Grupo Logos: 30 anos de ministério

20
696
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Antognoni Misael

Em mais uma oportunidade pude reencontrar o antigo e guerreiro ônibus do Grupo Logos – o velho dinossauro, substituto legal do pequeno Micróbio (antigo micro-ônibus) -, e claro, rever o incansável Paulo Cezar, só que desta vez, infelizmente desacompanhado de sua principal companheira, sua esposa Nilma, que ficara no sul do país dando assistência a sua netinha recém nascida. Mas apesar dos desencontros, creio que nenhuma temporada é tão especial quanto esta, pois completam-se 30 anos de um aguerrido ministério que passou e passa maior parte dos 365 dias anuais cantando em vilas, praças, teatros, templos, falando do amor de Jesus de uma forma simples, clara e objetiva.

Assine o Blesss

Nesta última quarta-feira (08-06-11) estive em Sapé-PB, 40 km de João Pessoa, e mais uma vez, e desde 2002, pude ir ao encontro do que considero o maior exemplo de grupo musical em atuação no meio evangélico. Logos é sem dúvida é um ministério que tem a qualidade e um caráter abalizado numa visão totalmente cristocêntrica, comportando-se hoje como o contrário do “normal” na música gospel, longe de todo fetichismo dos jargões e modismo que aparecem e somem repentinamente nos repertório cantados em boa parte das igrejas do Brasil – um diferencial vivo de convicção, realização e comprometimento com o reino.

Antognoni Misael e o "dinossauro", o ônibus do Grupo Logos

Em um desses anos que estive com Paulo Cezar, ele comentava sobre as implicações de terem escolhido um caminho longe do estrelismo, e da busca desenfreada pelo topo da fama… E certa vez, contou ele, quando gravava em estúdio o seu último disco lançado até então, Pescador, recebeu a visita de um grande produtor (de nome não revelado) que de forma enfática elogiou a beleza e profundidade de como falava de Deus em suas canções, mas ao mesmo tempo, relutando, sugeriu que ele mudasse seu estilo e que fizesse canções a gosto do mercado, pois por esse caminho, o sucesso, as vendas, os contratos e a fama logo chegariam (caminho possível, mas perigoso, pois poucos são os crentes que sabem andar por ele sem que se corrompam ao próprio orgulho e soberba).

“Primeiro a vida, depois a performance”, é o que sempre repito em minha devocionais, pois é o que tenho buscado como ideal de respaldo para com o que falo. Percebo que a vida do Grupo Logos fala tanto quanto suas canções. Nem todos que cantam “Quem tem posto a mão não pode mais olhar atrás”, realmente vivem isso, muito mais numa época em que ser artista evangélico está relacionado a ser famoso, rico e bem sucedido – não é raro encontrar gente sem vocação ministerial se frustrando por não ter sido percebido, prosperado e aos padrões sócio-religiosos ter se tornado uma referência eclesiástica.

Falando-se em Logos realmente não dá pra por a mão no arado e olhar atrás quando nota-se uma agenda diária e anual onde a cada dia viaja-se em média de 200Km a 300km, de cidade em cidade, de igreja em igreja, pelos quatro cantos do Brasil, levando junto às comunidades a palavra e a vida de Jesus. E detalhe, sem querer expor ou estipular valores, garanto que o preço gasto por uma igreja que recebe o Logos em sua congregação não se equipara nem a metade dos exacerbados custos dos “grandes” ícones do Gospel (prática longínqua dos mercenário da fé e dos grupos que ostentam a 1ª classe no meio cristão).

O culto na igreja Congregacional de Sapé foi bastante edificante, Deus realmente falou aos nossos corações não só através das canções do Logos, mas da palavra ministrada e das pessoas ali presentes. Gente humilde, simples, com ouvidos atentos as palavras do Senhor e simpatia plena nos rostos daqueles irmãos. Um dos mais belos momentos mais relevantes pra mim foi quando foi cantada as canções O Evangelho, cuja letra repleta de verdade exalta sobremaneira ao Deus verdadeiro sob a visão de um Evangelho puro e incontestável, e a célebre canção Autor da Minha Fé, que sempre finaliza os repertórios do Logos.

Sábado, dia 18 deste mês, Logos estará novamente aqui na Paraíba, só que agora em Campina Grande-PB, onde celebrarão os 30 anos de ministério. Quem puder ir, não deixe pra depois o que pode te edificar hoje. Abaixo uma das mais belas e recentes canções do Logos.

Pescador
Quando o Senhor Jesus
Chamou meu coração
Não fez um convite descuidado ou impensado
Não quis apenas ser gentil ou educado
Mas deixou claro que havia algo importante a ser feito
Mas para que esse algo eu conhecesse
Era preciso andar junto com ele
E necessário pensar os seus pensamentos
E amar pessoas com o seu amor
E conhecer também de perto a dor
E os vales mais profundos
Provar aos poucos uma solidão
E o desamparo desse mundo
E aprendendo assim a depender a cada dia mais
De suas mãos
Quando Ele me chamou
Não fez promessas humanamente convincentes
Nada que me enchesse os olhos
Apenas disse que me faria um pescador
Mas pescador de peixes eu sou
E na verdade há muitos outros como eu
Nós pescamos coisas distintas e mesmo que você não sinta
Sua vida algo vai buscar
Quem sabe um dia desses você vai sentir também
Quem sabe um dia desses você vai pensar também
Quem sabe um dia desses você vai ouvir a mesma voz
Ou quem sabe um dia o fará mudar de atitude, vida, rumo e de propósito.
***
Antognoni Misael é amante da boa música crista e fala dessa paixão aqui no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

20 COMENTÁRIOS

  1. Tenho alguns CDs desse grupo e considero a melhor música gospel que já ouvi…As letras são edificantes, tocam a alma, diferente de outras sem conteúdo que quando muito só emocionam e nada mais…
    Tenho outros aqui chamados da "velha guarda", VPC Vencedores Por Cristo, minha sogra tem ainda alguns LPs deles, Grupo Elo dentre outros.
    É bom saber que ainda existem cantores compromissados com a palavra de Deus! Gostaria muito que eles visitassem minha cidade Campos RJ, quem sabe um dia…

  2. Tb gosto desse grupo ! Valeu, por não ter deixado passar em branco este acontecimento tão importante para o arraial gospel ! Esse grupo sempre fez a diferença e merece ser reconhecido. Neste site é dificil aparecer alguém para elogiar nossa musica, pelo contrario só aparecem (e muitos por sinal ) Para descer o pau na musica evangélica e elogiar as canções mundanas, inspiradas pelos filhos do diabo!

  3. "elogiar as canções mundanas, inspiradas pelos filhos do diabo!"

    Não diga isso irmão, livre-se do besteirol religioso!

    Abra a cabeça, isso é bíblico!!

  4. Estive nessa apresentação em Belém, no famoso Teatro da Paz, e o que mais me chamou a atenção foi a humildade desse homem chamado Paulo Cezar, uma lição de vida ele e o grupo tem para nos ensinar!

    O Logos é um dos melhores exemplos de como deveria ser a postura daqueles que escolhem fazer da música um meio para um fim nobre: A pregação em forma de mensagem do Evangelho, sem aditivos egocêntricos e fundamentalismo religioso, muito encontrados nos grupos(?) "gospi" espalhadas pelo país.

    Excelente post!

  5. Traço, aqui, um paralelo entre dois extremos: de um lado, um comentário intitulado "Pastor safado manda menino vender brinquedo para dar oferta na Universal", feito a partir de um vídeo cujo conteúdo dispensa maiores comentários; de outro, uma belíssima e merecida matéria sobre os 30 anos de serviço real prestado pelo Grupo Logos, com letra e vídeo da canção "Pescador".
    Que os leitores deste blog façam a distinção entre o que é e o que não é de Deus, sobretudo nestes dias em que o evangelicalismo se mistura cada vez mais ao verdadeiro Evangelho deixado pelo Senhor Jesus Cristo, trazendo confusão aos corações carentes da Verdade.

  6. Cresci ouvindo Logos. Pena q a maioria dos cantores evangelicos nao sao adeptos da composição de boas musicas, mas de adeptos de composição de mantras…..

  7. A Paz! Sou seguidor do seu blog a muito tempo e você também seguia o meu blog, só que com o bug no blogger eu o perdi, tive que começar outro blog e queria convidar a você para ser seguidor do meu novo blog Sala de Cinema Gospel

    É uma maneira cristã de ver o cinema.

    Um abraço Rodrigo Almeida.

  8. Tive a oportunidade de encontrar os irmãos do Grupo Logos (na época eram menos integrantes) e fiquei muito grato a Deus de vê-los cantando o evangelho e a palavra da verdade com decência, maturidade e simplicidade, no interior do CE.

    Fico extremamente feliz de ver que o ministério continua sendo próspero em fazer aquilo que os músicos cristãos deveriam fazer e não o fazem a contento, pregar retamente e espalhar os louvores de Cristo Jesus.

  9. gostaria de deixar registrado que esse grupo é um misto de humildade e força, algo dificil de encontrar isso hoje em dia…

    so gostaria de saber se a data em que eles estarão aqui em Campina é dia 18 de JULHO ou JUNHO. Minha duvida é porque eles vieram pra cá mês passado, e mais ou menos nessa data, dai fico na expectativa de que eles estarão novamente aqui ou não..

    grande abraço e Deus os abencoe

  10. ahhhh, ia esquecendo.. se voces souberem o local em que eles irão cantar.. por favor.. postem pra que possamos acompanhar… abraços

  11. Meu Deus,que louvores maravilhosos são entoados por esse grupo!E como é bom saber que ainda há vida inteligente em nossas músicas.E melhor ainda é ter notícias de que o Logos está em pleno trabalho,espalhando as Boas novas com suas canções inesquecíveis!

  12. A carapuça caiu na sua cabeça"aberta" para o mundanismo ? Existe tb uma 3° via ? que eu saiba, ou se é filho de Deus ou é filho do diabo. Já sei, isto se chama relativismo !

  13. sorte sua q os viu novamente e eu ? q fui no dia 01 de junho aqui em recife e me cobraram R$ 25 p entrar dentro de uma igreja p vê-los!
    agora vou ter q esperar mais tempo..buáááááá

  14. É inspirador ver o Ministerio Logos cumprindo DE FATO o Ide de Jesus, comprometidos com o Reino do Céu, sem estrelismos, sem hipocrisia, sem autoidolatria e sem todos o besterol dos novos "ministerios". Quando Cristo Jesus é o centro de tudo, podemos de fato ve-lo atraves de pessoas que de fato seguem-no negando-se a si mesmos. O Evangelhismo aliado à qualidade das poesias e das musicas, são um presente. As pessoas de bom gosto musical agradecem. Deus os abençoe!!!!!!!!!!!!!

  15. sem palavras para esse grupo muito especial nunca é tarde se voce ainda não conhece o logos não perca tempo procure conhecer que voce vai sentir DEUS falando com voce de verdade obrigado grupo logos por existirem DEUS os abençoe

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui