Os inquisidores da Teologia da Prosperidade

11
418
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Daniel Clós Cesar

Existe um grupo de pregadores showman que acusa apologistas de não crerem em nada. Lamentável… cremos mais do que eles imaginam. Cremos tanto na Palavra da Deus, amamos tanto o Deus que nos outorgou preciosas promessas, que sentimos verdadeiro asco de tudo que contraria a santidade nela expressa.

Assine o Blesss

Acontece, que ainda que sem muito efeito nas massas… pois o acesso a serviços de internet e computadores no Brasil têm preços abusivos, diferente da televisão, que deve ser o terceiro ou quarto eletrodoméstico mais popular nas casas brasileiras… blogs e sites de conteúdo verdadeiramente cristãos, onde ensina-se a Palavra e prega-se um Evangelho bíblico, são terrivelmente prejudiciais à Teologia da Prosperidade e seus sacerdotes.

Para os “sacerdotes da prosperidade”, cristianismo é seguir não a Palavra, ainda que de seus lábios profiram tal afirmação. Para eles, seguir o evangelho, é seguir suas determinações e ensinamentos… estar atento as suas profecias e visões… é andar seguindo os seus passos e não os de Cristo.

O movimento conhecido como Contra-Reforma, ocorrido em meados do século XVI, foi uma resposta da igreja romana à Reforma promovida por Martinho Lutero e outros reformadores. Entre suas providências, retomou o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido como Inquisição, e publicou a Index Librorum Prohibitorum (lista de livros proibidos) que vetava entre outras coisa… pasmem… a leitura da Bíblia.

A única publicação da Bíblia permitida era em latim. Uma língua de domínio apenas do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais).

Agora parece, obviamente não de forma oficial, que desejam (pelo menos um destes gospel-showman), criar sua própria index, onde não são livros que ele proíbe, mas blogs e sites de pessoas e ministérios que, segundo ele, não tem história no evangelicalismo tupiniquim. Que são apenas críticos que não creem em nada e não “constroem nada”. Quem sabe mais adiante, ele também inclua em sua lista Bíblias não publicadas por determinada editora ou que não são comentadas por determinado “profeta”.

Eu realmente não tenho história no evangelicalismo brasileiro. Minha história, graças ao sangue vertido na cruz, não segue determinações e profecias deste mundo, mas segue o curso predeterminado por Deus em sua infinita misericórdia, amor e graça para comigo.

No mais, usando apenas parte da orientação que ouvi de um showman… “creia na Palavra de Deus”… mas apenas uma parte da orientação dele é excelente… o resto… foi egocentrismo.

***
Daniel Clós Cesar é um “blogueiro crítico sem história no movimento neopentecostal brasileiro”. Ainda bem! (risos)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

11 COMENTÁRIOS

  1. Meu pastor! E ainda nem sei pq eu o considero assim… (Risos). Manda de cima do púlpito as suas ovelhas tomarem vergonha na cara, a cuidarem da sua vida e deixar a dele em paz, acontece que nós criticamos o amado pastor por alguns simples fatos, outros nem tão simples assim… Aqui na minha igreja, se for membro de carteirinha e tudo, (risos)… Não pode ir em outra igreja, não pode isso ou aquilo. Pra ser abençoado tem que ter dinheiro, e só prosperam os que são obedientes ao pastor, afinal foi ele quem tirou os carrapichos e curou nossas feridas (FALAS USADAS EM PREGAÇÕES DO PRÓPRIO). Jesus não fez nada! Sinal de obediência aqui caro Daniel e andar em carro importado que vale mais 100 mil. Ráááááá, chupa essa. kkkkkkkkkkkk. Somos orientados a ler, assistir ou ouvir somente aquilo que ele aprova. Ainda bem eu sou uma mente pensamente, por isso sou fã do blog de vcs. E vou continuar na minha igreja, alfinetando e apimentando a relação entre pastor e ovelha.

  2. Entendo perfeitamnete o que escreves. Fui vítima de um "pastor" desses aí… pregava uqe se vocêr não é rico, não tem carro do ano é por estar em pecado diante do Senhor. E ainda mais, toda e qualquer confissão de pecados que não seja feita TAMBÉM AO LÍDER (ele, no caso) não traz libertação total; quando perguntei se Deus não perdoava, a resposta foi de que sim, perdoa, mas liberdade só após confessar ao pastor; após isso ele contava para todo mundo na igreja aquilo que as pessoas contavam crendo que seria respeitado…

  3. Todo líder manipulador tem, em seu íntimo, toda a força de um impostor, de um ditador. A grande infelicidade dessa gente é viver numa sociedade que AINDA se permite a liberdade de expressão, já que no gado deles é a lei da mordaça que impera.

    Por outro lado, não há como deixar de fora aqueles que os idolatram, verdadeiros serviçais submissos, vassalos de suas heresias diabólicas, porque se não houver platéia, não tem show.

    Portanto, se por um lado há os "showman", por outro, há seus fiéis idólatras, que estão sempre à disposição para montar um palco para ele.

  4. Pois é… Agente tem falado tanto de "livre manifestação de crença e opinião", né? Mas de vez em quando surge dentro do cristianismo alguém mandando os cristãos "calarem a boca"!
    Dizer o que ler, assistir…Num aguento… Num guento… Affff!

  5. Deixo aqui a minha admiração,não só à voce,mais tb à todas as pessoas que não se curvam diate desses ''pastorzinhos mercenários''que tiram o coro das ovelhas e sem nenhuma reação,elas continuam dizendo amém,amém,que chega a revoltar.Mas graças à Deus,o Seu agir jamais vai deixar de existir,por que de uma maneira ou de outra Ele envergonha esses falsos profetas,agora por exemplo através da internet,vamos torcer para que esse meio de comunicação se torne mais acessível,o mais rapido possível,porque pelo menos foi assim comigo,abri os olhos meu irmão!!!guiada por Deus claro!!!!parabéns,que Deus continue nos guiando sempre.

  6. "2 Tim 4.12 – Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." Sou um apologista e já sofri também várias perseguições por causa dessa minha convicção, da qual não abro mão. Lamentavelmente as experiencias cristãs, estão sobrepujando à Palavra; e certo é que quando questionadas geram conflitos. Ler a Bíblia para mim está além das obrigações e deveres, é um alimento diario. Sou um bereano e isso me faz automaticamente um defensor da fé – Que Deus nos abençõe e fortaleça para combatermos o bom combate em defesa do simples evangelho de Cristo Jesus.

  7. Sei como é isso. participo de uma Igreja Batista Regular e já fomos taxados de "limitar Deus", e de termos "um Deus muito pequeno, que não opera", isso porque não repreendemos as doenças, não determinamos curas em nome de Jesus, e não colocamos Deus na parede. Graças a Deus tem gente que ainda lê a Bíblia e vive por ela.

  8. Paz amados.

    "Não determinamos cura em nome de Jesus"…ok, o problema é determinar…isso é colocar Deus na parede.
    Mas espero que nós, os que pensamos diferente de tudo isso, ensine e sim, ore pelos enfermos ungindo com óleo santo…É a oração da fé que cura o enfermo. Porque por vezes, ao ler os comentários, parece que milagre não é mais um sinal do resultado de crer, só dos homens da prosperidade e tele pastores. É uma vida de oração e consagração que nos leva a isso, não uma vida de análises do que discordamos. O outro problema é em quem ou se podemos confiar em determinados "crentes".
    Quando Deus nos usar, sem fazer alardes…

    Jo 14:12 | Mc 6:13 | Tiago 5:14-15-16

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui