Programação religiosa na TV ocupa 140 horas semanais

12
650
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


“Rede TV é campeã em venda de horários, mas Record a ultrapassa em arrecadação com a concessão dehorários à Igreja Universal”

 

Assine o Blesss

As igrejas, sobretudo as evangélicas, ocupam por semana 140 horas dos canais de TVs de sinal aberto, de acordo com levantamento feito pela Folha.com na grade de programação das emissoras. Quem mais vende horário para as igrejas é a Rede TV!, com 46 horas semanais, o que corresponde a 27% de sua programação.

Com 32 horas, a TV Record, ligada à Igreja Universal, está em segundo lugar. Em seguida vêm a Band (31 horas), Gazeta (26 horas), Cultura de São Paulo (1 hora) e Globo (50 minutos).

Arte FolhaPress

SBT é a única rede nacional que não tem programa religioso, mas não se sabe até quanto, porque ela tem sido fortemente assediada pela Igreja Mundial, Igreja da Graça de Deus e Universal.

Pela legislação, as emissoras de TVs, por ser concessão pública, não podem vender para a publicidade mais que 25% do total do seu horário. Mas a Rede TV! não tem sido penalizada porque os programas religiosos não são considerados como publicidade, embora os pastores anunciem produtos e livros, além de pedir dízimo.

A Globo e a Cultura, que transmitem missa, não cobram nada, mas elas não concedem horário a outras religiões, privilegiando apenas a Igreja Católica.

No caso da TV Cultura, a falta de isonomia chama mais atenção porque se trata de uma emissora fortemente subsidiada pelo governo de São Paulo. A rigor, ela não poderia ter nenhum horário religioso porque o Estado é laico, conforme determina a Constituição.

Em recente artigo, o jornalista Eugênio Bucci disse que em um Estado laico as emissoras — públicas ou privadas — não deveriam ter esse tipo programação, por interesses financeiros ou de credo, para não constranger “a liberdade religiosa dos cidadãos”.

***
Fonte:  irmaos.com/ Paulopes, com informaçoes da Folha

Comentário do Púlpito Cristão:

Faz muito tempo que vem sendo denunciado o fato de que a Igreja Universal compra horários da Rede Record (ambas pertencentes ao bispo Macedo) por preços superfaturados, astronômicos mesmo. Há vários vídeos na internet e artigos de mídias importantes, nos quais a igreja representada pelo bispo Edir Macedo usa a rede Record para fazer lavagem de dinheiro.

Apesar disso – e também apesar do fato de nós, deste blog, abominarmos 80% da programação religiosa que é veículada por aí, as quais geralmente servem apenas para interesses mercadológicos dos empresários religiosos – não é correto proibir a exibição de programação religiosa na TV com a justificativa de que o Estado é laico, isso porque há uma enorme diferença entre “Estado laico” e “Estado ateu”.

Penso haver sérias razoes que justificariam a saída de muitos programas – evangélicos, católicos e esotéricos – do ar. Mas a proposta apresentada por Eugênio Bucci é descabida. Redundo: Estado laico não é Estado ateu.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

12 COMENTÁRIOS

  1. Graça e paz Léo.
    Acrescenta aí o Programa De Volta à Bíblia que vai ao ar todo sábado as dez da noite e aos domingos as sete da manhã, na TereTv canal 11 (tevê local, mas pode ser acessado pela internet em http://teresopolisjornal.com.br/ (rs). Vou aproveitar para fazer a minha propaganda, ainda mais que em nosso programa temos falado do Projeto Piura e do PEPE, mostrando o seu vídeo e as fotos das crianças do PEPE. Como você se esquece de nós assim? (rs).
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

  2. Uma das necessidades do mundo ocidental dos nossos dias é a espiritualidade em todos os setores. Tratando da espiritualidade e a eficácia organizacional (espiritualidade no trabalho), E Fry, como profundo conhecedor do assunto, afirmou: "As organizações que não fizerem as mudanças necessárias para incorporar a espiritualidade no local de trabalho também fracassarão em fazer a transição para o paradigma da organização que aprende, necessária ao sucesso no século XXI ." Ainda no séculos passado (2000) Cacioppe, outro pesquisador do assunto, disse: "os líderes empresariais bem mais sucedidos do século XXI serão líderes espirituais." Claro que espiritualidade é bem diferente de religião. O que quero dizer é que esse rapaziada tele-evangelistas é por demais aproveitadora. Conhecem os vaticínios do mercado e sabem fazer a interface com religião. Aí só vitória! O povão ta aí pra bancar. Eles (os líderes) extrapolam o vaticinado por Cacioppe.

  3. Mas estes abusos acontecem porque as emissoras tem muito dinheiro e os pastores que tem estes programas são extremamente corruptos e desprovidos de moral.
    Se o Bra$il tivesse polícia federal ou ministério público isto não aconteceria,mas,infelizmente homens como $ila$ malarápio, faz o capeta pra conseguir se projetar e ganhar dinheiro fácil dos abutres que o seguem, em sua maioria adulteros e pilantras,isto porque tem lavagem de dinheiro no negócio.
    Quem quizer saber de tudo, é só dar uma olhada no site "papo de graça" do Caio Fábio e saber quanta sujeira está espalhada nas igrejas evangélicas ricas e porque as autoridades brasileiras ostentam com orgulho o título mundial de (OMISSA).
    Malafaia que odeia com todas as forças os gays e vendeu seu voto junto de SUA igreja pro $erra, sabe que não tem homem que tire su programa do ar pois ele paga pra calar a boca de pastor que fala dele, éo Ricardo Teixeira do evangélho defasado.

  4. Affff… Sabe de que estou cansado? De acusações sem prova! Chega de esbravejar acusações contra A ou B, que sejam dadas provas. Não defendo este ou aquele pastor! Mas estou farto de blá,blá,blás… Matem as cobras e mostrem a "cruz"! Muito melhor que ficar acusando. Se Caio tem alguma prova contra Silas além de argumentos e acusações, deveria ter ído ao ministério público, deveria mostrar na Tv documentos e tals… E assim deveriam agir todos que podem provar algo contra qualquer alguém!

    Ok?

  5. esse negocio de estado laico não pode ser usado como desculpa, o estado representa o povo e seu interesse, o povo não vive só de pão, bolsas de família, que infelizmente em minha região proporcionou o aumento do trafico de drogas e justificativa para não se levantar uma palha, isso é serio, tem famílias que são bem estruturadas, que tem Deus e bolsa família, tem outras que não são, ganham bolsa e o Deus que pode concerta las querem arranca lo, como se Ele fosse uma instituiçãozinha.

  6. Em recente artigo, o jornalista Eugênio Bucci disse que em um Estado laico as emissoras — públicas ou privadas — não deveriam ter esse tipo programação, por interesses financeiros ou de credo, para não constranger “a liberdade religiosa dos cidadãos”.

    Em parte o jornalista está certo na formulação da sua opinião, mas se esquece que a constituição brasileira, tem como base no tema religião, total liberdade de culto e credo, e se formos partir de sua premissa, a tv como concessão pública deveria ser censurada previamente, pois se o Estado é laico, é também guardião dos bom costumes, e deveria evitar atentados efetivos e circunstanciais ao pudor, mesmo que televisivos, entre outras coisas que são previstas no codigo civil e penal.
    Produção independente de tv é de responsabilidade de seus idealizadores, e a venda de horários a terceiros é uma prerrrogativa legal. Numa analise simples a gente percebe nitidamente que o brasileiro tem uma opinião sempre desenformada sobre direitos e principalmente sobre nossa legislação.
    Tele pastores vivem de vendas e contribuições para mantér programas no ar, televisão gira muito dinheiro, é um ciclo de negocios sempre crescente e prospero, e o segmento televisivo religioso, se apresenta cada vez mais cinico e sincretista, galgano na arte da retórica religiosa.
    Ora, nosso amado e santo Jesus disse, "quem tem ouvidos para ouvir ouça", isso quer dizer que quem consegue entender o que diz o evangelho entende, chega ao coração, é porque seu ouvido ouviu, se não, só a misericórdia pode abri-los.
    Então o maximo que podemos fazer para ajudar os telespectadores dos empresários gospel, é alerta-los, na esperança deles "terem ouvidos para ouvir. No mais tudo isso é mais um item no conjuntos "das dores do parto" que a cada dia no envolve mais e mais.

  7. bom dia Leonardo

    Sou leitor do seu blog e aprecio seu trabalho e dedicação para propagar a Sa doutrina neste mundo chamado cristão cheio de "invensões"sou de Santos litoral de SP
    e minha igreja tem como visão o evangelismo e temos evangelismo todo dia mas alguns anos Deus nos concedeu um programa de televisão numa afiliada da Rede TV em Santos
    mas nossa maior benção é o atendimento telefonico q ate hoje alcançou a marca de 17.000
    conversões, não temos outras congregações e direcionamos as pessoas para igrejas proximas da sua casa na sua cidade .A benção q quero contar e que a afiliada rompeu com a Rede TV e se afiliou com o SBT e existe uma clausula que proibe afiliadas do SBT
    a terem programações religiosas em sua grade mas como ja tinhamos contrato acabamos renovando o contrato com a afiliada e fomos o primeiro comtrato assimado
    com a emissora agora afiliada do SBT aumentamos as exibições para diarias e o atendimeot telefonico tem recebido muitas ligações e muita gente tem se entregado a Jesus porque essa é a nossa visão,e ate aquilo q a gente conhece fomos a primeira igreja evangelica a ter uma programação cristã no SBT a sede do SBT pediu a afilidada para tirar nosso programa mas como ja estavamos isso foi descartado Glória a Deus!!!!!!! a Ele a Glória

  8. TODOS DEVEM AGRADECER A DEUS POR ESSES PROGRAMAS ASSIM ACONTECESSE 24 HORAS EM TODOS OS VINCULOS TELEVISIVOS.

    ACABARIAMOS COM TODAS AS PORCARIAS QUE CONTAMINAM A MENTE HUMANA.

  9. Os donos de emissoras estão de parabéns, já que Jesus está sendo vendido etrocado por Barrabáz pelo seu próprio povo, o negócio hije é vender hiráriomesmo pra vender Bíblia, DVD, CD, livrinho de auto ajuda, camiseta, vibrador ungido, cura, ressurreiçaõ, vida eterna, o trno de Deus, os anjos.
    Estão promovendo o bazar do céu.
    Qualquer dia, Deus vai ficar de pé, pois até seu trono e majestade serão vendidos por qualquer mi-réis.
    Israel já virou a Aparecida do Norte dos crentes.
    Estão leiloando a glória de Deus e ninguém está percebendo…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui