A igreja Brasileira está preparada para ser uma potência mundial?

31
43
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Johnny T. Bernardo
Apesar de o último censo apontar que os evangélicos tiveram um retrocesso em seu crescimento e que o ateísmo cresceu em certas regiões do Brasil, a igreja evangélica deverá ter um crescimento vertiginoso nos próximos anos. Indicativos mostram que até 2025 os evangélicos representarão 50% do total da população brasileira. Entretanto, existem inúmeras dificuldades que tornam a igreja evangélica brasileira frágil e que podem comprometer seu crescimento. Mesmo que os números estejam corretos (e eles devem estar), corremos o risco de produzirmos uma igreja de crentes nominais, fenômeno que ocorre na Europa e EUA. Abaixo destacamos algumas dificuldades enfrentadas pela igreja brasileira.
Dificuldade de articulação
O pouco tempo do Protestantismo no Brasil produziu uma igreja multifacetada, com diversas lideranças regionais e nacionais. Conquanto o número de evangélicos brasileiros seja algo em torno de 40 milhões, as inúmeras correntes existentes no país possuem pouquíssima articulação. Primeiro, existe uma dificuldade de comunicação entre tradicionais e pentecostais. Segundo, não há comunicação mesmo entre as igrejas pentecostais. Um exemplo é a Assembleia de Deus. A comemoração do centenário foi realizada em dois locais diferentes da Grande São Paulo, pelas duas principais correntes: a do Belém (no Pacaembu) e a da Madureira (na Arena Barueri).
Recentemente, mudanças na liturgia e de usos e costumes ocasionaram o desligamento de setores regionais que se opõem a mudanças bruscas. Disputas políticas e interesses econômicos também são uma das causas da existência de inúmeros ministérios e grupos pentecostais. Tentativas no sentido de aproximar tais segmentos, como os conselhos municipais de pastores, são propostas interessantes, mas que ainda não surtiram o efeito desejado. Uma das razões é a falta de concordância na apresentação de projetos, de compromisso e o uso político – partidário de algumas comissões.
Dificuldade de estrutura
A igreja evangélica brasileira investe pouco em projetos importantes, como cursos teológicos, missões e apologética. Com raríssimas exceções, encontramos igrejas que demonstram se preocupar com o desenvolvimento de uma estrutura sólida para seus membros. Quando falamos por estrutura, não estamos nos referindo apenas ao aspecto físico de uma igreja, mas também ao seu conteúdo interno. Logicamente que uma questão está ligada à outra. Onde há dificuldade de estrutura física (prédios, salas, departamentos), consequentemente há dificuldade na implementação de projetos. Na maior parte das igrejas, a escola dominical é realizada na própria nave da igreja, dificultando o aprendizado. Há outros problemas, como o investimento em setores que não dizem respeito diretamente ao trabalho de missões, a inexistência de um departamento de evangelismo e discipulado satisfatórios e a demasiada ênfase em templos luxuosos, com televisões de plasma e outros aparatos que dificultam o investimento nos setores estratégicos.
Dificuldade de planejamento
Diretamente ligada à questão da estrutura, está à dificuldade de planejamento. O fenômeno não ocorre apenas nas igrejas pentecostais – nas tradicionais, como a igreja batista, também é frequente. A adesão de algumas igrejas batistas ao Modelo de Bogotá (G12) é um indicativo de falta de planejamento, de estratégia evangelística. Não que o G12 seja um prejuízo ao Evangelho; pelo contrário, tem contribuído sobremaneira com o crescimento da igreja evangélica no Brasil e no mundo. A questão está na forma como algumas igrejas realizam os encontros, que beira o modismo teológico.
Falta planejamento de trabalho nas igrejas. Enquanto seitas como as Testemunhas de Jeová possuem uma estratégia de crescimento, que inclui mapeamento de territórios, divisão de tarefas, cursos de preparação (Escola do Ministério Teocrático) e literaturas que focam o trabalho de campo, as igrejas evangélicas investem pouco nessa área. Razão pela qual perdemos espaço para o ateísmo e contribuímos para a proliferação dos sem-religião. Quando deixamos de estabelecer metas e investir em setores estratégicos damos vazão ao crescimento de outras religiões ou movimentos.
Dificuldade de identidade
Somadas às dificuldades de articulação, estrutura e planejamento, chegamos a uma igreja com uma profunda crise de identidade. Uma igreja sem identidade é uma igreja que não possui uma marca própria, um modelo que a diferencie de outros segmentos religiosos. Ao deixar de se preocupar com o planejamento, por exemplo, uma igreja perde em número e qualidade.
A igreja evangélica brasileira se transformou em uma igreja de templos, de cultos rotineiros e com pouquíssimo trabalho externo. Os crentes passam mais tempo dentro de igrejas, do que em atividades externas. Precisamos de menos cultos e mais atividades externas. A igreja precisa dialogar com a sociedade, participar dos seus problemas e frustrações. Precisamos nos embrenhar na sociedade.
Dificuldade de gerenciamento
A atual dificuldade que a igreja brasileira atravessa está diretamente ligada à dificuldade de gerenciamento. A falta de preparo teológico, secular e interesse para com o crescimento são uma das causas do crescimento desordenado de algumas igrejas. A igreja tem experimento um crescimento significativo, mas a falta de estrutura, planejamento e construção de uma identidade própria são fatores que desqualificam tal crescimento. Enquanto igrejas de São Paulo possuem templos luxuosos, o investimento em missões decresce a cada dia. A causa está no mau gerenciamento, na falta de obreiros comprometidos com o crescimento sustentável da Igreja. Tais condições mostram que a igreja brasileira, apesar do crescimento real, ainda não está preparada para ser uma potência mundial. A mudança deve começar de cima para baixo.
***
Johnny T. Bernardo é fundador do INPR Brasil. Divulgação: Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

31 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, essa preocupação com estrutura física está desfocada. Se grande parte do ensino for feito nas casas, grande parte da estrutura física torna-se desnecessária. Mas estou falando de ensino de verdade, não dessa maluquice g-12 e congeneres, que são método vazio sem espírito.

  2. realmente a igreja nao esta prepara em muitos aspectos, querem ser maioria dominante e nao sabem lidar com as difereças. enchem os templos de pessoas mas nao tem o q passar pra elas!

  3. QUEM DIRIA ! OLHA O MALAFAIA CONVOCANDO OS SEGUIDORES DELE
    ASSITIR A GLOBO.
    “Vamos explodir a audiência da Rede Globo no domingo as 13h! O nome do Senhor será glorificado! 1 hora de louvor e adoração!”, escreveu o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

    ISSO MOSTRA QUE O PROFETA VELHO CONTINUA EM AÇÃO

  4. Evangélicos com manias de grandeza, os filhos rebeldes da igreja católica, a besta e a imagem da besta. Tem algum teólogo evangélico de plantão ai? que possa discernir que essa é a verdade. O evangelho de Jesus em nada se parece nem de longe com as igrejas evangélicas que se dizem cristãs.
    O reino de Deus é invisivel e só é externado pelo fruto do Espirito Santo na vida dos que seguem o Senhor. Vocês ainda não perceberam que são empresas do terceiro setor. Deixa o congresso dar uma olhadinha mais carinhosa pras igrejas evangélicas e ver a lavagem de dinheiro em nome de Deus que se faz por ai. EU QUERO QUE AS IGREJAS PAGUEM TRIBUTOS PESADISSIMOS PORQUE ROUBAM DINHEIRO DO POVO DIZENDO QUE É PARA DEUS. A bancada evangélica vai tremer, pois o Senhor abomina as suas ações, e o Seu reino não é deste mundo e nele, no Senhor não há rito ou templo. Os covis de ladrões se multiplicaram desde a primeira limpeza realizada pelo Senhor Jesus. Imposto sobre a arrecadação das igrejas denomicionais JÁ. Deputados e Senadores é hora de criar um imposto sobre os doutores da lei( Pastores e qualquer um que se denomine como representante de Deus na terra, pois eles vivem da lei. Lobos devoradores o Senhor não os colocou sobre cabeça de ninguem, deixem as ovelhas serem guiadas pelo bom Pastor. BATISMOS, APRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS, DIZIMOS, "SANTA" CEIA, LITURGIA, tudo isso foi cravado na cruz pelo sacrificio do Senhor Jesus nele não há rito. Mestres do erro e do engano vendedores de ilusão, convertam-se e vivam a verdade e simplicidade do evangelho que é a prática para a vida diária.

  5. O que o autor do texto não cita é o engajamento de setores da igreja evangélica basileira em partidos marxistas como o PT e o PC do B, que servem ao ideal de um governo mundial comunista, gaysista e abortista, anti-Israel. Ariovaldo Ramos, Rene Kivitz, Robisnson Cavalcanti e Caio Fábio já levaram seu rebanho pros braços do Lula e da Dilma, comprometidos até o pescoço com a agenda do globalismo comunista. A tal de "Missão Integral" dos referidos líderes nada mais é que a Teologia da Libertação da Igreja Católica, responsável pelo alinhamento ideológico da igreja com a causa marxista. É possível aliar esta ideologia que diz que Deus é o ópio do povo com o amor de Jesus? Vejamos o que Ele diz quando consultado pelos fariseus sobre a submissão do servo de Deus ao estado: "Dai a Deus o que é de Deus e a Cézar o que é de Cézar." Ficou selada aí a total separação de Igreja e Estado. Algo diferente disso é apostasia e somente religioso com más intenções induz seu rebanho a pensar diferente.

  6. Que que adianta cresce em quantidade mais qualidade decai cada vez mais, temos o que se pode chamar de crentes convencidos e muito longe de serem realmente convertidos, convencidos que atraves da religião poderão conseguir alcançar os seus anseios materiais, que e isso que essas igrejas mais pregam em nome de DEUS, usando como base a velha aliança (velho testamento) que de fato a unica coisa que JESUS, promete e salvação e aqueles que buscarem as coisas do seu reino as demais coisa cera acrescentada, o ser humano vive em função so das coisa momentâneas e manterias, por tanto e isso e que atrai segui dores.

  7. As denominações brasileiras já são uma potencia.
    A igreja (corpo de Cristo)que se reuni nas denominações é que está em estado de inanição em virtude do processo de fordização do evangelho em curso no Brasil.
    blog: o evangelho em preto e branco.

  8. Certa ocasião um Governador do Estado de Sâo Paulo teve uma idéia genial.A merenda escolar iria ser fortalecida com ovos,sim ovos de galinha reforçando a merenda escolar em todo o Estado e Municípios.Um funcionário do governo com sensatez fez um estudo e chegou a seguinte conclusão :as granjas produtores de ovos não teriam condições de atender a demanda e que o Estado de SP caso levasse essa idéia adiante haveria a falta de produto no mercado,os preços subiriam como foguetes e mesmo assim a produção não supriria a demanda. O projeto morreu – nenhum ovo na merenda escolar.
    A igreja evangélica brasileira não tem condições de atender a demanda por um aumento de membresia.Falta preparo em todos os aspectos,é bom não levar avante tal plano – vamos sair perdendo de muito.Tito from Brasília.

  9. A paz irmaos , nao podemos esquecer que a politica e a imprensa e uma isca do sistema demoniaco mundial, a igreja nasceu de Deus como corpo tirados para fora deste mundo, para uma tarefa seria que é pregar o evangelho de pessoa em pessoa dando entendimento da revelacao do misterio que é a Igreja Espiritual, que nao se corrompe, essa que Deus tem compromisso; mas a igreja atual gosta de entrar nas armadilhas do diabo; o diabo sabe que se chamar ela, ela se apresenta para aparecer (alias as igrejas se competem; uma confusao danada)Irmaos em cristo, eu penso que nao se deve se envolver, a igreja ainda nao tem estrutura para isso; uma igreja tao pobre; que pega um Deus todo poderoso e eterno e coloca numa campanha de 7 dias ou num copo de agua abencoado em cima da tv, coisas ungidas ou gente em radio q fala coisas que Deus nao falou ; o que podemos esperar dessa igreja: mas eu creio Irmaos que existe uma Igreja que Deus colocou a Eternidade nos nossos coraçoes que nao se dobram ao sistema do mundo e dessa igreja…. paz

  10. Dialogar com a sociedade, mas sempre pregando o Evangelho. Jesus mandou pregar o evangelho a todos. Se embrenhar na sociedade não para ficar de lero lero, e sim levá-la ao conhecimento de Cristo, pregando a Palavra sem medo e vergonha.

  11. Ir para Tv pregar doutrinas e aconselhamentos para bons hábitos não é evangelizar. Evangelizar é pregar as boas novas aos perdidos – falar da obra de Cristo e orar pelos que sofrem mostrando que Cristo é a Solução. Aconselhamento para um bom comportamento e pregação de doutrinas, é para a igreja que já recebeu a Cristo, não é para o mundo.

  12. Falta sinergia na propagação e divulgação correta do evangelho, espaço que desde o princípio deiuxou de ser ocupado pelas igrejas tradicionais, que não usaram ferramentas disponíveis para tornar pública a palavra de Deus a todos ( vai bem Habacuque 2 : 2 ), pois se a cadeira está vazia….quem chega primeiro senta.

    Massificação da verdadeira palavra de Deus é a única maneira do povo evangélico ser respeitado como formadores e condutores de ações comportamentais e sociais, para ter peso de influência na sociedade.

    Agora tem que disputar espaço com um zilhão de "correntes" doutrinárias.

    Do ponto de vista "sinergia do corpo de Cristo", organizacionalmente falando o resultado é -1. Quando foi o último evento ( marcha da Renacer NÂO vale, é evento pago ! ) onde presbiterianos, batistas, metodistas, assembelianos e outros tradicionais se reuníram numa ação coletiva nas capitais para orar pelo Brasil, contra a corrupção, para alimentar os pequeninos, doar sangue e por aí afora. A verdade sempre foi " cada um prá sí e Deus para todos " como se diz no popular.No máximo casos pontuais em igrejas locais, nada regional ou nacional. A questão de linhas interpretativas e doutrinárias é que mais afastaram, e infelizmente por isso, nunca puderam estar unidos pelo sangue de Cristo. Triste isso, muito triste.

  13. Algumas coisas importantes:
    1) O dado sobre as "igrejas batistas" é impreciso. A Convenção Batista Brasileira, que congrega mais de 70% dos denominados "batistas" no Brasil já apresentou documento público de repúdio ao G12. Dificilmente você vai encontrar uma igreja batista séria e pertencente à CBB que seja adepta desse modelo.
    2) A estrutura física de uma igreja demonstra claramente seu comprometimento com educação e zelo quanto ao cuidado e transparências de seus ministérios. Conheço igrejas gigantescas com grandes naves e sem nenhuma salinha sequer para ensino bíblico, assim como igrejas minúsculas com biombos improvisados que separam o pequeno salão em salas de aula.

  14. O problema da igreja brasileira (e de qualquer outra, por sinal), nao eh gerenciamento, falta de identidade, de articulacao, etc. Tudo isso sao razoes seculares e mundanas, como se a igreja fosse uma empresa.

    A realidade eh que o Evangelho verdadeiro estah (e foi) sendo corrompido por essas ideias pragmatistas e vazias da Verdade, aonde apaziguar e "unir" fora do fundamento do Evangelho verdadeiro eh visto como vontade de Deus.

    Desde quando fomos chamados p/ sermos como o mundo? Desde quando cabe ao homem decidir o que eh melhor p/ a Igreja de Jesus, o que funciona, o que aparentemente traz resultados?

    A falta do verdadeiro Evangelho, a falta de voltarmos ao Evangelho, o Evangelho que salva porque ele eh o poder DE DEUS para salvar (e nao do homem e seus metodos), isso eh o problema com a igreja brasileira (e muitas outras por aih afora – do jeito que brasileiro adora americanizar tudo o que ele faz e tem – a comecar pela propria lingua, nao eh de surpreender que segue tambem o pragmatismo e visao anti-biblica de pastores/ministerios americanos, tais como Rick Warren e o mais recentemente a eclesiologia de Driscoll.)

    E.

  15. Elaine,
    Com que base você afirma que ministérios como o de Rick Warren e Mark Driscoll são anti-bíblicos? você tá confundindo tudo! Toda igreja tem uma metodologia de serviço, de trabalho, de organização e estruturação, até a Mars Hill Seattle, de Mark Driscoll que se identifica com o movimento de igrejas emergentes. Existem bons e maus métodos, é evidente a diferença entre grupos pequenos, igreja em células e G12, por exemplo.
    Eu teria mais cuidado antes de classificar ministério que, pelo visto, você não conhece muito bem, de praticarem pragmatismo e de serem anti-bíblicos. A Saddleback Church pertence a Convenção Batista do Sul, uma das mais sérias e conservadoras convenções batistas do mundo, sendo a maior com mais de 16 milhões de membros. A Mars Hill Church defende a contextualização do Evangelho, mas sem abdicar dos princípios bíblicos. A Eclesiologia de Mark Driscoll está firmada na Reforma Protestante, na tradição calvinista e nos puritanos.
    Crítica infundada fica melhor escondida.

  16. Gregory. Vamos deixar de lado os seus insultos (critica infundada, estou confusa, etc). Eh claro que vc reverencia os ditos ministerios.

    Gostaria que vc me explicasse o que significa isso: "eu teria mais cuidado antes de classificar ministerio que…" Se eu nao parar minha classificacao, vai me acontecer o que? Se vc nao eh capaz de discutir objetivamente assuntos biblicos sem levar para o emocional e insultar as pessoas que diferem das tuas opinioes, melhor nao se involver em discussoes online ou real.

    Vc defendeu muito bravamente tais ministerios; nao me provou nada do contrario com suas palavras. E assumiu que nao conheco os ditos ministerios soh porque minha conclusao nao eh igual a sua opiniao?

    Driscoll considera o ministerio dele uma "empresa". E ele age de acordo (visto, principalmente, no ministerio Acts 29). E isso ele jah falou algumas vezes. Colocando de lado os pontos de maior controversia sobre o Driscoll (e depois sou eu que nao conheco), a eclesiologia dele nao eh biblica – por exemplo, flat screen pastor. Seria bom, se vc entender ingles suficiente, procurar um video que Driscoll (com MacDonald) explica um pouco a visao "empresarial" dele para Mark Dever.

    Rick Warren eh ecumenista, pragmatista, e o que ele ensina e prega esta muito longe do Evangelho verdadeiro. Francamente, o argumento de pertencer a "uma das mais serias conservadoras convencoes batistas do mundo" (debatable) nao me interessa. Luther deve ter ouvido a mesma coisa a respeito de Rome. R. Warren aceita muculmanos na sua igreja a ensinar misticismo, relaxamento p/ todos os membros, por exemplo. Ele prega o "easy-believism" o qual tem sido uma praga que se alastra no meio evangelical. Nao me parece possivel que se alguem se diz "reformado" iria se deixar enganar por esse lobo.

    Se tiver mais algum comentario direcionado a mim, que nao seja insultos e pressuposicoes quanto ao meu conhecimento e pessoa, entao conversaremos. Senao, tenha um bom dia.
    E.

  17. Gregory

    Sobre a Rick Warren, pesquisei bastante, e minha opinião sobre o ministério dele é a pior possível. Dizer que ele pertence à Convenção Batista so Sul, hoje em dia, é irrelevante, já não significa muita coisa. Defenda quem você quiser, mas pelo menos gaste tempo estudando quais são as acusações que pesam contra ele, e se essas acusações procedem.

    Conheço uma igreja batista que já foi bastante boa, mas depois que começaram a adotar os métodos de Rick Warren, aconteceram coisas que me conveceram de que tinha havido uma mudança para pior.

    Vou dar a primeira dica para sua pesquisa: ele é liso como quiabo, mais de uma vez se desdisse para não ficar mal na fita.

  18. Potência é o Espírito Santo transbordando e dirigindo o povo de Deus, para que a obra seja feita conforme a vontade DELE. O resto é conversa fiada.
    Quanto a Rick Warren procurem pelo site cristão: ARTIGOS DA THE CUTTING EDGE.

  19. Não adianta, a IGREJA está firme e forte no SENHOR. Apesar de tudo isso que vemos devemos ter a certeza que Deus está no controle de tudo.

    Paz a todos.

  20. Na minha modesta opinião, não há denominação perfeita, todas possuem vícios ou mazelas, sendo inclusive transformadas em "empresas comerciais", tanto é fato que possuem até CNPJ e demais compromissos de escrituração fiscal como se empresas fossem para poderem funcional legalmente. Assim sendo, como toda empresa comercial obrigatóriamente tem que dar lucro para o "seu proprietário ou acionistas". vemos que a Igreja que deveria ser uma entidade meramente espiritual, sem fins lucrativos, se vêem nas mãos dos donos ou dirigentes que passaram a administrá-las de acordo com as regras de marketing modernos, com metas de arrecadações aos pastores inclusive, explorando a boa fé da membrezia, impondo-lhes encargos cada vez mais pesados, muito além dos dízimos e eventuais ofertas, razão pela qual existem mais desigrejados do que igrejados, os chamados "crentes não praticantes".
    Diante desse e outros problemas existentes em nosso meio, não creio que a Igreja Brasileira esteja preparada para ser uma potência mundial.

  21. O senhor jesus cristo disse, que so vira arrebatar a sua igreja, quando completar o numero dos seus escolhidos. Podemos entender com isto, que o senhor é longanimo, cheio de paciencia, e que um dia pode se mil anos, e mil anos como um dia, quanto a este crescimento, isto esta na mão de deus. Quanto ao anuncio do evangelho, o senhor disse que não importa de que maneira seja anunciado, o importante é que ele conhece quem são os siceros trabalhadores da sua seara. Paz seja com todos..

  22. Meu caro Gilson, concordo com o seu comentário, inclusive faço um acréscimo oportuno: A polícia do Rio de Janeiro andou cercando e cumprindo mandados de prisões e de busca e apreensões nos palácios dos principais bicheiros e seus parentes, onde conseguiram apreender milhões em dinheiro, jóias, carros importados e outros bens valiosos, todos adquiridos por meios ilícitos, através da venda da falsa ilusão de se ganhar uma bolada no jogo.
    Pois bem, será que não seria a hora da polícia também fazer o mesmo nas mansões do "Pedir Mais Cedo", do "Malacheia", do RR Suado, do Valdemiro e tantos outros enganadores que também vendem ilusões de curas miraculosas e promessas de prosperidade?!?
    Os crimes praticados são os mesmos ao meu ver.

  23. potencia mundial??? e pra rir,quantos milhoes de brasileiros estao perdidos, estaou falando de brasil,que se morrerem hoje sem jesus morrem sem salvacao, se muitos que estao nas igrejas estao correndo risco porque nao se convertem de verdade, por que o que eles recebem e so palavra de vento, muito bonita a palavra, as pessoas gritam aleluia, mas a realidade das coisas e bem diferente,jesus muitos dirao senhor em teu nome…estudo biblico,palavra,palavra,palavra, a letra mata mas o espirito vivifica, so a palavra passada no espirito e que transforma vidas, os discipulos nao seguiram jesus por que ele era inteligente e falava bonito, mas eles perceberam que as palavras dele era dirigida com autoridade,com espirito,nao e essa gritaria que esses pregadores fazem para impressionar as pessoas,o Espito Santo e o que faz o restante, sem ele nao existe potencia, pode fazer estudo,teologia, empapar as pessoas de conhecimento que nao vai adiantar nada, um dia elas vao enfrentar situacoes que so uma verdadeira experiencia com Deus podera, salva-las.

  24. Ah!!! Mark Driscoll calvinista e puritano? Mas, não é mesmo. Tem muito muita gente hoje que se diz do calvinismo porque também pensa ser o calvinismo um modismo cultural. Mas, calvinismo é muito mais do que um mero modismo.

  25. o que mesmo ? e calvinista reformados…linhas de
    pensamentos diferentes de que SO HA UM FUNDAMENTO QUE E CRISTO….1ºCO:3,11 PORQUE NINGUEM PODE POR OUTRO FUNDAMENTO ALEM DO QUE JA ESWTA POSTO O QUAL E JESUS CRISTO AI VCS VEM COM LINHA DE PENSAMENTO DIFERENTE SO O APOSTOLO PAULO TEVE AUTORIDADE SEDE POIS MEUS IMITADORES ASSIM COM FUI DE CRISTO,CADE A IGREJA DE ATOS ALGUEM ENCONTRA ELA POR FAVOR E DIVULGEM PARA QUE TODOS SAIBAM QUE AQUELE E O MODELO DE IGREJA,A IG BRASILEIRA ASSIM COMO EM OUTROS PAISES PERDEU-SE A ORIGEM DA DE ATOS.OS LIDERS SE CORROMPERAM,ROUBAM DE DIA EM DIA,ANTES OS VERDADEIROS PROFETAS DIZIAM .ASSIM DIZ O SENHOR,HOJE E EU DETEMINO,EU ORDENO EUUUUU EUUUU EEEUUUUU,NDE JA SE VIU ISSO?SOFRO QUANDO LEIO A BIBLIA E VEJO QUE SE CUMPRE AS OVELHAS ESTAO DESGARRADA,SEM PASTO E SEM PASTOR,PARA ORINTAR PARA OUVIR O CLAMOR,,,MAS SEI QUE O VERDADEIRO PASTOR TEM OUVIDO O NOSSO CLAMOR AINDA QUE FRACO AINDA QUE EM SOLUÇOS AINDA QUE CALADO O ESPIRITO ESTA GEMENDO POR NOS,

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui