,CHEGGGGGGGGGGGA NAO AGUENTO MAIS,SOU CAPELAO E EVANGELISTA,TENHO VISTA TANTA COISA, QUE AS VEZES PENSO QUE ESTOU EM OUTRO MUNDO.MAS ELE VEM COITADOS DOS LOBOS ,SERAO DESPEDAÇADOS

  7. Muito bom posto.
    eu sou de uma igreja tradicional, percebo o zelo com a palavra e a força de protege-la com toda avidez, mas me deixa muito triste perceber como as pessoas se esquecem de olhar ao redor, um sistema ingessado por tradições q existem a muito tempo mesmo q algumas ñ tem nenhum sentido hoje ainda sao mantidas, percebo os jovens perdidos por ñ se encaixarem nesse modelo como os seus pais gostariam mais ñ querem sair pq sabem q precisam estar perto de DEUS e eu mesmo ñ me encaixo nesses padroes e ñ consime me ver no futuro andando todo ingomadinho, ouvi centenas de vezes q rock é do diabo, mas ouço cançoes q falam de DEUS nesse estilo e me sinto bem

  8. Muito bom posto.
    eu sou de uma igreja tradicional, percebo o zelo com a palavra e a força de protege-la com toda avidez, mas me deixa muito triste perceber como as pessoas se esquecem de olhar ao redor, um sistema ingessado por tradições q existem a muito tempo mesmo q algumas ñ tem nenhum sentido hoje ainda sao mantidas, percebo os jovens perdidos por ñ se encaixarem nesse modelo como os seus pais gostariam mais ñ querem sair pq sabem q precisam estar perto de DEUS e eu mesmo ñ me encaixo nesses padroes e ñ consime me ver no futuro andando todo ingomadinho, ouvi centenas de vezes q rock é do diabo, mas ouço cançoes q falam de DEUS nesse estilo e me sinto bem, e olho para os irmãos louvando sem animo quase q por obrigação, com raras exeções, com hinos q lindos mas q eu ñ entendo metada das palavras, saber q no futuro quando quiser fazer mais pra DEUS, eu terei q deixar de ser eu mesmo pra me tornar esse padrao ingessado pra poder me encaixar no modeloo deles ñ me alegra nem um pouco.
    irmão Maercelo vc ñ é o unico q fica alarmado com essa situação

  9. Oh Leo eu fico matutando isso constantemente
    Gosto da vida e da alegria da igreja pentecostal, de sua intimidade com Cristo, mas me dá arrepio a superficialidade de algumas (muitas coisas), minhas pernas tremem só de pensar em um dia ser levada por ventos de doutrinas loucas, que pregam o que é doce ao nosso paladar, bem ao gosto das neopentecostais

    A parte sobre o chão que desapareceu de nossos pés, tem que ter muita fé para continuar.

    Mas é isso em 2012 vou orar mais, beeeeeeeeeem mais para que Deus me sustente com sua infinita graça

    Abração

  10. O TEXTO TRADUZ EXATAMENTE O QUE EU E MINHA FAMILIA SENTIMOS, AO ENTRARMOS NA IGREJA PARA OUVIRMOS A PALAVRA, PRIMEIRO É AQUELES ENORMES SHOWS,E REPETIÇÕES INUTEIS, QUE JÁ NÃO TEMOS VONTADE DE IR A IGREJA. OUTRAS TEEM ATÉ DAÇARINAS COISA SEM PRECEDENTE. É, PRECISAMOS DE UMA NOVA REFORMA. ISSO NÃO ´PODE CONTINUAR.

  11. É meu amigo Marcelo é obvio ululante que pulula que infelizmente o foco de nossas igrejas hoje não está centrada em Cristo e sim em mamom, só pensam em dinheiro está faltando uma reforma com pessoas sérias e comprometidas
    com o verdadeiro evangelho puro e simples e não em espetáculos circenses.Mas infelizmente o Brasil é constituído de pessoas iletradas que são presas fáceis de maus pastores e maus políticos. Panem et circenses, com um pouquinho de comida e entretenimento abastecem toda a massa, porém, clamaremos no deserto e remaremos contra a maré, pois somos poucos,às vezes loucos de querer o certo num lugar incerto.

  12. É… gênero, número e grau…

    E é incrível (pra não dizer ridículo) que ainda há pessoas q critiquem essas denúncias alegando q a igreja descrita em ambos os polos nesse texto é "bênção", q o pastor delas é um "homem de Deus" e bla bla bla…

  13. Amados este post é atual e oportuno, pois muitos estão confusos mas tem medo de questionar. Infelizmente nossos líderes não estão prontos para lidar com pessoas questionadoras preferindo lidar com elas como rebeldes.

  14. Também vivi uma época em que este dilema era latente em minha mente, mais pelo "automatismo" da tradicional liturgia e padrão desde o século 16. Assim como não é qualquer letra de música que louva a Deus, também não é qualquer culto ou liturgia que tem emoção de coração para louva-lo.

    Rompi! Não com Deus e nem com Cristo, muito menos com as Sagradas Escrituras. Batí aqui, ali e, depois de muito visitar, achei !!!

    No equilíbrio, a terceira via existe ! Deus sempre levantará servos e templos onde o Deus triuno e sua palavra ser~]ao verdadeiros. Basta ter disposição no coração para busca-los.

  15. Concordo com boa parte do texto do irmão Gualberto, no entanto, gostaria de compreender qual é o meio termo em que o irmão menciona. Pois faço parte de uma igreja tradicional, ser tradicional hoje é quase um crime, mas acredito que Deus não esteja interessado em liturgias, se bato palmas, se dou glória a Deus ou se louvo em silêncio. Na minha visão o que Deus deseja é um coração quebrantado, um coração que se importe com seus semelhantes, um coração que deseja guanhar vidas para o Reino, ou seja o que Deus deseja é uma igreja inserida em uma comunidade, pronta a serví-la e pronta para implantar o Reino de Deus ao seu redor. Não quero de forma alguma com este comentário causar qualquer tipo de afronta, na realidade o meu desejo é discernir a vontade de Deus para sua Igreja, e para minha vida.

  16. Estamos caminhando neste bom combate meu irmao.
    O BLOG;O evangelho em preto e branco, é apenas mais um instrumento de reflexao à serviço da simplicidade do evangelho.

  17. É um despropósito falar em "reforma". Porque? O termo originalmente aplicou-se a uma tentativa frustrada de reformar a ICAR. Visto que é uma organização com governo centralizado e estatista, ela poderia em tese (mas não foi) reformada para melhor. Os reformadores pensavam assim porque ainda viam o cristianismo como primordialmente social e hierárquico. Conforme foram se aprofundando na Verdade, perceberam que o Evangelho é fundamentalmente pessoal e espiritual. Embora o crente seja também cidadão, e a organização social e estatal tenha importância para a vida dele, certamente não pode ser o cerne (mas será o cerne para o anti-cristo). Muitos católicos hoje em dia são "reformados" no sentido de que buscam o Evangelho dos apóstolos. E muitos "evangélicos" não estão nem aí para a pureza do Evangelho, e não são cristãos no íntimo, embora o sejam nas estatísticas.

    Aquilo que poderia, em tese, dentro da visão equivocada que os reformadores tinham no início, ser possível, hoje em dia não seria nem imaginavel. Se alguém conseguir "reformar" institucionalmente a cristandade, temo que será o anti-cristo. Porque primeiramente a teria de subordinar (mesmo que não oficialmente) a um poder centralizado.

    continua…

  18. …continua

    O que penso que seria realmente útil é conversar com base nas Escrituras e tentar compreender os caminhos ocultos que nos levaram e essa situação (porque, geralmente, só os sintomas aparentes tem sido discutidos).

    Arrisco dizer que uma grave deficiencia da Igreja está nos seminários. O foco dos seminários tem sido conformar o cristianismo aos sistemas de pensamento mundanos da nossa época (ou de outras épocas, tanto faz). É um foco fundamentalmente errado, que inevitavelmente conduz a problemas gravíssimos.

  19. Eu acredito que quem posta artigo aqui, sejam pessoas conhecidas e atuantes no meio cristão. O senhorr Marcelo mesmo, é Reverendo, tem videos no youtube, promove eventos, prega a palavra etc. Como ele, há vários outros com atuações até maiores que disponibilizam textos sobre reforma, mas é curioso observar como esses discursos nos soa como retórica. Eu ainda não vi na tv, no rádio ou em algum meio de maior peso, nenhuma manifestação clara sobre reforma da igreja evangelica,nem nas produçoes independentes de tv há tal coisa, muito menos criticas ao estado atual e desvirtuso das coisas do evangelho. O máximo que já tive noticia foram manifestações, do meu ponto de vista equivocadas, como ficar estendendo faixas provocativas diante da nata do evangelho da prosperidade, corredo o risco de ser agredido por seguranças, sem conseguir nenhum proveito real nisso tudo, além de perturbar o direito civil das pessoas. Não sei se todos, mas no minimo a grande maioria defensora de reformas, ja deve ter feito curso superior de teologia, mas também não tive noticia alguma de qualquer insurgimento dentro das escolas, uma vez que é de lá que saem a grande maioria dos pregadores 'estranhos" ao evangelho, muitos até são porofessores nestes abundantes e cada vez mais solicitados seminários.
    O problema da igreja evangelica não pode ser desassociado de vários fatores sociais do momento, a igreja não é mais, ou pelo menos não tão mais, influencia para a sociedade como antes, pelo contrário, a sociedade e seus padrões invadiram a igreja e ela aceitou, e isso não é de hoje, a igreja desenvolve este processo há mais de 20 anos.
    Eu gostaria muito de participar de um culto dos defensores desta reforma, para conferir em que ele diferi dos cultos dos que precisam de reforma. Gostaria de ver um programa na tv, nem que fosse de tv comunitária de uma cidade de 5 mil habitantes, onde algum defensor de reforma evangelica, dissesse quem são os hereges da atualidade, e apontando o dedo para a camera fize-se prefecias, assim como os valentes profetas.
    Eu não vejo nenhuma passeata por reforma, ou pelo menos por mundança, ou ainda por alerta as pessoas.
    Não vejo por dois motivos, porque os reformadore de hoje querem fazer reforma de dentro do seus ternos, e eles sabem que o que está em voga é a liberdade. Há tanta liberdade que reformar é sinonimo de opressão, e mais, querm reforma meramente institucional, conforme o texto do artigo, "Entre uma denominação histórica (tradicional) e uma neopentecostal, onde me encaixo?". Seria melhor pergutar, "Entre uma denominação que prega evangelho louco e uma que prega o evangelho verdadeiro, em qual me encaixo"?
    Eu não sou nada no meio evangelico, mas voces que são, deviam se posicioar com mais clareza, ou invés de ficar com retorica de reforma cristã de dentro dos ternos macios e botons de lapela de voces.

  20. Podemos encontrar alguns exageros nas igrejas neopentecostais. Entretanto, nem todas praticam extorsões nos cultos. A ênfase no recolhimento de ofertas gordas não é característica geral de todas as igrejas neopentecostais. Esse folclore se instalou nas igrejas distanciadas do neopentecostalismo por causa de programas de televisão onde alguns pregadores-executivos de igrejas pentecostais históricas e de algumas seitas aproximadas de um tipo de pentecostalismo fazem suas encenações. É verdadeiro dizer que a Palavra (lida e explicada para a comunidade com inteligência e sob supervisão do Espírito Santo) deveria ocupar o lugar que é dela na maioria das igrejas neopentecostais. Entretanto, os neopentecostais nos dizem que determinadas formas precisam ser quebradas e os não-neopentecostais dizem que o conteúdo não pode mudar. Se os dois lados dialogassem sob a liderança do Espírito, teríamos uma igreja missionária, com ênfase em santidade prática, que tem a Palavra no centro de sua vida.

  21. Dou graças a Deus, pois congrego numa igreja onde se preocupa com a qualidade do ensino da Palavra. AD Belém.
    Não falo das outras pois não conheço como membro.
    Estou muito feliz por fazer parte dessa denominação

  22. amigo e irmao.concordo.com voçe.tambem prdi.o rumo.mi sinto so.sem forças.e revoutado com esa situasao que pasa.as igrejas neo evangelicas.e historicas.e revoltante.o que esea picaretas.travestidos.de pastores.apostulos. bispos,ec.o que deus ira fazer?como desmascarar valdomiro satiago.picareta.mentiroso.vendendo sa indujencias. evagelicas? edir macedo o principal.nao homem de deus?e os demais.que o senhor tenha misericordia de mim. de voçe.e a muitos como eu e voçe ja nao aguentao mais.

  23. me desculpe mais eu queria falar mais muito mais talves seja forte minha contudencia. mais e relevante. este asunto.o que esta em jogo e a salvaçao.satanas.esta no coraçao .destes homens.enganando a todos.e isto vira a baila. em pouco tenpo.deus vai mostrar a todos quem sao estes falsos profetassssssss.

  24. Amados já estaremos começando uma grande reforma, se comecarmos reformando a nós mesmos, pois vejam, muitos de nós ainda são demasiadamente ligados a instituições, ou a sua propria forma de crer. Falo em linguas, o outro ahh eu não isso não é de Deus, e o outro ahh mas louvor na igreja não é de Deus e outro ahh mais tem que louvar, e por ai vai; mal conseguimos manter a nós mesmos equilibrados quanto ao evangelho, como podemos pensar em reforma institucional???? Reformemos a nós, buscando a palabra, e tentando viver uma vida de equilibrio e consonancia com o que Jesus ensinou. Sei que há até mesmo nas "piores" igrejas sevos leais a Deus e por certo a muito tempo j[a estão "reformados" hehehehe e sendo relevantes para o reino.

  25. Pensei que eu era o único que não está contente com o comportamentos da Igreja… a imagem reflete o que passa na minha cabeça: REFORMA! Precisamos de uma reforma urgente em todas as áreas… não iria dizer os problemas, pq todos nós já conhecemos, mas precisamos nos levantar. Na minha igreja, sempre que tenho oportunidade, prego sobre os perigos do neopentecostalismo e erros que nossa igreja vem encobrindo. Encontrei uma grande ajuda no Púlpito Cristão! Valeu!

  26. Sou avesso a leitura de livros doutrinários, principalmente de autores conhecidos pela prática de heresias, tais como a Teologia da Prosperidade, dentre outros, mas…, nem tudo está perdido neste mundo. Acabo de ler uma obra que gostei imensamente.
    Seu título: "DE DENTRO PARA FORA

  27. seu autor Larry Crabb,traduzido por Myrian Thalita Lins, da Editora Betânia.
    Quem tiver a grata oportunidade de ler, leiam que será muito gratificante, pois já na introdução, com o título: "AS FALSAS ESPERANÇAS DO CRISTIANISMO MODERNO", o autor enfoca quase todos os problemas hodiernos vivenciados pelas igrejas evangélicas e a necessidade de mudanças profundas.

  28. A PAZ DO SENHOR JESUS MARCELO…RESPONDENDO A SUA PERGUNTA SOBRE REFORMA NAS IGREJAS, VC ME FEZ LEMBRAR DE UMA PASSAGEM BIBLICA MUITO LINDA ONDE DEUS NOS LEMBRA QUE NÓS SOMOS A IGREJA, SOMOS O CORPO DE CRISTO,O CORPO TEM MUITAS PARTES, A PLACA PARA NADA SERVE O IMPORTANTE É O CONTEÚDO. SE VC É UM CRENTE QUE EXAMINA AS ESCRITURAS MEDITA NELA DIA E NOITE NÃO FALA MAL DOS IRMÃOS FAZ TD AQUILO QUE DEUS QUER QUE FAÇAMOS, PARABÉNS… VC SE TORNOU PERFEITO AOS OLHOS DE DEUS E ESTÁ PRESTES A DEIXAR A TERRA, AGORA CASO VC PRECISE DE REFORMA,MAGOAS NÃO CURADAS, FALTA DE PACIENCIA, AMOR AO PROXIMO,HUMILDADE,MANSIDÃO,DOMINIO PROPRIO DENTRE OUTROS…SEJA BEM VINDO AO CLUBE DOS NÃO PERFEITOS… VC ESTÁ PASSANDO POR REFORMA,SENDO MOLDADO POR DEUS DIA APOS DIA,PARA ASSIM SER VARÃO PERFEITO. ENTENDA NÓS SOMOS A IGREJA DE CRISTO É SUA COMUNHÃO COM DEUS.Efésios 4:4-6
    João Ferreira de Almeida Atualizada (AA)

    Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
    um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
    um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.(EFESIOS 4.4). VC É A IGREJA QUE PRECISA DE REFORMA…AMEM…DEUS ABENÇOE.

  29. O questão é que o povo evangélico, não está lendo BÌBLIA e muito menos ORANDO, e por falta da leitura bíblica e oração, fica essa confusão. Falta vida de um lado e muita podridão do outro.
    Mt.22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

  30. Qualquer dia vai aparecer um espírito de besta afirmando que Deus o relvelou que as lideranças evangélicas devem se trajar como padres em dia de missa.
    O que não falta nessas igrejas ridículas e vadias é gente que possuida pelo demônio em púlpito.
    O deu$ dessa gente não passa de um gigolô…

  31. Igrejas historicas sao um modelo engessado, burocratico e sem vida? Um modelo que funcionou durante seculos eh sem vida? Me poupe! Burocratico em alguns aspectos, posso ate concordar. Mas o que eh vida? Barulho? Desordem e bagunca? Estou nos EUA numa igreja batista tradicional e liturgica. Com sinceridade? Nunca me deleitei mais num culto do que o faco aqui. Vida ou nao depende da palavra que eh pregada. As igrejas neopentecostais nao tem vida visto que perverteram o Evangelho. As tradicionais que esqueceram-se de alguns fundamentos basicos, idem. Vida esta ligada a permanecer em Cristo. E permanece em Cristo que guarda sua doutrina (2 Joao 8). Pentecostais ou tradicionais que se mantem fieis a Palavra, estas sim tem vida!

    Paz!

  32. É! Tem gente muito cara de pau na igreja. Promove confusão teológica porque ele se acha o ais, mas só quer produzir questões, tem gente que se possível comete erros gravíssimos, tem gente que está na igreja e não tem noção de nada, é religiosa. Querem abrir igrejas como se fosse simples, mas não apascentam as ovelhas.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui