Forró Gospel: "Meu paredão é de Jesus" #TabajaraGospel

27
1081
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Antognoni Misael
Mais uma vertente musical vem se destacando nos autofalantes do Nordeste evangélico: é o forró eletrônico. Faço menção aqui do grupo “Expresso Pentecostal”, que não deixa de ser uma réplica do forró estilo “Calcinha Preta”, “Limão Com Mel”, etc., e que vem sendo alternativa comum em festas, retiros e comumente figura como fundo musical no cotidiano dos sons dos automóveis convertidos.
Mas o destaque 2011 fica para batida envolvente do tal “Forró do Felipão”, ‘ex-forró moral’. Felipão, que antes compunha o rentável mercado do forró de plástico e realizava várias turnês por todo Norte/Nordeste levando “cachaça e pegação” à moçada, após se declarar um nova criatura, decidiu se manter na vertente musical de origem e inserir letras demasiadas “cristãs” – agora, diferentemente ele leva Jesus e Salvação!
Com o seu sucesso mais conhecido, “Meu paredão é de Jesus”, o irmão tem causado polêmica entre a opinião de grupos evangélicos: ‘conservadores versus estrategistas’ – afinal o som do Felipão é evangelístico? Ele se faz de louco pra ganhar os tolos? (isso é outro debate!) Entretanto, sem fazer juízo de valor, até porque não conheço a bem o “Forró do Felipão”, o que me preocupa é observar que no pretexto de se ganhar pessoas para reino, a música dita cristã, chegue a profundos níveis de pobreza poética, letrista, instrumental e teológica.

Não simpatizo de forma alguma com a “proeza” de se ter no nosso meio, réplicas de gente com tanto mau gosto. Vivemos numa democracia – Certo!, mas não somos obrigados a achar belo o que não se reconhece como ridículo. Outra coisa, não me venham com a desculpa de que Deus o usa grupo A ou B – claro que Deus usa quem Ele quer, se usou uma mula, obviamente poderá usar humanos, dos mais pífios aos súditos. Mas isso não significa aprovação; alguém pode ser usado sem portanto obter aprovação do Senhor. (A Bíblia é cheia de exemplos assim!)
Seguindo a tendência atual de decadência musical evangélica, certamente logo teremos algumas versões de uma suposta “Garota ex-safada”, “Aviões do Forró Gospel”, “Calcinha ex-Preta (mas agora Branca como a neve)”, “Luan Santana do Senhor”… Aliás depois que a marca do gospel mostrou pra que veio, muita gente promete estrear com pé direito ne$te mercado de GeZui$$. Não esqueçamos, o cantor Latino dias atrás profetizou que logo logo virá!! #Aleluia!
***
Antognoni Misael é pós-graduando em história da música, editor do Arte de Chocar e colaborador do Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

27 COMENTÁRIOS

  1. Eu lamento que os roqueiros brasileiros não entendam q o forró é um dogma de igrejas pentecostais e em sua maioria incultos e adoram se expor ao ridiculo,porém o peso de uma banda inglesa, define muito bem que as mentiras e podridões das igrejas totalmente fora do curso das palavras de Cristo e que são expostas no contexto de um heavy alimentado pelos escandalos e bizarrices do povo que promove espetáculos longe da verdade.

  2. Misericordiaaaa,…Os + entendidos do assunto, me esclareçam uma duvida que a muito me angustia..Como gente "crente" dança funk? e o forro? se o funk é uma dança totalmente sensual e o forro é de encoxada… fiquei pensando..então não tem como fazer musicas cristãs com sons mundanos(claro os ritmos foi Deus quem criou) + creio que o homem estragou um pouco..sem contar q as letras pobres não ajudam em nada, é por esses e outros que o nome de Cristo esta sendo motivo de Xacota no mundo. Meus JESUS, nossas almas clamam por sua volta..(pelo menos a minha)
    VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES DE CRISTO JESUS**

  3. Concordo com você, a pobreza das músicas e as heresias cantadas demonstram falta de base bíblica , o que é muito perigoso, dia desses fui uma livraria procurar hinos antigos por estar cansada de tanta tanto besteirol cantado no meio cristão.

  4. Oha, nada disso é biblico ou espiritual. A biblia faz referencis minimas a musica e quando faz cita instrumentos melodicos ou de impacto e letra, não faz menção a ritmos.

    I Crônicas 15:28 – Assim todo o Israel fez subir a arca do pacto do Senhor com vozes de júbilo, ao som de buzinas, trombetas e címbalos, juntamente com alaúdes e harpas.

    I Crônicas 16:4, 5, 42 – Também designou alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor, para celebrarem, e para agradecerem e louvarem ao Senhor Deus de Israel, a saber: Asafe, o chefe, e Zacarias, o segundo depois dele; Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaías, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; Estavam Hemã e Jedútun encarregados das trombetas e dos címbalos para os que os haviam de tocar, e dos outros instrumentos para os cânticos de Deus; e os filhos de Jedútun estavam à porta.

    II Crônicas 29:25-27 – Também dispôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas conforme a ordem de Davi, e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque esta ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas. E os levitas estavam em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas. E Ezequias ordenou que se oferecesse o holocausto sobre o altar; e quando começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, ao som das trombetas e dos instrumentos de Davi, rei de Israel.

    II Crônicas 5:11, 12 – Quando os sacerdotes saíram do lugar santo (pois todos os sacerdotes que se achavam presentes se tinham santificado, sem observarem a ordem das suas turmas; também os levitas que eram cantores, todos eles, a saber, Asafe, Remã, Jedútum e seus filhos, e seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com alaúdes e com harpas, estavam em pé ao lado oriental do altar, e juntamente com eles cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas

    Salmos 33:2 – Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas.

    Os pandeiros são uma execessão pagã aprendida no egito e usado pós saida do povo de Deus de lá.

    Outra questão é: musica, princilpamente ritmo, é identificado pelo nosso celebro antes da melodia e da letra, tanto que o funk no estilo pancadão, pois o funk americano dos anos 70/80 nada tem haver com este de hoje, voce pode até não lembrar a letra, mas guarda com extrema facilidade o ritmo.

    Os adventistas, aqueles que quardam o sábado e "idolatram" a Ellen Gold White, entendem que o ritmo desvirtua o espititual e apontam motivos cientificos do ponto de vista da audição, assimilação e reação, e ainda entendem que tira a paz interior para um perfeito estado de adoração e sensibilidade espiritual. Eu fico me perguntando como que uma religião que trás tantas doutrinas da lei, pode ter este discernimento e os evangelicos não. Isso acontece porque o evangelico tem vivido os efeitos da liberdade exagerada, o maligno tem uma tecnica que consiste em trabalhar com doses homeopaticas o entendimento do ser humano, um pouquinho aqui outro pouquinho ali, e com o tempo as coisas vão ficando "naturais", e claro, ele conta com a más inteções alheias.
    Irmazinha Lorrana disse ai pra cima, Deus criou todos os ritmos… me lembrou uma frase que minha mae diz com certa frequencia, "voces tem mania de humanizar Deus"…
    Bom, enfim, nem adianta mais comentar este assunto gospel, ta manjado, não tem volta, é dai para pior, mas vamos esperar a saida que Jesus tem para os seus que estam enganados pelo sistema, Ele sabe como tira-los disso.

  5. irmaos tomem cuidado pois isso parece mais e racismo e preconceito pois so porque o ritmo e do nordeste ai ja começam a criticar porque nao falam do ritmo sertanejo gospel ou o funk gospel ou ate mesmo o ritmos que nao saem do santo santo santo e nao traz nada de bom tudo tem que ter um inicio meio e fim pra vc compreender senao e do maligno e a principal meta e ganhar almas pro reino e
    se o ritmo forro ta trazendo almas esta de acordo.

  6. A Bíblia nos diz que é pelos frutos que conhecemos a árvore ! Sinceramente vi alguns vídeos deste irmão Felipão na net e, sinceramente, as canções que ele canta não me trouxeram paz mas sim vontade de dançar forró mesmo ! Os ritmos são criações humanas porém nem todos servem prá adorar a DEUS.

  7. ISTO MESMO, ESSE CIDADÃO FELIPÃO,COMO OS DEMAIS QUE CANTAM ESETE TIPO DE MUSICA, PENSAM QUE O SENHOR JESUS CRISTO É LIXO. PRÁ QUEM GOSTA DE LIXO É UM CAMINHÃO CHEIO. O LOUVOR A DEUS DEVE SER FEITO COM REVERENCIA E NÃO UMA BADERNA COMO ISSO. DETESTEI E AS VEZES SINTO VERGONHA POR ESSE TIPO DE COISA.

  8. Cada um adora a Deus com os dons que Ele concedeu para cada um de nós. Se a forma que Ele encontrou de adorar a Deus cantando o que ele mais gosta, quem somos nós pra julgar? Vão ler a bíblia, irmãos! E parar de criticar os outros… Quem julga é Deus!

  9. vc está certo cada um tem seu jeito,ele gosta desse riemo então ele tem ki tocar,as pessoas tem que parar de criticar os outros,pois desse jeito jesus vai voltar e eles vão ficar ai!!!

  10. acho cara, que vc ñ é Deus pra sair jugando todo mundo, né? ou estou errado, só Deus pode jugar, então guarda seus pensamentos pra sí proprio e olha pra vc ñ pros outros.

  11. Quem não conhece fala o que quer!
    Quem teve ou tem a oportunidade de conhecer a historia é seu testemunho talvez mudasse de opinião!
    É bíblico de D'us tudo pode!

    Que D'us possa abençoar a vida de cada um.

  12. O que tem demais em louvar a Deus em Ritmo de Forró? Quem ouviu todo o CD do Felipão, sabe que tem muitas músicas com lindas letras, que tocam o coração, que nos faz refletir e louvar a Deus… O testemunho dele é uma lição de vida…

    O que me deixa mais triste é saber que as pessoas, sem conhecer a vida do próximo e nem os propósitos, passam a julgar, sem conhecer…

    A Bíblia é tão clara quando diz para não julgarmos o próximo… Muito triste saber que pessoas que se dizem cristãs, perdem tempo julgando…

    Criticar é tão fácil né gente?

  13. Tem tanto evangélico que pensa saber muito e não sabe quase nada. Sou evangélico também, mas não gosto de me apegar comentários que não ajudam em nada e só mostram preconceito, falta de sabedoria e arrogância.
    Pra mim o que é do mundo são as letras e o comportamento. Não importa se é forró ou qualquer outro ritmo. Na verdade, alguém tem que criar o ritmo, seja ele cristão ou não. Quem criou não vai dizer em nada se o ritmo é ou não santo. O importante é saber que a música é universal e que o que agrada a Deus é a vida da pessoa juntamente com a letra cantada.

  14. Cuidado pra nao cair na contradição… vi postagens aqui dizendo "Deus não tem preferencia por estilo musical"… pq o forró é massacrado por voces? Como NORDESTINA e CRISTÃ, posso falar! Forró é preferancia de 90% da população cearense. Cearense gosta de triangulo+zabumba+sanfona, qual o problema disso? Porque isso é porcaria? PRECONCEITUOSOS, VÃO SE CONVERTER! Quanto ao Felipão, assisti ao seu testemunho e posso dizer: era um forrozeiro do mundo, vendeu milhares de discos e no auge de sua carreira renunciou toda a riqueza e fama para servir a Cristo. Em seu testemunho ele não fala de um Deus de riqueza (mt pelo contrario, ele deixou tudo), nem de sucesso e felicidade , ele fala de um Deus que transforma vidas, e que permanecer no pecado os levará para o inferno. Quanto ao "paredão de Jesus", é uma referencia a uma música dele de muito sucesso, que só falava baixaria. Ele colocou outra letra em cima e regravou. Ele e sua família foram transformados, e atravez de seu TESTEMUNHO DE VIDA, muitos forrozeiros profissionais do ceará tem se convertido. Conheço o CD do Felipão, e suas letras são lindas, coerentes com a bíblia e apesar do ritmo (e de não ser minha preferencia musical), adimiro o seu trabalho musical e missionário. Aliás, apesar de famoso, e de seus testemunhos lotarem de forrozeiros saudosos de sua presença, ele não é um fenômeno arrebanhador de ovelhas… eu mesma estive em um culto em que ele testemunhou, e foram pouquissimos os convertidos, afinal, ngm gosta de ouvir que Deus é amor mas tb é justiça, pecado leva ao inferno, e voce nao vai ficar rico por seguir a Cristo. Louvo a Deus pela vida deste homem, e torço para que ele não se desvie nem seja enganado por falsos profetas, que nao seja confundido por aproveitadores. Portanto, antes de julgarem, procurem saber de quem estão falando, e nao sair jogando pedras simplesmente porque não gostam de forro, ou dizer que a música é pobre, baseado em uma canção. Vao se converter bando de gospel!

  15. Outra obs…
    tem uma coisinha que se chama MATURIDADE. Este CD aí, ele gravou logo que se converteu. Ele praticamente pegou as musicas antigas e regravou com letras "gospel". Discernimento espiritual, maturidade, vem com o tempo, o Espírito vai mostrando e convencendo aos poucos. Hoje, com cerca de 4 anos de convertido (pouquissimo tempo) ele canta diferente, letras diferentes, roupas diferentes, e até o estilo de forró mudou. Não é mais esse narcisista da capa! Infelizmente, quando nossa irmaozinha da igreja se converte e ela continua usando fiodental, dizemos"ela é recem convertida, temos que ter paciencia e explicar aos pouco", mas quando o cara é famoso, exposto na mídia, exigimos uma mudança de postura imediata… da noite pro dia o cara tem que ser "o crente modelo", mas as coisas não são assim… esse assunto merece ser discutido em uma postagem!

  16. Deus não tem preferência por estilo musical? Tudo bem.

    Mas, Deus tem preferência por excelência.

    Este estilo é um forró adulterado, plastificado.

    Façamos a coisa com validade, cosmovisão e excelência técnica, coisa que na música do "Paredão" não vejo.

    Deus é criativo e não viciado em mediocridade.

    Cordialmente, Misael.

  17. Olha, Deus criou todos os ritimos, como um crente dança funk e forró? se mexendo né, só que sem sensualidade. Nois dançamos pra se divertir e tudo na presença de Deus. Esse tabu quem criou foi o capeta que botou e bota como sempre nas coisas de Deus tudo ao contrário. Isso não é pecado, nois não estamos usando coisas do mundo só estamos usandoo como forma de pregar o evangelho e levar a todos os povos e nações de diferentes formas Como nosso Deus é Bom e pode salva-los. Creio que Deus colocou no coração de quem o serve que No mundo em que vivemos hoje o evangelho deve ser pregado de diferentes formas, mas com a mesma essência e objetivo, assim a palavra do Senhor vai ser alcançada por todos!

  18. Minhaa irmão eu tÔ contigo! kkkkkk Creio que Jesus tbm tá! Eu tenho 18 anos e amo, amo, amo forró, ritimo que tá sendo muito usado pra pregar o evangelho e tá dando muito certo, muitos jovens estão tendo vidas transformadas através deste e em nome de Jesus vamos ganhar toda essa nação pra Jesus. Esses "gospel" como c disse pensam que adoraar á Deus é cantar somente aquelas musikinha lentas, claro que faz parte mas como eu ja disse, No mundo em que vivemos hoje temos que usar as coisas que Deus criou pra chamar atenção dos perdidos pra que Deus posssa fazer a obra na vida deles. Assim que se faz minha irmã 😀 Bjs

  19. Eu li outro dia na Net, um comentário que dizia mais ou menos assim: "engraçado que esse povo que se diz CRISTÃO, vive tudo, menos o que Cristo veio pregar na terra que é o AMOR…Amados eu sou cristã e confesso que isso me incomodou e infelizmente em grande parte essa pessoa tem razão. Temos vivido tempos de guerra entre o povo de Deus e isso tem sido um péssimo reflexo para os que nos observam ou desejam vim pra Jesus. Sempre que leio alguns comentários em sites, percebo nas colocações dos "conhecedores da Bíblia" (povo que se acha top em conhecer a Deus) um FEL PODRE de agressão, ofensas, deboche e mais algumas coisinhas que me enoja e me deixa triste…Creio eu que toda essa falácia é pura perda de tempo, porque na verdade, Deus está interessado é em VERDADEIROS ADORADORES. Falaram em excelência de louvor para Deus, mas a maior excelência que o Senhor deseja do homem é um coração ADORADOR, PERDOADOR E AMOROSO. Vejo nos comentários tanta necessidade de crucificar o "irmão Felipão" que quase me dão a certeza que alegraria a muitos "irmãos" que estão condenando o tipo de música que ele canta que bom seria que ele continuasse ou voltasse pro "mundão". Acho que muitos irmãos que fizeram alguns comentários aqui, estão precisando ser menos religiosos e viver mais a PALAVRA de Deus, pois ele não depende de opinião humana pra usar quem Ele quer, como quer e no ritmo que quer… Concordo que o servo prudente deve ficar ligado, e claro, precisa tomar cuidado com os "falsos profetas e/ ou adoradores", mas não podemos esquecer o que Paulo diz em Filipenses 1:15 -18:
    "Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;". QUERO DEIXAR CLARO QUE TENHO SIDO ABENÇOADA PELOS LOUVORES DESSE IRMÃO AMADO E HOJE EM ESPECIAL ACORDEI ABATIDA, DESANIMADA, OPRIMIDA COM UMA DOR DE CABEÇA SOBRENATURAL E SENTI O ESPÍRITO SANTO AGIR PODEROSAMENTE ATRAVÉS DAS MÚSICAS QUE OUVI (não que Ele precise das músicas do Felipão pra agir a meu favor, mas a Bíblia relata que Deus habita no meio dos louvores)…se não te agrada irmão(ã), então não ouça e pare de jogar pedra e aprenda a se alegrar quando um pecador se arrepende e vem pra Jesus. Eu me alegro e muito e quanto a ser ou não verdadeira a sua conversão, o tempo mostrará os frutos dessa árvore e sempre fico na torcida pra que sejam bons, pois afinal Deus não se agrada de ver o homem caminhando para o inferno…Sugiro que assistam o testemunho dele e orem pela vida dele e de tantos famosos que tem se rendido a Cristo e sugiro que leiam essa matéria nesse Site: http://estudos.gospelmais.com.br/guerra-ou-paz.html. Que a PAZ DO SENHOR seja derramada na vida de todos…Abraços!!!

  20. Tem alguns cantores que nem crentes são. Procurem na WEB o caso de Sérgio Saas, que se masturbou publicamente na câmera WEB para outra pessoa e caiu na internet em geral.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui